Pular para o conteúdo principal

Brasil: Relatório final da CPI aponta dez crimes cometidos por Jair Bolsonaro

 

(Reprodução/ REUTERS)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi acusado de ter cometido dez crimes ao decorrer da pandemia de Covid-19, aponta o relatório final da CPI da Pandemia, apresentado e lido nesta quarta-feira (20) pelo relator do trabalho, o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Houve mudanças de última hora no que seria atribuído a Bolsonaro. Ao chegar ao Senado Federal nesta quarta pela manhã para a sessão de leitura do relatório, Renan Calheiros disse que acusaria o presidente de ter cometido crimes contra a humanidade em vez de ter incorrido em “genocídio contra povos indígenas”, como constava na versão anterior da minuta vazada à imprensa.

Também foi retirada a acusação de homicídio, explicou o relator, após uma última reunião entre senadores antes da apresentação do texto final.

“Aproveitamos para agravar [a acusação] e qualificá-la ainda mais para crimes contra a humanidade, com pena de até 30 anos”, disse Renan.

Segundo o senador, Bolsonaro teria agido contra o Tratado de Roma, como consta no relatório, nos casos do colapso do oxigênio em Manaus, nas investigações envolvendo a operadora Prevent Senior e nas apurações de crimes contra povos indígenas.

No relatório, há ainda sete indicações de infrações de Bolsonaro ao Código Penal e uma violação da lei que estipula os crimes de responsabilidade do presidente da República – que, caso infringidos, podem levar à abertura de um processo de impeachment na Câmara dos Deputados.

Caso aprovadas pela CPI, as propostas de indiciamento contidas no relatório devem ser encaminhadas à Câmara e à Procuradoria-Geral da República, além de outros órgãos estaduais.

Conheça os 10 crimes atribuídos a Bolsonaro pela CPI:

1) Epidemia com resultado morte (art. 267 do Código Penal, § 1º)

“Causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos”.

Pena: de dez a quinze anos de reclusão, com aplicação em dobro pela causa morte.

2) Infração de medida sanitária preventiva (art. 268 do Código Penal)

“Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.

Pena: de um mês a um ano de prisão e multa.

3) Charlatanismo (art. 283 do Código Penal)

“Inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível”.

Pena: três meses a um ano de detenção e multa.

4) Incitação ao crime (art. 286 do Código Penal)

“Incitar, publicamente, a prática de crime”.

Pena: três a seis meses de detenção ou multa.

5) Falsificação de documento particular (art. 298 do Código Penal)

“Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro”.

Pena: de um a cinco anos de detenção e multa.

6) Emprego irregular de verbas públicas (art. 315 do Código Penal)

“Dar às verbas ou rendas públicas aplicação diversa da estabelecida em lei”.

Pena – de um a três meses de detenção ou multa.

7) Prevaricação (art. 319 do Código Penal)

“Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.

Pena: três meses a um ano de detenção e multa.

8) Crimes de responsabilidade

Previstos na Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950, os crimes de responsabilidade “são passíveis da pena de perda do cargo, com inabilitação, até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública, imposta pelo Senado Federal nos processos contra o Presidente da República ou Ministros de Estado, contra os Ministros do Supremo Tribunal Federal ou contra o Procurador Geral da República.”

O relatório final da CPI acusa Bolsonaro de ter infringido os arts. 7º, item 9 (violação de direito social) e 9º, item 7 (incompatibilidade com dignidade, honra e decoro do cargo).

Crimes contra a humanidade

9) Violação de direito social

10) Incompatibilidade com dignidade, honra e decoro do cargo

O Tratado de Roma, do qual o Brasil é signatário desde 2002, estabeleceu a criação de um Tribunal Penal Internacional que pudesse julgar a ocorrência de genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crime de agressão.

A CPI acusa Bolsonaro de ter cometido crimes contra a humanidade nas modalidades extermínio, perseguição e outros atos desumanos, contidos no art. 7º, parágrafo 1, b, h e k, e parágrafo 2, b e g.

(CNN Brasil)

Comentários

Postagens mais lidas

Devocional: Imagem e semelhança

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te pertubas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. (Salmos 42.11) Tantas pessoas se encontram perdidas, sem esperança, até parece que foram destinadas ao fracasso. Se você se sente assim, saiba que na Bíblia Sagrada encontra-se registrado a soberana vontade do Deus Criador a seu respeito: “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Você já parou para analisar a razão da sua existência? Você se parece com Deus! Você é a essência de Deus! Ainda que esteja em conflitos e aflições, dor e tristeza, espera no SENHOR. Faça como o salmista, que, diante da sua fragilidade e perturbações, reconheceu que em Deus deveria esperar e confiar, por que, no SENHOR, se encontra a SALVAÇÃO. “Entregue o seu caminho ao SENHOR JESUS, confia Nele, e Ele agirá”. E com alegria e paz, você trilhará por caminhos de justiça.

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vida de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Tessalonicenses 5:23

1 Tessalonicenses 2:19 Pensamento: Sabemos que a verdadeira justiça e santidade são qualidades possuídas perfeitamente somente por Deus. Surpreendentemente, Deus usa seu Espírito para tornar aquelas qualidades em realidade crescente nas nossas vidas quando nos submetemos à Sua liderança. Ontem, nos comprometemos a deixar que o Espírito trabalhe para nos amadurecer nas nossas áreas fracas. Vamos usar cinco ou dez minutos extras hoje, abrir a Palavra de Deus, e ler várias passagens das Escrituras aplicáveis às nossas vulnerabilidades específicas. Depois, vamos pedir que o Espírito de Deus nos transforme nessas áreas para sermos mais como Cristo! Oração: Querido Pai, que Jesus venha logo com graça e glória! Que eu seja encontrado sem mancha naquele dia, querido Pai, não pelo meu próprio poder e esforço, mas por causa do seu poder transformador trabalhando dentro de mim. No nome de Jesus eu peço. Amém.  http://www.iluminalma.com/

Papa Francisco pede a jovens que combatam o consumismo

Agência Lusa O papa Francisco convidou neste domingo (4) os jovens a procurar a fé para combater o “veneno do vazio que se insinua nas sociedades atuais baseadas no proveito e no ter” e que os ilude "com o consumismo". O líder da Igreja Católica advertiu que os jovens "são especialmente sensíveis ao vazio de significado e de valores que com frequência os rodeia e do qual, por desgraça, pagam as consequências". Francisco sublinhou na forma como o Evangelho acentua precisamente "o absurdo de basear a própria felicidade" nas possessões materiais. "A verdadeira riqueza é o amor de Deus partilhado com os nossos irmãos", disse. O papa, que falava durante a oração do Angelus para um grande público na Praça de São Pedro, em Roma, recordou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro, esperando que os jovens que participaram do evento possam "traduzir aquela experiência no seu caminho quotidiano, no seu comportamento diário e

Repórter "entrevista" vítima com corpo preso às ferragens

Uma repórter da TV Equinócio, afiliada da Record no Amapá, virou piada nas redes sociais depois de tentar entrevistar uma suposta vítima de acidente automobilístico nesta terça-feira, 25. O "acidentado" tinha a roupa ensanguentada e ainda estava com o corpo preso ao para-brisa quebrado.  Chamada de sem noção pelos internautas, a repórter Lanna Coelho não sabia que era tudo encenação (o rapaz era ator) e cobriu o "fato". Algumas pessoas sugeriram perguntas que a profissional poderia fazer ao homem tipo "se o senhor morrer agora, qual seu último desejo?".

Jequié: Vereador vai deixar liderança do Governo Tânia

Manoel Gomes ameaça debandar do Governo Tânia O vereador Manoel Gomes (PDT), líder do Poder Executivo na Câmara Municipal de Jequié, poderá anunciar a sua saída do cargo de líder do governo na Casa. O parlamentar em contato com o Blog Marcos Frahm, na manhã desta sexta-feira (26), disse que sua pretensão é debandar, mas afirma que ainda não tomou a decisão. ”Eu vou ter uma conversa com a prefeita, mas ainda não anunciei que deixei o cargo. Surgiram algumas informações de que eu já teria comunicado na Câmara que deixei a liderança do governo, mas isso não procede. Na hora certa, todos irão saber”, disse. Ao que tudo indica, a decisão, quando for tomada, deverá ser marcada por críticas à administração da prefeita Tânia Brito (PP). Manoel Gomes estaria se sentindo desprestigiado por não estar tendo suas reivindicações atendidas pelo Governo Tânia Brito. Desde que assumiu a liderança na Casa, em junho de 2013, Gomes reclama da falta de reconhecimento do seu trabalho por parte do Gover