Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro 20, 2011

Crime no motel: acusada diz que viu na vítima o rosto do pai

Clique na foto para ampliá-la Após uma tarde tumultuada, a estudante Verônica Verone, de 18 anos, acusada de matar o empresário Fábio Gabriel Rodrigues, de 33 anos, em um motel de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, foi enfática durante o julgamento: "não matei Fábio, vi no rosto dele o meu pai". Ela nega que tenha cometido o crime. O juiz Peterson Barroso Simão, titular da 3ª Vara Criminal de Niterói, dispensou sete das 11 testemunhas de defesa para agilizar a audiência. Durante mais de uma hora, ela tentou convencer os jurados que a ingestão de bebidas, drogas e tranquilizantes foi o que matou Fábio. Segundo ela, o trauma da uma suposta tentativa de estupro por parte de seu pai a fez perder o controle, quando o empresário tentou manter relações sexuais com ela. - Fabio entrou no motel para cheirar cocaína e eu fiquei escutando música e fumando cigarro. Quando ele tirou meu shorts, fiquei muito nervosa, eu via o meu pai, eu via o cara que me estuprou ao

Secretaria de administração penitenciária divulga foto de Danúbia na cadeia

Antes... Depois A Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) divulgou na tarde deste sábado (26) a foto de Danúbia de Souza Rangel, mulher do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio. Ela foi transferida na manhã deste sábado após ser presa na Delegacia da Gávea (15º DP) na noite de sexta-feira (25). (R7)

Presos aproveitam chuva forte e fogem da delegacia de Barreiras

Oitenta e dois presos fugiram entre 22h e meia-noite de sexta-feira (25) da delegacia de Barreiras, cidade ao oeste da Bahia, de acordo com o delegado Joaquim Rodrigues. Segundo ele, os presos aproveitaram o momento em que caía uma forte chuva e escaparam por um buraco cavado no teto de uma das celas. Além de cavar o buraco, os presos serraram os cadeados das demais celas para possibilitar a fuga em massa. De acordo com o delegado, a contagem foi feita na manhã deste sábado (26) e, dos 173 presos detidos no local, apenas 90 permanecem na unidade.  “Escaparam os mais perigosos. Os que ficaram só não fugiram porque não quiseram”, relata Rodrigues. Equipes das Polícias Civil e Militar estão em diligência na região.  A delegacia abriga presos 173 em sete celas. A capacidade recomendada é de 28 detentos. (G1)

Jequié: Terças Cine

LOCAL : PALÁCIO DAS ARTES  HORÁRIO : 20 HORAS DIA : 06/12 HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE (CAPÍTULO FINAL) PARTE 02 (12 ANOS) DIA:  13/12 VISÕES DE UM CRIME (16 ANOS) DIA:  20/12 A OCASIÃO FAZ O LADRÃO (12 ANOS)                        DIA:  27/12 METEORO (12 ANOS) ENTRADA FRANCA!

Secretaria de Desenvolvimento Social de Jequié promove cursos para a terceira idade

Com o objetivo de facilitar a vida dos idosos no contato com as novas tecnologias, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social desenvolveu curso de informática para atender a terceira Idade, através do Projovem Adolescente e dos CRAS de Jequié. A revolução da informática, internet e eletrônica faz com que as pessoas se tornem mais dependentes das máquinas eletrônicas, principalmente para a manutenção de suas ações sociais, exercício de cidadania e a permanência efetiva em uma sociedade dinâmica e complexa. Por isso, a Secretária de Desenvolvimento Social, Lélea Amaral e Coordenadores dos programas Projovem Adolescente e dos CRAS desenvolveram a proposta, preocupados em aumentar o acesso dos idosos às novas tecnologias da informação, além de estimular a convivência entre jovens e idosos, viabilizando a inclusão do idoso no mundo tecnológico, quebrando os obstáculos e a dependência de outras pessoas. Segundo Tiago Santos, Coordenador do Projovem Adolescente, essa ação é uma das

Integrante do CNJ critica Eliana Calmon e defende férias de 60 dias para juízes

Fernando diz que magistrados têm "cansaço mental" O juiz Fernando da Costa Tourinho Neto, integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), usou uma nota da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) para criticar a corregedora-geral do órgão, Eliana Calmon. Ambos são baianos. Em duas entrevistas recentes, a ministra disse ser favorável às férias de 30 dias para magistrados (hoje, a categoria tem direito a 60 dias de férias remuneradas). Na moção de repúdio, Tourinho lança mão do argumento de que os juízes têm “cansaço mental” e precisam "decidir bem", por isso necessitam de descanso maior que a maioria dos trabalhadores brasileiros. “Será que a ministra diz isso para agradar a imprensa, falada e escrita? Para agradar ao povão?”, pergunta . Tourinho assina a nota como presidente em exercício da Ajufe, embora o representante da entidade, Gabriel Wedy, esteja no país. (BN)

Senhor do Bonfim: Armas dos exércitos brasileiro e argentino são encontradas

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou armas e munição de uso restrito das Forças Armadas, inclusive algumas com o brasão do Exército brasileiro e outra com o brasão do Exército argentino. A apreensão foi no início da noite desta sexta-feira (26), no quilômetro 117 da BR-407. Também foram encontradas, além de pistolas e fuzis, cerca de 3 mil munições. Cicero Robério Duarde da Silva, de 33 anos, natural de Juazeiro do Norte (CE), foi preso em flagrante. Ele disse que foi contratado para transportar o material de Cuiabá (MT) para Fortaleza (CE). Em troca, ele ganharia R$ 5 mil. Ele se encontra preso na Delegacia de Polícia Judiciária local. (BN)

Comissão aprova lei que destina 10% de multas ambientais para arborização urbana

O Projeto de Lei do deputado federal Roberto Britto (PP-BA), que prevê que 10% do valor de multas arrecadadas por infração à legislação ambiental sejam destinadas à arborização urbana, foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal nesta quarta-feira (23). Com essa medida, os municípios onde forem lavrados os autos de infração serão obrigados a promover o plantio de árvores. “Mais de 80% da população brasileira vive hoje nas cidades, sofrendo com maior intensidade os efeitos da degradação e poluição do meio ambiente justamente pela destruição da vegetação nativa em função da ocupação desordenada das áreas de mananciais hídricos, das margens dos cursos e corpos d’água, das encostas e topos de morros e das áreas verdes em geral", explicou o parlamentar. Britto também lembrou que, como já foi prefeito de Jequié, cidade que sofre com o forte calor durante boa parte do ano, sabe que em bairros arborizados a temperatura do ar chega a cair até 4ºC em relação a

Água contaminada faz moradores virarem gays, diz prefeito

O prefeito da cidade peruana de Huarmey causou polêmica ao declarar que a água da região, contaminada com um metal chamado estrôncio, transformaria moradores heterossexuais em gays. “Infelizmente, a água com estrôncio reduz os níveis de hormônios masculinos e, logo, estaremos como em Tabalosos, onde a porcentagem de homossexuais está aumentando”, afirmou o prefeito Jose Benitez ao jornal Daily Mail. Há alguns anos, um programa de televisão local afirmou que Tabalosos era a cidade com maior número de gays do Peru. O prefeito do município, Jorge Luis Vasquez, disse que o mito “manchou” a reputação da cidade e exigiu um pedido de desculpas de Benitez. Segundo os cientistas, o estrôncio pode causar câncer ósseo, anemia e complicações cardiovasculares, mas não tem qualquer implicação no comportamento sexual dos indivíduos.

Salvador: Funcionários da Prefeitura são mortos a tiros em Valéria

Dois funcionários do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador foram mortos a tiros, na tarde desta sexta-feira, na rua Nova Brasília, no bairro de Valéria. Marcos Vinicius Santos e Itamar França Nascimento foram atingidos por disparos efetuados por dois homens que passaram pelo local em uma motocicleta. O crime ocorreu às 13h35, nas proximidades da panificadora Deliane, no final de linha do bairro. De acordo com Cleber Mascarenhas Bispo, conselheiro da Associação dos Agentes de Combate as Endemias de Salvador, eles estavam na região trabalhando e teriam parado para tomar um refrigerante quando foram atingidos. “A informação que recebemos é que eles estavam na área a trabalho. Eram evangélicos, não tinham envolvimento com tráfico nem nada”, diz o conselheiro. Policiais da 31ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Valéria) foram encaminhados ao local. (Correio)

Pressionado por denúncias, ministro das Cidades chora em evento

Pressionado por denúncias de fraudes em sua pasta, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, do PP da Bahia, chorou, na manhã desta sexta-feira, em Salvador, durante solenidade de anúncio da segunda etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida no Estado. Depois de receber mensagens de apoio nos discursos do presidente da Assembleia baiana, Marcelo Nilo (PDT), e do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano (PT), Negromonte se emocionou ao cumprimentar o aliado em seu discurso. “Quero dizer que você é um grande amigo”, disse, antes de perder a voz. “Obrigado pela solidariedade. Fique certo que eu jamais irei decepcionar os amigos, o povo da Bahia ou meus familiares”. O ministro das Cidades disse ser vítima de “fogo amigo” dentro do governo e acusou a imprensa de ter preconceituosa com mulheres e nordestinos. “Identifico fogo amigo, claro que sim! Partidos da base aliada e o próprio PP nacional – não da Bahia – têm interesse no ministério”, admitiu. (Estadão)

Planserv amplia atendimento em urgência e emergência

O Planserv ampliou, nos últimos quatro anos, a rede de prestadores credenciados em urgência e emergência na Bahia. São mais de 300 unidades médicas, entre clínicas, prontos-socorros e hospitais, espalhadas por todo o estado, das quais 52 em Salvador e Região Metropolitana. “Com a ampliação da oferta”, afirma a coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, “atendemos importante e antiga reivindicação dos beneficiários”. Do total de unidades credenciadas na capital e Região Metropolitana de Salvador, duas são especializadas em cardiologia, 22 em ortopedia e traumatologia, duas em pediatria, duas em obstetrícia, duas em otorrinolaringologia e 22 em atendimentos gerais. Além disso, os hospitais Evangélico, Aeroporto e da Bahia passaram a integrar a rede. Não só a quantidade de prestadores tem sido ampliada. O número de atendimentos nessas unidades médicas vem apresentando significativo crescimento. De março a agosto deste ano, o Planserv realizou 157,8 mil atendimentos de urgência e e

PF deflagra operação contra tráfico de drogas na Bahia e em outros 10 estados

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação na Bahia e em outros 10 estados brasileiros, nesta sexta-feira (25), para combater o tráfico interestadual de drogas. De acordo com a PF, a operação Mahyah (“máfia” em dialeto siciliano e “audacioso” em árabe) cumprirá 49 mandados de prisão preventiva e 39 de busca e apreensão na Bahia, Goiás, Tocantins, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí. O suspeito de coordenar a organização criminosa, sua mulher, três filhos e genro devem ser presos no Mato Grosso, estado que concentra 28 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão. Quem for detido durante a ação será indiciado pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico.

Brumado: Buraco 'engole' carro após chuva forte

Após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Brumado, região sudoeste da Bahia, na quinta-feira (24), um grande buraco foi aberto na Travessa Oflávio Torres, conhecida como Ladeira do Cinema, no centro do município. Por conta do acúmulo de água, o buraco foi encoberto e pelo menos dois motoristas foram prejuízos ao caírem na cratera. Os veículos foram retirados com ajuda de policiais militares e moradores da cidade. De acordo com o secretário de Infraestrutura de Brumado, André Luis Dias Cardoso, uma equipe da Prefeitura foi enviada ao local na manhã desta sexta-feira (25) e o reparo na via deve ser concluído ainda hoje. Sobre os danos nos veículos, o secretário disse que "os condutores devem acionar a Justiça para, a partir da decisão judicial, a Secretaria responder e, se for responsabilizada, bancar os prejuízos dos condutores". (G1)

Líder do DEM diz que faxina precisa tirar até a presidente Dilma

Após as denúncias de irregularidades em obras da Copa, o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), afirmou nesta sexta-feira que a chamada “faxina” do governo precisa atingir até a presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, há um “conluio” para “roubar o Brasil”. A Folha mostrou hoje que diante da pressão de governadores, a presidente Dilma Rousseff ordenou ao Ministério das Cidades que mudasse a toque de caixa projetos de transportes para a Copa 2014. Com isso, as cidades de Salvador (BA) e Cuiabá (MT) puderam trocar o BRT (ônibus em corredores exclusivos) por sistemas mais caros e demorados, como metrô e VLT, o Veículo Leve sobre Trilhos. (Folha)

Julgamento de envolvido em acidente de Shaolin é marcado

O motorista suspeito de ter provocado o acidente com o humorista Shaolin, no início do ano, irá a julgamento no dia 31 de março de 2012. De acordo com informações do site G1, o advogado que defende a família do humorista diz que a expectativa é que o motorista seja confirmado como culpado. Ainda segundo a publicação, o promotor do caso pede a condenação do suspeito pelos crimes de lesão corporal no trânsito e abandono do local do acidente sem prestar socorro. Shaolin ficou internado por cerca de cinco meses após o acidente, após um grave acidente de automóvel no dia 18 de janeiro, em Campina Grande, na Paraíba. O carro que o humorista dirigia capotou depois de colidir com um caminhão que trafegava na contramão. Em junho, ele recebeu alta e foi para sua casa em Campina Grande.

Ziraldo é condenado a dois anos de prisão

O cartunista Ziraldo foi condenado a dois anos, dois meses e 20 dias de prisão pela Justiça Federal do Paraná por crime por estelionato, informou o jornal “O Estado de S. Paulo” nesta sexta-feira, dia 25. Segundo a publicação, a pena foi estipulada por causa do registro indevido da marca do Festival Internacional do Humor de Foz do Iguaçu, que aconteceu em 2003. Através de seu advogado, o criador do Menino Maluquinho disse estar “extremamente revoltado” com a decisão e que vai recorrer da sentença.

CQC em Ipiaú-BA, será?

O Ipiauense e Repórter da Itapoan FM, Márcio Martins, enviou uma solicitação para a Diretoria da TV Band, pedindo que uma equipe do Programa CQC visite o município de Ipiaú. Segundo Martins, todas as denúncias foram encaminhadas com documentos que comprovam as irregularidades para análise da Equipe do CQC. “Algumas, chegam a ser até certo ponto “engraçadas”, para não dizer ridículas, como a da compra de tempero verde por R$ 43.000,00, sendo que a horta não tem capacidade para produzir nem 10% desse valor”, disse Márcio. Fonte: Notícias de Ipiaú.

Porto Seguro: Dono de fábrica de bronzeador é preso com carro roubado

Um dono de uma fábrica de bronzeadores à base de óleo de coco foi preso nesta sexta-feira (25) em Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul baiano, acusado de receptação de carro roubado. De acordo com o delegado plantonista Sinézio Vieira Júnior, da Delegacia Territorial (DT), o microempresário Ivan Carlos Francisco de Souza, de 34 anos, disse que comprou o veículo por apenas R$ 8 mil e que, em momento algum, desconfiou que fosse roubado, apesar do valor ser bem inferior ao do mercado de automóveis na região, estimado em aproximadamente R$ 20 mil. Souza informou ainda que adquiriu a caminhonete para incrementar a produção e distribuição do seu produto. Ele está detido na Delegacia Territorial (DT), em Santa Cruz Cabrália, e ficará à disposição da Justiça.

Governador quer transporte intermunicipal gratuito para deficientes

Um projeto de lei de autoria do Executivo baiano propõe a gratuidade para pessoas deficientes e acompanhantes nos transportes intermunicipais do estado. O PL foi enviado à Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (25) para ser apreciado pelos parlamentares. Em sua carta de apresentação, o governador Jaques Wagner justifica que "o benefício do Passe Livre reafirma o comprometimento do Estado da Bahia em promover os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas com deficiência de natureza física, intelectual ou sensorial, buscando evitar qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada na deficiência". Caberá agora ao Legislativo baiano discutir o projeto, que ainda não tem previsão para ser posto em votação. (Fonte: BN)

Cai liminar que impedia aumento tarifário da Embasa

Em decisão proferida pela desembargadora Daisy Lago Ribeiro Coelho, da 3ª Câmara Cível, publicada hoje (25) pelo Tribunal de Justiça, foi suspensa a liminar do juiz Ricardo D´Ávila, da 5ª Vara da Fazenda Pública, sobre o reajuste tarifário da Embasa. Isso significa que o aumento médio de 13,64%, aprovado em abril deste ano pela Coresab, ente regulador dos serviços de saneamento na Bahia, continuará a ser aplicado na cobrança pelos serviços de água e esgotamento sanitário prestados pela companhia estadual de águas e saneamento. A decisão da desembargadora responde ao Agravo de Instrumento impetrado pela Embasa, no Tribunal de Justiça (TJ), questionando a determinação do juiz Ricardo D´Ávila de suspender o aumento da tarifa em decisão liminar sobre o mandado de segurança do Partido Democratas. De acordo com o superintendente jurídico da Embasa, Sócrates Dourado, a magistrada reconheceu a legalidade da cobrança da tarifa pela empresa, enquanto não houver decisão transitada em julgado

Polícia prende homem que furtou carro na Félix Gaspar

Investigadores da Delegacia de Repressão e Furtos e Roubos de Jequié, após investigações desencadeadas para apurar a autoria dos furtos de veículos ocorridos na cidade, logram êxito na quarta-feira (23)  na prisão de Ramon Vieira De Souza. As pistas revelaram que Ramon,  furtou   o veículo Fiat Uno, Cor Cinza, Placa Policial JMA-1563, que estava estacionado na Rua Felix Gaspar, Centro, no dia 12 deste mês. Para furtar o veículo ele teria utilizado  uma chave antiga de outro veiculo da mesma marca e modelo.  Ramon que é morador do bairro do Mandacaru confessou o crime, alegando que o praticou sozinho. As  investigações apontam os envolvimentos de outros comparsas, nos demais furtos de veículos ocorrido nos últimos meses na cidade,  podendo alguns crimes não estarem conexos entre si. Os furtos a veículos continuam sendo investigados pela equipe do Serviço de Informação da Delegacia de Repressão à Furtos e Roubos, sob a coordenação da delegada Grazziele Quaresma. O veículo furtado por

Segurança: 65% dos baianos consideram a polícia "nada ou pouco confiável", diz pesquisa

Cerca de 65% da população da Bahia considera a polícia baiana "nada ou pouco confiável", conforme uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A mesma opinião foi registrada por 51% dos consultados sobre o Judiciário. Os dados fazem parte da 5ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e foram apresentados nesta quarta-feira (23), em Brasília, durante a 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A consulta foi realizada a partir do cruzamento e da consolidação das informações financeiras da Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda, e de dados de violência reunidos na base da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ligada à pasta da Justiça, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de secretarias estaduais de Segurança. O documento apontou ainda uma queda de 2,1% no número de homicídios no país de 2010 para 2009. Entretanto, a Bahia foi o estado brasileiro que regis

Após 19 anos preso, ex-mecânico morre após saber que ganhou indenização

Após passar 19 anos preso por um crime que não cometeu, Marcos Mariano da Silva, de 63 anos, morreu horas depois de saber que havia ganhado a última parte de uma indenização de R$ 2 milhões contra o governo de Pernambuco, estado em que viveu e que o condenou pelo crime de homicídio. Marcos foi condenado em 1976 por ter o mesmo nome do assassino. Ele chegou a ser solto após três anos, mas foi novamente preso após parar em uma blitz e ser outra vez reconhecido como o criminoso. O juiz que julgou o caso não consultou o processo anterior e o condenou por violação de liberdade condicional. Marcos saiu da prisão tuberculoso e cego, além de ter sido abandonado pela primeira mulher. O governo pernambucano chegou a recorrer da decisão e se propôs a pagar uma pensão vitalícia de R$ 1.200, recurso negado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que considerou o caso como “o maior e mais grave atentado à violação humana já visto na sociedade brasileira”. Informações do G1.

Livramento: Mulher tenta entrar em delegacia com celular na vagina

Uma mulher foi flagrada ao tentar entrar na Delegacia de Polícia de Nossa Senhora do Livramento, no sudoeste baiano, com um celular escondido na vagina. De acordo com o site Brumado Notícias, ela tentava levar o aparelho a um detento que foi transferido para o local. O “truque” foi descoberto após a mulher ser submetida a um exame de raio-x, feito com ao menos duas pessoas a cada dia de visita. “Achei estranho a forma como a mulher realiza as visitas ao preso, pois, há quinze dias atrás, ela havia feito a visita, mas, na semana passada, a mesma não compareceu, com o objetivo de despistar as nossas suspeitas”, afirmou o delegado titular Edson Santos. Ela foi detida, mas responderá ao processo em liberdade. (Fonte: Bahia Notícias)

Seis faculdades baianas ganham Selo OAB; Ucsal é única particular

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade responsável pelo exame nacional que valida a profissão de advogado no país, apresentou uma lista com 90 universidades que conseguiram o Selo OAB, que aponta as instituições que melhor formam bacharéis em Direito no Brasil. Na Bahia, apenas seis faculdades foram incluídas na lista que analisou o desempenho dos graduandos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o índice médio de aprovação do exame da ordem. A Universidade Católica de Salvador (Ucsal) é a única instituição particular que faz parte do seleto grupo composto pelas universidades estaduais da Bahia (Uneb), a de Feira de Santana (Uefs), a de Santa Cruz (Uesc) e a do Sudoeste da Bahia (Uesb), além da Universidade Federal da Bahia (Ufba). (Bahia Notícias)

Judiciário mantém extinção de comarcas e revolta prefeitos

O Tribunal de Justiça da Bahia manteve nesta quarta-feira, 23, a proposta da presidente do Judiciário, desembargadora Telma Britto, de extinguir comarcas de 50 municípios do Estado, sob a alegação de enxugar a máquina e enfrentar a privatização dos cartórios aprovada em agosto pela Assembleia Legislativa. A decisão foi tomada pelo pleno (conjunto de desembargadores) do TJBA numa sessão tensa, acompanhada pelos prefeitos dos municípios prejudicados, onde moram cerca de 800 mil pessoas. Vinte e três desembargadores votaram a favor da extinção e quatro contra. O presidente da União dos Prefeitos da Bahia, Luiz Caetano (PT), disse que a entidade deve entrar com um mandado de segurança contra a decisão no Supremo Tribunal Federal. O Sindicato dos Servidores do Judiciário da Bahia (Sinpojud) também anunciou que irá recorrer. “Vamos entrar com um mandado de segurança e com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN)”, disse a presidente da entidade, Maria José Silva, lembrando que a e

PRF apreende pescados transportados ilegalmente

Uma carga de pescados, transportada sem autorização fiscal e ambiental, foi apreendida na manhã desta quarta-feira, 23, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Os alimentos foram encontrados após uma revista policial de rotina, realizada no km 619 da BR-324. Foram aprendidos, ao todo, 455,7 kg de pescados. Entre os produtos confiscados, estão: camarão (200Kg), arraia (72,6kg), corvina (35,5 kg), sururu (60 kg), dourado (24,4 kg), pescada (3,2 kg)e cioba (60 kg). O homem de 68 anos que transportava os alimentos foi autuado pelo Ibama (art. 35, IV do Decreto 6514/2008) e multado em R$ 9.820,00. Além do pescado, o veículo (Fiat/Strada) utilizado no transporte também foi apreendido. (A Tarde)

Governo anuncia novo salário mínimo de R$ 622,73

O reajuste consta da atualização dos parâmetros econômicos utilizados na proposta orçamentária de 2012. O anúncio foi enviado em ofício do Ministério do Planejamento. O projeto orçamentário encaminhado ao Congresso, em agosto passado, foi feito com previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 5,7%. Com a atualização que elevou a inflação para 6,3%, também haverá a elevação do reajuste do salário mínimo, que era 13,62% para 14,26% em relação ao atual valor que é R$ 545,00. A política de recuperação do salário mínimo prevê reajuste com base na inflação de 2011 mais a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010, que foi de 7,5%. Com a projeção de aumento do INPC haverá também aumento nos benefícios assistenciais e previdenciários para os que recebem acima de um salário mínimo. A previsão de reajuste para esses casos subiu de 5,7% para 6,3%.  (Agência Brasil)

Vitória da Conquista: Homem morre na calçada

Jeová Gonçalves da Silva, 49 anos, natural de Fortaleza-CE, faleceu na tarde desta terça-feira (22), quando caminhava na calçada da Estação Rodoviária de Vitória da Conquista. Aparentando 50 anos, o mesmo foi a óbito por volta das 14h, supostamente sendo vítima de uma parada cardiorrespiratória. Segundo informações da TV Sudoeste, A Polícia Rodoviária Federal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) estiveram no local, constataram o óbito e acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que demorou horas para remover o corpo. De acordo com populares, o homem trabalhava como vendedor ambulante.

Eleição para diretor: municípios não aprenderam a lição do Estado

Colégio Estadual Luiz Viana. Comunidade estudantil participa do processo eleitoral Já no segundo mandato, o governador Jaques Wagner realiza a eleição para gestores escolares em toda rede de ensino da Bahia, como nesta segunda-feira (21). Professores, alunos e pais participam do processo, um avanço que eliminou a interferência política direta no rumo das instituições educacionais. Apesar desse bom exemplo do governo da Bahia, pouquíssimos municípios da Bahia realizam a eleição para a escolha dos dirigentes das unidades escolares. Em Jequié, por exemplo, o prefeito Luiz Amaral assumiu o compromisso de fazê-lo, mas até o momento não tomou tal decisão. Houve um certo avanço no início da gestão, pois a ampla maioria dos diretores foram indicados pelos professores das unidades de ensino, depois de acordo com o Sindicato dos Professores, a APLB. Mesmo assim, durante a última greve dos docentes, houve pessoas do governo questionando a suposta “interferência do Sindicato” nos rumos da e

Maracás: População ainda sentem reflexos da chuva

Os moradores da Cidade das Flores ainda sofrem com os reflexos da chuva que atingiu o município no último final de semana. As informações colhidas pelo Blog Marcos Frahm dão conta de que os moradores residentes em bairros periféricos de Maracás, ainda enfrentam muita lama nas ruas. O temporal que provocou alagamento em pontos diversos da cidade deixou o rastro de lama pelas principais vias públicas. Todos os bairros sofreram com a forte chuva que caiu em Maracás acompanhada de um vento forte. De acordo com relatos, em alguns locais chegou a chover granizo. Segundo a dona de casa Maria Cruz, moradora do bairro Maracaizinho, foi algo nunca antes visto no município. Informações do Blog Marcos Frahm.

Ipiaú: Prefeito gasta mais de R$ 4,5 mi e está na mira do TCM

Como se já não bastassem multas e irregularidades já levantadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) contra o prefeito Deraldino Alves de Araújo (PMDB) e já publicadas no Bocão News e na Imprensa Baiana, mais uma vez o prefeito da cidade de Ipiaú – a 353 km da capital baiana – traz à tona aquilo que vai além de tudo que já ouvimos sobre absurdos na política. No mês passado, o TCM abriu inquérito para investigar o gasto de R$ 43 mil feito por Deraldino na compra de tempero verde. Isso mesmo. Se o tempero é de ouro, ainda ninguém sabe, mas que o dinheiro saiu dos cofres públicos – isso já está constatado. As irregularidades foram levantadas durante a passagem do Vereador Nena Passos (PSC) pelo Tribunal de Contas dos Municípios, em Jequié, onde esteve acompanhado do advogado especialista em administração e contas públicas Dr. Antonio Ribeiro, representante legal do vereador José Mendonça junto ao TCM, para proceder Vistas na documentação de prestação de contas do Executivo Muni

Jequié: Campanha de Vacinação Anti-rábica continua

A Prefeitura de Jequié informa que a Campanha de Vacinação Anti-rábica continua. Leva seus cães e gatos ao Centro de Saúde mais próximo de sua casa ou no Canil Municipal até sexta-feira, dia 25, das 8 horas ao meio-dia e das 14h às 18 horas. Lembre-se a raiva é uma doença que não tem cura. A prevenção é o único remédio.   

Lista com inicias de magistrados investigados é retirada pelo CNJ

As inicias dos 62 juízes e desembargadores investigados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foram retiradas do site da entidade. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do CNJ, Cezar Peluso, determinou a retirada nesta segunda-feira (21), em resposta a um pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Para a AMB, as exposições das iniciais dos nomes constrangiam os investigados, já que alguns eram facilmente identificados. A ideia inicial de Peluso de expor somente as iniciais dos nomes sob suspeição era dar maior transparência aos trabalhos das corregedorias na apuração de processos contra magistrados. Na lista atual, é possível encontrar uma tabela com cerca de 1,3 mil processos, separados por estados, e a quantidade de ações que cada unidade federativa tem contra os homens da lei. A decisão de publicar os processos envolvendo os juízes surgiu após a investida da AMB em mover ações para limitar a atuação do Conselho. Atualmente, a AMB questiona no S

Power Balance: Fabricante de "pulseiras do equilíbrio" pagará R$ 57 mi em indenização a clientes

A empresa Power Balance, fabricante das famosas “pulseiras do equílibrio”, terá que pagar US$ 57 milhões em indenizações a clientes nos Estados Unidos. A empresa foi perdedora em um processo por publicidade enganosa no país e deve declarar pedido de falência. Em janeiro, um grupo de consumidores moveu uma ação contra a empresa alegando que a afirmação de que a pulseira dava mais "força, equilíbro e flexibilidade" ao usuário era uma farsa. No mês anterior, os irmãos Josh e Troy Rodarmel, fundadores da companhia, já haviam admitido que não existiam provas científicas que garantissem os efeitos divulgados na publicidade do produto e, desta forma, a empresa foi condenada a indenizar os compradores do produto. A distribuidora brasileira da Power Balance afirmou, por meio de assessoria de imprensa, que a publicidade veiculada no país seguia as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não houve promoção de reembolso para os produtos da empresa no Brasil.

Jacobina: Polícia apreende 22 máquinas caça-níqueis

Vinte e duas máquinas caça-níqueis apreendidas na segunda-feira (21) em vários pontos de exploração de jogo de azar em Jacobina, no centro-norte baiano, serão encaminhadas para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Cinco pessoas surpreendidas por policiais da 16ª Coorpin nos locais da abordagem foram ouvidas pelo delegado Clériston Jambeiro, titular da Delegacia Territorial do município, e vão responder por contravenção penal. 

Câmara aprova, em segundo turno, texo principal da DRU

A Câmara aprovou, na noite desta terça-feira (22), em segundo turno, o texto principal da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga até o último dia de 2015 os efeitos da Desvinculação de Receitas da União (DRU) – mecanismo que permite ao governo federal utilizar livremente 20% da receita. Foram 364 votos a favor, 61 contrários e 2 abstenções. Ao texto principal foram apresentados sete destaques, que visam a alterar a proposta e, se depender da base do governo, ainda serão votados nesta terça e enviados ao Senado.

Cachorro dirige sozinho ônibus de dois andares na Austrália

Phil Newton achou estranho aquele ônibus de dois andares descendo uma rua em Darwin, na Austrália, lentamente. Mais bizarro ainda foi quando notou que o motorista, na verdade, era um cachorro. Woodley, um coolie alemão de dois anos, estava tranquilão, com as duas patas sobre o volante, se achando o motorista. Newton, 30 anos, saiu correndo, pulou pela janela e conseguiu puxar o freio de mão. "O ônibus andou por uns metros, saiu da rua, subiu a calçada e estava quase batendo em um carro estacionado quando eu consegui pará-lo", contou. O dono do cachorro, Richard McCormack, 62 anos, conta que o cão sempre anda no banco do passageiro e passa para o lado do motorista quando o ônibus está parado. "Ele já me viu mexer no freio de mão várias vezes e já tentou fuçar ali antes", revelou. McCormack tinha estacionado o ônibus - que na verdade serve como um motor home - quando viu o veículo andando sozinho. O dono do cão motorista pretende cruzar a Austrália de ônibus e dis

PDT discute amanhã situação de Lupi

A cúpula do PDT se reunirá amanhã para discutir a situação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Há duas semanas, ele frequenta os noticiários com denúncias de irregularidades na pasta e sem conseguir explicar uma viagem feita ao Maranhão no qual usou um avião providenciado por um diretor de ONG que possui contratos sob suspeita com o ministério. Lupi é presidente licenciado da legenda e vai participar da reunião. A reunião é chamada de Executiva ampliada. Além dos integrantes do comando burocrático do partido, estarão os presidentes dos diretórios regionais e as bancadas na Câmara e no Senado. A expectativa do ministro é ganhar uma nova demonstração de apoio da maioria do partido, ainda que parlamentares do PDT tenham demonstrado nos últimos dias descontentamento com a situação. Lupi controla a maioria dos diretórios do partido com a prática de nomear comissões provisórias. Na bancada, ele tem o apoio da maioria dos parlamentares, mas senadores como Pedro Taques (MT) e Cristovam B

Aprovado projeto que obriga o INSS a informar por escrito resultado de perícia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 7209/10, do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a informar por escrito ao segurado, ao final do procedimento, o resultado da perícia médica para concessão de auxílio-doença. O relatório deverá conter a caracterização do benefício como acidentário (acidente ou doença do trabalho) ou previdenciário (doença comum). Atualmente, a legislação não prevê um meio para informar o cidadão que solicita o benefício. Aprovada em caráter conclusivo, a proposta será enviada para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada pelo Plenário. O relator, deputado João Paulo Lima (PT-PE), recomendou a aprovação do texto com emendas. Ele destacou que a Constituição garante o direito do cidadão a ter informação sobre seus dados pessoais. As emendas dão mais clareza à redação da proposta, deixando claro que, após a perícia médica, cópia do laudo será entregue ao s

Comissão do Senado aprova adicional de periculosidade para motociclistas

Um projeto de lei que prevê pagamento de adicional de periculosidade para os motociclistas foi aprovado na quarta-feira (16) na CAS (Comissão de Assuntos Sociais), do Senado. Com isso, as atividades de mototaxista, motoboy, moto-frete e o serviço comunitário de rua poderão ser incluídas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) como perigosas, o que garantirá o benefício a esses trabalhadores. A proposta, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), atualiza a regra que regula a profissão de mototaxista e motoboy na CLT. Hoje, a legislação trabalhista considera perigosas apenas as atividades que, por sua natureza ou métodos de trabalho, coloque o funcionário em contato permanente com produtos inflamáveis ou explosivos. Durante a discussão do texto, o senador Cícero Lucena (PSDB-PR), relator da matéria, lembrou que a aprovação da proposta, e o consequente pagamento do adicional a esses trabalhadores, não elimina a necessidade de capacitação dos profissionais. A proposta agora s

Piloto de automobilismo morre em acidente na BA-131

O piloto Erinaldo Matias de Carvalho, 47 anos, morreu na manhã deste domingo, 20, após capotar com seu carro, um WV Gol, no Km 12 da BA-131, no trecho Jacobina - Miguel Calmon. O corpo dele será enterrado nesta segunda-feira (21) no cemitério Jardim da Saudade, às 10 horas. Também conhecido como Pernambuco, Erinaldo estava a caminho da 7° Etapa do Baiano de Velocidade na Terra, competição organizada pelo Clube de Automobilismo da Bahia (CAB), sob a supervisão da Federação de Automobilismo da Bahia, e que ocorreria na manhã deste domingo, na Rodovia Miguel Calmon, em Jacobina, a 330km de Salvador. De acordo com a presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, Selma Morais, o acidente ocorreu logo após Pernambuco pegar seu veículo no caminhão cegonha responsável por levar os carros da competição até a BA-131. Selma acredita que Erinaldo tenha passado por alguma depressão na pista ou que o carro tenha apresentado defeito para que ele perdesse o controle, visto que era um piloto mu