Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro 19, 2020

Gilberto Gil, "tempo rei". Ouça

China amplia a quarentena pelo coronavírus e deixa 41 milhões de pessoas isoladas

Foto: Reprodução A China ampliou o fechamento de cidades para controlar a transmissão do novo coronavírus. Após a abrupta quarentena imposta a Wuhan, cidade de 11 milhões de habitantes que é o foco da infecção, as autoridades ordenaram o isolamento de dezenas de localidades próximas, incluindo Huanggang, com 7,5 milhões de habitantes. Além do bloqueio das cidades, medida que afeta mais de 41 milhões de pessoas, o Governo planeja construir a toque de caixa um novo hospital em Wuhan que centralizará o tratamento desses pacientes. Conforme noticiado pela TV estatal CCTV, a unidade será construída na periferia ocidental da cidade, próximo ao que antes era um complexo de descanso para os trabalhadores. As obras começaram nesta quinta-feira e devem ser concluídas na segunda-feira, 3 de fevereiro. A ideia de montar um hospital recém-construído e encaminhar os infectados com o coronavírus para lá reproduz o que foi feito em 2003 durante a epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Gr

Flagrante: Jovem é presa transportando 25 kg de maconha no trecho de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação Uma jovem de 19 anos foi presa em flagrante transportando 25 kg de maconha em uma mala, no KM 830 da BR-116, no trecho da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, no final da tarde de sexta-feira (24). A suspeita foi encontrada em um ônibus de transporte interestadual, durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante a fiscalização, os agentes perceberam o nervosismo na jovem, que apresentou informações contraditórias com relação à viagem. Depois de fazer uma revista, os policiais encontraram 33 tabletes, que estavam na mala dela, no bagageiro do veículo, que fazia linha São Paulo (SP) - Fortaleza (CE). A suspeita contou aos policiais que receberia R$ 2 mil para levar a droga até Fortaleza. A jovem foi presa em flagrante e levada para a Delegacia de Vitória da Conquista, junto com o material. Ela deverá responder por tráfico de drogas.

JEQUIÉ: Com infraestrutura moderna, o Fórum Bertino Passos é reinaugurado

Foto: Divulgação O Tribunal de Justiça da Bahia, representado pelo Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, reinaugurou, nesta sexta-feira (24), em Jequié, o prédio-sede do Fórum Bertino Passos, após ampla reforma na estrutura física da unidade judicial. A entrega das novas instalações ocorreu pela manhã, em solenidade presidida pelo filho da terra, o jequieense Sérgio Cafezeiro e contou com a presença de magistrados que atuam na Comarca local e em outras unidades da região, a exemplos de Ivana Pinto Luz e Andréa Padilha, de representantes da OAB Subseção de Jequié, do Ministério Público, das polícias Civil e Militar, do deputado estadual Zé Cocá e membros da sociedade civil organizada. O prédio reformado do Bertino Passos oferece uma infraestrutura moderna para os seus usuários e servidores da Justiça.

JAGUAQUARA: As três adolescentes "desaparecidas" estavam na casa de amiga em Mutuípe

As três adolescentes oriundas de Jaguaquara, que teriam desaparecido após saírem de casa sem a permissão dos pais para irem a uma festa em praça pública na cidade de Santa Inês, onde ocorria um show do cantor Léo Santana, na noite da última terça-feira (21), foram encontradas na manhã desta sexta-feira (24). As informações preliminares são de que as jovens estariam em uma casa de colega na cidade de Mutuípe, há 82 KM de Jaguaquara. Lizandra Santana, Fabrícia Santos e Mariane Brito passam bem e já foram encaminhadas as residências dos familiares, na Bela Vista, no bairro Casca. Outra informação é de que uma das menores entrou em contato com a família, revelando estar em Mutuípe após a notícia sobre o desaparecimento se espalhar nas redes sociais. do, Marcos Frahm.

JEQUIÉ: Alunos do Maria José terão o Colégio Polivalente como opção

FOTO: Divulgação O desfecho não foi o que estava sendo ansiosamente esperado pela comunidade do Colégio Estadual de Lima Silveira-CEMJLS [estudantes, diretores,  professores, funcionários e pais de estudante]. Um acordo estabelecido na noite de quinta-feira (24), aponta como decisão final, o fechamento do colégio a partir do presente ano letivo. Os estudantes que em sistema de revesamento ocupavam as instalações da escola, deixaram o local por volta das 23h30 da mesma quinta, Dentro dos critérios estabelecidos pelo sistema de reordenamento da Secretaria de Educação da Bahia, o prédio do colégio, localizado na Rua Vovó Camila, bairro Jequiezinho, será repassado para a Prefeitura de Jequié.  Os estudantes originários do Colégio Maria José ou que façam opção de matrícula para a instituição, serão absorvidos prioritariamente pelo Colégio Estadual de Jequié (antigo Colégio Polivalente). Professores e funcionários serão direcionados a outros estabelecimentos da rede estadual de

BAHIA: Mais de 20 casos de trabalho escravo em 2019

FOTO: Divulgação/ SRTE-BA A Bahia registrou 21 casos de de trabalhadores resgatados de situações análogas às de escravo no ano de 2019, segundo balanço divulgado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), nesta sexta-feira, 24. Com esse resultado, o estado se torna o quinto com maior número de trabalhadores retirados dessa situação desde 2003. Das seis ações fiscais realizadas que configuraram situação de trabalho escravo, foram cinco na zona rural e um na zona urbana, sendo que nove dos trabalhadores são venezuelanos. Em todo o país, mais de mil trabalhadores foram retirados da situação de trabalho semelhante à de um escravo. Em 70% das operações, fiscais houve libertação de trabalhadores, índice maior do que o de 2018, quando 48% das operações terminaram com resgate. De acordo com o MPT, em outubro do ano passado, o Governo Federal publicou a relação dos empregadores envolvidos com esquema mão de obra escrava, a "lista suja do trabalho escravo". Foram in

JEQUIÉ: Padaria é assaltada na Siqueira Campos. Assista ao vídeo

Uma padaria localizada na rua Siqueira Campos foi assaltada por dois elementos por volta dás 16h50min. Os ladrões levaram dinheiro dos caixas e clientes, celulares, entre outros objetos. A Polícia Militar foi acionada indo até o estabelecimento porém, como já era de se esperar, os bandidos deram no pé. As câmeras filmaram toda a ação dos marginais. Assista:

JEQUIÉ: Segundo a SEC, Alunos do Colégio Maria José têm vagas garantidas no CPM

Foto: Reprodução A Secretaria de Educação do Estado (SEC) mantém a decisão de fechar o Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira (CEMJLS), em Jequié, tendo informado que os estudantes da unidade terão suas vagas garantidas no Colégio da Polícia Militar Professor Luiz Cotrim, inaugurado no mês de dezembro passado.  A SEC foi procurada pelo site Bahia Notícias, em Salvador, tendo argumentado que a rede estadual de ensino ampliou a oferta de vagas com a construção do CPM, passando a ter capacidade para acolher mais de 10 mil jovens em 2020 em Jequié. Um problema que surge em relação a essa decisão de transferência está relacionado aos pais de estudantes que não conseguiram ser selecionados para o Colégio da Polícia Militar de Jequié e, que veem agora a possibilidade de estudantes que não se submeteram ao processo seletivo serem matriculados no colégio. “Para corrigir um problema criado pelas autoridades, está sendo cometido um privilégio irregular com os demais estudantes”. 

VALENÇA: Colisão entre caminhonete e carro mata quatro pessoas na estrada de Guaíbim

Foto: Divulgação Na manhã desta quinta (23), dois veículos chocaram-se na BA – 887, que faz a ligação do Entroncamento do Guaibim com o distrito. Quatro ocupantes do veículo de pequeno porte morreram após colisão frontal com uma caminhonete S10, onde 02 pessoas se encontravam e ficaram feridas. Sivonei Brito, Antônio Carlos e Cristovão da Silva estavam de carona com Denison Halley em direção a Valença, no Baixo Sul do estado, quando a colisão ocorreu e todos os 4 ocupantes morreram no local. A Polícia Rodoviária foi acionada, organizou o trânsito do local, em seguida a Polícia Técnica fez a remoção dos corpos para necropsia e posterior liberação. A Delegacia de Polícia informou a Livre que as causas exatas e a forma do acidente estão sendo estudadas, daí será possível informar o que ocorreu oficialmente.

Sopa de morcego pode ter relação com surto de coronavírus na China

Reprodução/ Twitter Um estudo conduzido por cientistas chineses e publicado no Jornal de Virologia Médica levanta suspeita de que o surto de coronavírus no país asiático possa ter relação com uma iguaria local: a sopa de morcego. "Os resultados obtidos em nossas análises sugerem que o 2019‐nCoV [nome oficial do novo vírus] parece ser um vírus recombinante entre o coronavírus de morcego e um coronavírus de origem desconhecida", afirmam os autores. O novo coronavírus já infectou cerca de 600 pessoas desde o fim de dezembro, sendo que 17 delas morreram. Os principais sintomas são febre e problemas respiratórios, incluindo pneumonia.  Imediatamente, pessoas se manifestaram nas redes sociais afirmando que em Wuhan, cidade onde o surto iniciou, a sopa de morcegos silvestres é um prato comum. *Vídeo compartilhado do YouTube. Informações, R7.

STJ mantém prisão de acusado de ocultar armas do Caso Marielle Franco

Foto: Reprodução O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou nesta quarta-feira (22) o pedido de revogação da prisão preventiva do professor de artes marciais Josinaldo Lucas Freitas. Conhecido como Djaca, ele foi denunciado por suposta participação na ocultação de armas que pertenciam a Ronnie Lessa. O sargento da reserva é um dos investigados pelo assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes. Para o ministro João Otávio de Noronha, os fundamentos da decisão de prisão preventiva – a garantia da ordem pública e a preservação das investigações criminais em curso – não apresentam, em juízo preliminar, ilegalidade que justifique a concessão da soltura. Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), após o início da ação penal contra Ronnie Lessa e o ex-policial Elcio de Queiroz pela suposta execução de Marielle Franco e de seu motorista, os autos foram desmembrados para a investigação de outros crimes, co

BRASIL: Ministério da Saúde descarta suspeita de coronavírus

Imagem/ Reprodução O Ministério da Saúde disse hoje (23) que já descartou a suspeita de casos de coronavírus em cinco unidades da federação. Segundo a pasta, as notificações à rede Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) feitas pelas secretarias de Saúde do Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul não se enquadram nos critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para diagnosticar a doença. "Até o momento, não existe nenhum caso suspeito de coronavírus no Brasil", afirmou o secretário substituto de Vigilância em Saúde, Júlio Croda, ao explicar a jornalistas que o ministério vem acompanhando a situação mundial desde 31 de dezembro, quando o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus (219-nCoV) foi oficialmente registrado na China. Segundo o secretário, o Brasil está preparado para lidar com uma eventual epidemia da doença. Evitando comentar o resultado dos exames laboratoriais a

"Acabou o mito" de Lula, diz ACM Neto

Foto: Reprodução/ BNews a avaliação do prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, a saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a esquerda sem discurso. "Acabou o mito. E acabou o discurso", disse, em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta quinta-feira (23). "O PT primeiro tinha o discurso do golpe. Depois, o discurso do Lula Livre. Agora eles estão sem discurso. Lula saiu e não mudou nada. E o presidente Lula já não é mais a liderança que foi no passado: se esperava uma comoção, uma mobilização nacional sem precedentes e nada disso aconteceu, nem mesmo no Nordeste", completou. Porém, Neto faz uma ponderação, ao dizer que não despreza o poder de influência do líder petista no Nordeste. "Não estou querendo desprezar a força que ele ainda tem no Nordeste, mas se você for ver a passagem dele, pós-prisão, foi muito menor em mobilização do que se esperava", disse. Na ocasião, ele também garantiu que só

Minas Gerais: Prefeito morre e é o primeiro a ocupar área nova de cemitério construída na gestão dele

FOTO: Reprodução A morte do prefeito de Bonito de Minas, no Norte de Minas Gerais , lembrou a história contada pelo dramaturgo Dias Gomes na novela O Bem-Amado, que passou na TV Globo na década de 1970. O corpo do prefeito José Pedro Pires da Rocha (PSB), o Zé Galego, foi o primeiro a ser sepultado na área nova do cemitério municipal, obra da gestão dele. Na novela da TV Globo, o prefeito de Sucupira, Odorico Paraguaçu, cria situações para “inaugurar” o cemitério que construiu como promessa de campanha. Após várias tentativas frustradas, morre e acaba sendo a primeira pessoa enterrada no local. Alguns moradores, inclusive, já chegaram a mencionar a história de “O Bem-Amado” para o prefeito falecido. “Já haviam falado com ele sobre a novela, mas ele dizia que não acreditava nisso”, conta Miqueias Figueredo (PTB), vereador e amigo de José. José Pedro da Rocha tinha 64 anos e morreu enquanto voltava de Brasília. Ele esteve no Distrito Federal para assinar documentos para doação

Jovens baianos vencem o Nasa Space Apps Challenge

FOTO: Divulgação Cinco estudantes baianos venceram o torneio Nasa Space Apps Challenge 2019, realizado simultaneamente em 230 cidades de 80 países, em 20 de outubro do ano passado, com a participação de 29 mil pessoas. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (22), pela Agência Espacial Americana (NASA). A equipe Cafeína, formada pelo estudante de Engenharia Química, Ramon de Almeida, 22 anos, pelos alunos de Administração Antonio Rocha, 18, Pedro Dantas, 19, e Genilson Brito, 18, e pelo futuro analista e desenvolvedor de sistemas, Thiago Barbosa, 23, usou como base o Gerador de Van Der Graff para desenvolver um mecanismo que possa atrair e captar resíduos plásticos nos oceanos. Como premiação, os jovens irão conhecer o Nasa Kennedy Space Center, que fica no estado da Flórida, nos Estados Unidos e ter a oportunidade fazer a apresentação do projeto. Os estudantes disputaram o primeiro lugar entre 2.076 projetos, na primeira etapa. O objetivo do grupo é tentar retira

JEQUIÉ: Vídeos postados por populares mostram caos e prejuízos durante forte chuva na cidade

1. Av. Santa Luzia/ Largo da rodoviária 2. Praça da Bandeira 3. Praça da Bandeira/ Terminal de ônibus 1. Postado por Rodrigo Ferraz/ YouTube 2. Postado por Manoel Silva/ YouTube 3. Postado po Marcio Lima/ YouTube

JEQUIÉ: Chuvas provocam alagamentos e muitos transtornos para a população

Devido às chuvas que caem na cidade de Jequié, a falta de infraestrutura vem à tona, causando grandes transtornos para a população. Verdadeiras "crateras" são abertas em ruas por falta de calçamentos, avenidas alagadas, casas sendo invadidas pelas águas e um sistema de captação de águas pluviais insuficiente para evitar tantos problemas quando chove na cidade.  É bem verdade que a falta de infraestrutura já vem de longas datas, passando por vários gestores municipais que parecem ignorar o problema que já se tornou crônico toda vez que chove.

Governo do ES anuncia medidas para empresas e pessoas físicas afetadas

Governo Estado do Espirito Santo/Divulgação O governo do Espírito Santo anunciou que, além do apoio à população em geral, vai oferecer ajuda específica para os pequenos e microempresários prejudicados pelas fortes chuvas recuperarem seus negócios. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), sete pessoas morreram e 2.355 foram desalojadas em todo o estado, por causa dos efeitos das chuvas que caem no território capixaba desde a última sexta-feira (17). Os municípios mais afetados até o momento são Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta, nas quais foi decretado estado de calamidade pública, o que permite aos moradores sacar parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a que têm direito. Ontem (21), o governador Renato Casagrande anunciou que, além das medidas emergenciais, serão adotadas ações de apoio aos empreendedores prejudicados pelas chuvas. Uma das medidas é a reativação do Cartão Reconstrução, que permite o repasse de

ITABUNA: Com salários atrasados funcionários da Santa Casa entram greve

FOTO: REPRODUÇÃO Funcionários da Santa Casa de Itabuna, pararam as atividades nesta quarta-feira (22). A greve, por tempo indeterminado, ocorre por causa de salários atrasados, segundo informações de funcionários. Os trabalhadores que aderiram à greve atuam em dois hospitais da cidade administrados pela Santa Casa: Hospital Manoel Novaes e Calixto Midlej Filho. Por meio de nota, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna informou que trabalha no processo de pagamento dos valores necessários para a liquidação do décimo terceiro de 2019 e dos resíduos de parcelas salariais de dezembro. A Santa Casa informou ainda que estruturou uma operação de contingência para esse período de greve com equipes mínimas nas áreas assistenciais, bem como o remanejamento de equipes para as áreas mais críticas. A unidade de obstetrícia vai reduzir a capacidade de atendimento.  Com informações do G1

REGIÃO: Criminosos colocam fogo em ônibus em Vitória da Conquista

FOTO: BLOG DO ANDERSON Um ônibus do transporte urbano de Vitória da Conquista, foi incendiado na noite de terça-feira (21). O veículo ficou destruído. Não há registro de feridos. De acordo com testemunhas, cerca de 15 homens encapuzados invadiram o ônibus, exigiram que os passageiros descessem e em seguida colocaram fogo do veículo.  As testemunhas contaram à polícia que o incêndio pode ter ocorrido por uma retaliação contra a morte de uma traficante na cidade. Dois suspeitos de participação na ação criminosa foram presos pela PM na noite de terça-feira.

Farmacêuticas recolhem lotes de medicamento para úlcera no estômago

Foto: Reprodução/Medley Ao menos duas farmacêuticas iniciaram o recolhimento de alguns lotes de medicamentos usados no tratamento de úlcera gástrica por conta de uma possível contaminação com substância de potencial cancerígeno. Nesta segunda-feira (20), a Medley anunciou o recall de lotes de remédios a base de cloridrato de ranitidina, que podem estar contaminados com N-nitrosodimetilamina (NDMA). Em dezembro do ano passado, a Aché suspendeu a comercialização e a fabricação de medicamentos com este composto. A NDMA é uma molécula do grupo das nitrosaminas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), elas são impurezas que, a longo prazo, podem aumentar o risco de câncer. A agência alertou em um comunicado que esta impureza pode ser formada em laboratório durante a sintetização de alguns produtos a base de nitritos. A Anvisa pediu que empresas adotem medidas de precaução para a produção de medicamentos livres desta contaminação. Segundo a Anvisa, a sus

Digital influencer é encontrado morto em Fortaleza

Foto: Reprodução/ Instagram O digital influencer Francisco Gleison de Sousa, de 24 anos, conhecido como "Pirangay", foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (20) em uma residência na Rua Monsenhor Salviano, no bairro Parangaba, em Fortaleza. Ele mantinha um perfil em uma rede social, onde publicava vídeos e fotos com conteúdos humorísticos. Por meio de comentários em publicações mais recentes, vários seguidores lamentaram a morte do rapaz. Conforme um familiar de “Pirangay”, que não quis se identificar, o jovem estava na casa de um amigo quando teria sido enforcado. A família do influencer foi informada da morte através de uma amiga dele, que recebeu uma ligação de uma pessoa que morava próximo ao local onde o influencer foi encontrado morto. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a vítima estava na companhia de um amigo, que é o proprietário da casa, e outras duas pessoas. O dono do imóvel encontrou o corpo em um do

Ministério da Educação reconhece instabilidade de inscrições no Sisu. Inscrições até domingo (26)

O Ministério da Educação confirmou hoje (21) que as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) enfrentam lentidão. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a “instabilidade ocorre devido ao grande número de acessos”. A expectativa é que o serviço se normalize em breve. No começo da manhã, antes de entrar em reunião ministerial com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, o ministro Abraham Weintraub postou vídeo, em seu perfil no Twitter, no qual informava que o Sisu estava “rodando normalmente” e já haviam sido feitas “quase 500 mil inscrições”. No texto que acompanha a mensagem, Weintraub lembra que “cada participante pode optar por se inscrever em dois cursos diferentes!” O período de inscrições vai até domingo (26), às 23h59.  Pode fazer a inscrição quem tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não zerado a redação. Gratuito, o procedimento deve ser feito na página do Sisu na internet. O ingresso nos cursos depende da disponibilid

William Bonner fala de “suspensão” de Regina Duarte durante o JN

William Bonner virou assunto nas redes sociais nesta segunda-feira (20), durante o Jornal Nacional. O motivo? O apresentador leu ao vivo uma nota em que a Globo diz que Regina Duarte terá que pedir “suspensão” de seu contrato, caso aceite comandar a secretaria de Cultura. “A atriz Regina Duarte tem contrato vigente com a Globo e sabe que, se optar por assumir cargo público, deve pedir a suspensão de seu vínculo com a emissora, como impõe a nossa política interna de conhecimento de todos os colaboradores”, afirmou o apresentador. Cabe lembrar que, após a exoneração de Roberto Alvim, a atriz do canal carioca aceitou conversar com Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a proposta e também vai fazer uma visita à secretaria. Ela ainda não disse “sim” ao convite, mas garantiu estar “noiva” da pasta. Veja:

Ex- presidente Lula passa a usar aparelho auditivo

Foto: Rafael Martins / A Tarde Após passar por exames, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a usar aparelhos auditivos nos dois ouvidos. Lula teria passado por exames após sair da prisão, em novembro do ano passado, que detectaram um perda auditiva. O equipamento é discreto e quase imperceptível, além disso, o ex-presidente alega que está ouvindo muito melhor.

Política econômica implementada por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes é incapaz de reduzir o desemprego, diz OIT

Foto: Carolina Antunes/PR | Reuters A política econômica conduzida por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes é incapaz de reduzir o desemprego no Brasil, segundo aponta a Organização Internacional do Trabalho. Conforme a entidade, a taxa de desemprego na maior economia da América Latina declina de 12% em 2019 para 11,9% em 2020 e atinge 11,4% em 2025. O número de desempregados cairia de 12,8 milhões em 2019 para 12,6 milhões em 2024, aponta  de Assis Moreira, publicada no Valor. “Não vemos um empurrão importante para permitir que taxa (de desemprego) volte ao que existia em 2014 ”, afirmou Stefan Kuhn, macroeconomista da OIT, apontando menor demanda na economia global, entre outros fatores. Em 2014, a taxa de desemprego era de 6,7% e o número de desempregados era de 6,7 milhões, praticamente metade da cifra atual. O Brasil terá assim por anos uma taxa de desemprego três vezes maior que a média global de 5,4%.  O menor desemprego da história do Brasil foi alcançado em dezembro de 2

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), abre 240 vagas para curso técnico gratuito em agronegócio na Bahia

Estão abertas as inscrições para 240 vagas em curso técnico gratuito de nível médio em agronegócio, nas cidades de Senhor do Bonfim, Gandu, Itamaraju, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro e Salvador. Os cursos são oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As inscrições serão feitas até o dia 22 de janeiro, através do site do Senar. Ao todo, são 40 vagas em Senhor do Bonfim, 40 em Gandu, 40 em Itamaraju, 40 em Luís Eduardo Magalhães, 60 em Juazeiro, e 20 na capital baiana. As aulas vão começar no primeiro semestre de 2020, sendo 20% presencial e 80% à distância. O curso tem carga horária de 1.230 horas e, ao longo da formação, o participante vai estudar técnicas de gestão, de comercialização e aprenderá como atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural. No ato da inscrição, o candidato deve anexar o histórico escolar e indicar o polo de ensino em que deseja participar das

Regina Duarte diz sim

Foto: Reprodução/Twitter A atriz Regina Duarte aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro e vai assumir a Secretaria Especial de Cultura. Depois de uma reunião nesta segunda-feira (20/1) com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, ela disse sim à oferta e começa o processo de adaptação e o início dos trabalhos a partir de quarta-feira (22/1).  A atriz substitui o agora ex-secretário e dramaturgo Roberto Alvim. Ele foi demitido após interpretar o ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels em um vídeo institucional, ao anunciar, no exercício da função, um programa do governo voltado para a premiação de artistas.  O objetivo da atriz é "pacificar" o relacionamento entre os artistas e o governo federal. Ao longo da gestão, ocorreram momentos de atritos e protestos entre o Executivo e a categoria artística. "Quero que seja uma gestão para pacificar a relação da classe com o governo. Sou apoiadora deste

Uso da placa do Mercosul será obrigatória a partir de 31 de janeiro

Foto: Luciano da Matta/ A Tarde Após sucessivos adiamentos, começa a valer a partir do dia 31 de janeiro a obrigatoriedade de uso da placa do Mercosul em todos os estados do país. O prazo atende ao estipulado na Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina que as unidades federativas do país devem utilizar o novo padrão de placas de Identificação Veicular (PIV). Desde a decisão pela adoção da placa do Mercosul, a implantação do registro foi adiada seis vezes. A adoção do sistema de placas do Mercosul foi anunciada em 2014 e, inicialmente, deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016. Em razão de disputas judiciais a implantação ficou para 2017 e depois, adiada mais uma vez para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adaptar ao novo modelo e credenciar as fabricantes das placas. As novas placas já são utilizadas na Argentina e no Uruguai. A previsão é que em breve comecem a valer também no Paraguai e na

VITÓRIA DA CONQUISTA: Açougueiro é preso acusado de envolvimento em furto de gado

Equipes do Departamento de Polícia do Interior (Depin) prenderam, na sexta-feira (17), envolvidos no furto de 21 cabeças de gado da raça Nelore, avaliados em R$ 60 mil.Os animais foram levados pelos bandidos, da zona rural de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, na última quarta-feira (15). De acordo com o coordenador regional da 21ª Coorpin de Itapetinga, delegado Roberto Júnior, o gado foi levado para um frigorífico em Vitória da Conquista, onde foi abatido e teria sua carne comercializada naquela região. A polícia identificou dois autores do furto, bem como um caminhoneiro que transportou o gado até Conquista e o dono de um açougue que comprou o gado furtado. As investigações conduzidas em conjunto com a 10ª Coorpin/Conquista e DT/Itapetinga, revelaram que o açougueiro falsificou um documento para justificar a origem dos animais e conseguir abatê-los em um frigorífico de Conquista. A polícia não divulgou os nomes dos envolvidos nos crimes. Ele e o caminhoneiro vão responder por

BAHIA: Ministério da Saúde alerta para risco de surto de dengue

FOTO: DIVULGAÇÃO/SECOM Com aumento de 603,5% nos casos suspeitos de dengue na Bahia no ano passado em relação à 2018, o estado faz parte do grupo alertado pelo Ministério da Saúde para a possibilidade de um surto da virose este ano, assim como os demais estados do Nordeste, o Espírito Santo e Rio de Janeiro. Conforme dados da Vigilância Epidemiológica do estado divulgados pela Secretaria estadual de Saúde (Sesab), na sexta-feira, 17, entre dezembro de 2018 e dezembro de 2019 foram notificados 67.515 casos prováveis na Bahia, enquanto que no ano anterior este número foi de 9.596 casos suspeitos. O número de óbitos notificados por suspeita de dengue foi de 88 em 2019. Até sexta-feira, neste ano, 31 mortes foram confirmadas por dengue, sendo 29 por critério laboratorial e duas por critério clínico-epidemiológico. Outros 20 óbitos continuam sob investigação no estado. Com 12 mortes confirmadas pela dengue, em 2019, Feira de Santana ( a 119 km da capital) foi o município co

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 32 milhões

O concurso 2226 da Mega-Sena, na próxima terça-feira, poderá pagar R$ 32 milhões a quem acertar as seis dezenas. É que o concurso 2225 deste sábado (18) acumulou. Eis as dezenas sorteadas:  01, 32, 37, 44, 46 e 47. A Quina, com cinco números acertados, teve 34 apostas ganhadoras, cabendo a cada uma R$ 81.317,28. Já a Quadra, com quatro 4 números acertados, registrou 3.100 apostas ganhadoras, com R$ 1.274,09 para cada uma delas. As informações são do site da Caixa Econômica Federal.

Perca peso com chá de abacaxi

O abacaxi é uma das frutas mais gostosas e versáteis. Com ele você pode fazer sucos e sobremesas. Vale lembrar que ele também é a estrela da pizza havaiana. E de chás. Sim, você também pode preparar um chá de abacaxi, que traz muitos benefícios para saúde: com propriedades diuréticas, para que você possa reduzir o inchaço e a retenção de líquidos. Ingredientes: 1 abacaxi 1 pau de canela 2 litros de água Modo de preparo Descasque o abacaxi e guarde a casca para o chá. Reserve a fruta para preparar um suco. Adicione a água, o pau de canela e a casca de abacaxi em uma panela e cozinhe por 30 minutos. A cada 10 minutos, você pode perfurar a casca para liberar mais suco. Quando estiver pronto, coe e beba, quente ou frio. Recomenda-se beber pelo menos três xícaras por dia, embora você possa beber mais. Mas lembre-se: modere a ingestão de água para evitar sobrecarregar o corpo com líquidos.   Fonte: Nueva Mujer