Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 5, 2012

Prefeitura de Jequié e APLB discutem piso salarial, concurso público, eleição direta em audiência.

A Prefeitura de Jequié e a APLB têm buscado entendimentos em relação à pauta de reivindicações dos profissionais em educação para o ano de 2012. No fim de janeiro, ocorreu uma reunião, na Prefeitura, com a participação do vice-prefeito Eduardo Lopes, dos secretários municipais Miriam Rotondano (Educação), José Roberto Borges (Administração) e Givaldo Barros (Fazenda) e de vários diretores da APLB. Entre os assuntos abordados destaque para o piso salarial da categoria; realização de Concurso Público; eleição direita para diretor e vice-diretor; seguranças nas escolas; continuidade do programa de enquadramento, dentre outros.Em relação a salários, a secretária municipal de educação, Miriam Rotondano, informou que Prefeitura vai se pronunciar assim que o Governo Federal divulgar o índice do piso. O Ministério da Educação deverá divulgar o índice nos próximos dias. Assim que isso ocorrer, haverá uma nova reunião proposta pela Prefeitura com a APLB.

Jequié: Aulas da rede municipal de ensino começam nessa segunda-feira, 13

Em Jequié, as aulas da rede municipal de ensino vão começar nessa segunda-feira (13/02/2012). São mais de 20 mil alunos que estarão de volta à escola. De acordo com a secretária municipal de Educação, Miriam Rotondano, o ano letivo cumprirá o calendário de 200 dias letivos e carga horária mínima de 800 horas. Pela manhã, as emissoras de rádio da cidade deverão levar ao ar uma mensagem do prefeito Luiz Amaral na qual destaca faz uma rápida abordagem sobre o início do ano letivo 2012.

Revelados nomes de militares acusados de chacina na Boca do Rio

Foram revelados pela Polícia Civil os nomes dos militares acusados de matar cinco moradores de rua, na Boca do Rio, no último dia 3 de fevereiro. Trata-se de Donato Ribeiro Lima, 47 anos, e Willen Carvalho Bahia, 34. Eles foram encarcerados na quinta-feira (9). Além destes homens, estão foragidos Samuel Oliveira Menezes, conhecido como Marrom, e Jair Alexandre dos Santos.

OAB-BA vai mover ação contra internauta amazonense que sugeriu ‘dinamitar a Bahia e mandá-la de volta a África’

O presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil, Saul Quadros, classificou de “infeliz” a declaração da amazonense Silvia Fernandes (Sheeva) contra o Estado. Ela provocou protestos na internet ao afirmar, em sua página no Facebook, que já havia passado da hora de o Brasil “dinamitar a Bahia” – “lugarzinho sem utilidade”, segundo disse – e mandá-la “de volta para a África”. Assustada com a repercussão, Silvia recuou e pediu desculpas ao povo baiano, e disse que o desabafo havia sido “por pura raiva da greve” dos policiais militares no Estado. Para Quadros, é preciso consciência e responsabilidade na hora de usar as redes sociais.

Prisco permanece em cela isolada

O líder da greve de policiais militares baianos Marco Prisco continua preso em uma cela comum, isolado dos outros detentos, na Cadeia Pública em Mata Escura, segundo afirmou o seu advogado Rogério Andrade. Esta é a mesma situação do ex-cabo Antônio Paulo Angelini, que foi preso junto com Prisco na última quinta-feira (9) durante a desocupação da Assembleia Legislativa. Também advogado de Angelini, Andrade contou que ele está em outra cela sozinho na mesma penitenciária. O advogado dos grevistas relatou ao A Tarde que Prisco está tranquilo e confiante. Andrade apostou ainda que a divulgação na íntegra das conversas grampeadas com autorização judicial possibilitará a articulação da defesa. “Ao se entregar, ele evitou o enfrentamento, o que não quer dizer que seja uma derrota do movimento. O grampo irá na íntegra para os autos e o juiz verá que não há ato delituoso em sua fala”, disse o advogado.  

Policiais militares realizam mais uma assembleia

Um dos membros da comissão dos policiais militares baianos que permanecem em greve, o soldado Ivan Leite, da 14ª Companhia Independente de Polícia Militar, informou que mais uma assembleia será realizada na tarde deste sábado (11), às 16h, no Ginásio dos Bancários, para decidir sobre a continuidade ou fim da paralisação. Ao ser questionado sobre o motivo de iniciar uma assembleia menos de 24 horas depois do anúncio de que a greve continuaria , o soldado explicou: “Estamos fazendo assembleias diárias para ver se há mudança da proposta do governo. Mas acredito que hoje será crucial e que os policiais podem até mesmo voltar para as ruas, com a anistia garantida”. O encontro deliberativo desta tarde será o terceiro em três dias. Em entrevista coletiva na sexta , o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, estimou que 85% do efetivo teria voltado ao trabalho e ameaçou cortar o ponto dos profissionais que não retomassem as atividades. Apesar das d

Deputado petista quer proibir transmissão de lutas de MMA na televisão

O deputado federal petista José Mentor quer proibir a transmissão de lutas de MMA no Brasil, com a alegação de que o evento é uma “rinha humana”. “No Brasil é proibida a rinha de galo. Então porque estamos permitindo a rinha humana, na forma de ‘gladiadores do século XXI’?”, compara o parlamentar, que deseja o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para levar o projeto de lei à votação. Segundo a proposta, a emissora que desrespeitasse a proibição pagaria multa R$ 150 mil. Na contramão, o deputado baiano Acelino Feitas defende a regulamentação do esporte. “O MMA tem sido uma modalidade esportiva em expansão em todo o mundo, e o Brasil já é palco de inúmeros espetáculos de MMA, com milhões de aficionados em todo o país. As televisões, quer seja canais abertos, como canais fechados, tem tido milhões de telespectadores, com a geração de milhares e milhares de empregos, quer seja direto ou indireto”, afirma Popó. Informações do Globo.

Força Nacional se junta ao Exército em Vitória da Conquista

Quarenta e cinco agentes da Força Nacional se juntam neste sábado (11) aos noventa homens do Exército que já trabalham nas ruas de Vitória da Conquista. O reforço na segurança foi anunciado em uma reunião realizada pela manhã no Tiro de Guerra 006, onde estiveram presentes o prefeito Guilherme Menezes e o vice-prefeito Ricardo Marques, além de representantes do Exército, das polícias Federal, Militar, Civil e Rodoviária Federal. De acordo com o Blog do Anderson, o objetivo do encontro foi discutir as estratégias a serem adotadas durante o período de transição, depois do anúncio do fim da greve da Polícia Militar na cidade.

PMs em greve na Bahia deixam de exigir liberdade de policial preso

Desmoralizados pela divulgação de um áudio em que seu líder, Marcos Prisco, aparece combinando um ato de vandalismo, policiais militares em greve na Bahia já não consideram a anistia dos colegas condição obrigatória para voltar a trabalhar. De acordo com o porta-voz Ivan Leite, os movimentos em greve agora tratam como "desejável" a liberação do colega, mas não condicionam o fim da greve a isso. Desde o início da paralisação, a região metropolitana de Salvador já registrou mais de 150 homicídios. "Seria uma demonstração de bom senso do governo liberar o colega, mas nossa luta é pelo pagamento de toda a GAP 4 (Gratificação de Atividade Policial) ainda em 2012", disse. O governo propõe o pagamento escalonado das GAPs 4 e 5 a partir de novembro deste ano. Os PMs recusam a proposta e querem o pagamento da GAP 4 em março próximo e da GAP 5 em março de 2013. Na noite desta quinta-feira, a categoria decidiu seguir a paralisação em assembleia geral. A continuidade da greve

Bancos vão retirar porta giratória das agências

Os principais bancos brasileiros iniciaram um processo de retirada das portas com detectores de metal das agências espalhadas pelo país. Segundo reportagem publicada na Folha de São Paulo,  a retirada acontece devido ao grande número de processos judiciais. De acordo com o texto, os processos que teriam motivado a mudança seriam por danos morais de clientes constrangidos diante de dificuldades de acesso às agências após o travamento das portas. Na ponta dessa tendência estão Itaú e Bradesco, que devem ser seguidos por outros. O Itaú confirma a mudança. Diz que retirará essas portas em todas as agências do país. Só manterá onde for obrigado por lei [municipais ou estaduais] ou por insegurança.

Banco do Brasil cria linha de crédito para pessoas com deficiência

Os clientes do Banco do Brasil com renda mensal de até dez salários mínimos poderão usar, a partir de agora os recursos do microcrédito para financiar produtos e serviços que auxiliem na acessibilidade de pessoas com deficiência. O financiamento, de até R$ 30 mil por cliente, é apenas para pessoas físicas e terá  juros de 0,64% ao mês, sem taxa de abertura de crédito. Entre os itens contemplados pelo BB Crédito Acessibilidade estão cadeiras de rodas, vocalizadores e mobiliário acessível. Será possível financiar 100% do valor dos bens em até 60 meses e o crédito será concedido não apenas à pessoa com deficiência mas também a outras pessoas da família ou da comunidade que queiram usar o microcrédito para ajudar um portador de deficiência.  As prestações serão debitadas diretamente da conta corrente do cliente e a primeira parcela só precisa ser paga 59 dias após o empréstimo.

Rio: Policiais civis, militares e bombeiros decretam greve

Os policias civis, militares e bombeiros do Rio de Janeiro decretaram greve nesta quinta-feira (9), após assembleia que reuniu Cerca de duas mil pessoas presentes na Cinelândia, no Centro da capital fluminense. Juntas, as três corporações somam 70 mil homens. "A partir de agora, a segurança é de responsabilidade da Guarda Nacional ou do Exército", disse o cabo da PM Wellington Machado, do 22º BPM (Maré)  ao microfone. Ao perguntar quem estava a favor da paralisação, todos os presentes levantarem as mãos e gritarem "sim". Após a confirmação da paralisação, Machado deu instruções aos policiais e bombeiros presentes na Cinelândia: "Todos devem seguir direto e estar aquartelados em seus respectivos batalhões. Atenção, é importante, quem está de folga aquartela, de férias aquartela, quem está de licença aquartela. Todos juntos, não tem distinção, se puderem levar as esposas, levem junto. É importante." Os policiais militares informaram que ficarão aquartela

Com gritos de ‘ua, ua, a greve continua’, policiais terminam reunião nos Aflitos

A   reunião que se estendia desde as 17h   no Ginásio dos Bancários, no Largo dos Aflitos, em Salvador, terminou sem o esperado fim da greve de parte da Polícia Militar da Bahia. Sem falar com a imprensa   –   uma comissão para falar com os jornalistas foi prometida   –, os insurgentes deixaram o espaço às 20h10 aos gritos de “ua, ua, a greve continua” e “ô, ô, a PM parou”. Com a   resposta negativa do governo aos pleitos , alguns PMs revelaram até que uma nova assembleia será realizada nesta sexta-feira (10), às 16h, no mesmo local, e a expectativa deles é a de que, caso não haja flexibilização do Estado, seja desencadeada uma greve geral. Os policiais desejam a antecipação do pagamento da gratificação GAP 4 para março – prometida para novembro –, a GAP 5 a partir de 2013   – foi proposto um escalonamento até 2015   –   e a revogação das prisões dos participantes do motim na Assembleia Legislativa. (BN)

Nilo garante apoio de 62 deputados ao projeto da GAP

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), endossou o coro da base governista e garantiu a votação doprojeto de lei da GAP   em regime de urgência. “O projeto do Executivo será votado assim que chegar à Assembleia e não tenho dúvidas de que terá o apoio dos 62 deputados”, afirmou em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (9), após a desocupação da AL-BA. Segundo Nilo, não é possível assegurar que a proposta será aprovada na próxima sessão da Casa, marcada para quinta-feira (15), porque isso dependerá do envio do projeto, mas o compromisso é de votar em, no máximo, 48h. Os deputados governistas   já haviam sinalizado   que dariam “prioridade absoluta” à aprovação do projeto de lei, em regime de urgência .   (Bahia Noticias)

Jequié: Polícia recupera três motocicletas roubadas

A equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Jequié recuperou, na tarde desta quarta-feira (8), três motocicletas roubadas durante o fim de semana. No município do sudoeste do estado, parte da polícia militar também aderiu à greve. Dois veículos foram localizados em um imóvel abandonado, na localidade do Alto da Coelba, ao lado da casa de um dos assaltantes, identificado como Adeildo Nunes Oliveira Júnior, o Juninho. Ele conseguiu escapar ao cerco policial e é procurado. Segundo a delegada Grazziele Quaresma, titular da DRFR/Jequié, a terceira motocicleta, de placa JSZ - 8444,foi recuperada pelos investigadores com o apoio da Guarda Municipal, próximo ao prédio da prefeitura da cidade, no bairro Jequiezinho. A polícia busca agora identificar os demais assaltantes envolvidos nos crimes e confirmar a autenticidade das placas ostentadas em cada um dos veículos apreendidos.

Contra anistia a grevistas, Dilma se diz “estarrecida” com diálogo de grevista

"Fiquei estarrecida ontem quando vi gravações em uma televisão, a TV Globo, sobre o fato de que há outros interesses envolvendo a paralisação. Isso não é correto", disse Dilma, durante visita às obras da rodovia Transnordestina no interior de Pernambuco. "Por reivindicações, as pessoas não podem ser presas nem condenadas. Agora, por atos ilícitos, por crimes contra a pessoa e a ordem pública, não podem ser anistiadas", disse Dilma. A presidente afirmou que considera legítimas "as reivindicações em uma democracia". "Mas não podemos admitir que seja correto espalhar o pânico, o medo e criar situações não compatíveis com a democracia", afirmou. Dilma disse ainda que o governo federal está pronto para atender os governadores, caso seja solicitado. (BBC Brasil)

Barra do Rocha: Por falta de pagamento energia da Prefeitura é cortada

A Coelba cortou nesta quarta-feira(08/02), por falta de pagamento, a energia elétrica da Prefeitura de Barra do Rocha. Segundo informações do Site Ibirataia Notícias , diversas tentativas de negociação foram feitas com o Prefeito Jonatas Ventura, para que isso não fosse feito, no entanto, todas sem sucesso. Barra do Rocha, na Gestão de Ventura, vem sofrendo diversos problemas na área política e administrativa, e isso está refletindo no gerenciamento de recursos. O Portal Notícias de Ipiaú tentou falar com o Prefeito, por meio do telefone da Prefeitura, mas a linha está desativada. 

Empresário de Ipiaú está desaparecido

Está desaparecido desde o último domingo(05/02), o Empresário Fábio, Dono da Empresa Açaí Expresso de Goiânia e Sócio do Açaí da Polpa Eva. Fábio é natural de Goiânia e há aproximadamente 7 meses residia em Ipiaú. Segundo informações, no último domingo, ele voltou de Goiânia, onde foi visitar a família, pegou seu carro (Sentra) na casa de uma amiga e não foi mais visto, nem se teve mais notícias. Já foi prestada uma queixa de desaparecimento na Polícia Federal e as investigações já foram iniciadas. A família busca qualquer notícia e já está a caminho de Ipiaú para acompanhar o caso. (NI)

BA: Assembleia tem vidros quebrados após saída de PMs grevistas

Após saída dos PMs grevistas, Assembleia da Bahia tem vidro pelo chão Sala que era usada como centro de comando dos grevistas dentro da Assembleia da Bahia (Foto: Egi Santana/G1)

BA: Soldado que articulava invasão de batalhão é presa

A Polícia Federal prendeu na noite de quarta-feira (8) a soldado Jeane Batista de Souza, do Batalhão de Guardas da Polícia Militar, responsável pela proteção de todo o sistema prisional. Ela foi flagrada em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça em conversas que articulavam uma invasão do batalhão, que fica no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. Segundo informações do telejornal Bahia No Ar, quatro dos 12 mandados de prisão já foram cumpridos contra integrantes do movimento, decretado ilegal pela Justiça. Na madrugada de domingo (5), já havia sido preso o soldado Alvin dos Santos Silva, lotado na Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA) e, na terça-feira (7), o sargento Elias Alves de Santana, dirigente da Aspol. (BN)

Cabo que aparece em gravações é preso no Rio de Janeiro

Também flagrado em  escutas telefônicas exibidas pelo Jornal Nacional , o cabo do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro Benevenuto Daciolo foi preso na noite desta quarta-feira (8) por crime militar. Ele foi detido ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, por volta das 22 horas de quarta, ao retornar de Salvador, onde estava com lideranças grevistas da Polícia Militar baiana. Homens da Corregedoria do Corpo de Bombeiros entraram no avião em que ele estava e deram voz de prisão. De acordo com a Defesa Civil do estado, o cabo ficará detido administrativamente por 72 horas até que seja decretada pela Justiça sua prisão preventiva. O comandante do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões disse que Daciolo infringiu o código penal militar pelo crime de incitamento. “Agora estamos juntando todas essas provas. O cabo Daciolo já responde e já foi indiciado a um inquérito policial-militar. Estamos dando mais consistência à toda materialidade que já temos sobre as ações que ele já vem de

Marco Prisco é preso e pede para sair pelos fundos da AL-BA

O líder grevista Marco Prisco foi preso há pouco na Assembleia Legislativa da Bahia. Ele foi detido por homens da Polícia Federal e da Polícia do Exército. Levado para o Batalhão da Polícia do Exército, na Paralela, Prisco pediu para sair pelos fundos, enquanto membros do movimento deixavam a Casa Legislativa pela frente. Também foi levado com ele Antônio Paulo Angelino. Há pouco, o nome Marco Prisco aparecia entre as dez expressões mais citadas no Twitter do Brasila, além de Alba e Assembleia Legislativa.

'A PEC que interessa é a 102', defende Marco Prisco

Foto: Rodrigo Lago/Bahia Notícias O presidente da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares da Bahia (Aspra), Marco Prisco, negou que o movimento grevista liderado por ele no estado seja parte de uma estratégia maior para pressionar a votação da PEC 300 no Congresso. A Proposta de Emenda à Constituição pretende estabelecer como piso salarial nacional de policiais e bombeiros os vencimentos dos profissionais no Distrito Federal. Em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102.5, Prisco refutou as declarações feitas por   representantes do governo estadual de que existiria uma cartilha nacional   da Associação Nacional de Entidades Representativas de Praças Militares Estaduais (Anaspra) que orientaria as ações por todo o país. “A PEC que interessa é a 102, que defende a desmilitarização e unificação das polícias, para que tenhamos direito à sindicalização e à greve”, afirmou o líder grevista. Além dos pontos citados, a PEC, de autoria do senador Blair

Sem avanços, sindicato da PM marca reunião para decidir sobre greve

Após   o fracasso das duas últimas tentativas oficiais de negociações entre governo e grevistas , uma das entidades que representam os policiais militares da Bahia marcou uma assembleia geral, que deve acontecer na quinta-feira (9), em Salvador, para decidir sobre a greve. O encontro da Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPMBA) vai decidir se o grupo, que ainda não aderiu à greve, também deve paralisar as atividades. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e com a Polícia Militar, não há previsão de abertura de nova rodada de negociações para esta quarta-feira (8). O coronel Edmilson Tavares, presidente da AOPMBA, diz que a   proposta do governo , de pagar as gratificações em prestações ao longo dos próximos anos, não é ideal para a categoria. “Chegamos ao nosso extremo. Queremos apenas que a GAP [Gratificação por Atividade da Polícia Militar], prevista desde 2001, fosse paga integralmente em março. A mesa foi suspensa porque o governo diz que

Governo vê riscos de crise da PM na Bahia se alastrar para 6 estados

O governo federal considera elevado o risco de a greve da Polícia Militar na Bahia se alastrar para mais seis Estados: Rio de Janeiro, Alagoas, Pará, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, a situação é considerada crítica. De acordo com jornal Folha de S.Paulo, o serviço de inteligência que abastece o Planalto com informações classifica-os de "Estados explosivos". Há temor de que a greve provoque ondas de violência às vésperas do Carnaval daqui a dez dias. Policiais do Rio de Janeiro decidem nesta quinta-feira (9) se paralisam as atividades assim como na Bahia. PMs do Distrito Federal também realizaram protestos nesta terça (7). O piso dos policiais de Brasília é o maior do país, R$ 4.000. Na Bahia, o piso é de   R$ 2.173,87, maior do que a média nacional . As paralisações seriam uma forma de pressionar o Congresso para votar, ainda neste ano, o segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC),  conhecida como PEC 300, que estipula piso sal

Deputados governistas garantem votação de proposta da GAP em regime de urgência

Os deputados estaduais governistas já sinalizaram ser favoráveis à   proposta apresentada pelo Estado   aos policiais militares, de realizar o pagamento das Gratificações por Atividade Policial (GAPs 4 e 5), gradativamente, até 2015. Os parlamentares da base, representados pelos líderes e vice-líderes partidários, terão uma reunião nesta quarta-feira (8), às 14h, com o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, para firmar o compromisso. “Nós teremos como prioridade absoluta a aprovação do projeto de lei da GAP. Chegando às nossas mãos, imediatamente, vamos aprovar a proposta em regime de urgência e prioridade. Havendo dificuldades da bancada de oposição, o que eu não acredito, vamos fazer dispensa de formalidade e votar, já a partir da primeira sessão, na semana que vem”, revelou o líder da maioria, Zé Neto (PT), em entrevista ao Bahia Notícias. A   formalização da medida em projeto de lei   seria uma forma de dar garantias aos PMs de que o acordo será cumprindo, indepen

Aos 66 anos, morre o cantor Wando em Minas Gerais

O cantor Wando morreu aos 66 anos na manhã desta quarta-feira (8) no Biocor Instituto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde estava internado desde o dia 27 de janeiro. A informação é do médico particular dele, João Carlos de Souza Dionísio. Segundo o médico, ele teve uma parada cardiorrespiratória às 8h desta quarta-feira (8). Dionísio informou que foram feitas manobras de ressuscitação, mas o paciente não resistiu. Segundo boletim médico divulgado na terça-feira (7), ele apresentava quadro estável e apresentava melhora progressiva.No domingo (5), o cantor enviou um bilhete para os fãs.  "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!”. Ele lutava contra o entupimento das três artérias coronárias. O cantor chegou a ser submetido a duas cirurgias e havia tido um infarto agudo dentro do hospital.