Pular para o conteúdo principal

Saúde anuncia orientações para evitar a disseminação do coronavírus

As capitais Rio de Janeiro e São Paulo já registram caso de transmissão comunitária, quando não é identificada a origem da contaminação. Com isso, o país entra em uma nova fase da estratégia brasileira, a de criar condições para diminuir os danos que o vírus pode causar à população. Em videoconferência com profissionais das Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país, o Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (13), recomendações para evitar a disseminação da doença. As orientações deverão ser adaptadas pelos gestores estaduais e municipais, de acordo com a realidade local.

“Não há uma regra única para todo o país. Cada região deve avaliar com as autoridades locais o que se deve fazer caso a caso. Neste momento, nós não temos o Brasil inteiro na mesma situação, por isso é importante analisar o cenário de casos e possíveis riscos”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

Com base na evolução dos casos no Brasil, até o momento, estima-se que, sem a adoção das medidas propostas pela pasta para prevenção, o número de casos da doença dobre a cada três dias. Atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio pelo coronavírus. O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado.

As medidas gerais válidas, a partir desta sexta-feira (13), a todos os estados brasileiros, incluem o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde. As unidades de saúde, públicas e privadas, deverão iniciar, a partir da próxima semana, a triagem rápida para reduzir o tempo de espera no atendimento e consequentemente a possibilidade de transmissão dentro das unidades de saúde.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.

Para os serviços públicos e privados, é indicado que disponibilizem locais para que os trabalhadores lavem as mãos com frequência, álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis. Há ainda a orientação sobre o uso de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O Ministério da Saúde recomenda que a utilização de equipamento de proteção seja feita apenas por pessoas doentes, casos confirmados da doença, contatos domiciliares e profissionais de saúde. Para áreas com transmissão local da doença, é recomendado que idosos e doentes crônicos evitem contato social como idas ao cinema, shoppings, viagens e locais com aglomeração de pessoas.

A vacina contra a gripe também é recomendada e a Campanha Nacional de Vacinação terá início no dia 23 de março, quando idosos e profissionais de saúde terão prioridade para se vacinarem. A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B). Mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus é uma forma de prevenção para outros vírus, ajudando a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respiratórios e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

Para áreas com transmissão comunitária/sustentada é recomendada a redução de deslocamentos para o trabalho. O Ministério da Saúde incentiva que reuniões sejam realizadas virtualmente, que viagens não essenciais (avaliadas pela empresa) sejam adiadas/canceladas e que, quando possível, realizar o trabalho de casa (home office). Adotar horários alternativos para evitar períodos de pico também é uma das medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde aos estados.

Para as instituições de ensino, é recomendado o planejamento de antecipação de férias, procurando reduzir prejuízos no calendário escolar, inclusive com a possibilidade de utilizar o ensino à distância. Poderá ser declarada quarentena quando o país atingir 80% da ocupação dos leitos de UTI, disponíveis para o atendimento à doença. A ocupação é definida pelo gestor local. As medidas também se estendem às pessoas para a diminuição da propagação do coronavírus. Cada um é responsável por ações para se manter saudável e impedir a transmissão da doença.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, também chama a atenção que agora e sempre, durante a temporada de gripes e resfriados, as pessoas devem permanecer em casa se estiverem doentes. “Algumas dessas medidas são hábitos para a vida toda, não só para agora ”, enfatizou o secretário.

CENÁRIO DE ALTA TRANSMISSÃO

No caso de um novo cenário, em que a transmissão estiver alta, a mudança de comportamento e rotina será imprescindível no enfrentamento do coronavírus. Nesse sentido, adotar horários alternativos para evitar aglomeração de pessoas é uma das recomendações, como fazer as compras e utilizar o transporte público, por exemplo, fora do horário de pico. Quanto à frequência nas academias, a orientação é de optar por se exercitar ao ar livre em vez de fazer aulas de ginástica em locais fechados.

“Essas medidas são recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foram - e estão - sendo utilizadas nos países em que se encontram em surto para diminuir a transmissão dos vírus. O que não queremos é chagar ao nível da Itália. Por isso precisamos nos antecipar”, explicou o secretário Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde.

O plano deve incluir também a compra de suprimentos para ter mão caso a pessoa fique doente ou cuidando de alguém da família enfermo. Com isso não haverá necessidade de sair de casa até a pronta recuperação. “Tudo isso deve ser feito de maneira racional, evitando compra exagerada e desnecessária”, ressalta Wanderson de Oliveira.

Para idosos, doentes crônicos e pessoas com outras condições especiais, como tratamento de câncer, transplantados, doente renais, a recomendação é conversar com o médico para que as receitas de medicamentos sejam renovadas e, se possível, dadas por um tempo maior. A medida é para evitar a necessidade de ir à farmácia do posto de saúde ou do bairro no período de maior circulação de vírus respiratórios (influenza, por exemplo).

Caso a pessoa contraia o coronavírus, apenas o médico pode aconselhar se o atendimento hospitalar for mais apropriado. No entanto, se for cuidador da pessoa com coronavírus, a recomendação é consultar as orientações para profissionais de saúde ao cuidar de alguém com COVID-19 em ambiente hospitalar. 

As orientações estão em https://coronavirus.saude.gov.br/

Comentários

Postagens mais lidas

Ipiaú: Empresário foi sequestrado por engano.

O empresário Fábio Carvalho Sabino, de 48 anos, que estava desaparecido desde domingo (5), fez contato com a família cinco dias depois, na sexta-feira (10). Natural de Campina Grande, Fábio mora em Ipiaú e administra uma empresa de açaí e outra de polpa de frutas. Segundo a prima Fabiana Medeiros, que reside na Paraíba, a família não tinha mais esperanças de encontrá-lo vivo. Aos parentes, Fábio relatou que teve o carro interceptado na estrada entre Ilhéus e Ipiaú, quando viajava para visitar uma fábrica. Segundo Fabiana, ele disse ter sido encapuzado e levado em outro veículo para o cativeiro. Quando perceberam que haviam sequestrado a pessoa errada, os criminosos teriam dito que iriam matar Fábio, mas acabaram mudando os planos e o libertando. “Pelo que ele entendeu, o objetivo original do sequestro da outra pessoa não seria extorquir dinheiro, era crime encomendado. Mandaram ele cavar a própria cova, mas depois acharam que não seria certo matar alguém inocente. Minha

Devocional: Imagem e semelhança

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te pertubas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. (Salmos 42.11) Tantas pessoas se encontram perdidas, sem esperança, até parece que foram destinadas ao fracasso. Se você se sente assim, saiba que na Bíblia Sagrada encontra-se registrado a soberana vontade do Deus Criador a seu respeito: “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Você já parou para analisar a razão da sua existência? Você se parece com Deus! Você é a essência de Deus! Ainda que esteja em conflitos e aflições, dor e tristeza, espera no SENHOR. Faça como o salmista, que, diante da sua fragilidade e perturbações, reconheceu que em Deus deveria esperar e confiar, por que, no SENHOR, se encontra a SALVAÇÃO. “Entregue o seu caminho ao SENHOR JESUS, confia Nele, e Ele agirá”. E com alegria e paz, você trilhará por caminhos de justiça.

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vida de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Tessalonicenses 5:23

1 Tessalonicenses 2:19 Pensamento: Sabemos que a verdadeira justiça e santidade são qualidades possuídas perfeitamente somente por Deus. Surpreendentemente, Deus usa seu Espírito para tornar aquelas qualidades em realidade crescente nas nossas vidas quando nos submetemos à Sua liderança. Ontem, nos comprometemos a deixar que o Espírito trabalhe para nos amadurecer nas nossas áreas fracas. Vamos usar cinco ou dez minutos extras hoje, abrir a Palavra de Deus, e ler várias passagens das Escrituras aplicáveis às nossas vulnerabilidades específicas. Depois, vamos pedir que o Espírito de Deus nos transforme nessas áreas para sermos mais como Cristo! Oração: Querido Pai, que Jesus venha logo com graça e glória! Que eu seja encontrado sem mancha naquele dia, querido Pai, não pelo meu próprio poder e esforço, mas por causa do seu poder transformador trabalhando dentro de mim. No nome de Jesus eu peço. Amém.  http://www.iluminalma.com/

Reforma trabalhista trará mudanças em 100 pontos da CLT, diz relator

"Mexer em 100 pontos da CLT é simplesmente propor a revogação da CLT" - criticou o Dep. Luiz Sérgio (PT-RJ). O relatório sobre a reforma trabalhista, do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), que deve ser apresentado na quarta-feira (12) mexerá em 100 pontos da septuagenária Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). "É uma modernização da legislação trabalhista que estamos fazendo", afirmou o deputado. O projeto dá força de lei aos acordos coletivos negociados entre empresas e trabalhadores em vários pontos. Entre eles, permite que sindicatos e empresas negociem jornadas de até 12 horas diárias, desde que respeitado o limite de até 48 horas por semana (contabilizando horas extras).  O projeto propõe ainda que patrões e empregados negociem o trabalho remoto (fora do ambiente da empresa), remuneração por produtividade e registro de ponto. O relator afirmou também que vai manter no relatório a regulamentação do trabalho intermitente - que permite jornadas inferior

Itamaraty diz que não pode custear traslado de baiano morto na Espanha

O Ministério de Relações Exteriores informou, na noite desta segunda-feira (16), que não tem previsão "orçamentária e legal" para custear o traslado do corpo de Odycleidson Moraes do Nascimento, de 22 anos, jovem baiano assassinado no balneário espanhol de Blanes, em Girona, no dia 5 de dezembro. De acordo com o órgão, em oposição ao pedido dos parentes da vítima, a remoção do corpo e o consequente transporte para o Brasil devem ficar sob a responsabilidade da família. O governo espanhol pode arcar com o sepultamento, explica o Itamaraty, caso o corpo do jovem baiano seja enterrado no próprio país. A mãe do jovem baiano, Maria Cristina Moraes, de 44 anos, está na Espanha desde a terça-feira (10), em busca de uma maneira de trazer o corpo do filho para o Brasil. Ela tem passagem de volta marcada para o dia 11 de janeiro. Por não ter condições financeiras de arcar com o traslado, Maria Cristina pensa em criar uma conta-doação até obter o valor suficiente para custear o