Pular para o conteúdo principal

Valdir Espinosa, Campeão Mundial pelo Grêmio em 1983, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

(Arquivo Blasting News)
Um dos técnicos mais importantes do Futebol brasileiro nos deixou. Valdir Espinosa, gaúcho de 72 anos, não resistiu a complicações após uma operação no estômago, realizada no dia 17, e morreu, nesta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela assessoria do Botafogo, clube onde o emblemático ex-técnico exercia o cargo de dirigente de futebol. Espinosa teve passagens vitoriosas também pelo Grêmio, onde conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes, em 1983.

O gaúcho, de Porto Alegre, começou sua carreira de atleta no Grêmio, em 1968, aos 21 anos, como lateral-direito. Valdir Espinosa permaneceu no tricolor gaúcho até 1973, quando rumou para a Bahia para jogar no Vitória. Foi aí que passou a atuar nas duas laterais e onde conheceu um dos seus grandes amigos do futebol: o saudoso Mário Sérgio, na época meio-campo referência na equipe baiana. Espinosa ainda seria técnico do amigo no Grêmio, anos mais tarde.

Após iniciar carreira como técnico do Esportivo, que tinha em seu elenco o então jovem atacante Renato Gaúcho e onde sagrou-se campeão do interior, Valdir Espinosa teve passagens marcantes no Ceará e no Londrina, conquistando estaduais pelas duas equipes. Foi justamente o início promissor que o levou para de volta à Porto Alegre, para treinar o Grêmio, em 1983.

Com uma equipe formada por jogadores como Mazarópi, lendário goleiro, Hugo de León, Baidek, Tita, Cesar, Caio e, naquela época já estrela, Renato Gaúcho, Valdir Espinosa levou o tricolor gaúcho à conquista da América. Após vencer o Penãrol no Estádio Olímpico, o Grêmio foi, finalmente, campeão da Libertadores de 1983.

Mas 1983 ainda não tinha acabado, e o Grêmio de Espinosa e Renato Gaúcho ainda alcançaria o topo do mundo do futebol. Reforçados com as chegadas de Mário Sérgio e Paulo Cézar Caju, o Grêmio venceu o Mundial de Clubes após derrotar o Hamburgo, da Alemanha.

Depois de levantar a taça de campeão mundial de clubes, Valdir Espinosa ainda foi campeão estadual pelo Grêmio em 1986.

Considerado um dos mentores de Renato Gaúcho, ambos voltariam a trabalhar juntos somente em 2016. Renato como treinador e Espinosa na coordenação do futebol, levaram o tricolor ao título da Copa do Brasil.

Em 1987 Espinosa rumou para o Cerro Porteño, dando início a uma extensa e vitoriosa carreira como treinador. Fora do Brasil esteve no Al-Hilal, da Arábia Saudita e no japonês Tokyo Verdi. No Brasil, passou por praticamente todas as grandes equipes do país: Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Portuguesa e Vasco.

Em 2020 voltou ao Botafogo para assumir o cargo de gerente de futebol.

Na equipe carioca teve uma bonita história como treinador, ao ser Campeão Carioca em 1989, 21 anos depois do último título oficial do clube.

Depois de pedir licença para fazer uma cirurgia no estômago, Valdir Espinosa não resistiu a complicações pós-operatórias. O velório será ainda nesta quinta-feira, das 15h às 22h, no Salão Nobre da sede do Botafogo, no Rio de Janeiro.


Por, Blasting News

Comentários

Postagens mais lidas

Ipiaú: Empresário foi sequestrado por engano.

O empresário Fábio Carvalho Sabino, de 48 anos, que estava desaparecido desde domingo (5), fez contato com a família cinco dias depois, na sexta-feira (10). Natural de Campina Grande, Fábio mora em Ipiaú e administra uma empresa de açaí e outra de polpa de frutas. Segundo a prima Fabiana Medeiros, que reside na Paraíba, a família não tinha mais esperanças de encontrá-lo vivo. Aos parentes, Fábio relatou que teve o carro interceptado na estrada entre Ilhéus e Ipiaú, quando viajava para visitar uma fábrica. Segundo Fabiana, ele disse ter sido encapuzado e levado em outro veículo para o cativeiro. Quando perceberam que haviam sequestrado a pessoa errada, os criminosos teriam dito que iriam matar Fábio, mas acabaram mudando os planos e o libertando. “Pelo que ele entendeu, o objetivo original do sequestro da outra pessoa não seria extorquir dinheiro, era crime encomendado. Mandaram ele cavar a própria cova, mas depois acharam que não seria certo matar alguém inocente. Minha

Devocional: Imagem e semelhança

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te pertubas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. (Salmos 42.11) Tantas pessoas se encontram perdidas, sem esperança, até parece que foram destinadas ao fracasso. Se você se sente assim, saiba que na Bíblia Sagrada encontra-se registrado a soberana vontade do Deus Criador a seu respeito: “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Você já parou para analisar a razão da sua existência? Você se parece com Deus! Você é a essência de Deus! Ainda que esteja em conflitos e aflições, dor e tristeza, espera no SENHOR. Faça como o salmista, que, diante da sua fragilidade e perturbações, reconheceu que em Deus deveria esperar e confiar, por que, no SENHOR, se encontra a SALVAÇÃO. “Entregue o seu caminho ao SENHOR JESUS, confia Nele, e Ele agirá”. E com alegria e paz, você trilhará por caminhos de justiça.

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vida de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Tessalonicenses 5:23

1 Tessalonicenses 2:19 Pensamento: Sabemos que a verdadeira justiça e santidade são qualidades possuídas perfeitamente somente por Deus. Surpreendentemente, Deus usa seu Espírito para tornar aquelas qualidades em realidade crescente nas nossas vidas quando nos submetemos à Sua liderança. Ontem, nos comprometemos a deixar que o Espírito trabalhe para nos amadurecer nas nossas áreas fracas. Vamos usar cinco ou dez minutos extras hoje, abrir a Palavra de Deus, e ler várias passagens das Escrituras aplicáveis às nossas vulnerabilidades específicas. Depois, vamos pedir que o Espírito de Deus nos transforme nessas áreas para sermos mais como Cristo! Oração: Querido Pai, que Jesus venha logo com graça e glória! Que eu seja encontrado sem mancha naquele dia, querido Pai, não pelo meu próprio poder e esforço, mas por causa do seu poder transformador trabalhando dentro de mim. No nome de Jesus eu peço. Amém.  http://www.iluminalma.com/

Temóteo, Sanches e Ivana são expulsos do PMDB

Os deputados estaduais Temóteo, Sanches e Ivana não seguiram orientação partidária na votação do Planserv Os deputados estaduais Alan Sanches, Ivana Bastos e Temóteo Brito foram expulsos do PMDB, nesta segunda-feira (5), após decisão unânime do Conselho de Ética do partido. Em nota enviada à imprensa, a Executiva estadual da legenda afirmou que a decisão teve como base as notas taquigráficas da   votação que aprovou a alteração das normas do Planser v , na última quarta (31), na Assembleia Legislativa da Bahia. Os três parlamentares, que já estão com as fichas de filiação do PSD nas mãos, votaram a favor da proposta do governo da Bahia, "desobedecendo a orientação do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Leur Lomanto Jr., e do líder da bancada do PMDB na Casa, deputado Luciano Simões, conforme o partido já havia fechado questão”. “O PMDB reitera a oposição à atual gestão do governo do Estado e ao projeto que altera as normas do Planserv”, completa a nota. (Com inform

Reforma trabalhista trará mudanças em 100 pontos da CLT, diz relator

"Mexer em 100 pontos da CLT é simplesmente propor a revogação da CLT" - criticou o Dep. Luiz Sérgio (PT-RJ). O relatório sobre a reforma trabalhista, do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), que deve ser apresentado na quarta-feira (12) mexerá em 100 pontos da septuagenária Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). "É uma modernização da legislação trabalhista que estamos fazendo", afirmou o deputado. O projeto dá força de lei aos acordos coletivos negociados entre empresas e trabalhadores em vários pontos. Entre eles, permite que sindicatos e empresas negociem jornadas de até 12 horas diárias, desde que respeitado o limite de até 48 horas por semana (contabilizando horas extras).  O projeto propõe ainda que patrões e empregados negociem o trabalho remoto (fora do ambiente da empresa), remuneração por produtividade e registro de ponto. O relator afirmou também que vai manter no relatório a regulamentação do trabalho intermitente - que permite jornadas inferior