Pular para o conteúdo principal

Tia Eron não aprece e votação da cassação de Cunha é adiada

Tia Eron passou 4 horas na sala da liderança do PRB e só deixou o local após o adiamento (Foto: André Dusek l Estadão Conteúdo)
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou a votação de parecer pela cassação do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que estava prevista para esta terça-feira, 7.

O relator do caso, o deputado Marcos Rogério (DEM-RO), pediu "mais tempo" para analisar voto em separado apresentado pelo deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), pedindo a suspensão do exercício do mandato de Cunha por três meses, em vez da cassação.

"O prazo que solicitei leva em conta especialmente o voto apresentado em separado. É um voto que apresenta várias preliminares e ao final sugere uma condenação alternativa", defendeu o relator. "Não seria correto da parte deste relator simplesmente ignorar a manifestação apresentada", completou.

A discussão do parecer seria retomada nesta quarta, 8, mas foi suspensa pelo relator. A nova data para ser reiniciada ainda não foi definida.

Ausência
O adiamento da votação também atende aos anseios de deputados que defendem a cassação de Cunha, já que a sessão desta terça não contava com a presença da deputada Tia Eron (PRB-BA), considerada voto decisivo no conselho.

A parlamentar baiana passou quatro horas trancada na sala da liderança do PRB no prédio da Câmara e, para fugir do assédio de parlamentares anti-Cunha, só deixou o local após o adiamento da votação. Irritada com a presença da imprensa, pediu "paz" para analisar o voto em separado do deputado João Carlos Bacelar.

Em nota após a suspensão da sessão do conselho, Tia Eron afirmou que está em Brasília e que não se "furtará" de cumprir seu dever. Argumenta ainda que a reunião desta terça serviu para a discussão do parecer de Rogério, e que se a votação tivesse ocorrido, teria apresentado seu voto.

"A referida sessão não foi suspensa porque eu não me fiz presente, mas pelo fato de o relator, deputado Marcos Rogério, ter pedido vistas do voto em separado", disse a parlamentar. "Estou convicta da grande expectativa que há em nosso país, referente a esta representação."

Parecer
O parecer foi apresentado na reunião da última quarta, 1º, mas um pedido de vista conjunta adiou a discussão. Marcos Rogério recomendou a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro. O relator acusa Cunha de ter mentido à CPI da Petrobras ao declarar que não possuía contas no exterior.

Segundo o relator, a partir de documentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Banco Central, "os trustes instituídos pelo deputado Eduardo Cunha representam instrumentos para tornar viável a prática de fraudes".

Defesa
O advogado de Cunha, Marcelo Nobre, rebateu as acusações e reafirmou que truste não é conta bancária e não pode ser considerado propriedade, por isso, Cunha não teria mentido na CPI da Petrobras. "Truste não é propriedade. Não se pode considerar um truste como um bem seu", afirmou.

Marcelo Nobre justificou que a Receita Federal não autuou seu cliente por contas no exterior, porque elas não existem. "Por que a Receita não autuou meu cliente? Porque não existe [conta no exterior]. A Receita é formada por gente séria, competente e atuante. Eles não fizeram nada, porque não existe", defendeu o advogado.

(A Tarde)

Comentários

Postagens mais lidas

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vida de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Tessalonicenses 5:23

1 Tessalonicenses 2:19 Pensamento: Sabemos que a verdadeira justiça e santidade são qualidades possuídas perfeitamente somente por Deus. Surpreendentemente, Deus usa seu Espírito para tornar aquelas qualidades em realidade crescente nas nossas vidas quando nos submetemos à Sua liderança. Ontem, nos comprometemos a deixar que o Espírito trabalhe para nos amadurecer nas nossas áreas fracas. Vamos usar cinco ou dez minutos extras hoje, abrir a Palavra de Deus, e ler várias passagens das Escrituras aplicáveis às nossas vulnerabilidades específicas. Depois, vamos pedir que o Espírito de Deus nos transforme nessas áreas para sermos mais como Cristo! Oração: Querido Pai, que Jesus venha logo com graça e glória! Que eu seja encontrado sem mancha naquele dia, querido Pai, não pelo meu próprio poder e esforço, mas por causa do seu poder transformador trabalhando dentro de mim. No nome de Jesus eu peço. Amém.  http://www.iluminalma.com/

Devocional: Imagem e semelhança

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te pertubas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. (Salmos 42.11) Tantas pessoas se encontram perdidas, sem esperança, até parece que foram destinadas ao fracasso. Se você se sente assim, saiba que na Bíblia Sagrada encontra-se registrado a soberana vontade do Deus Criador a seu respeito: “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Você já parou para analisar a razão da sua existência? Você se parece com Deus! Você é a essência de Deus! Ainda que esteja em conflitos e aflições, dor e tristeza, espera no SENHOR. Faça como o salmista, que, diante da sua fragilidade e perturbações, reconheceu que em Deus deveria esperar e confiar, por que, no SENHOR, se encontra a SALVAÇÃO. “Entregue o seu caminho ao SENHOR JESUS, confia Nele, e Ele agirá”. E com alegria e paz, você trilhará por caminhos de justiça.

Repórter "entrevista" vítima com corpo preso às ferragens

Uma repórter da TV Equinócio, afiliada da Record no Amapá, virou piada nas redes sociais depois de tentar entrevistar uma suposta vítima de acidente automobilístico nesta terça-feira, 25. O "acidentado" tinha a roupa ensanguentada e ainda estava com o corpo preso ao para-brisa quebrado.  Chamada de sem noção pelos internautas, a repórter Lanna Coelho não sabia que era tudo encenação (o rapaz era ator) e cobriu o "fato". Algumas pessoas sugeriram perguntas que a profissional poderia fazer ao homem tipo "se o senhor morrer agora, qual seu último desejo?".

Jequié: Vereador vai deixar liderança do Governo Tânia

Manoel Gomes ameaça debandar do Governo Tânia O vereador Manoel Gomes (PDT), líder do Poder Executivo na Câmara Municipal de Jequié, poderá anunciar a sua saída do cargo de líder do governo na Casa. O parlamentar em contato com o Blog Marcos Frahm, na manhã desta sexta-feira (26), disse que sua pretensão é debandar, mas afirma que ainda não tomou a decisão. ”Eu vou ter uma conversa com a prefeita, mas ainda não anunciei que deixei o cargo. Surgiram algumas informações de que eu já teria comunicado na Câmara que deixei a liderança do governo, mas isso não procede. Na hora certa, todos irão saber”, disse. Ao que tudo indica, a decisão, quando for tomada, deverá ser marcada por críticas à administração da prefeita Tânia Brito (PP). Manoel Gomes estaria se sentindo desprestigiado por não estar tendo suas reivindicações atendidas pelo Governo Tânia Brito. Desde que assumiu a liderança na Casa, em junho de 2013, Gomes reclama da falta de reconhecimento do seu trabalho por parte do Gover

EM NOME DA JUSTIÇA: Silas Malafaia não poderá realizar cultos

Foto: Isac Nóbrega/PR A Justiça do Rio determinou, na última quinta-feira (9), que a Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo -- liderada por Silas Malafaia -- não realize cultos durante a pandemia do coronavírus. A informação é do Portal G1.  A decisão é do desembargador Agostinho Teixeira, do Tribunal de Justiça do RJ, que acolheu recurso do Ministério Público. Em caso de descumprimento, a igreja pode ser multada em R$ 10 mil. No recurso, o MP sustenta que o pastor Silas Malafaia teria manifestado publicamente a intenção de descumprir as medidas restritivas de aglomeração de pessoas, diz a reportagem.