Pular para o conteúdo principal

O que é milagre?


Wilma Rejane

A condição para a realização do milagre é a impossibilidade, certo? Por esta causa é que usamos a palavra milagre, indicando o extraordinário,  impossível,  fantástico! Se não é humano, é milagroso, sobrenatural! Tomás de Aquino criou um conceito clássico para a palavra milagre: " É algo superior, diferente ou contrário à natureza. "Supra, praeter vei contra naturam". Em latim, temos ainda outra definição para milagre: "miraculum", cujo radical é "miror" e pode ser traduzido por prodígio, maravilha, fato estupendo ou extraordinário.

Na civilização grega existiu muita confusão quanto ao significado real da palavra milagre. Com uma infinidade de deuses e símbolos pagãos, os gregos consideravam milagre o espanto diante do inexplicável. O surgimento da Filosofia, com Tales de Mileto, buscando desvendar a origem do universo através da natureza, ficou conhecido como "milagre grego". Fechava-se as cortinas do espetáculo sob o mitológico, para estreia do novo que procurava compreender a magnitude da criação através da razão.

Tales de Mileto acreditava que a água era o "dynamis", o poder criador do mundo. Após ele vieram outras teorias atribuindo o dynamis ao ar, a terra, ao átomo, e etc. Tudo porém, carecia de provas reais e convincentes que nem sempre foram possíveis. A razão parecia ainda insuficiente para explicar a plenitude das coisas criadas que ultrapassam o mundo visível. A ciência evolui através dos séculos: Física, química, matemática, biologia...uma conspiração extraordinária de valores que nos proporciona entender melhor a vida em todos os seus aspectos. As perguntas sobre o "dynamis", contudo persistem e entre vida e morte o misterioso sobrevive em interrogações. O milagre grego tem seu valor, afinal o homem, através da ciência, já despertava para o conhecimento de Deus.


O milagre grego também provocou avanço significativo para humanidade, afinal: eis a ciência!! A grande diva do secular, do tecnológico, aliada do homem quanto ao progresso, porém inimiga em outras facetas (acervo bélico por exemplo).

O Milagre Bíblico 

"No principio criou Deus o céu e a terra" Gn 1:1

No Gênesis Bíblico nasce o milagre,  muitos milagres que acontecem a partir do verbo de Deus que é Jesus: "No principio era o Verbo e o verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem Ele nada do que foi feito se fez" João 1:1-2. 

O dynamis, poder dinâmico criador de todas as coisas, tão enigmático para a ciência nos é revelado nas páginas da Bíblia Sagrada e só pode ser compreendido através da fé. O segredo de tudo que somos, do visível e do invisível, do possível e do impossível, do que é, foi e há de vir nos é ofertado de forma extraordinária e simples ao mesmo tempo, porque está ao alcance de todos.

Deus compartilha os segredos do universo com o homem e o torna protagonista dodynamis. Pela fé, os que crêem haveriam de receber do que é Divino. 

"Moisés, toma o teu bordão e fazei milagres diante de faraó, rei do Egito. Mostra para esse povo a insuficiência dos deuses e a suficiência da fé no Único Deus" Êx 7: 1-13

Mas o poder compartilhado com o homem para realização de maravilhas, também é visto na criação da natureza, nas coisas "simples": 

"E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda terra e todas as árvores em que há fruto e dê semente; isso vos será por mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a todos os répteis, e a toda erva verde lhes será para mantimento" Gn 2:29-30. Sendo assim, o milagre está em toda parte, ele nos rodeia e nos mantêm vivos. Imagine um mundo sem verde, sem campo, matas, selvas e cidades. Tudo é milagre!! O canto do pássaro anunciando o amanhecer, o desabrochar de uma rosa, as sementes que caem no solo e germinam... de milagre é feita a vida!
Se tem algo que satisfaz plenamente a condição de insuficiência humana é olhar para Deus e confiar Nele. Através do sacrifício de Jesus na cruz e da Sua ressurreição, Deus nos convida a vivermos o mais feliz dos milagres que é a vida eterna com o Pai. Esse Pai que se move em milagres para tornar possível a felicidade humana.

"Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:12-16"

Milagre é a realização concreta da vida de Deus nos homens e na natureza. É a manifestação do amor do Criador, milagre é Cristo em nós, esperança e fé de uma vida vitoriosa, de um espírito renovado e cheio de paz em um mundo corrompido pelo mal. O mal é o esquecimento do milagre é o avesso da fé, é o abandono de Deus é o desprezo pelo simples. O mal é a ingratidão que endurece o coração.

Entre o mundo grego e  o contemporâneo, entre ciência e fé, Deus é sobre todos e porque seu amor dura eternamente, os milagres continuarão existindo entre o visível e o invisível, vida e morte, tudo renasce com a força do milagre.


Comentários

Postagens mais lidas

POLÍTICA: Teich não quis virar a versão bolsonarista de Harry Shibata, o médico legista da ditadura

Harry Shibata, o legista da ditadura Nelson Teich pediu demissão nesta sexta-feira após um processo de fritura que incluiu seu linchamento pelas milícias virtuais. Ex-ministro Nelson Teich Foi “o dia mais triste” da sua vida, definiu. “Não vou manchar a minha história por causa da cloroquina”. Bolsonaro defende o medicamento de maneira doentia, sem qualquer base científica. Há interesses econômicos — a Apsen, empresa farmacêutica que produz o medicamento, é de um empresário bolsonarista chamado Renato Spallicci. Há também uma necessidade doentia de tentar encontrar uma “cura” e o presidente da República ser o milagreiro. Bolsonaro pôs a faca no pescoço de Teich. “Votaram em mim para eu decidir. Acredito no trabalho dele, mas essa questão eu vou resolver”, disse o presidente Bolsonaro (psicopata) numa live com empresários. Teich havia escrito no Twitter que “a cloroquina é um medicamento com efeitos colaterais. Então, qualquer prescrição deve ser feita com bas

Jequié: Academia ao ar livre no INOCOOP

Moradores do INOCOOP, no bairro do Jequiezinho passaram a contar desde a última sexta-feira, (03), com um novo espaço para a prática de atividades esportivas. Trata-se da Academia ao Ar Livre, um projeto da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Jequié. Esta é a segunda de uma série de quatro academias que serão instaladas na cidade. No último dia 1º de outubro os moradores da Urbis, bairro do Jequiezinho, também foram contemplados com a área de atividades físicas. O evento foi bastante participativo e contou com a presença da prefeita Tânia Britto, secretários Emanoel Andrade (Relações Institucionais e Comunicação Social), Heber Filho (Saúde), Alexandre Almeida (Serviços Públicos), Daniel Quadros (Controlador) e o vereador João Cunha. A prefeita Tânia Britto congratulou com todos os moradores a conquista e disse estar motivada em ver crianças, jovens e idosos praticando atividade física. “Estamos cuidando da nossa saúde”, revelou. As Academias ao Ar Livr

Operação combate esquema de fraude de R$ 27 milhões na Bahia. Empresários de Jequié no esquema

Mandados de prisão são cumpridos em cidades baianas (Fotos: Divulgação/ Sefaz) A operação "Borda da Mata", deflagrada nesta quinta-feira (4), cumpre cinco mandados de prisão, 11 de condução coercitiva e nove de busca e apreensão nas cidades de Jequié, Vitória da Conquista, Gongoji, Ibicuí e Itamari, na Bahia. Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), quatro pessoas foram presas em Jequié e uma em Ibicuí. Todos os presos eram pessoas ligadas às empresas investigadas. A ação combate um esquema fraudulento de sonegação fiscal e uso de “laranjas” por um grupo formado por 12 empresas, que atuam principalmente no ramo de distribuição alimentícia. A força-tarefa foi articulada entre Ministério Público estadual (MP-BA), a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Segurança Pública (SSP), em cinco anos de investigação. Cofre encontrado durante a operação Segundo o MP-BA, em 24 anos de atuação do esquema, entre 1990 e 2014, o prejuízo ao erário c

CARNAVAL DE SALVADOR: Além de ter conquistado o título "música do carnaval", Ivete Sangalo foi quem mais obteve mídia

Foto: Saulo Brandão Sem surpresas, Ivete Sangalo foi a atração que mais obteve mídia televisiva da última quinta (20) até terça-feira (25). Além disso, as estruturas relacionadas a ela - Camarote Veveta e Bloco Coruja - também predominaram nos noticiários e transmissões ao vivo durante o Carnaval 2020. Segundo um levantamento realizado pela empresa de pesquisa MidiaClip, a cantora ocupou mais de 19 horas somadas de exibição.  Atrás dela, aparece a cantora Cláudia Leitte, com 12 horas e 42 minutos, e o cantor Bell Marques, com 12 horas e 12 minutos no ranking dos artistas mais falados e comentados da folia momesca.  O Camarote Veveta, que estreou este ano, foi o que obteve maior projeção nas transmissões, com mais de sete horas de veiculação, seguido pelo Planeta Band, que teve mais de três horas, e do Mirante do Gigante, também em seu primeiro ano, que teve mais de duas horas de veiculação. Imagem: MidiaClip Entre os blocos de corda, o maior destaque é o Coruja, com

Feminismo no Brasil

Ao falar sobre o feminismo no Brasil, devemos inicialmente falar sobre a situação da mulher em nossa sociedade. Durante vários séculos, as mulheres estiveram relegadas ao ambiente doméstico e subalternas ao poder das figuras do pai e do marido. Quando chegavam a se expor ao público, o faziam acompanhadas e geralmente se dirigiam para o interior das igrejas. A limitação do ir e do vir era a mais clara manifestação do lugar ocupado pelo feminino. A transformação desse papel recluso passou a experimentar suas primeiras transformações no século XIX, quando o governo imperial reconheceu a necessidade de educação da população feminina. No final desse mesmo período, algumas publicações abordavam essa relação entre a mulher e a educação, mas sem pensar em um projeto amplo a todas as mulheres. O conhecimento não passava de instrumento de reconhecimento das mulheres provenientes das classes mais abastadas. Chegando até essa época, as aspirações pelo saber existiam, mas não possuíam o interesse d