Pular para o conteúdo principal

Pessoas que foram infectadas produzem diferentes respostas protetoras após vacina e cura da Covid, diz estudo

 

(Reprodução)

Pessoas que tiveram infecção pelo coronavírus no passado podem produzir uma resposta imune mais diversificada, mas a ação de neutralização nos vacinados que não tiveram contato prévio com o vírus é dada até 12 vezes mais pela vacina.

Os resultados da pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade Rockfeller (EUA) e coordenada pelo imunologista brasileiro Michel Nussenzweig, foram divulgados na prestigiosa revista científica Nature no último dia 7.

A proteção conferida por uma infecção prévia ao Sars-CoV-2 pode se desenvolver e ser até bem robusta nas pessoas, mas ainda não é possível afirmar com certeza que todos os indivíduos que tiveram Covid no passado vão conseguir se defender frente a uma nova infecção.

Já a imunidade conferida por vacinas pode oferecer uma arma imunológica imediata, mas a duração dessa resposta imune ainda está sendo melhor estabelecida conforme os estudos sobre a necessidade de doses de reforço avançam.

Os pesquisadores procuraram avaliar então qual seria a proteção conferida entre as duas doses (D1 e D2) e 1,3 e cinco meses após a D2 das vacinas contra Covid de mRNA em pessoas que nunca se infectaram -os chamados "naives"- e comparar a taxa de anticorpos e tipos de células de defesa no organismo com o observado em recuperados.

Foram avaliadas amostras de sangue de 32 pessoas que não tinham histórico de Covid (oito vacinados com a vacina da Moderna e 24 com a Pfizer/BioNTech) em três momentos distintos: "prime" (até duas semanas e meia após a primeira dose e antes da segunda), 1,3 mês após a segunda dose (equivalente ao grupo controle, que incluiu sangue de pessoas recuperadas de Covid 1,3 mês após a infecção) e cinco meses após a segunda dose.

Do total de amostras, 53% foram de homens e 47% mulheres, e a idade média dos indivíduos analisados foi 34,5 anos (os participantes tinham de 23 a 78 anos).

O que os cientistas observaram foi que, apesar de a resposta imune após a infecção natural ser mais diversificada, podendo evoluir inclusive para combater às novas variantes, o potencial de neutralização do vírus pelas vacinas é maior do que com a imunidade natural.

Em contrapartida, pessoas que não se infectaram, quando recebem as duas doses das vacinas de mRNA, produzem uma resposta significativa de neutralização do vírus e produção de anticorpos. Algumas variantes de preocupação, no entanto, podem conseguir escapar da proteção conferida, sugerindo a necessidade de doses adicionais ao longo do tempo.

"Indivíduos convalescentes desenvolvem aumento na potência e ação de células de memória contra o vírus original de Wuhan e suas cepas após um reforço da vacina. Já os vacinados também produzem níveis elevados de anticorpos neutralizantes quando recebem doses de reforço. Dada a emergência atual de novas variantes do Sars-CoV-2, doses de reforço para prevenir a infecção podem ser necessárias, (...) e o momento certo do reforço vai depender na estabilidade e evolução das células B de memória [nesses indivíduos]", concluem os autores.

Comentários

Postagens mais lidas

PT acionará STF contra extinção do Bolsa Família

Gleisi Hoffmann ( Reprodução/Flickr) O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou nesta quarta-feira (17) que acionará o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a extinção do programa Bolsa Família pelo governo Bolsonaro. A presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, disse que a petição deve ser encaminhada à Corte na próxima semana.  “O fim desse programa sem um programa estruturado em seu lugar, com regras claras, coloca a população em um estado de maior vulnerabilidade. Seria com base na Constituição”, declarou Gleisi durante entrevista coletiva no Salão Verde da Câmara. O Partido dos Trabalhadores criticou a redução do número de beneficiários na passagem do auxílio emergencial para o auxílio Brasil. O número de recebedores caiu de 38 milhões para 14,5 milhões. pelas contas dos petistas, 24,8 milhões de pessoas ficaram sem nenhuma renda. “São milhões de pessoas que vão engrossar a fila do osso nos açougues, num momento em que os preços dos alimentos disparam, a inflação é alta, ...

Três deputados federais ameaçam deixar o PL caso filiação de Bolsonaro se confirme

(Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados) Três deputados federais do PL ameaçam deixar o partido caso a filiação de Jair Bolsonaro se confirme.Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, eles são de estados do Nordeste e afirmam que a permanência na sigla do candidato adversário do ex-presidente Lula (PT) pode ser prejudicial na disputa de 2022. Entre parlamentares do PL, a expectativa é que a filiação resulte em pedidos de desfiliação, mas também atraia parte dos bolsonaristas que aguardam uma decisão do presidente para escolher seus partidos. Nas contas dos integrantes do partido de Valdemar Costa Neto, o balanço da possível filiação deve ser positivo, com mais filiações do que saídas, e a leitura é que hospedar um presidenciável fará a bancada no Congresso aumentar. Hoje o partido tem 43 deputados e 4 senadores. (Metro1)

Eleições 2012: Morador de rua é o vereador mais votado de Varginha

As eleições municipais reservaram uma surpresa na cidade de Varginha, no sul de Minas. O candidato a vereador mais votado foi um morador de rua.  Adílson “Pé de Chumbo” teve 2.863 votos em sua segunda tentativa nas urnas. Aos 32 anos, Pé de Chumbo disse que já trabalhou como engraxate, vendedor de picolé e office boy antes de se arriscar na vida pública. Mesmo surpreso com a votação, ele afirmou que vai se dedicar e trabalhar para ajudar a população. Nas ruas, o povo apoia a escolha, e acredita que ele vai atender às expectativas.

Jequié: Servidores sem salário mobilizam-se em assembleia

Assembleia do Sinserv / Foto: Antonio Argolo Na manhã desta sexta, 03, o sindicato dos servidores municipais de Jequié, Sinserv- realizou uma assembleia geral extraordinária na própria sede, com a seguinte pauta: salário atrasado dos servidores do mês de setembro. Os vereadores que fazem oposição ao governo Tânia, decidiu por não colocar em pauta na sessão da última terça (30) a solicitação do executivo em dotar orçamento para que fosse possível realizar o pagamento de salários dos servidores, reservando assim, para a próxima sessão da câmara no dia 07/10, às 18h. É sabido que, por lei, o salário poderá ser pago até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido, mesmo assim, o Sinserv está atento para um possível descumprimento desta lei, já que o prazo finda na próxima segunda-feira, 6, levando em consideração o inicio da contagem dos dias úteis que foi a partir do dia 01/10, incluindo o sábado. Por unanimidade, a categoria decidiu por participar da votação n...

Após passar feriadão na casa da amante, homem tem órgãos genitais queimados pela mulher

Um jovem de 23 anos ficou ferido após ser queimado com água quente pela esposa, na noite do domingo (14). De acordo com informações da Central de Polícia, o crime aconteceu na casa da vítima, localizada na rua Paraíso, no Lobato, quando o rapaz voltou para casa depois de passar quatro dias desaparecido. Segundo a polícia, Emerson Carlos Ramos passou o feriadão na casa da amante e só voltou para casa depois de quatro dias. Por vingança, a esposa do jovem jogou água fervente no corpo do marido, enquanto ele estava deitado na cama. Emerson Carlos sofreu queimaduras nos braços, abdômen e região genital. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde deu entrada às 23h. A vítima continua internada na unidade médica, mas o estado de saúde do jovem não foi divulgado pela instituição. O caso está sendo investigado pela 5ª Delegacia Territorial (DT/Periperi), mas até o momento a mulher de Emerson Carlos, acusada de cometer o crime, ainda não foi preso pela polícia.  (Cor...