Pular para o conteúdo principal

Pessoas que foram infectadas produzem diferentes respostas protetoras após vacina e cura da Covid, diz estudo

 

(Reprodução)

Pessoas que tiveram infecção pelo coronavírus no passado podem produzir uma resposta imune mais diversificada, mas a ação de neutralização nos vacinados que não tiveram contato prévio com o vírus é dada até 12 vezes mais pela vacina.

Os resultados da pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade Rockfeller (EUA) e coordenada pelo imunologista brasileiro Michel Nussenzweig, foram divulgados na prestigiosa revista científica Nature no último dia 7.

A proteção conferida por uma infecção prévia ao Sars-CoV-2 pode se desenvolver e ser até bem robusta nas pessoas, mas ainda não é possível afirmar com certeza que todos os indivíduos que tiveram Covid no passado vão conseguir se defender frente a uma nova infecção.

Já a imunidade conferida por vacinas pode oferecer uma arma imunológica imediata, mas a duração dessa resposta imune ainda está sendo melhor estabelecida conforme os estudos sobre a necessidade de doses de reforço avançam.

Os pesquisadores procuraram avaliar então qual seria a proteção conferida entre as duas doses (D1 e D2) e 1,3 e cinco meses após a D2 das vacinas contra Covid de mRNA em pessoas que nunca se infectaram -os chamados "naives"- e comparar a taxa de anticorpos e tipos de células de defesa no organismo com o observado em recuperados.

Foram avaliadas amostras de sangue de 32 pessoas que não tinham histórico de Covid (oito vacinados com a vacina da Moderna e 24 com a Pfizer/BioNTech) em três momentos distintos: "prime" (até duas semanas e meia após a primeira dose e antes da segunda), 1,3 mês após a segunda dose (equivalente ao grupo controle, que incluiu sangue de pessoas recuperadas de Covid 1,3 mês após a infecção) e cinco meses após a segunda dose.

Do total de amostras, 53% foram de homens e 47% mulheres, e a idade média dos indivíduos analisados foi 34,5 anos (os participantes tinham de 23 a 78 anos).

O que os cientistas observaram foi que, apesar de a resposta imune após a infecção natural ser mais diversificada, podendo evoluir inclusive para combater às novas variantes, o potencial de neutralização do vírus pelas vacinas é maior do que com a imunidade natural.

Em contrapartida, pessoas que não se infectaram, quando recebem as duas doses das vacinas de mRNA, produzem uma resposta significativa de neutralização do vírus e produção de anticorpos. Algumas variantes de preocupação, no entanto, podem conseguir escapar da proteção conferida, sugerindo a necessidade de doses adicionais ao longo do tempo.

"Indivíduos convalescentes desenvolvem aumento na potência e ação de células de memória contra o vírus original de Wuhan e suas cepas após um reforço da vacina. Já os vacinados também produzem níveis elevados de anticorpos neutralizantes quando recebem doses de reforço. Dada a emergência atual de novas variantes do Sars-CoV-2, doses de reforço para prevenir a infecção podem ser necessárias, (...) e o momento certo do reforço vai depender na estabilidade e evolução das células B de memória [nesses indivíduos]", concluem os autores.

Comentários

Postagens mais lidas

Colisão entre carro e Kombi deixa dois mortos e 13 feridos em Porto Seguro

Acidente aconteceu entre os distritos de Arraial D´Ajuda e Trancoso. (Foto:Whatsapp) Duas pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas no domingo (26), em um acidente envolvendo um carro e uma Kombi na BA-001, trecho que liga Arraial D’ajuda e Trancoso, distritos do município de Porto Seguro, no sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, os veículos bateram de frente depois que o motorista do carro perdeu o controle da direção. Ainda de acordo com a PM, o motorista, João de Jesus Farias, 37 anos, e o sobrinho Rogério Farias de Jesus, de 23, que estavam no carro de passeio morreram. De acordo com a publicação do G1, um terceiro homem que estava no mesmo veículo, e os 12 passageiros da Kombi, ficaram feridos e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As vítimas foram encaminhadas até o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. O motorista da Kombi, um jovem de 19 anos, ficou preso às ferragens e só foi resgatado depois da chegada do C...

Brasil bate Coreia no Grand Prix

A seleção brasileira feminina de vôlei terminou a primeira semana do Grand Prix invicta e em primeiro lugar no Grupo C. Neste domingo, a equipe derrotou a Coreia do Sul, anfitriã da chave por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/20 e 25/22, em 1 hora e 17 minutos, na cidade de Busan. O resultado levou o Brasil a terminar a sua participação no Grupo C com nove pontos e três vitórias nos três jogos disputados. Antes, a seleção havia superado o Japão por 3 sets a 0 e a Alemanha por 3 sets a 1. Na segunda-feira, a equipe segue para a cidade de Almaty, no Casaquistão, onde disputará o Grupo F do Grand Prix. O Brasil vai enfrentar a seleção local, a Tailândia e a Itália. A estreia na chave será na sexta-feira, às 9 horas (de Brasília), contra as tailandesas.

China impede que indicado ao Nobel receba visitas em seu aniversário

O advogado Chen Guangcheng, candidato ao Prêmio Nobel da Paz em várias edições e em prisão domiciliar desde que saiu do cárcere em 2010, completou 40 anos neste sábado (12), o que provocou violentos confrontos entre as autoridades que o vigiam e aqueles que tentaram visitá-lo. Todos que se aproximaram da casa de Chen, na cidade de Dongshigu, na província oriental de Shangdong, foram agredidos ou presos, segundo o jornal independente "South China Morning Post". Em 2005, Chen foi condenado a quatro anos e três meses de prisão por denunciar uma série de abortos forçados pelas autoridades de planejamento familiar na localidade de Shandong (leste da China). Desde sua libertação em setembro de 2010, Chen, sua esposa, Iuane Weijing, e sua filha de seis anos, Chen Kesi, vivem reclusos em sua casa e incomunicáveis. O outro filho de Chen, de oito anos, vive com outros parentes e não vê seus pais desde o início deste ano. Várias organizações não-governamentais, como a China Human ...

Após 67 anos, Roberto Carlos quebra o silêncio e fala sobre perda da sua perna

(Foto: Fuxicos da Gláucia / VisualHunt)  O cantor Roberto Carlos resolveu falar sobre o maior tabu de sua vida após 67 anos: a perda de uma perna em um atropelamento por trem quando ainda era criança que lhe faz caminhar com prótese mecânica até hoje. A história será contada em minissérie de quatro episódios que está sendo escrita pelo jornalista Nelson Motta com a roteirista Patricia Andrade, de "Dois Filhos de Francisco". O episódio aconteceu na cidade natal de Roberto, Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito santo. "Roberto contou que com 13/14 anos ele não tinha prótese na perna. Era aquela calça com alfinetinho e a muleta. Ele ia para o colégio, brincava. Depois, o pai dele ouviu falar que no Rio havia um médico que fazia prótese. Ele foi lá com o pai, mas não deu em nada. No terceiro hospital que eles foram, ouviram falar de um médico alemão. Vai ver foi treinado em algum campo de concentração ou era um inocente só. O fato é que o cara era um craque. O alemão botou um...

Comandante PM diz que não deseja o silêncio da comunidade para os problemas que lhe trazem insegurança

Na primeira semana efetivamente à frente do 19º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Jequié e  jurisdição sobre  13 municípios, o tenente coronel PM Valcí Serpa, revelou em entrevista ao programa Jequié Urgente (93 FM), na terça-feira (3), que já vem detectando os fócos de problemas de segurança e que pretende colocar em prática uma nova maneira tática de atuação da corporação. “O tenente coronel Elenilson fez um excelente trabalho no comando do 19º BPM, mas, cada dirigente tem a sua maneira de atuar”, explicou. Ele disse que está desencadeando a Operação Presença,  com a manutenção de 25 viaturas de 4 e 2 rodas circulando na cidade nos horários de pique e que a Operação Inquieteção, será executada nos horários noturnos com visitas às áreas de maior incidência do tráfico de drogas. “Espero para esse trabalho contar com a comunidade e estamos disponibilizando o disque-denúncia pelo telefone 3526-1658″. O tenente coronel Serpa disse também que trouxe o major PM Silv...