Pular para o conteúdo principal

Pessoas que foram infectadas produzem diferentes respostas protetoras após vacina e cura da Covid, diz estudo

 

(Reprodução)

Pessoas que tiveram infecção pelo coronavírus no passado podem produzir uma resposta imune mais diversificada, mas a ação de neutralização nos vacinados que não tiveram contato prévio com o vírus é dada até 12 vezes mais pela vacina.

Os resultados da pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade Rockfeller (EUA) e coordenada pelo imunologista brasileiro Michel Nussenzweig, foram divulgados na prestigiosa revista científica Nature no último dia 7.

A proteção conferida por uma infecção prévia ao Sars-CoV-2 pode se desenvolver e ser até bem robusta nas pessoas, mas ainda não é possível afirmar com certeza que todos os indivíduos que tiveram Covid no passado vão conseguir se defender frente a uma nova infecção.

Já a imunidade conferida por vacinas pode oferecer uma arma imunológica imediata, mas a duração dessa resposta imune ainda está sendo melhor estabelecida conforme os estudos sobre a necessidade de doses de reforço avançam.

Os pesquisadores procuraram avaliar então qual seria a proteção conferida entre as duas doses (D1 e D2) e 1,3 e cinco meses após a D2 das vacinas contra Covid de mRNA em pessoas que nunca se infectaram -os chamados "naives"- e comparar a taxa de anticorpos e tipos de células de defesa no organismo com o observado em recuperados.

Foram avaliadas amostras de sangue de 32 pessoas que não tinham histórico de Covid (oito vacinados com a vacina da Moderna e 24 com a Pfizer/BioNTech) em três momentos distintos: "prime" (até duas semanas e meia após a primeira dose e antes da segunda), 1,3 mês após a segunda dose (equivalente ao grupo controle, que incluiu sangue de pessoas recuperadas de Covid 1,3 mês após a infecção) e cinco meses após a segunda dose.

Do total de amostras, 53% foram de homens e 47% mulheres, e a idade média dos indivíduos analisados foi 34,5 anos (os participantes tinham de 23 a 78 anos).

O que os cientistas observaram foi que, apesar de a resposta imune após a infecção natural ser mais diversificada, podendo evoluir inclusive para combater às novas variantes, o potencial de neutralização do vírus pelas vacinas é maior do que com a imunidade natural.

Em contrapartida, pessoas que não se infectaram, quando recebem as duas doses das vacinas de mRNA, produzem uma resposta significativa de neutralização do vírus e produção de anticorpos. Algumas variantes de preocupação, no entanto, podem conseguir escapar da proteção conferida, sugerindo a necessidade de doses adicionais ao longo do tempo.

"Indivíduos convalescentes desenvolvem aumento na potência e ação de células de memória contra o vírus original de Wuhan e suas cepas após um reforço da vacina. Já os vacinados também produzem níveis elevados de anticorpos neutralizantes quando recebem doses de reforço. Dada a emergência atual de novas variantes do Sars-CoV-2, doses de reforço para prevenir a infecção podem ser necessárias, (...) e o momento certo do reforço vai depender na estabilidade e evolução das células B de memória [nesses indivíduos]", concluem os autores.

Comentários

Postagens mais lidas

Jequié: Vereador vai deixar liderança do Governo Tânia

Manoel Gomes ameaça debandar do Governo Tânia O vereador Manoel Gomes (PDT), líder do Poder Executivo na Câmara Municipal de Jequié, poderá anunciar a sua saída do cargo de líder do governo na Casa. O parlamentar em contato com o Blog Marcos Frahm, na manhã desta sexta-feira (26), disse que sua pretensão é debandar, mas afirma que ainda não tomou a decisão. ”Eu vou ter uma conversa com a prefeita, mas ainda não anunciei que deixei o cargo. Surgiram algumas informações de que eu já teria comunicado na Câmara que deixei a liderança do governo, mas isso não procede. Na hora certa, todos irão saber”, disse. Ao que tudo indica, a decisão, quando for tomada, deverá ser marcada por críticas à administração da prefeita Tânia Brito (PP). Manoel Gomes estaria se sentindo desprestigiado por não estar tendo suas reivindicações atendidas pelo Governo Tânia Brito. Desde que assumiu a liderança na Casa, em junho de 2013, Gomes reclama da falta de reconhecimento do seu trabalho por parte do Gover...

Violência Urbana: família é feita refém dentro da própria casa em Vitória da Conquista; PM captura suspeitos

Foto: Blog do Anderson A onda de sequestro relâmpagos e assaltos tem atingido a população de Vitória da Conquista. Na noite do sábado (25) mais um caso foi registrado, mas contou com uma breve ação da Polícia Militar. O crime aconteceu no bairro Boa Vista quando uma família foi feita refém dentro de sua própria casa. As imagens das câmeras de monitoramento facilitaram as investigações e equipes da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar e Companhia Independente de Policiamento Tático (RONDESP) que capturaram o bando na Vila América. Dois homens e dois adolescentes foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública juntamente com o material roubado. Do Blog do Anderson.

Começa a chover em alguns municípios do sertão baiano

Moradores de alguns municípios do sertão da Bahia acordaram, nesta sexta-feira (20), e se depararam com o céu nublado e uma garoa, que ajudou a refrescar um pouco a vida de muitos que sofrem ultimamente com a seca que castiga toda a região. Cidades como Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Riachão do Jacuípe, Baixa Grande, Conceição do Coité e Valente, no nordeste baino, que não recebiam chuva há mais de dois meses, presenciaram o início de uma possível temporada de chuva. Mas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva que cai nesses municípios citados não tem previsão para aumentar e não deve beneficiar a população que sofre com a escassez de água. Já as regiões mais castigadas continuam sem previsão de chuva. Com informações do Bahia Notícias)

Chiquinha, do ‘Chaves’, diz que tentou reatar amizade com Roberto Bolaños

‘Liguei para a casa dele, para o escritório, mas ele nunca respondeu’, contou a atriz María Antonieta de Las Nieves. A mexicana Maria Antonieta de Las Nieves, conhecida por interpretar a personagem Chiquinha do seriado "Chaves", está pela primeira vez no Brasil. De acordo com o jornal “O Dia”, a atriz está pela primeira vez no Brasil. Em entrevista coletiva em São Paulo, Maria Antonieta contou que tentou reatar a amizade com Roberto Bolaños, o criador do "Chaves". “Eu queria reatar a amizade com ele (Roberto Bolaños) e tentei muitas vezes. Liguei para a casa dele, para o escritório, mas ele nunca respondeu. Não interessa a eles reatar (Roberto e sua esposa, Florinda Meza, intérprete de Dona Florinda) a amizade. Tomara que antes que me aconteça alguma coisa, ou que aconteça alguma coisa a ele, que nos deixem estar juntos por pelo menos mais cinco minutos. Tenho um enorme carinho, respeito e grande admiração por ele”, disse a intérprete de Chiquinha. A atriz contou, a...

Caturama: Livros didáticos são queimados no lixão municipal

Alguns livros didáticos foram queimados em Caturama, no sudoeste baiano, no lixão mantido pela prefeitura municipal. De acordo com o site Brumado Notícias, o flagrante foi feito por um jovem identificado como Lucas Oliveira, que fotografou o material que havia acabado de queimar, mas não conseguiu registrar as pessoas que executavam a ação, pois elas fugiram ao perceberam que podiam ser filmadas. “Queimar um livro, com intenção de que seja erradicado e deletado para sempre, é um atentado contra nossa espécie, contra a memória, contra si mesmo”, disse o denunciante. Segundo informações do Jornal Tribunal do Sertão, o caso é investigado pela polícia local, que já suspeita de que a ordem para colocar fogo nos livros tenha partido da própria prefeitura. A Diretoria regional de Educação (Direc) recolheu os livros e, segundo informações, já teria notificado o caso na Secretaria de Educação da Bahia.