Pular para o conteúdo principal

Pessoas que foram infectadas produzem diferentes respostas protetoras após vacina e cura da Covid, diz estudo

 

(Reprodução)

Pessoas que tiveram infecção pelo coronavírus no passado podem produzir uma resposta imune mais diversificada, mas a ação de neutralização nos vacinados que não tiveram contato prévio com o vírus é dada até 12 vezes mais pela vacina.

Os resultados da pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade Rockfeller (EUA) e coordenada pelo imunologista brasileiro Michel Nussenzweig, foram divulgados na prestigiosa revista científica Nature no último dia 7.

A proteção conferida por uma infecção prévia ao Sars-CoV-2 pode se desenvolver e ser até bem robusta nas pessoas, mas ainda não é possível afirmar com certeza que todos os indivíduos que tiveram Covid no passado vão conseguir se defender frente a uma nova infecção.

Já a imunidade conferida por vacinas pode oferecer uma arma imunológica imediata, mas a duração dessa resposta imune ainda está sendo melhor estabelecida conforme os estudos sobre a necessidade de doses de reforço avançam.

Os pesquisadores procuraram avaliar então qual seria a proteção conferida entre as duas doses (D1 e D2) e 1,3 e cinco meses após a D2 das vacinas contra Covid de mRNA em pessoas que nunca se infectaram -os chamados "naives"- e comparar a taxa de anticorpos e tipos de células de defesa no organismo com o observado em recuperados.

Foram avaliadas amostras de sangue de 32 pessoas que não tinham histórico de Covid (oito vacinados com a vacina da Moderna e 24 com a Pfizer/BioNTech) em três momentos distintos: "prime" (até duas semanas e meia após a primeira dose e antes da segunda), 1,3 mês após a segunda dose (equivalente ao grupo controle, que incluiu sangue de pessoas recuperadas de Covid 1,3 mês após a infecção) e cinco meses após a segunda dose.

Do total de amostras, 53% foram de homens e 47% mulheres, e a idade média dos indivíduos analisados foi 34,5 anos (os participantes tinham de 23 a 78 anos).

O que os cientistas observaram foi que, apesar de a resposta imune após a infecção natural ser mais diversificada, podendo evoluir inclusive para combater às novas variantes, o potencial de neutralização do vírus pelas vacinas é maior do que com a imunidade natural.

Em contrapartida, pessoas que não se infectaram, quando recebem as duas doses das vacinas de mRNA, produzem uma resposta significativa de neutralização do vírus e produção de anticorpos. Algumas variantes de preocupação, no entanto, podem conseguir escapar da proteção conferida, sugerindo a necessidade de doses adicionais ao longo do tempo.

"Indivíduos convalescentes desenvolvem aumento na potência e ação de células de memória contra o vírus original de Wuhan e suas cepas após um reforço da vacina. Já os vacinados também produzem níveis elevados de anticorpos neutralizantes quando recebem doses de reforço. Dada a emergência atual de novas variantes do Sars-CoV-2, doses de reforço para prevenir a infecção podem ser necessárias, (...) e o momento certo do reforço vai depender na estabilidade e evolução das células B de memória [nesses indivíduos]", concluem os autores.

Comentários

Postagens mais lidas

Post da PM faz alerta sobre assaltos para usuários de Pokémon Go na BA

  Alerta é da companhia em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Além de sofrer assaltos, gamers podem invadir propriedade e cometer infração l Foto: Reprodução/ Facebook Uma postagem publicada nas redes sociais da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, alerta ao risco de ocorrências como assaltos aos usuários do aplicativo Pókemon Go, que chegou ao Brasil na quarta-feira (3). O aviso, que conta com mais de 1000 compartilhamentos no Facebook, ensina precauções no uso do jogo de realidade aumentada, onde o gamer anda pela cidade para capturar pokémons e obter acessórios. A ideia foi da responsável pela comunicação social da companhia, a soldado Deyse Bastos. "Hoje o roubo de celular é campeão em ocorrência em todo o país. A gente teve essa ideia porque viu que seria uma febre, como em outros países, já para evitar que exista ocorrências", explica a PM. Ela diz que já observou jovens brincando com...

Prefeito de Itacaré é internado; mulher diz que médicos suspeitam de dengue

O prefeito da cidade de Itacaré, na região sul da Bahia, Jarbas Barros, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Bahia, em Salvador, com suspeita de dengue hemorrágica. Segundo informações da esposa do prefeito, Cecílica Barros, ele já fez cinco exames, mas a confirmação do quadro só sairá com 15 dias. Ainda de acordo com Cecília, o prefeito passou mal na quinta-feira (18), chegou a ser levado ao hospital no dia seguinte pela manhã, mas foi liberado à tarde. A internação só ocorreu no sábado (20) e com o agravamento do quadro, no domingo (21), ele foi transferido para a UTI. De acordo com o último boletim médico divulgado pelo hospital na manhã desta terça-feira (23), o estado de saúde do prefeito é de melhora gradativa. A previsão é que ele seja transferido para um dos quartos da unidade na tarde desta terça. Dengue hemorrágica A dengue hemorrágica é considerada uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infect...

Jequié: Motorista colide carro em poste de energia após sentir-se mal ao volante

Carro bateu em poste de energia elétrica. Foto: WhatsApp O motorista de um veículo de passeio perdeu o controle da direção do automóvel após queda repentina de pressão arterial nesta segunda-feira (13/7), em Jequié, colidindo o carro Fiat/Strada contra um poste de energia elétrica na Avenida Brigadeiro Sá Bittencourt, no Jequiezinho. O condutor do veículo, além de uma passageira, foram socorridos por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu e levados ao Hospital Geral Prado Valadares. A Polícia Militar foi acionada para o registro da ocorrência. 

Jequié: O adeus ao soldado PM Jurandy

Imagens do cortejo fúnebre do SD PM Jurandy sendo conduzido pelo caminhão de bombeiros  Jurandy disputava vaga na Câmara Municipal nas eleições deste ano O cortejo fúnebre do soldado da PM, Jurandy Oliveira, nesta manhã de terça-feira, 28, foi marcado pela grande comoção dos familiares, amigos, colegas e da população, chocados pela forma brutal em que o soldado da PM foi assassinado com requinte de crueldade.  Em resposta, a polícia militar  está  ininterruptamente  no encalço dos assassinos, com apoio de outros Batalhões da Polícia Militar da Bahia. O corpo do soldado foi  sepultado  no cemitério São João Batista. Helicóptero da PM sobrevoando Jequié

BAHIA: Governador quer a punição do PM agressor

Foto: Reprodução/Redes Sociais O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse, nesta terça-feira (4), que mandou punir o policial militar que agrediu um jovem no bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador. Para ele, o caso de racismo é “inaceitável”. “Determinei apuração rigorosa e imediata da Corregedoria da Polícia Militar com as devidas punições legais aos responsáveis e divulgação para a sociedade das medidas adotadas. Para que esses casos isolados não possam continuar comprometendo a imagem da instituição”, escreveu na rede social. “Como governador do Estado da Bahia não admito comportamento de violência policial como o ocorrido no vídeo que circula nas redes sociais. É inaceitável, inadmissível e não reflete o comportamento e os ideais da instituição”, emendou. O caso aconteceu neste domingo (2), mas o vídeo começou a circular nesta segunda-feira (3). “Você para mim é ladrão, você é vagabundo. Olha essa desgraça desse cabelo aqui. Tire aí vá, essa desgraça desse...