O reservatório da usina hidrelétrica de Ilha Solteira atingiu 0% do seu nível operacional nesta quarta-feira (15), após bater níveis críticos nesta segunda-feira (13), resultado de uma queda abrupta no nível da represa em apenas duas semanas.
Entre os dias 1º e 15 de setembro, o lago de Ilha Solteira despencou de quase 22% para o atual 0%. A queda fica ainda mais nítida se comparado com o início de agosto, quando o reservatório da usina às margens do Rio Paraná na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul acumulava 40% de sua capacidade.
Terceira maior hidrelétrica em operação no país, Ilha Solteira tem capacidade de gerar 3.444 MW com 20 unidades geradoras, o suficiente para abastecer o Rio de Janeiro e Recife, aproximadamente. Desde Agosto, no entanto, vinha gerando cerca de 30% disso de forma a preservar a água do reservatório.
Nesta terça-feira, já com a represa próxima do zero operacional, a usina gerou pouco menos da metade do potencial.
Segundo a estatal chinesa CTG Brasil, concessionária da usina, o nível do reservatório nesta quarta-feira é de 322,94m, correspondente a -1,09% do volume armazenado, quando considerado o nível mínimo de 323m estabelecido pelos órgãos reguladores.
Em nota, o ONS (Operador Nacional do Sistema) defendeu a redução no nível da represa, afirmando que os dados oficiais apresentados têm como referência o volume útil, definido na outorga da Agência Nacional de Águas (ANA), que considera a cota de 323 metros para não interromper o funcionamento da hidrovia Tietê-Paraná.
A nota afirma ainda que “o valor de 0,0% não quer dizer que o reservatório da usina esteja vazio. Se considerarmos o nível mínimo de projeto, cuja cota é 314 metros, o reservatório encontra-se com 56,72% do seu armazenamento. Como autorizado pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), o Operador está autorizado a chegar à cota de 314 metros e está comprometido em fazer a melhor gestão de recursos no atual cenário”.
De acordo com a concessionária, se for considerado o nível mínimo de projeto, cuja cota é 314m, o nível de hoje corresponde a 56,72% do volume útil total do reservatório.
(Yahoo Notícias)
Comentários