Maia (D) comemora a vitória na mais disputada eleição à presidência da Câmara de todos os tempos |
Com 285 votos, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito na madrugada desta quinta-feira, 14, presidente da Câmara dos Deputados para o mandato "tampão" até fevereiro de 2017. Ele venceu na disputa do segundo turno do pleito o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que recebeu 170 votos.
Maia assume a presidência da Casa após a renúncia do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O deputado também passa a ser o segundo na linha sucessória do país, caso o Senado confirme o afastamento definitivo da presidenta Dilma Rousseff.
Filho do ex-prefeito do Rio de Janeir, Cesar Maia, Rodrigo Maia está em seu quinto mandato na Câmara. Ex-presidente do Democratas (DEM), o parlamentar já foi por duas vezes líder da bancada do partido na Câmara.
Maia garantiu que vai governar com simplicidade para pacificar o plenário. "Cheguei aqui muito novo, ter oportunidade de estar presidindo os trabalhos, sendo um dos 513 deputados que, junto comigo, comandarão a Casa. Vamos a partir de amanhã governar com simplicidade".
Após a divulgação do resultado, alguns deputados chegaram a gritar "Fora, Cunha!" em referência ao fato de Rosso ser apoiado pelo deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
A Tarde / Agência Brasil.
Comentários