Dos oito campeões mundiais que jogarão a Copa do próximo ano, um será eliminado na primeira fase. O sorteio desta sexta-feira, na Costa do Sauípe, proporcionou algo inédito na história do torneio: três ex-vencedores no mesmo grupo: Uruguai, Inglaterra e Itália caíram no D, com a modesta Costa Rica.
Outros dois campeões mundiais terão dificuldades pela frente, com seleções fortes nas últimas competições. A Espanha caiu com a Holanda no Grupo B, ao lado de Chile e Austrália - um dos classificados da chave pode enfrentar o Brasil nas oitavas, dependendo da classificação de cada um. E a Alemanha vai duelar com Portugal no G, encarando também Gana e Estados Unidos.
Cabeça de chave, a Celeste foi a quarta colocada no último Mundial e garantiu a vaga para o próximo ano depois da repescagem contra a Jordânia. A Inglaterra foi eliminada nas oitavas de final da última Copa e se classificou para 2014 de forma direta nas eliminatórias europeias. Eliminada na primeira fase em 2010, a Itália foi terceira colocada na Copa das Confederações deste ano e chegou ao Mundial com campanha tranquila nas eliminatórias. A Costa do Marfim não jogou a última Copa e chega ao Brasil após a segunda colocação na fase final das eliminatórias da Concacaf.
Os uruguaios fazem sua estreia contra a Costa Rica no dia 14 de junho, no Castelão. No mesmo dia, a Inglaterra enfrenta a Itália, na Arena da Amazônia. Na segunda rodada, os cabeças de chave pegam a Inglaterra na Arena Corinthians, em 19 de junho, enquanto Costa Rica e Itália duelam na Arena Pernambuco, no dia seguinte. Fechando o grupo, o Uruguai tem confronto com a Itália, na Arena das Dunas, e a Costa Rica enfrenta a Inglaterra, no Mineirão - os dois jogos ocorrerão no dia 24 de junho. (ge)
Comentários