Pular para o conteúdo principal

Bebês trocam mamadeiras por 'copinhos' em hospital na Bahia

Há cerca de dois anos, o Hospital do Oeste, na cidade de Barreiras, na Bahia, implantou um método de amamentação de bebês internados na UTI neonatal da unidade através de um pequeno copo em substituição à mamadeira. Segundo a coordenadora de enfermagem do hospital, Marina Barbizam, o objetivo do uso do copinho é estimular  a sucção da criança e evitar a rejeição ao seio materno futuramente.

"O bebê premuturo tem um déficit de sucção, ela é insuficiente já que ele ainda não aprendeu. Por isso, para ele aprender a sugar o seio, ele precisa ser estimulado, e se isso não acontece ele pode perder o gosto pelo seio da mãe", explica a enfermeira.
O copo, adaptado especialmente para a dieta, possui aproximadamente 80 ml e tem a borda feita para não machucar o nariz da criança. O método é utilizado apenas para alimentar bebês com o peso a partir de 1,6kg. Antes disso, os recém nascidos prematuros são alimentados através de uma sonda que leva o leite da boca direto para o estômago. Quando eles atingem o peso ideal, é iniciada a alimentação através do copo, mas somente para os bebês que possuem dificuldades em mamar diretamente no seio da mãe. Marina conta que a dificuldade na transição é natural e a maioria dos bebês se adapta. A musculatura da face, da boca e da língua é estimulada no processo de alimentação através do copo, ao contrário da mamadeira, que não estimula a sucção do bebê. "Pelo copinho ele não perde o reflexo de sucção porque ele faz a deglutição", afirma. Os riscos do bebê engasgar com a mamadeira também são maiores, segundo a especialista.
Depois que o método é iniciado no hospital, ele pode ser continuado em casa pelos familiares. "Pelo o que elas me passaram aqui, dá para fazer em casa tranquilo", afirma Lenir Souza,  mãe do bebê Ivson, internado na UTI neonatal do hospital.
O uso de mamadeiras e chupetas em unidades de saúde é uma medida não recomendada pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), um selo de qualidade idealizado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Unicef que colocam em prática uma série de medidas para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Apesar do Hospital do Oeste não possuir a IHAC, o uso do copo é adotado pela unidade de saúde. Na Bahia, oito unidades  se comprometem em cumprir as medidas da IHAC.
Outros fatores também explicam a contraindicação do uso de mamadeiras, segundo Marina. "O material do bico da mamadeira, que geralmente é feito de borracha, é mais favorável para acumular microorganismos porque tem mais atrito do que o plástico do copo. A Ortodontia também não recomenda pois a dentição pode ficar prejudicada e a arcada dentária mal formada", acrescenta.
(G1)

Comentários

Postagens mais lidas

Ibirataia: Foragido da justiça morre após confronto com a PM

Homem resistiu a prisão, atirou contra a PM e tentou fugir de carro. (Foto:Leitor/Giro em Ipiaú) Um homem identificado como Cássio Oliveira Reis, 36, apelido de “Cássio Barbudo”, morreu após uma troca de tiros com a polícia militar, na manhã dessa segunda-feira (25) no bairro Mirassol. De acordo com informações preliminares, Cássio era procurado pela justiça e resistiu a ordem de prisão. Ele teria reagido a abordagem da policia e atirado contra a guarnição. Houve troca de tiros e o homem acabou sendo atingido. O motorista perdeu o controle da direção do carro e colidiu em um muro. Ele ainda foi socorrido até a Fundação Hospitalar da cidade, mas não resistiu e faleceu.  Dentro do carro ocupado por Cássio, havia outras duas pessoas, mas, segundo a PM, nenhuma delas se feriu. A justiça chegou a expedir um mandado de prisão contra ele pelos crimes de homicídio e formação de quadrilha, mas o suspeito acabou fugindo da cidade há dois anos.  Dentro do veículo foi encontrad...

Tragédia: Acidente entre van e carreta deixa 10 mortos na BR-116

Uma tragédia marcou a manhã deste domingo (16) na BR-116. Um acidente envolvendo uma Van de cor prata, placa DTR-9206 de Ribeirão Preto/SP, e uma carreta-baú de placa MHP-2785 de Treze Tílias/SC, culminou na morte de dez pessoas por volta das 04h de hoje. Segundo informações colhidas no local pelo Blog Marcos Frahm e equipe da Rádio 93 FM, a colisão, que ocorreu na altura do Km 595 da rodovia, próximo ao município de Irajuba, aconteceu quando a carreta desceu uma ladeira conhecida como ”Serra do Km 100”, invadindo supostamente a contramão e batendo frontalmente com a Van, que seguia no sentido Norte transportando 12 pessoas que voltavam do corte de cana no interior de São Paulo para o município de São José da Tapera, no Estado de Alagoas. Nove delas morreram no local, e a 10ª vítima faleceu momentos depois de dar entrada na emergência do Hospital Prado Valadares, em Jequié.  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista da carreta fugiu após acidente. Ele foi socorri...

Hospital Geral de Vitória da Conquista será a primeira unidade pública a realizar Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica na Bahia

Divulgação/ SESAB Com as datas já marcadas para os dias 27 e 28 de fevereiro, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) será primeiro hospital público a realizar o procedimento de Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica (HIPEC) da Bahia. A HIPEC é um tratamento que utiliza a quimioterapia de forma altamente concentrada e aquecida. Ela é aplicada diretamente no abdome durante a cirurgia citorredutora, diferenciando-se da quimioterapia convencional por ser administrada diretamente nas células tumorais do abdome, com baixa absorção sistêmica, o que permite o uso de doses mais concentradas da medicação. O aquecimento da solução (38º a 42ºC) aumenta a absorção do tratamento pelo tumor, destruindo assim as células que restaram após a cirurgia citorredutora. O procedimento é realizado por cirurgião oncológico habilitado, com acompanhamento de oncologista clínico e equipe multidisciplinar, sendo indicado, principalmente, em tumores pseudomixoma peritoneal e mesotelioma ab...

Morre João Havelange, ex-presidente da Fifa

João Havelange, morre aos 100 anos de idade l Foto: Reprodução Morreu na manhã desta terça-feira (16) o ex-dirigente brasileiro João Havelange, ex-presidente da Fifa e da Confederação Brasileira de Desportos (CBD, antiga denominação da CBF), além de dirigente do Comitê Olímpico Internacional (COI). Com 100 anos, o ex-dirigente passava por problemas de saúde nos últimos anos e chegou a ser internado no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro por conta de uma pneumonia. Atleta de natação e Polo Aquático nos anos 50, o carioca João Havelange se destacou no mundo esportivo como o sétimo presidente da Federação Internacional de Futebol de 1974 a 1998, sendo responsável pelo profissionalismo de torneios como a Copa do Mundo de Futebol e a popularização da modalidade em todo o mundo. A informação da causa de sua morte ainda não foi divulgada. Além da Fifa, o brasileiro também foi dirigente do COI de 1963 a 2011.

Servidores municipais de Jequié, agora com plano de cargos, carreira e remuneração

Reprodução O prefeito de Jequié, Sergio da Gameleira, sancionou a Lei 1.992 de 1º de julho de 2016, publicado no Diário Oficial, nesta segunda, 11, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores municipais de Jequié.  Também foi publicado no Diário Oficial as Leis nº 1.989/2016, que autoriza reajuste salarial para os servidores municipais ativos e inativos, a nº 1.990/2016, que autoriza reajuste salarial para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias ativos e inativos.  Para consultar o Plano na íntegra e as Leis de reajustes, basta clicar no link:  http://impublicacoes.org/trdados/arquivos_agenda_2016/07/ae822846b10845a308629069ae3a82035783ad1d591b3.pdf  .