Pular para o conteúdo principal

Bebês trocam mamadeiras por 'copinhos' em hospital na Bahia

Há cerca de dois anos, o Hospital do Oeste, na cidade de Barreiras, na Bahia, implantou um método de amamentação de bebês internados na UTI neonatal da unidade através de um pequeno copo em substituição à mamadeira. Segundo a coordenadora de enfermagem do hospital, Marina Barbizam, o objetivo do uso do copinho é estimular  a sucção da criança e evitar a rejeição ao seio materno futuramente.

"O bebê premuturo tem um déficit de sucção, ela é insuficiente já que ele ainda não aprendeu. Por isso, para ele aprender a sugar o seio, ele precisa ser estimulado, e se isso não acontece ele pode perder o gosto pelo seio da mãe", explica a enfermeira.
O copo, adaptado especialmente para a dieta, possui aproximadamente 80 ml e tem a borda feita para não machucar o nariz da criança. O método é utilizado apenas para alimentar bebês com o peso a partir de 1,6kg. Antes disso, os recém nascidos prematuros são alimentados através de uma sonda que leva o leite da boca direto para o estômago. Quando eles atingem o peso ideal, é iniciada a alimentação através do copo, mas somente para os bebês que possuem dificuldades em mamar diretamente no seio da mãe. Marina conta que a dificuldade na transição é natural e a maioria dos bebês se adapta. A musculatura da face, da boca e da língua é estimulada no processo de alimentação através do copo, ao contrário da mamadeira, que não estimula a sucção do bebê. "Pelo copinho ele não perde o reflexo de sucção porque ele faz a deglutição", afirma. Os riscos do bebê engasgar com a mamadeira também são maiores, segundo a especialista.
Depois que o método é iniciado no hospital, ele pode ser continuado em casa pelos familiares. "Pelo o que elas me passaram aqui, dá para fazer em casa tranquilo", afirma Lenir Souza,  mãe do bebê Ivson, internado na UTI neonatal do hospital.
O uso de mamadeiras e chupetas em unidades de saúde é uma medida não recomendada pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), um selo de qualidade idealizado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Unicef que colocam em prática uma série de medidas para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Apesar do Hospital do Oeste não possuir a IHAC, o uso do copo é adotado pela unidade de saúde. Na Bahia, oito unidades  se comprometem em cumprir as medidas da IHAC.
Outros fatores também explicam a contraindicação do uso de mamadeiras, segundo Marina. "O material do bico da mamadeira, que geralmente é feito de borracha, é mais favorável para acumular microorganismos porque tem mais atrito do que o plástico do copo. A Ortodontia também não recomenda pois a dentição pode ficar prejudicada e a arcada dentária mal formada", acrescenta.
(G1)

Comentários

Postagens mais lidas

Garís da Locar estão com avisos prévios a serem vencidos dia 07/11

Na próxima quarta-feira (07/11) estará se expirando o prazo de validade do aviso prévio coletivo que vem sendo cumprido pelos garís da empresa Locar Ambiental, contratada através de terceirização pela prefeitura de Jequié. Apreensivos com a situação os operários afirmam não terem recebido qualquer orientação de como deverão proceder após essa dada pré-fixada. A única informação que eles tem é de que está sendo dispensado o pessoal da varrição e limpeza das ruas, estando mantidos os que trabalham nos carros de coleta dos resíduos.A prefeitura ainda não  pronunciou oficialmente sobre o assunto. Em seu site oficial, a prefeitura admite que, “com a chegada das chuvas crescem os riscos de casos de dengue na cidade”, chamando à responsabilidade toda a comunidade através dos segmentos organizados acerca dos riscos de uma epidemia. Adverte a prefeitura para o fato de que muitas pessoas  não colaboram, “ainda é grande o número de pessoas que acha que a dengue é um problema dos...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

Deputado quer concessionárias em Jequié

Com o objetivo de proporcionar melhorias ao setor econômico do município de Jequié, o deputado estadual J.Carlos (PT), intermediou encontro entre o vice-prefeito, Sérgio Gameleira, com o diretor presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC, Emerson Leal. No encontro o vice-prefeito solicitou que a Sudic, através do governo do estado, faça liberação de duas áreas que pertenciam ao frigorífico Fre Capri, desativado há oito anos. Segundo Sérgio Gameleira, o intuito da aquisição do terreno é a implantação das concessionárias volkswagen e hyundai no município. De acordo com J.Carlos, as concessionárias irão contribuir de maneira positiva tanto na economia quanto no deslocamento da população. “ Os Jequieenses precisam sair de Jequié para Vitoria da Conquista, Itabuna , Salvador e outros municípios próximos da região, para ter atendimento e realizar serviços em seus automóveis. Com a ida da volkswagen e hyundai, além de sanar essa dificuldade, as empresa...

Ilhéus: Galinha põe 48 ovos de uma vez

Uma galinha em Ilhéus, no sul baiano, colocou 48 ovos de uma só vez, quando a média normal é, no máximo, 15 ao mês. A família responsável pela ave diz que não comerá os ovos e aguardará o nascimento dos filhotes. Menina Bonita, nome dado ao animal, conta com a ajuda para chocá-los, já que não consegue deitar em cima de todos de uma vez. Os 20 que ela consegue aquecer são esperados com bastante expectativa pelas crianças da casa. “Eu quero ver os filhotinhos”, destaca o estudante Welisson Freitas. De acordo com reportagem da TV Santa Cruz, Menina Bonita e "seu marido", o galo Grampão, chegaram na propriedade de forma inesperada, quando ainda eram filhotes. Eles já fazem parte da família, recebem o carinho de todos e possuem até casa personalizada.

Mulher de 32 anos é 72ª vítima de meningite em 2011 no estado

Uma mulher de 32 anos morreu, neste sábado (1º), vítima de meningite no hospital Roberto Santos, em Salvador. Marivania Marli dos Santos estava internada na instituição desde o começo da semana. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) encaminhou material para saber se a doença que matou Marivania é do tipo C, considerada a mais letal e a mesma que matou a estudante de Enfermagem, de Leidiane de Souza Sá Teles, 27 anos. (Bahia Notícias)