Pular para o conteúdo principal

Bebês trocam mamadeiras por 'copinhos' em hospital na Bahia

Há cerca de dois anos, o Hospital do Oeste, na cidade de Barreiras, na Bahia, implantou um método de amamentação de bebês internados na UTI neonatal da unidade através de um pequeno copo em substituição à mamadeira. Segundo a coordenadora de enfermagem do hospital, Marina Barbizam, o objetivo do uso do copinho é estimular  a sucção da criança e evitar a rejeição ao seio materno futuramente.

"O bebê premuturo tem um déficit de sucção, ela é insuficiente já que ele ainda não aprendeu. Por isso, para ele aprender a sugar o seio, ele precisa ser estimulado, e se isso não acontece ele pode perder o gosto pelo seio da mãe", explica a enfermeira.
O copo, adaptado especialmente para a dieta, possui aproximadamente 80 ml e tem a borda feita para não machucar o nariz da criança. O método é utilizado apenas para alimentar bebês com o peso a partir de 1,6kg. Antes disso, os recém nascidos prematuros são alimentados através de uma sonda que leva o leite da boca direto para o estômago. Quando eles atingem o peso ideal, é iniciada a alimentação através do copo, mas somente para os bebês que possuem dificuldades em mamar diretamente no seio da mãe. Marina conta que a dificuldade na transição é natural e a maioria dos bebês se adapta. A musculatura da face, da boca e da língua é estimulada no processo de alimentação através do copo, ao contrário da mamadeira, que não estimula a sucção do bebê. "Pelo copinho ele não perde o reflexo de sucção porque ele faz a deglutição", afirma. Os riscos do bebê engasgar com a mamadeira também são maiores, segundo a especialista.
Depois que o método é iniciado no hospital, ele pode ser continuado em casa pelos familiares. "Pelo o que elas me passaram aqui, dá para fazer em casa tranquilo", afirma Lenir Souza,  mãe do bebê Ivson, internado na UTI neonatal do hospital.
O uso de mamadeiras e chupetas em unidades de saúde é uma medida não recomendada pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), um selo de qualidade idealizado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Unicef que colocam em prática uma série de medidas para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Apesar do Hospital do Oeste não possuir a IHAC, o uso do copo é adotado pela unidade de saúde. Na Bahia, oito unidades  se comprometem em cumprir as medidas da IHAC.
Outros fatores também explicam a contraindicação do uso de mamadeiras, segundo Marina. "O material do bico da mamadeira, que geralmente é feito de borracha, é mais favorável para acumular microorganismos porque tem mais atrito do que o plástico do copo. A Ortodontia também não recomenda pois a dentição pode ficar prejudicada e a arcada dentária mal formada", acrescenta.
(G1)

Comentários

Postagens mais lidas

Pais unem forças para levar segurança em escolas violentas nos Estados Unidos, resultado é positivo

( Imagem: Dads on Duty ) Uma coalizão de pais preocupados se formou em sua escola secundária local em Shreveport depois que uma série de brigas perturbadoras estouraram ao longo de uma semana. Mais de 20 alunos foram presos em apenas três dias. Para ajudar a acabar com a violência, cerca de 40 pais se reuniram e formaram um grupo de apoio chamado "Dads on Duty". Eles se revezam passando o tempo na escola cumprimentando os alunos pela manhã e ajudando a manter um ambiente positivo para a aprendizagem, em vez de brigas. Até agora, o esforço está funcionando. Não houve um único incidente no campus desde que os pais apareceram. (Sunnyskyz)

Ex de Bolsonaro: De rachadinha a influência no Planalto, o que Ana Cristina pode esclarecer na CPI da Covid

(Reprodução)  No movimento mais incisivo em direção ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desde que foi instaurada, a CPI da Covid aprovou a convocação da ex-mulher do mandatário Ana Cristina Siqueira Valle. Os integrantes da comissão miram nas relações dela e do clã presidencial com o lobista Marconny Faria, responsável por intermediar negócios da Precisa Medicamento, investigada pelo colegiado, com o Ministério da Saúde. As suspeitas em torno de Ana Cristina podem causar dor de cabeça à família Bolsonaro. Ela apontada como uma das organizadoras do esquema de rachadinha nos gabinetes dos filhos mais velhos do presidente: Flávio, na época deputado estadual na Alerj, e Carlos, vereador pelo Rio. Além disso, há a suspeita de que Ana Cristina tenha cometido tráfico de influência ao usar sua proximidade do ex-secretário-geral da Presidência e a atual ministro do Tribunal de Contas da União, Jorge Oliveira, para apontar nomeações a cargos públicos que seriam indicadas por Marconny....

Eleições 2012: Morador de rua é o vereador mais votado de Varginha

As eleições municipais reservaram uma surpresa na cidade de Varginha, no sul de Minas. O candidato a vereador mais votado foi um morador de rua.  Adílson “Pé de Chumbo” teve 2.863 votos em sua segunda tentativa nas urnas. Aos 32 anos, Pé de Chumbo disse que já trabalhou como engraxate, vendedor de picolé e office boy antes de se arriscar na vida pública. Mesmo surpreso com a votação, ele afirmou que vai se dedicar e trabalhar para ajudar a população. Nas ruas, o povo apoia a escolha, e acredita que ele vai atender às expectativas.

Jequié: Servidores sem salário mobilizam-se em assembleia

Assembleia do Sinserv / Foto: Antonio Argolo Na manhã desta sexta, 03, o sindicato dos servidores municipais de Jequié, Sinserv- realizou uma assembleia geral extraordinária na própria sede, com a seguinte pauta: salário atrasado dos servidores do mês de setembro. Os vereadores que fazem oposição ao governo Tânia, decidiu por não colocar em pauta na sessão da última terça (30) a solicitação do executivo em dotar orçamento para que fosse possível realizar o pagamento de salários dos servidores, reservando assim, para a próxima sessão da câmara no dia 07/10, às 18h. É sabido que, por lei, o salário poderá ser pago até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido, mesmo assim, o Sinserv está atento para um possível descumprimento desta lei, já que o prazo finda na próxima segunda-feira, 6, levando em consideração o inicio da contagem dos dias úteis que foi a partir do dia 01/10, incluindo o sábado. Por unanimidade, a categoria decidiu por participar da votação n...

Motorista bate caminhão e despenca do 3º andar

Foto: Reprodução Um motorista de um caminhão de carga leve morreu depois de cair do 3º andar do edifício garagem do Manaíra Shopping, em João Pessoa, na tarde desta sexta-feira (28). Segundo a assessoria do shopping informou, "o veículo ficou pendurado pela carroceria e o condutor assustado, pulou e caiu". O homem chegou a ser atendido pela equipe médica do shopping e, logo em seguida, pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). A equipe do SAMU prestou atendimento, fez massagem cardíaca, mas o motorista não sobreviveu. De acordo com a equipe que foi ao local, o homem morreu ainda no estacionamento.  Segundo a assessoria do shopping, "as causas do acidente ainda serão investigadas e o estabelecimento está dando total apoio para a perícia, mas, o mais provável é que ele tenha ligado o carro com marcha, que arrancou e quebrou a mureta". (Globo)