Pular para o conteúdo principal

Saúde: Alimentação e Acne


Considere-se privilegiado se você passou pela adolescência e não sofreu deste mal. Nesta faixa etária, 35% a 90% das pessoas costumam ter acne. As incômodas espinhas tem predominância maior na população do ocidente, onde entre 79% a 95% dos adolescentes desenvolvem a doença, que é mais comum entre os meninos.

Por muito tempo, os dermatologistas acreditavam que associar a alimentação ao aparecimento dessas lesões na pele era um erro. Porém, hoje a maioria dos estudos apontam o contrário. Ou seja, o que você come pode sim influenciar na manifestação ou não do problema.

Dos fatores relacionados à nutrição, o maior vilão é o consumo de alimentos com alto índice glicêmico, grande concentração de carboidratos: açúcares, massas, pães, bolos, doces e etc. A nutricionista Raquel Maranhão, da clínica BeSlim, explica que a ingestão desses itens leva a uma maior liberação de insulina no corpo, um quadro conhecido por hiperinsulinemia. A hiperinsulinemia, por meio do aumento dos níveis de andrógenos, estimula a produção sebácea, que tem papel fundamental no desenvolvimento da acne.

A acne é uma dermatose que afeta principalmente os lugares onde as glândulas sebáceas são maiores e mais numerosas. “Os locais onde as espinhas e cravos aparecem com maior frequência são a face e o colo. Para o tratamento, basta uma higiene adequada com sabonetes adstringentes e o uso de medicamentos que diminuam a produção de sebo. Os remédios podem ser tanto de uso tópico como oral”, ressalta a dermatologista Alicia Natário, do Instituto de Depilação Pello Menos.

Como vimos, a preocupação com a dieta não é apenas para quem está atendo ao corpo, afinal, uma má alimentação pode influenciar no seu rosto também! Deve-se evitar a ingestão de alimentos processados, com altos níveis calóricos, açucares e óleos refinados, e privilegiar os frescos: frutas, vegetais, carnes magras grelhadas e frutos do mar.
(Saúde)

Comentários

Postagens mais lidas

Post da PM faz alerta sobre assaltos para usuários de Pokémon Go na BA

  Alerta é da companhia em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Além de sofrer assaltos, gamers podem invadir propriedade e cometer infração l Foto: Reprodução/ Facebook Uma postagem publicada nas redes sociais da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, alerta ao risco de ocorrências como assaltos aos usuários do aplicativo Pókemon Go, que chegou ao Brasil na quarta-feira (3). O aviso, que conta com mais de 1000 compartilhamentos no Facebook, ensina precauções no uso do jogo de realidade aumentada, onde o gamer anda pela cidade para capturar pokémons e obter acessórios. A ideia foi da responsável pela comunicação social da companhia, a soldado Deyse Bastos. "Hoje o roubo de celular é campeão em ocorrência em todo o país. A gente teve essa ideia porque viu que seria uma febre, como em outros países, já para evitar que exista ocorrências", explica a PM. Ela diz que já observou jovens brincando com...

Prefeito de Itacaré é internado; mulher diz que médicos suspeitam de dengue

O prefeito da cidade de Itacaré, na região sul da Bahia, Jarbas Barros, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Bahia, em Salvador, com suspeita de dengue hemorrágica. Segundo informações da esposa do prefeito, Cecílica Barros, ele já fez cinco exames, mas a confirmação do quadro só sairá com 15 dias. Ainda de acordo com Cecília, o prefeito passou mal na quinta-feira (18), chegou a ser levado ao hospital no dia seguinte pela manhã, mas foi liberado à tarde. A internação só ocorreu no sábado (20) e com o agravamento do quadro, no domingo (21), ele foi transferido para a UTI. De acordo com o último boletim médico divulgado pelo hospital na manhã desta terça-feira (23), o estado de saúde do prefeito é de melhora gradativa. A previsão é que ele seja transferido para um dos quartos da unidade na tarde desta terça. Dengue hemorrágica A dengue hemorrágica é considerada uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infect...

Jequié: Motorista colide carro em poste de energia após sentir-se mal ao volante

Carro bateu em poste de energia elétrica. Foto: WhatsApp O motorista de um veículo de passeio perdeu o controle da direção do automóvel após queda repentina de pressão arterial nesta segunda-feira (13/7), em Jequié, colidindo o carro Fiat/Strada contra um poste de energia elétrica na Avenida Brigadeiro Sá Bittencourt, no Jequiezinho. O condutor do veículo, além de uma passageira, foram socorridos por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu e levados ao Hospital Geral Prado Valadares. A Polícia Militar foi acionada para o registro da ocorrência. 

Jequié: O adeus ao soldado PM Jurandy

Imagens do cortejo fúnebre do SD PM Jurandy sendo conduzido pelo caminhão de bombeiros  Jurandy disputava vaga na Câmara Municipal nas eleições deste ano O cortejo fúnebre do soldado da PM, Jurandy Oliveira, nesta manhã de terça-feira, 28, foi marcado pela grande comoção dos familiares, amigos, colegas e da população, chocados pela forma brutal em que o soldado da PM foi assassinado com requinte de crueldade.  Em resposta, a polícia militar  está  ininterruptamente  no encalço dos assassinos, com apoio de outros Batalhões da Polícia Militar da Bahia. O corpo do soldado foi  sepultado  no cemitério São João Batista. Helicóptero da PM sobrevoando Jequié

Garoto sobrevive a cirurgia complicada para tirar arpão do cérebro

(Reprodução/The Sun) Yasser Lopez, de 16 anos, de Miami sobreviveu após um arpão ter atravessado seu cérebro. Médicos levaram três horas para remover a lança. O fato ocorreu quando Yasser foi pescar com um amigo e, acidentalmente, a lança foi disparada enquanto eles carregavam os equipamentos, acertando próximo ao seu olho direito, segundo o site The Sun. O adolescente foi levado de helicóptero para o hospital e, segundo os médicos, Yasser estava acordado e interagindo com a equipe de emergência. Nenhuma região vital do cérebro foi afetada. Após a cirurgia, o adolescente conseguia se comunicar, mas não se lembrava de nada do acidente. Anders Cohen, chefe de neurocirurgia do Hospital Brooklyn Center, disse: — É uma história maluco, mas não é tão incomum quanto se pensa. O acidente que Yasser sofreu só não trouxe graves consequências, porque a lança não atingiu o lado esquerdo do cérebro, que controla a fala, a cognição e a personalidade da pessoa. Além disso, não ati...