Pular para o conteúdo principal

Saúde: Alimentação e Acne


Considere-se privilegiado se você passou pela adolescência e não sofreu deste mal. Nesta faixa etária, 35% a 90% das pessoas costumam ter acne. As incômodas espinhas tem predominância maior na população do ocidente, onde entre 79% a 95% dos adolescentes desenvolvem a doença, que é mais comum entre os meninos.

Por muito tempo, os dermatologistas acreditavam que associar a alimentação ao aparecimento dessas lesões na pele era um erro. Porém, hoje a maioria dos estudos apontam o contrário. Ou seja, o que você come pode sim influenciar na manifestação ou não do problema.

Dos fatores relacionados à nutrição, o maior vilão é o consumo de alimentos com alto índice glicêmico, grande concentração de carboidratos: açúcares, massas, pães, bolos, doces e etc. A nutricionista Raquel Maranhão, da clínica BeSlim, explica que a ingestão desses itens leva a uma maior liberação de insulina no corpo, um quadro conhecido por hiperinsulinemia. A hiperinsulinemia, por meio do aumento dos níveis de andrógenos, estimula a produção sebácea, que tem papel fundamental no desenvolvimento da acne.

A acne é uma dermatose que afeta principalmente os lugares onde as glândulas sebáceas são maiores e mais numerosas. “Os locais onde as espinhas e cravos aparecem com maior frequência são a face e o colo. Para o tratamento, basta uma higiene adequada com sabonetes adstringentes e o uso de medicamentos que diminuam a produção de sebo. Os remédios podem ser tanto de uso tópico como oral”, ressalta a dermatologista Alicia Natário, do Instituto de Depilação Pello Menos.

Como vimos, a preocupação com a dieta não é apenas para quem está atendo ao corpo, afinal, uma má alimentação pode influenciar no seu rosto também! Deve-se evitar a ingestão de alimentos processados, com altos níveis calóricos, açucares e óleos refinados, e privilegiar os frescos: frutas, vegetais, carnes magras grelhadas e frutos do mar.
(Saúde)

Comentários

Postagens mais lidas

Somente Jesus dá Vida Eterna

Todo homem tem em si um profundo anseio por vida eterna. Em todos os lugares vemos essa busca. A Ciência e a Medicina procuram por caminhos que permitam estender a vida. Muitas pessoas cercam-se de idéias utópicas ou vivem em um mundo imaginário de filmes, livros e sonhos. Todos têm medo da morte. Quando se pensa nela, surge a temerosa pergunta: "O que virá depois?" O homem quer viver, viver eternamente, ele tem medo de morrer. Constantemente ele também se vê diante da importante pergunta: "Afinal, para que eu vivo?" Deus criou o homem para a vida eterna. Mas ele a desprezou e jogou fora. O homem preferiu o pecado que lhe trouxe a morte. Isso fez vir a morte sobre toda criatura e a miséria humana começou. Desde então o homem está procurando reencontrar a vida eterna. Ele procurou muito e criou inúmeras coisas para obter vida para si; é o que mostram as muitas religiões. Mas, ele não tem vida, ele nunca tem segurança. Certa vez, um artista construiu uma máqui...

Carreta bate em ônibus e tomba em ponte na BR-116

No mesmo trecho da BR-116,  Km 758, entre o entroncamento de Boa Nova e o município de Manoel Vitorino, onde na manhã de terça-feira (10) sete veículos se envolveram num acidente pegando fogo sobre a pista, por volta das 7h30 de quarta-feira (12), uma carreta carregada de sal   caiu da  ponte do “São Domingos”, depois de bater na lateral de um  ônibus que saiu de Jequié com destino a Vitória da Conquista. A carga de sal foi saqueada por populares, repetindo o mesmo fato ocorrido no dia anterior em relação a carga de açúcar e outros cereais que eram transportados nos veículos. O  ônibus levava cerca de 30 pessoas e ninguém ficou ferido. O motorista da carreta sofreu uma fratura no braço e foi levado para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. Ele passa bem. Parte da pista ficou interditada.  (Jequié Repórter)

Jequié: HGPV realiza mais uma neurocirurgia oncológica

A quarta neurocirurgia oncológica realizada no Hospital Geral Prado Valadares ocorreu no dia 23 e o paciente saiu de alta hospitalar na quinta-feira 29, sem défice. A retirada total do tumor cerebral sob técnica neuro-microcirúrgica com apoio de microscópio, como é preconizado pelas melhores técnicas da atualidade, realizada no paciente OPS, marcou a cirurgia do primeiro meningioma do Serviço de Neurocirurgia do hospital. A cirurgia que teve como anestesiologista Cintia Lucchini, durou 3h35 e contou com a utilização do microscópio neurocirúrgico e craniótomo, além dos demais equipamentos, quanto a materiais de consumo específicos se utilizou cola biológica, hemostáticos e botão de titânio para síntese do retalho ósseo, “A técnica e o material utilizados pelo SUS no HGPV são os mesmos utilizados na Europa”, disse o neurocirurgião, José Schulte. O serviço de Neurocirurgia do HGPV está seguindo o curso planejado desde a sua concepção em 2008 pelo neurocirurgião e pelo diretor do HGPV, com...

Publicamente, Jobim nega que tenha criticado Ideli e governo

Ministro Nelson Jobim nega ter feito novas criticas ao governo O ministro da Defesa, Nelson Jobim, negou publicamente que tenha criticado a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, durante coletiva às 13h30 desta quinta-feira (3), em Tabatinga, no Amazonas.  Ao lado do vice-presidente, Michel Temer, e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, Jobim desmentiu todas as declarações que foram atribuídas a ele e que devem ser publicadas na revista  Piauí  deste primeiro fim de semana de agosto. "Reconheço a capacidade de Ideli e estou auxiliando a ministra na tramitação de alguns projetos no Senado", afirmou Nelson Jobim que, quando perguntado se achava que o governo da presidente Dilma Rousseff era mesmo "atrapalhado", foi categórico: "Absolutamente". Depois disso, deu a entrevista coletiva por encerrada. O ministro da Justiça foi questionado sobre a possibilidade de substituir Jobim na pasta, caso o ministro seja demitido pela presidente nos...

Aécio dispara e abre 17 pontos de vantagem sobre Dilma

Candidato Aécio na frente de Dilma Primeira pesquisa ISTOÉ\Sensus realizada depois do primeiro turno da sucessão presidencial mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) com 58,8% dos votos válidos e a petista Dilma Rousseff com 41,2%. Uma diferença de 17,6 pontos percentuais. O levantamento feito entre a quarta-feira 7 e o sábado 10 é o primeiro a captar parte dos efeitos provocados pelas revelações feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa sobre o detalhamento do esquema de corrupção na estatal. “Além do crescimento da candidatura de Aécio Neves, observa-se um forte aumento na rejeição da presidenta Dilma Rousseff”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Segundo a pesquisa, o índice de eleitores que afirmam não votar em Dilma de forma alguma é de 46,3%. A rejeição de Aécio Neves é de 29,2%. “O tamanho da rejeição à candidatura de Dilma, torna praticamente impossível a reeleição da presidenta”, diz Guedes. As 2000 entrevistas feitas em 24 Estados e 136 municí...