Pular para o conteúdo principal

Saúde: Alimentação e Acne


Considere-se privilegiado se você passou pela adolescência e não sofreu deste mal. Nesta faixa etária, 35% a 90% das pessoas costumam ter acne. As incômodas espinhas tem predominância maior na população do ocidente, onde entre 79% a 95% dos adolescentes desenvolvem a doença, que é mais comum entre os meninos.

Por muito tempo, os dermatologistas acreditavam que associar a alimentação ao aparecimento dessas lesões na pele era um erro. Porém, hoje a maioria dos estudos apontam o contrário. Ou seja, o que você come pode sim influenciar na manifestação ou não do problema.

Dos fatores relacionados à nutrição, o maior vilão é o consumo de alimentos com alto índice glicêmico, grande concentração de carboidratos: açúcares, massas, pães, bolos, doces e etc. A nutricionista Raquel Maranhão, da clínica BeSlim, explica que a ingestão desses itens leva a uma maior liberação de insulina no corpo, um quadro conhecido por hiperinsulinemia. A hiperinsulinemia, por meio do aumento dos níveis de andrógenos, estimula a produção sebácea, que tem papel fundamental no desenvolvimento da acne.

A acne é uma dermatose que afeta principalmente os lugares onde as glândulas sebáceas são maiores e mais numerosas. “Os locais onde as espinhas e cravos aparecem com maior frequência são a face e o colo. Para o tratamento, basta uma higiene adequada com sabonetes adstringentes e o uso de medicamentos que diminuam a produção de sebo. Os remédios podem ser tanto de uso tópico como oral”, ressalta a dermatologista Alicia Natário, do Instituto de Depilação Pello Menos.

Como vimos, a preocupação com a dieta não é apenas para quem está atendo ao corpo, afinal, uma má alimentação pode influenciar no seu rosto também! Deve-se evitar a ingestão de alimentos processados, com altos níveis calóricos, açucares e óleos refinados, e privilegiar os frescos: frutas, vegetais, carnes magras grelhadas e frutos do mar.
(Saúde)

Comentários

Postagens mais lidas

OAB: Proposta do PT para regular mídia assusta

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, afirmou nesta segunda-feira (5) que a proposta do PT de regular os veículos de comunicação assusta porque não há democracia sem imprensa livre. Os petistas aprovaram neste domingo (4), durante o 4º Congresso Nacional do partido, uma moção que propõe a discussão do marco regulatório da mídia. “A partir do momento em que se colocam alguns tipos de restrições, como quer o PT, à imprensa e à sua concepção e ao poder de formulação e de questionamento de cada jornalista, é algo que representa uma restrição à determinação constitucional de que a imprensa é livre neste país”, afirmou. Segundo o jurista, medidas judiciais podem ser tomadas - tanto contra o jornalista quanto contra o órgão de imprensa - sempre que alguém achar que a liberdade de imprensa foi excedida. “O ordenamento jurídico brasileiro já prevê sanções contra quem incorrer em infrações ou crimes de imprensa. Agora, o que não se pode é, previamente, estabe...

POLÍTICA: "nunca os governadores estiveram tão unidos", diz João Doria

Foto: REUTERS/Amanda Perobelli O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou que o presidente Jair Bolsonaro ainda não respondeu a carta enviada por 20 governadores brasileiros após o presidente acusar o governador da Bahia, Rui Costa (PT), pela morte do miliciano Adriano da Nóbrega. O governador almoçou hoje com o governador do Rio, Wilson Witzel, acompanhado dos ex-assessores da campanha de Bolsonaro, Paulo Marinho e Gustavo Bebiano. Além do almoço com Witzel, onde tratou de outras questões como pacto federativo, turismo e segurança, o governador de São Paulo vai participar de mais dois eventos no Rio: o campeonato de tênis Rio Open e o desfile das escolas de samba do Grupo Especial na noite deste domingo. Segundo Doria, os governadores reunidos no Fórum recém-criado concordaram em esperar até depois do Carnaval para ter uma resposta à carta enviada por eles na semana passada na qual acusam Bolsonaro por fazer declarações que ferem a democracia brasileira. Se a ...

Professora revoltada por perdas salariais quase cometeu suicídio no viaduto em jequié

Uma mulher chamou a atenção das pessoas que passavam na Avenida Rio Branco e Rua Abílio Procópio, Centro de Jequié, por volta do meio dia de hoje (08). A mulher identificada como Nádia Novaes Santos, 35 anos, estava sentada no alambrado do Viaduto Daniel Andrade, com as pernas voltadas para o precipício. Populares imediatamente acionaram o Corpo de Bombeiro e SAMU. Os bombeiros conseguiram negociar e retirar a mulher da situação de perigo. Nádia exigiu a presença do repórter Junior Mascote para faz uma denúncia contra a Prefeitura de Jequié. Nádia é professora da rede municipal de educação e está insatisfeita por que teriam retirado do seu contracheque algumas bonificações. Ela já não leciona e foi remanejada para o setor de informática de uma das escolas do municipal. “Estou querendo o que é meu por lei, estou passando necessidades e espero que o Prefeito LA tenha compaixão da minha situação, Eu sou depressiva e só quero o que é meu”, disse a Professora. Perguntada se teria tentado su...

Abuso em operação da policia militar em Lagedo do Tabocal

A final do primeiro campeonato regional do povoado do Peixe no município de Lajedo do Tabocal (BA) revoltou à população. Policiais escolhiam motos para apreensão sem conhecimento dos proprietários, na maioria, às mais velhas. Os donos só ficaram sabendo, quando foram ao local onde teriam deixados suas motos estacionadas e não encontraram. As motos foram levadas em um caminhão, ao batalhão da PM, na cidade de Itiruçu. A prefeita do Município, Mariângela Borges, conversou com um policial que estava na operação, e foi informada, que eles teriam ordens do capitão Michel, que naquele momento se encontrava na cidade de Irajuba e quê logo mais à noite estaria no micareta de Itiruçu. A prefeita tentou falar com o capitão, mas o numero discado dava fora de área. Uma pessoa que filmava toda esta ação com um celular teve o aparelho tomado pela PM. Uma pessoa filmou tudo e nos procurou, temendo represália por partes dos polícias, não quis entregar à gravação do vídeo, caso esta pessoa nos entregue...

Brasil: inflação avança para 0,96% em julho e atinge 8,99% em 12 meses

Pressionado pela alta nas contas de energia elétrica, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial do país – acelerou a alta para 0,96% em julho, após ter registrado taxa de 0,53% em junho, conforme divulgado nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a maior variação para um mês de julho desde 2002, quando o índice foi de 1,19%", informou o instituto. Com o resultado, a inflação acumulada em 12 meses chegou a 8,99%, a mais alta desde maio de 2016, quando ficou em 9,32%. No ano, o IPCA acumula alta de 4,76%. Desde março, o indicador acumulado em 12 meses tem ficado cada vez mais acima do teto da meta estabelecida pelo governo para a inflação deste ano, que é de 5,25%.