Pular para o conteúdo principal

Saúde: Alimentação e Acne


Considere-se privilegiado se você passou pela adolescência e não sofreu deste mal. Nesta faixa etária, 35% a 90% das pessoas costumam ter acne. As incômodas espinhas tem predominância maior na população do ocidente, onde entre 79% a 95% dos adolescentes desenvolvem a doença, que é mais comum entre os meninos.

Por muito tempo, os dermatologistas acreditavam que associar a alimentação ao aparecimento dessas lesões na pele era um erro. Porém, hoje a maioria dos estudos apontam o contrário. Ou seja, o que você come pode sim influenciar na manifestação ou não do problema.

Dos fatores relacionados à nutrição, o maior vilão é o consumo de alimentos com alto índice glicêmico, grande concentração de carboidratos: açúcares, massas, pães, bolos, doces e etc. A nutricionista Raquel Maranhão, da clínica BeSlim, explica que a ingestão desses itens leva a uma maior liberação de insulina no corpo, um quadro conhecido por hiperinsulinemia. A hiperinsulinemia, por meio do aumento dos níveis de andrógenos, estimula a produção sebácea, que tem papel fundamental no desenvolvimento da acne.

A acne é uma dermatose que afeta principalmente os lugares onde as glândulas sebáceas são maiores e mais numerosas. “Os locais onde as espinhas e cravos aparecem com maior frequência são a face e o colo. Para o tratamento, basta uma higiene adequada com sabonetes adstringentes e o uso de medicamentos que diminuam a produção de sebo. Os remédios podem ser tanto de uso tópico como oral”, ressalta a dermatologista Alicia Natário, do Instituto de Depilação Pello Menos.

Como vimos, a preocupação com a dieta não é apenas para quem está atendo ao corpo, afinal, uma má alimentação pode influenciar no seu rosto também! Deve-se evitar a ingestão de alimentos processados, com altos níveis calóricos, açucares e óleos refinados, e privilegiar os frescos: frutas, vegetais, carnes magras grelhadas e frutos do mar.
(Saúde)

Comentários

Postagens mais lidas

Com distribuições de cargos, Bolsonaro coloca Centrão na Educação e enfraquece Weintraub

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil / Estadão Conteúdo Ao entregar para o Centrão uma diretoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão com orçamento previsto para este ano de R$ 29,4 bilhões, o presidente Jair Bolsonaro deu sinal claro do enfraquecimento do ministro da Educação, Abraham Weintraub, um dos pilares da chamada ala ideológica do seu governo. A avaliação foi feita por aliados do próprio ministro, que o veem no momento mais frágil desde que assumiu o posto, em abril do ano passado, mesmo tendo o apoio dos filhos do presidente. Desta vez, porém, Weintraub bateu de frente com Bolsonaro ao questionar a nomeação de indicados pela "velha política". Contrariado, o ministro da Educação, segundo interlocutores, foi reclamar com o presidente por retomar a prática do "toma lá, dá cá", no qual o governo distribui cargos em troca de votos no Congresso. Mas teve que "engolir seco". O presidente se irritou com o subordinado, inclusi...

Quando o médico está doente e força a barra para trabalhar, todos saem perdendo.

Presenteísmo é a situação em que um profissional não consegue se afastar do trabalho quando não está bem de saúde. Algumas condições clínicas predispõem mais ao presenteísmo, por serem erroneamente encaradas como situações ilegítimas para um atestado médico. Essa é uma situação comum no caso da enxaqueca e de transtornos psiquiátricos como a depressão. Os profissionais de saúde parecem ser bastante acometidos. As pesquisas mostram que isso acontece em um terço deles quando se analisa o último mês de trabalho e em um quarto quando a análise é da última semana de trabalho. O fenômeno é bem menos estudado entre profissionais fora do ramo da saúde. São vários os fatores que podem fazer com que os médicos sejam mais propensos ao presenteísmo. Entre eles podemos citar o fato de que muitos deles trabalham como autônomos – quando não trabalham, não ganham. Outro fator é a responsabilização pelos pacientes que estão sob seus cuidados, especialmente quando internados. O presenteismo aumenta a ch...

Mulher de 32 anos é 72ª vítima de meningite em 2011 no estado

Uma mulher de 32 anos morreu, neste sábado (1º), vítima de meningite no hospital Roberto Santos, em Salvador. Marivania Marli dos Santos estava internada na instituição desde o começo da semana. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) encaminhou material para saber se a doença que matou Marivania é do tipo C, considerada a mais letal e a mesma que matou a estudante de Enfermagem, de Leidiane de Souza Sá Teles, 27 anos. (Bahia Notícias)

Jequié: HGPV realiza mais uma neurocirurgia oncológica

A quarta neurocirurgia oncológica realizada no Hospital Geral Prado Valadares ocorreu no dia 23 e o paciente saiu de alta hospitalar na quinta-feira 29, sem défice. A retirada total do tumor cerebral sob técnica neuro-microcirúrgica com apoio de microscópio, como é preconizado pelas melhores técnicas da atualidade, realizada no paciente OPS, marcou a cirurgia do primeiro meningioma do Serviço de Neurocirurgia do hospital. A cirurgia que teve como anestesiologista Cintia Lucchini, durou 3h35 e contou com a utilização do microscópio neurocirúrgico e craniótomo, além dos demais equipamentos, quanto a materiais de consumo específicos se utilizou cola biológica, hemostáticos e botão de titânio para síntese do retalho ósseo, “A técnica e o material utilizados pelo SUS no HGPV são os mesmos utilizados na Europa”, disse o neurocirurgião, José Schulte. O serviço de Neurocirurgia do HGPV está seguindo o curso planejado desde a sua concepção em 2008 pelo neurocirurgião e pelo diretor do HGPV, com...

Cão brinca de super-herói e sai voando

Quando o dia está ensolarado, pegar seu cachorrinho de estimação e dar uma volta em algum parque da cidade é muito bom, mas que tal dar uma radicalizada nesse passeio? Will da Silva tem um simpático – e maluco – cachorro chamado Otis, da raça pug, que adora pular de paraquedas. Segundo o tabloide britânico Metro, o pequeno animal simplesmente estica as patinhas como se quisesse voar. Quando o cachorro era apenas um filhotinho, Will decidiu levá-lo a um pulo de “apenas” 91 m de altitude só para ver se Otis gostava. Ele amou! - Ele sabe de exatamente tudo o que está acontecendo quando estamos em queda livre e, assim como os iniciantes, ele fica todo excitado e nervoso. Entretanto, assim que ele sai do avião, se diverte como um cachorro com a cabeça para fora da janela do carro.