Pular para o conteúdo principal

Ronaldo encerra seu reinado sem ter um sucessor à altura


Para os jogadores, ele é o “Presidente”, apelido que até outros craques consagrados aceitam usar quando está por perto. Na história da seleção, no entanto, Ronaldo é rei. Desde que Pelé inaugurou a dinastia dos brasileiros campeões do mundo, nenhum outro monarca ocupou esse trono por tanto tempo. E na noite desta terça-feira, quando seu reinado acabar oficialmente, Ronaldo não deixará nenhum sucessor direto. Alguns já reivindicam a coroa – um deles, o jovem príncipe Neymar, estará em campo ao lado dele no amistoso contra a Romênia, às 21h50 (horário de Brasília), no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Mas ainda falta ao novo astro da seleção uma coisa que consagrou os outros craques que marcaram época com o manto amarelo: a capacidade ímpar de fazer gols de todas as formas possíveis e imagináveis. Nisso, Ronaldo só perde mesmo para Pelé – são 67 gols, contra os 95 do tricampeão mundial. Ronaldo, aliás, foi bi em Copas – e ainda marcou seu nome com maior artilheiro da história dos Mundiais (e três vezes melhor jogador do mundo eleito pela Fifa). Não tinha mais fôlego nem pernas para continuar, e por isso é forçado a se despedir da seleção deixando um enorme vazio no lugar que ocupou durante mais de uma década.
Pelo roteiro anunciado pela CBF na véspera da partida, Ronaldo entra em campo aos 30 minutos do primeiro tempo, saindo direto dos vestiários – não vai ficar no banco, por motivos evidentes -, e joga até o fim da etapa inicial (no intervalo, receberá sua derradeira homenagem com a camisa amarela). Um sinal muito claro de que não existe quem o substitua é a escolha do jogador que ocupará seu lugar no campo durante a primeira meia hora: Fred, que já viveu fases mais brilhantes e que pouca gente aponta como candidato forte a comandar o ataque do Brasil na Copa de 2014. Na volta do intervalo, são candidatos à vaga Nilmar e Leandro Damião, que também não despontam como possíveis herdeiros do Fenômeno. Desde Pelé, o Brasil teve raros períodos sem um grande goleador, mesmo que não ocupasse a posição de centroavante – nas últimas décadas, por exemplo, houve Zico, Careca, Romário e Ronaldo. Tamanha é a dúvida sobre quem vai assumir esse papel que o técnico Mano Menezes está esperando até o último momento para decidir sobre a convocação de Alexandre Pato para a Copa América, em julho, na Argentina. Machucado – como é quase rotina para o frágil atacante revelado pelo Internacional -, Pato pode ser chamado nesta terça, depois do jogo contra a Romênia, mesmo estando ainda em recuperação. Ele vinha sendo o favorito para vestir a camisa 9 no time de Mano.
Falta em Pato, porém, algo que Ronaldo sempre teve de sobra – e que continua evidente mesmo depois de sua aposentadoria, anunciada em fevereiro. Na tarde de segunda-feira, no treino de reconhecimento do gramado do Pacaembu – reconhecimento para os outros, claro, porque Ronaldo aprendeu cada atalho desse campo, seu último grande palco, atuando pelo Corinthians -, o magnetismo do craque era indiscutível. Até Neymar, que provocou histeria no amistoso do último fim de semana, em Goiânia, contra a Holanda, não chegou nem perto de ofuscar o carisma do dono da festa desta terça. Muito à vontade no grupo (são, afinal, 17 anos participando da seleção), Ronaldo parecia estar se divertindo no treino, em que mostrou pontaria ainda afiada numa sessão de finalizações e distribuiu belos passes no “rachão” que encerrou a atividade. Mas além do peso – em resposta à brincadeira feita na entrevista coletiva de algumas horas antes: não, Ronaldo, você não está mais magro -, as dores, inseparáveis do craque por anos a fio, atrapalharam. Tanto que ele confessou ter levado uma injeção de antiinflamatório depois do treinamento. De acordo com ele, foi para aliviar o incômodo e “não estragar a festa de terça”. Impossível: a festa da entrega da coroa está mais que garantida, com ou sem sucessor, com ou sem lances geniais, com ou sem mais um gol, o último, de Ronaldo.
Fonte: Veja.com

Comentários

Postagens mais lidas

SAÚDE: Erradicação do sarampo até julho deste ano é meta do MS

Reprodução O Ministério da Saúde estipulou como meta erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério, Wanderson de Oliveira, ocorreu nesta sexta-feira (14), após a morte de uma criança de 9 anos no Rio de Janeiro. “Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”. O ministério lança neste sábado (15), o Dia D de vacinação contra o sarampo. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, lamentou a morte da criança e acrescentou que a fatalidade serve de alerta para os pais e responsáveis vacinarem as crianças. “A morte dessa criança, tragicamente, é o maior alerta que a gente pode fazer para que os pais levem as crianças aos postos de saúde do Brasil inteiro para fazer a vacina”. A campanha, cujo Dia D será amanhã, tem como público-alvo pessoas de 5 a 19 anos, mas, após a morte no Rio de Janeiro, o chefe da SVS incent...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Após primeiro caso confirmado de homem infectado, São Paulo terá centro de contingência do coronavírus

Funcionário usa máscara no Aeroporto Internacional de Guarulhos I Foto: Roberto Casimiro Após a confirmação do primeiro caso de uma pessoa infectada com o coronavírus no Brasil - um homem de 61 anos que vive em São Paulo e tinha viajado para a Itália - o governo do Estado decidiu criar um centro de contingência. O objetivo é monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus, mas medidas mais detalhadas que serão tomadas ainda não foram divulgadas. O centro, que será presidido pelo infectologista David Uip, será composto por profissionais do Instituto Butantan, médicos especialistas das redes pública e privada, e terá a supervisão do secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. O primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi diagnosticado na terça-feira, 25, em um paciente do Hospital Israelita Albert Einstein. O hospital fez o primeiro exame, que depois foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional para análise de am...

Bahia: PF cumpre mandados em operação contra venda de drogas on-line

  (Reprodução) A Polícia Federal deflagra, na manhã desta terça-feira (24), uma operação para coibir a venda de drogas pela internet. A Operação Frutas Exóticas cumpre dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Feira de Santana, no centro-norte baiano, e Curitiba (PR), no âmbito de uma investigação sobre o recebimento de correspondências pelos Correios contendo substâncias entorpecentes em seu interior. No último mês de maio, a Polícia Federal conseguiu interceptar uma correspondência que seria entregue em Feira de Santana, com as substâncias conhecidas como maconha e haxixe. Na ocasião, três indivíduos foram identificados como destinatários da encomenda e confessaram que a adquiriram através de contato com o responsável por um perfil de uma rede social, que contava com mais de 26 mil seguidores. Foram apreendidos os aparelhos celulares dos compradores, e com a análise de seu conteúdo conseguiu-se identificar o responsável pela venda do entorpecente, na cidade de Curitiba, a...