Na edição de terça-feira (2), o ‘Jornal Nacional’ anunciou que a Globo exige a responsabilização de quem agrediu seu correspondente Leonardo Monteiro na frente de Jair Bolsonaro, em Roma.
“A Globo contratou serviços jurídicos na Itália para que o caso seja acompanhado”, informou o âncora Helter Duarte, que substitui William Bonner, em férias.
No domingo (31), após o repórter levar um soco no estômago de um homem da comitiva oficial – ainda não se sabe se era um segurança ou policial – ao ser hostilizado pelo presidente, a emissora solicitou apuração pelas autoridades italianas.
Até o momento, o Palácio do Planalto não se manifestou. Vários colegas jornalistas, outros veículos de comunicação e entidades representativas da imprensa condenaram a violência e prestaram solidariedade a Leonardo Monteiro.
O grau de animosidade entre Bolsonaro e a Globo subiu consideravelmente depois da ação brutal contra o correspondente Leonardo Monteiro, enviado de Lisboa à capital italiana para cobrir o encontro do G20 e tentar falar com Bolsonaro.
A violência filmada por outros jornalistas aconteceu depois que o repórter questionou por duas vezes a ausência do chefe de Estado brasileiro da foto oficial dos líderes do G20 na Fontana di Trevi.
“É a Globo? Você não tem vergonha na cara?”, irritou-se Bolsonaro. O jornalista insistiu no questionamento. “Vocês não têm vergonha na cara, rapaz”, retrucou Bolsonaro.
Os veículos de comunicação do Grupo Globo destacaram o pedido do senador Randolfe Rodrigues, que é líder da oposição no Senado e foi vice-presidente da CPI da Covid, para abertura de inquérito pelo Ministério Público Federal a fim de investigar as agressões contra jornalistas na presença de Bolsonaro.
A Globo erra ao não convidar o presidente para uma entrevista. Goste-se ou não, ele ocupa o cargo mais importante da República. Ligar as câmeras para ouvi-lo – inclusive para contestá-lo – seria a melhor atitude do telejornalismo da casa. Evitar dar espaço a Bolsonaro faz a Globo se apequenar e alimenta esse conflito inútil.
(terra)
Comentários