Pular para o conteúdo principal

Covardia: Por vídeo, Flávio Bolsonaro ataca órfãos da covid, mas não os encara na CPI

 


Após o depoimento emocionado de familiares de mortos pela covid-19 na CPI da Covid, nesta segunda (18), Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) os acusou de serem "pessoas com histórico de militância contra Bolsonaro", tendo sido escolhidas a dedo "com o compromisso de responsabilizar Bolsonaro pelas mortes dos familiares". O senador, suplente na comissão, é conhecido por suas intervenções que tumultuam o andamento dos trabalhos. Desta vez, contudo, fez isso por vídeo ao invés de encarar frente a frente os parentes dos mortos e pacientes que sobreviveram à doença.

O primogênito do presidente também disse que a comissão "está entrando para a história como algo que mancha a imagem do Senado e faz com que grande parte da população olhe para cá com nojo". E afirmou que seu pai fez tudo direitinho no combate à pandemia, da compra das vacinas ao auxílio emergencial - o que não é verdade.

Se contar a história de sofrimento de seus pais e filhos é "falar mal de Bolsonaro", então o problema não é com os familiares das vítimas, mas com Bolsonaro que não agiu para evitar que esse sofrimento acontecesse. Flávio, contudo, acerta ao afirmar que estamos testemunhando algo "macabro". No caso, a gestão de seu pai. Quando o Brasil registrou 1.786 óbitos por covid-19 em 24 horas, em 4 de março, o presidente Jair Bolsonaro disse para engolirmos o choro e voltarmos às ruas: "Chega de frescura, de mimimi. Vão ficar chorando até quando?".

Não foi lapso, uma vez que ele havia dito algo semelhante quando o país marcou 1.452 mortos em 24 horas, no dia 11 de fevereiro: "Não adianta ficar em casa chorando, não vai chegar a lugar nenhum". Em outras palavras, vão trabalhar e esqueçam seus mortos. Os depoentes que participaram de audiência da CPI da Covid, nesta segunda (18), não esqueceram. E, trazendo história de vida e de luta contra a doença de seus entes queridos, eles produziram empatia - o que é fatal para a narrativa bolsonarista, que relativiza a morte e desumaniza. Giovanna Gomes Mendes da Silva, de 19 anos, assumiu a criação da irmã menor após a perda do pai e da mãe para a doença. Um dos intérpretes de libras.

Márcio Antônio do Nascimento perdeu um filho para a covid. Ele ficou conhecido ao recolocar as cruzes de um protesto pelas mortes na raia de Copacabana que haviam sido derrubadas por um bolsonarista. "Eu quero que alguém me faça entender por que lutar contra máscara, contra a vacina? Eu quero entender. Eu daria tudo para que meu filho tivesse essa chance. Daria tudo para que meu filho tivesse se vacinado", afirmou à CPI. 

Lutar é o termo correto. Jair Bolsonaro é um dos principais soldados contra o uso da máscara, defendendo que ela tem "eficácia quase nula"- o que é mentira. No dia 24 de junho, em Jurucutu (RN), ele chegou ao disparate de retirá-la do rosto de uma criança para serfotografado com ela no colo.

Ao mesmo tempo, Bolsonaro adiou o máximo possível a compra de vacinas. O Brasil poderia ter começado a aplicação ainda em 2020 e, considerando o notável Programa Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde, já teria dado as duas doses para quase todos. Isso se o presidente não tivesse sabotado a compra de doses da Pfizer e da CoronaVac em 2020.

Para a primeira, ignorou ofertas, disse que a vacina transformaria pessoas em "jacaré" e ainda hoje diz que ela está matando adolescentes. Para a segunda, desautorizou uma compra de 46 milhões de doses em outubro do ano passado e afirma que o produto não funciona.

A CPI da Covid deixou para o seu final os depoimentos mais fortes e doídos, para lembrar aos senadores o porquê de eles estarem ali e a razão deles encontrarem consensos. Mas não apenas. Também lembrar à Procuradoria-Geral da República que ela tem o dever de representar o interesse do povo e não do presidente.

Era esperado que uma intervenção do primogênito do presidente, tentando deslegitimar as histórias de vida e morte ali contadas. Ele sempre apareceu, ao longo dos meses de comissão, para criar tumulto e gerar ruído, atrapalhando os trabalhos. Intervenções como essa funcionam como uma espécie de "vacina" para proteger os bolsonaristas dos fatos. Infelizmente, o senador não teve a coragem de dar essa declaração na CPI, cara a cara com as famílias. O que, convenhamos, também era esperado.

(UOL)

Comentários

Postagens mais lidas

Brumado: Buraco 'engole' carro após chuva forte

Após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Brumado, região sudoeste da Bahia, na quinta-feira (24), um grande buraco foi aberto na Travessa Oflávio Torres, conhecida como Ladeira do Cinema, no centro do município. Por conta do acúmulo de água, o buraco foi encoberto e pelo menos dois motoristas foram prejuízos ao caírem na cratera. Os veículos foram retirados com ajuda de policiais militares e moradores da cidade. De acordo com o secretário de Infraestrutura de Brumado, André Luis Dias Cardoso, uma equipe da Prefeitura foi enviada ao local na manhã desta sexta-feira (25) e o reparo na via deve ser concluído ainda hoje. Sobre os danos nos veículos, o secretário disse que "os condutores devem acionar a Justiça para, a partir da decisão judicial, a Secretaria responder e, se for responsabilizada, bancar os prejuízos dos condutores". (G1)

Estamos em Marte

Foto: NASA "Bem-vindos a Marte!". A voz do diretor de Charles Elachi, diretor da Nasa responsável pela missão Curiosidade provocou uma explosão de alegria dos engenheiros espaciais, na madrugada desta segunda-feira (6).  Ela anunciava o êxito de uma das mais assombrosas missões já levadas a cabo pela agência espacial norte-americana. A de colocar um veículo no solo do planeta vermelho.  Poucos minutos depois começam a chegar as primeiras imagens de Marte, captadas pelas lentes de última geração a bordo do veículo.  A primeira, em preto e branco tem qualidade apenas razoável, mas sem dúvida entrará para a história da navegação e provocou gritos, aplausos, lágrimas, abraços e euforia, no Laboratório de Propulsão a Jato da Califórnia, onde foi recebida.

CPI da Covid: Relatório final ‘será devastador’, diz senador Randolfe

    (Senador Randolfe Rodrigues/ Foto:Reprodução) “O relatório final da CPI será devastador”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Segundo o parlamentar, “depois do relatório final vem a parte mais importante, que será responsabilizar os indiciados”. — Já aprovamos o compartilhamento das informações sobre a Prevent Senior com o Ministério Público de São Paulo — disse o senador, a jornalistas, nesta manhã. Na véspera, a CPI da Covid marcou para a próxima terça-feira a oitiva da advogada Bruna Morato. Ela defende o grupo de médicos da Prevent Senior que denunciaram as pressões pela utilização do kit covid e práticas consideradas “estarrecedoras”. Na quarta-feira, será a vez de o empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, ir à CPI da Covid. O depoimento da quinta-feira ainda está indefinido. Vacina Bruna Morato deve estar acompanhada de pelo menos um médico que prestava serviço...

Jequié: Homem que fugiu algemado de delegacia morre em confronto com a PM

Yure morreu em confronto com a polícia. Yure Pinheiro Silva morreu em confronto com policiais militares de Jequié. Segundo informações policiais, Yure foi preso durante uma operação entre as polícias Civil e Militar, no sábado (30), ele foi apresentando juntamente com outros dois suspeitos na Delegacia de Jequié, só que Yure conseguiu fugir da Delegacia ainda algemado. A partir dai a polícia saiu em busca do foragido, já por volta de uma hora da manhã deste sábado, Yure, foi avistado por uma viatura da PM nas imediações da Rua 15 de Novembro, Centro de Jequié. A Polícia informou que foi recebida a bala e que Yure reagiu, houve troca de tiros e ele morreu no confronto. Com ele foi encontrado um revolver calibre 38. A Polícia Civil informou a reportagem do BJM que Yure era suspeito de integrar a facção “bonde do maluco” e que estaria envolvido em explosões a caixas eletrônicos no interior da Bahia, no momento da prisão ainda na casa de Yure foram encontradas bananas de dinamite....

Gilmar pede que PGR ‘reavalie’ denúncia contra Aécio por suposta propina em Furnas

Foto: Max Haack / Ag. Haack O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, pediu à Procuradoria-Geral da República que reavalie o caso do senador mineiro Aécio Neves (PSDB-MG) numa denúncia aceita por ele mesmo que diz respeito a uma suposta propina em Furnas. Em seu despacho, Mendes afirma que os esclarecimentos apresentados pelos advogados de Aécio podem ajudar a esclarecer o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. "A petição do parlamentar pode demonstrar que a retomada das investigações ocorreu sem que haja novas provas. Além disso, é possível que a manifestação satisfaça as diligências probatórias postuladas pelo procurador-Geral da República, possibilitando a imediata formação de juízo acerca do destino da investigação", escreveu Mendes.