Pular para o conteúdo principal

YouTube vai remover de suas plataformas fake news e desinformação de bolsonaristas


 Embora com atraso, o Youtube anunciou nesta quarta-feira (29) que vai remover vídeos com informações falsas sobre quaisquer vacinas aprovadas por autoridades de saúde. Anteriormente, a plataforma já havia adotado posição semelhante sobre desinformação relativa aos imunizantes contra a covid-19. “Temos visto constantemente alegações falsas sobre as vacinas contra o coronavírus se transformarem em informações errôneas sobre as vacinas em geral. Estamos agora num ponto em que é mais importante do que nunca expandir o trabalho que começamos com a covid-19 para outras vacinas”, explica a empresa em comunicado.

“O YouTube não permite conteúdo que represente risco sério de danos graves, por meio da divulgação de informações médicas incorretas sobre vacinas atualmente administradas, que foram aprovadas e confirmadas como seguras e eficazes pelas autoridades de saúde locais e pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, diz a empresa. “Isso é limitado ao conteúdo que contradiz as autoridades de saúde locais ou as orientações da OMS sobre a segurança, eficácia e ingredientes da vacina”, acrescenta.

A empresa menciona no comunicado vários exemplos de conteúdos que não serão permitidos, como aqueles que alegam que as vacinas causam efeitos colaterais crônicos como câncer, diabetes, e outros efeitos colaterais. Também serão alvo os conteúdos segundo os quais os imunizantes não reduzem o risco de contrair a doença ou os que contêm substâncias que não estão na lista de ingredientes da vacina, como “matéria biológica de fetos (por exemplo, tecido fetal, linhas celulares fetais) ou subprodutos animais”.

Também serão deletados posts que afirmam que as vacinas contêm dispositivos destinados a rastrear ou identificar os que os receberam, que alteram dados genéticos das pessoas, causam autismo ou provocam infertilidade. O Youtube cita especificamente os conteúdos segundo os quais a vacina contra HPV provoca efeitos colaterais crônicos, como paralisia.

Em plena pandemia de covid-19, informações falsas e distorcidas contra vacinas não foram disseminadas apenas nas redes sociais pelo séquito negacionista de Jair Bolsonaro. Até mesmo senadores da República as espalharam durante o funcionamento da CPI da Covid. Em 27 de maio, por exemplo, durante a oitiva do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o senador bolsonarista Eduardo Girão (Podemos-CE) questionou o depoente usando uma informação falsa.

Ele quis saber de Covas sobre um “estudo feito na China” que, segundo o senador, apontava que a CoronaVac seria fabricada a partir de células extraídas de fetos abortados (veja o vídeo). O boato é antigo e falso, assim como o que apregoa que a “vacina chinesa” permitiria implantar microchips no organismo das pessoas, em outra fake news sobre o imunizante produzido pelo Instituto Butantan.

O processo de produção da CoronaVac nunca utilizou fetos humanos. A vacina é feita com o vírus inativado e replicado em células de rins de macacos – o processo não sacrifica os animais, nem os submete a sofrimento. Ao introduzir a questão, o senador governista estava apenas ecoando seu “chefe” Jair Bolsonaro, que atacou sistematicamente a “VaChina”, forma que ele e seus seguidores usavam para desqualificar o imunizante da farmacêutica Sinovac.

(Rede Brasil Atual)

Comentários

Postagens mais lidas

Deputado quer concessionárias em Jequié

Com o objetivo de proporcionar melhorias ao setor econômico do município de Jequié, o deputado estadual J.Carlos (PT), intermediou encontro entre o vice-prefeito, Sérgio Gameleira, com o diretor presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC, Emerson Leal. No encontro o vice-prefeito solicitou que a Sudic, através do governo do estado, faça liberação de duas áreas que pertenciam ao frigorífico Fre Capri, desativado há oito anos. Segundo Sérgio Gameleira, o intuito da aquisição do terreno é a implantação das concessionárias volkswagen e hyundai no município. De acordo com J.Carlos, as concessionárias irão contribuir de maneira positiva tanto na economia quanto no deslocamento da população. “ Os Jequieenses precisam sair de Jequié para Vitoria da Conquista, Itabuna , Salvador e outros municípios próximos da região, para ter atendimento e realizar serviços em seus automóveis. Com a ida da volkswagen e hyundai, além de sanar essa dificuldade, as empresa...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Anac aprova regulamentação para o uso de drones no país

Da Agência Brasil I Foto: Repredução A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta terça-feira, 2, a regulamentação para a operação civil de aeronaves remotamente pilotadas, também chamadas de drones. Pelo regulamento, os equipamentos não poderão ser usados em uma distância menor que 30 metros horizontais de pessoas que não deram autorização, com exceção de operações de segurança pública ou defesa civil. O regulamento divide os drones em três categorias, de acordo com o peso: aeronaves com peso superior a 150 quilos vão passar por processo de certificação similar ao existente para aeronaves tripuladas e devem ser cadastradas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Os controladores deverão ter mais de 18 anos e ter certificado médico-aeronáutico, licença e habilitação. Para drones com peso entre 25 quilos e 150 quilos, o regulamento estabelece requisitos técnicos que deverão ser seguidos pelos fabricantes. Também são exigidos idade mínima de 18 anos, certificad...