Pular para o conteúdo principal

Covid-19: Declaração de óbito da mãe do empresário Hang foi fraudada, diz dossiê

 

(Empresário Luciano Hang/ Foto: Reprodução)


O dossiê entregue à CPI da Covid, elaborado por 15 médicos que teriam trabalhado para a operadora de saúde Prevent Senior, aponta que a declaração de óbito da mãe do empresário Luciano Hang, Regina Hang, teria sido fraudada. A dela e a do médico negacionista Anthony Wong.

Regina Hang morreu em fevereiro, aos 82 anos, no hospital Sancta Maggiore, de propriedade da operadora, em São Paulo. De acordo com os profissionais, a suposta fraude na declaração de óbito seria mais um entre os “inúmeros casos que não foram devidamente noticiados” relacionados à covid-19 e está no capítulo “Da suposta fraude nas declarações de óbito” do dossiê.

Na sessão desta quarta-feira, na CPI da Covid, o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), abordou o caso de Regina Hang com a exibição de um vídeo no qual o empresário afirma que sua mãe poderia ter sobrevivido caso tivesse feito o chamado “tratamento precoce”. O parlamentar qualificou o comportamento do empresário como “macabro” e “repugnante”.

— Há uma farsa que será desmascarada aqui. Vamos provar que ele pediu: ‘Escondam que minha mãe foi tratada com cloroquina, para não desmerecer a eficácia’. Ele a levou para ser tratada no hospital com cloroquina, e a Prevent Senior ocultou isso — declarou o relator.

Já o senador Otto Alencar (PSD-BA), que presidia a sessão no momento, chamou Hang de “filho desalmado”, por considerar que o empresário usou a morte da mãe para promover o “tratamento precoce”. O diretor da Prevent Senior, Pedro Benedito, reiterou que não comentaria casos de pacientes, alegando sigilo médico.

Pacientes da operadora teriam sido assediados para aceitar o tratamento precoce. Um deles sequer tinha contraído a covid-19, mas chegou a receber em casa remédios do “kit covid”. O paciente, idoso, morreu logo depois.

No caso de Anthony Wong, ele também foi medicado com o “kit Covid”. O médico pediatra Anthony Wong morreu em janeiro deste ano, aos 73 anos, e foi um dos participantes do “estudo” da Prevent Senior, que testava medicamentos sem eficácia em seus pacientes. Entretanto, a revista Piauí aponta que o atestado de óbito de Wong escondeu dados da internação e a contaminação pelo vírus.

A versão oficial da família e da Prevent Senior é que Wong faleceu após uma parada cardiorrespiratória, após ser internado com úlcera gástrica. Porém, a reportagem da jornalista Ana Clara Costa, da revista mensal Piauí, publicada nesta quarta-feira, mostra que os dados da internação do pediatra foram omitidos, e ele foi internado com sintomas de covid-19.

De acordo com o prontuário médico obtido pela Piauí, o médico autorizou a ser medicado com o “kit Covid”, dentro do hospital Sancta Maggiore, pertencente ao grupo Prevent Senior. Sem melhora, Anthony Wong foi entubado em novembro, sob responsabilidade da médica Nise Yamaguchi, que estava afastada do hospital Albert Einstein.

O médico também fora infectado por uma pneumonia bacteriana que não cedia à medicação aplicada e era outra consequência da covid-19, pois a respiração mecânica oferece o risco de infecções bacterianas. A infecção resultou num choque séptico, provocou a falência dos órgãos e uma parada cardiorrespiratória.

Em março deste ano, dois meses após a morte de Anthony Wong, havia informações de que o médico morreu por causa do coronavírus. De acordo com o prontuário, 123 funcionários do Sancta Maggiore prestaram atendimento ao pediatra e mantiveram sigilo sobre o tratamento precoce, tratamentos experimentais e a causa da morte do paciente.

A reportagem aponta ainda que, no dia 15 de janeiro, data da morte de Wong, o prontuário relatou uma troca de orientações entre a médica Fernanda Igarashi, que assina o atestado de óbito, e seu chefe Fernando Pinho Esteves, coordenador médico da Prevent Senior. Segundo as comunicações do documento, há uma “hierarquia”: as decisões eram de Yamaguchi, mas executadas, na ponta, por Igarashi, sob orientação de Esteves.

Um dossiê entregue por médicos da Prevent Senior à CPI da Covid aponta que o plano de saúde ocultou mais mortes de pacientes que participaram do “estudo” para testar a eficácia da hidroxicloroquina para tratar a covid-19. Ao todo, nove pacientes morreram, mas só dois foram informados.

(Correio do Brasil)

Comentários

Postagens mais lidas

Deputado quer concessionárias em Jequié

Com o objetivo de proporcionar melhorias ao setor econômico do município de Jequié, o deputado estadual J.Carlos (PT), intermediou encontro entre o vice-prefeito, Sérgio Gameleira, com o diretor presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC, Emerson Leal. No encontro o vice-prefeito solicitou que a Sudic, através do governo do estado, faça liberação de duas áreas que pertenciam ao frigorífico Fre Capri, desativado há oito anos. Segundo Sérgio Gameleira, o intuito da aquisição do terreno é a implantação das concessionárias volkswagen e hyundai no município. De acordo com J.Carlos, as concessionárias irão contribuir de maneira positiva tanto na economia quanto no deslocamento da população. “ Os Jequieenses precisam sair de Jequié para Vitoria da Conquista, Itabuna , Salvador e outros municípios próximos da região, para ter atendimento e realizar serviços em seus automóveis. Com a ida da volkswagen e hyundai, além de sanar essa dificuldade, as empresa...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Anac aprova regulamentação para o uso de drones no país

Da Agência Brasil I Foto: Repredução A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta terça-feira, 2, a regulamentação para a operação civil de aeronaves remotamente pilotadas, também chamadas de drones. Pelo regulamento, os equipamentos não poderão ser usados em uma distância menor que 30 metros horizontais de pessoas que não deram autorização, com exceção de operações de segurança pública ou defesa civil. O regulamento divide os drones em três categorias, de acordo com o peso: aeronaves com peso superior a 150 quilos vão passar por processo de certificação similar ao existente para aeronaves tripuladas e devem ser cadastradas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Os controladores deverão ter mais de 18 anos e ter certificado médico-aeronáutico, licença e habilitação. Para drones com peso entre 25 quilos e 150 quilos, o regulamento estabelece requisitos técnicos que deverão ser seguidos pelos fabricantes. Também são exigidos idade mínima de 18 anos, certificad...