Pular para o conteúdo principal

Com Lula e Mujica, líderes progressistas da América Latina estabelecem agenda de enfrentamento contra a covid-19

Bandeirolas vermelhas nas janelas de um prédio de Soacha, perto de Bogotá, sinalizando a vulnerabilidade de seus moradores.RAUL ARBOLEDA / AFP
Unidade perante a direita e uma agenda alternativa às opções neoliberais para enfrentar a emergência sanitária do coronavírus na América Latina. Esse é o propósito do Grupo de Puebla, um fórum de líderes progressistas latino-americanos criado em julho passado na homônima cidade mexicana, que analisou os desafios regionais trazidos pela covid-19 e propôs uma série de medidas necessárias, segundo sua leitura, para mitigar as repercussões econômicas da pandemia. 
A premissa se baseia num cálculo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), das Nações Unidas, segundo o qual em 2020 a América Latina terá uma queda de 5,3% no seu PIB conjunto, uma contração de 3,5% no nível de emprego e um aumento de 4,5 pontos percentuais na pobreza e de um pouco mais de 2 pontos nos índices de miséria. Trata-se, segundo o documento, de “um registro cru e inédito na história latino-americana”, significando que, entre mais de 600 milhões de habitantes do subcontinente, quase a metade, 270 milhões, terá que enfrentar uma situação de pobreza, e 80 milhões cairão na miséria.
Participaram da reunião sete ex-chefes de Governo (além de Samper, o espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, os brasileiros Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o equatoriano Rafael Correa, o boliviano Evo Morales e o uruguaio José Mujica), o atual mandatário argentino, Alberto Fernández, dirigentes da esquerda e economistas como o prêmio Nobel Joseph Stiglitz. Todos concordaram quanto à necessidade de fortalecer a integração regional a partir de uma concepção do Estado como “fornecedor de bens públicos”.
O Grupo de Puebla defende, por exemplo, facilitar “a adoção de instrumentos de política social e econômica dos quais a região se afastou nos últimos anos por causa da primazia de modelos neoliberais". Ao mesmo tempo, uma vez superada a pandemia da covid-19, rejeita "voltar a um sistema de produção, extração, acumulação e consumo incompatível com o desafio representado pela adaptação ao aquecimento global”.


Do, El País

Comentários

Postagens mais lidas

Sem acordo, votação do passe livre para deficientes é adiada para 2012

imagem da internet A votação do   projeto de lei que prevê passe livre  para deficientes físicos em ônibus intermunicipais, encaminhado para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pelo governador Jaques Wagner (PT), foi adiada para 2012. A retirada da matéria da pauta gerou protesto de cerca de 100 deficientes físicos que acompanhavam a sessão nesta terça-feira (20). O grupo tentou ocupar o plenário da Casa para forçar a votação, mas a manifestação foi contida por seguranças. Segundo o líder do governo na Assembleia, deputado Zé Neto (PT), o projeto não foi votado por falta de acordo entre os parlamentares para dispensa de formalidades, como a tramitação pelas comissões. De acordo com informações do jornal A Tarde, a oposição à proposta partiu da própria bancada do governo, especialmente do deputado Ronaldo Carletto (PP), que também é empresário do setor de transporte intermunicipal.

EC Bahia sobe 5 posições em ranking de clubes da CBF

 (Felipe Oliveira/EC Bahia) Atual campeão Baiano, 11° colocado na Série A do Brasileirão e entre os oito melhores da Copa do Brasil em 2019. Esses foram os resultados que fizeram o Bahia ganhar cinco posições e alcançar o 10° lugar do Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de 2020, com 10.719 pontos. A nova posição demonstra a evolução do Tricolor no cenário nacional, já que no ano passado o clube estava na 15ª posição do ranking. Nesta nova lista, o Esquadrão aparece a frente de clubes tradicionais como São Paulo (11°), Fluminense (13°), Botafogo (14°) e Vasco (15°). Vitória em 17° Mesmo com uma temporada de 2019 abaixo, o Vitória se manteve na 17ª posição do ranking da CBF em 2020. O Leão no entanto perdeu pontos na lista. No ano passado, o Rubro-Negro tinha 8.862 contra 7.045 do ranking atual. Para mudar o retrospecto o Rubro-Negro buscar ir bem nas competições que disputa neste ano. Até o momento, o Vitória segue vivo...

Crise na polícia aumenta tensão entre Bolsonaro e governadores

Foto: AFP / BBC News Brasil A situação extrema vivida no Ceará nos últimos dias, em que um motim de policiais fez disparar o número de homicídios e quase provocou a morte do senador Cid Gomes (PDT-CE), acendeu o alerta sobre o risco de situações semelhantes se repetirem em outros Estados. As condições para novas paralisações radicalizadas das polícias se repetem em vários Estados, apontam analistas de Segurança Pública ouvidos pela BBC News Brasil: de um lado, governos com rombo nas finanças enfrentam dificuldade para oferecer reajustes salariais e melhores condições de trabalho às forças de segurança; e de outro, policiais que se sentem mais fortalecidos a pressionar governadores devido à ascensão política de representantes da categoria nos últimos anos, com destaque para a eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018. Antes de chegar ao Palácio do Planalto, quando era deputado federal, Bolsonaro sempre apoiou as reivindicações dos agentes de segurança estaduais e votou a...

Power Balance: Fabricante de "pulseiras do equilíbrio" pagará R$ 57 mi em indenização a clientes

A empresa Power Balance, fabricante das famosas “pulseiras do equílibrio”, terá que pagar US$ 57 milhões em indenizações a clientes nos Estados Unidos. A empresa foi perdedora em um processo por publicidade enganosa no país e deve declarar pedido de falência. Em janeiro, um grupo de consumidores moveu uma ação contra a empresa alegando que a afirmação de que a pulseira dava mais "força, equilíbro e flexibilidade" ao usuário era uma farsa. No mês anterior, os irmãos Josh e Troy Rodarmel, fundadores da companhia, já haviam admitido que não existiam provas científicas que garantissem os efeitos divulgados na publicidade do produto e, desta forma, a empresa foi condenada a indenizar os compradores do produto. A distribuidora brasileira da Power Balance afirmou, por meio de assessoria de imprensa, que a publicidade veiculada no país seguia as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não houve promoção de reembolso para os produtos da empresa no Brasil....

Serra do Ramalho: Padre pré-candidato anda com seguranças na cidade

O padre da paróquia de Serra do Ramalho, no Vale do São Francisco, Deoclides Rodrigues, passou a circular pelo município com seguranças particulares. O motivo: anunciou a pré-candidatura a prefeito da cidade. De acordo com o religioso, após demonstrar interesse em administrar o município passou a receber recomendações de populares para que tivesse “cuidado”, já que poderia estar a correr risco de morte. "Não quis acreditar, mas por precaução passei a andar com segurança particular " informou, em entrevista ao site Oeste da Bahia. O caso já foi relatado à Diocese de Bom Jesus da Lapa, uma das circunscrições eclesiásticas da Igreja Católica na Bahia, responsável pela paróquia de Serra do Ramalho. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com padre Deo, como é conhecido, mas o telefone não foi atendido. (Bahia Notícias)