Lula recebe título de cidadão honorário de Paris em reconhecimento a sua luta contra a fome e a miséria
Foto: Ricardo Stuckert |
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (2) de cerimônia no Theatre du Gymnase em que recebeu o título de cidadão honorário de Paris em reconhecimento a sua luta e seu legado contra a fome e a miséria. Na cerimônia, ele criticou o ministro da Justiça, Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro e os grandes meios de comunicação do Brasil.
Lula, que já se encontrou com diversas autoridades e lideranças políticas desde que chegou na França, no domingo, celebrou o reconhecimento por parte da Câmara de Paris. A distinção foi proposta pela prefeita Anne Hidalgo.
O ex-líder sindical pregou o desenvolvimento sustentável com inclusão e oportunidades para todos e defendeu a Floresta Amazônica. Ele condenou a “deliberada destruição da fonte de vida” no Brasil e afirmou que o governo Bolsonaro “ameaça o planeta”.
O aumento das queimadas na Amazônia no ano passado colocaram o presidente brasileiro em uma posição bastante criticada em todo mundo pela inação no combate ao fogo e ao desmatamento. O presidente francês, Emanuel Macron, foi um dos que entrou em rota de colisão com Bolsonaro.
Lula ainda destacou que esse processo foi estimulado pelo enfraquecimento da democracia, “estimulado pela ganância de uns poucos e por um desprezo mesquinho pelos direitos do povo”. Segundo o ex-presidente, esse desprezo tem raízes profundas, “fincadas em 350 anos de escravagismo”.
O ex-mandatário aponta que a chegada do ex-capitão à presidência só foi possível com a complacência da grande mídia. “O candidato que venceu as eleições foi poupado pelas grandes redes de televisão de enfrentar em debates o companheiro Haddad. Essa mídia, portanto, é corresponsável pela ascensão de um presidente fascista ao governo do Brasil”, declarou.
O ex-juiz federal Sergio Moro também foi bastante criticado por Lula. Ao chamar o hoje ministro da Justiça de mentiroso, o presidente foi ovacionado pelo público que lotou o teatro. A plateia também vibrou com uma homenagem de Lula à ex-presidenta Dilma Rousseff, que marcou presença ao lado de Haddad.
Segundo brasileiro a receber o título de cidadão honorário – o primeiro foi o cacique Raoni Metuktire -, Lula também fez questão de agradecer a honraria, celebrar a fraternidade entre os povos e exaltar seus companheiros.
“O povo de Paris me acolhe hoje entre seus cidadãos, como um reconhecimento pelo que fizemos, junto com tantos companheiros e com intensa participação social, para reduzir a desigualdade e combater a fome no Brasil”, finalizou o ex-presidente.
(Fórum)
Comentários