Pular para o conteúdo principal

Covid-19: 4 momentos que marcaram a reação de Bolsonaro à pandemia

MARCOS BELLO/REUTERS
As diferentes reações do presidente Jair Bolsonaro à ameaça do novo coronavírus têm sido alvo de uma série de críticas.

Leia, a seguir, sobre 4 momentos que resumem a reação de Bolsonaro à pandemia de coronavírus.

A viagem aos Estados Unidos
No dia 10 de março, em um discurso feito a apoiadores em Miami, Bolsonaro afirmou que a "questão do coronavírus" não era "isso tudo" e que se tratava muito mais de "fantasia".

Dois dias depois, o secretário de comunicação do Planalto, Fabio Wajngarten, foi diagnosticado com covid-19. Desde então, pelo menos 17 integrantes da comitiva que viajou com o presidente aos EUA testaram positivo para a doença.

Os mais recentes foram o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional e um dos membros do alto escalão mais próximos do presidente, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Os exames do presidente
Os testes realizados pelo próprio presidente acabaram gerando polêmica quando, na manhã do dia 13 de março, a emissora americana Fox News divulgou que o deputado Eduardo Bolsonaro havia confirmado que o primeiro exame do pai havia dado positivo para o novo coronavírus e que ele aguardava a contraprova.

Poucos minutos depois, Eduardo desmentiu a informação em um tuíte e, na sequência, o presidente divulgou em suas redes sociais que o resultado havia dado negativo com uma foto em que fazia um gesto obsceno e criticava a imprensa - que, segundo ele, havia divulgado informações falsas.

Fontes da rede Fox News, conhecida por ter posicionamentos mais alinhados aos do presidente americano, Donald Trump, declararam à imprensa brasileira que a informação havia sido passada por um porta-voz de Eduardo Bolsonaro por WhatsApp e que o deputado havia confirmado por telefone.

Os protestos contra o Congresso e o STF
Mesmo antes de ter recebido o resultado de seu segundo exame, o presidente decidiu cumprimentar manifestantes que se aglomeravam na frente do Palácio do Planalto durante protestos contra o Judiciário e Legislativo.

Em entrevista, Bolsonaro se justificou afirmando que muita gente "vai pegar mesmo a doença, mais cedo ou mais tarde", e que não poderíamos entrar em "uma neurose como se fosse o fim do mundo".

A atitude foi condenada pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.

A primeira morte confirmada no Brasil
Quando a primeira morte por covid-19 foi confirmada no país, na terça (17/03), Bolsonaro mais uma vez disse ver "histeria" em relação ao novo coronavírus e criticou as medidas que vinham sendo tomadas por governadores de diferentes Estados - cancelamento de eventos, fechamento de escolas -, sob a justificativa de que eles irão prejudicar muito a economia.
SERGIO LIMA/AFP

O tom mudou, entretanto, no fim do dia.

Pouco depois da realização de panelaço em algumas cidades - como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife -, o governo federal pediu ao Congresso que reconhecesse estado de calamidade pública até o fim do ano.

Essa medida flexibiliza as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal, permitindo que o governo gaste mais e, por exemplo, descumpra a meta fiscal estabelecida para 2020.

Segundo o Planalto, ela seria necessária para proteger a saúde e os empregos e lidar com um cenário de provável queda da arrecadação de municípios, Estados e da União.


(BBC Brasil)

Comentários

Postagens mais lidas

Brumado: Buraco 'engole' carro após chuva forte

Após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Brumado, região sudoeste da Bahia, na quinta-feira (24), um grande buraco foi aberto na Travessa Oflávio Torres, conhecida como Ladeira do Cinema, no centro do município. Por conta do acúmulo de água, o buraco foi encoberto e pelo menos dois motoristas foram prejuízos ao caírem na cratera. Os veículos foram retirados com ajuda de policiais militares e moradores da cidade. De acordo com o secretário de Infraestrutura de Brumado, André Luis Dias Cardoso, uma equipe da Prefeitura foi enviada ao local na manhã desta sexta-feira (25) e o reparo na via deve ser concluído ainda hoje. Sobre os danos nos veículos, o secretário disse que "os condutores devem acionar a Justiça para, a partir da decisão judicial, a Secretaria responder e, se for responsabilizada, bancar os prejuízos dos condutores". (G1)

Estamos em Marte

Foto: NASA "Bem-vindos a Marte!". A voz do diretor de Charles Elachi, diretor da Nasa responsável pela missão Curiosidade provocou uma explosão de alegria dos engenheiros espaciais, na madrugada desta segunda-feira (6).  Ela anunciava o êxito de uma das mais assombrosas missões já levadas a cabo pela agência espacial norte-americana. A de colocar um veículo no solo do planeta vermelho.  Poucos minutos depois começam a chegar as primeiras imagens de Marte, captadas pelas lentes de última geração a bordo do veículo.  A primeira, em preto e branco tem qualidade apenas razoável, mas sem dúvida entrará para a história da navegação e provocou gritos, aplausos, lágrimas, abraços e euforia, no Laboratório de Propulsão a Jato da Califórnia, onde foi recebida.

CPI da Covid: Relatório final ‘será devastador’, diz senador Randolfe

    (Senador Randolfe Rodrigues/ Foto:Reprodução) “O relatório final da CPI será devastador”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Segundo o parlamentar, “depois do relatório final vem a parte mais importante, que será responsabilizar os indiciados”. — Já aprovamos o compartilhamento das informações sobre a Prevent Senior com o Ministério Público de São Paulo — disse o senador, a jornalistas, nesta manhã. Na véspera, a CPI da Covid marcou para a próxima terça-feira a oitiva da advogada Bruna Morato. Ela defende o grupo de médicos da Prevent Senior que denunciaram as pressões pela utilização do kit covid e práticas consideradas “estarrecedoras”. Na quarta-feira, será a vez de o empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, ir à CPI da Covid. O depoimento da quinta-feira ainda está indefinido. Vacina Bruna Morato deve estar acompanhada de pelo menos um médico que prestava serviço...

Jequié: Homem que fugiu algemado de delegacia morre em confronto com a PM

Yure morreu em confronto com a polícia. Yure Pinheiro Silva morreu em confronto com policiais militares de Jequié. Segundo informações policiais, Yure foi preso durante uma operação entre as polícias Civil e Militar, no sábado (30), ele foi apresentando juntamente com outros dois suspeitos na Delegacia de Jequié, só que Yure conseguiu fugir da Delegacia ainda algemado. A partir dai a polícia saiu em busca do foragido, já por volta de uma hora da manhã deste sábado, Yure, foi avistado por uma viatura da PM nas imediações da Rua 15 de Novembro, Centro de Jequié. A Polícia informou que foi recebida a bala e que Yure reagiu, houve troca de tiros e ele morreu no confronto. Com ele foi encontrado um revolver calibre 38. A Polícia Civil informou a reportagem do BJM que Yure era suspeito de integrar a facção “bonde do maluco” e que estaria envolvido em explosões a caixas eletrônicos no interior da Bahia, no momento da prisão ainda na casa de Yure foram encontradas bananas de dinamite....

Gilmar pede que PGR ‘reavalie’ denúncia contra Aécio por suposta propina em Furnas

Foto: Max Haack / Ag. Haack O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, pediu à Procuradoria-Geral da República que reavalie o caso do senador mineiro Aécio Neves (PSDB-MG) numa denúncia aceita por ele mesmo que diz respeito a uma suposta propina em Furnas. Em seu despacho, Mendes afirma que os esclarecimentos apresentados pelos advogados de Aécio podem ajudar a esclarecer o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. "A petição do parlamentar pode demonstrar que a retomada das investigações ocorreu sem que haja novas provas. Além disso, é possível que a manifestação satisfaça as diligências probatórias postuladas pelo procurador-Geral da República, possibilitando a imediata formação de juízo acerca do destino da investigação", escreveu Mendes.