Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: qual o tratamento para sintomas leves e graves da covid-19

A OMS declarou que o mundo enfrenta uma pandemia. Declarar uma pandemia significa dizer que os esforços para conter a expansão mundial do vírus falharam e que a epidemia está fora de controle.

A doença que o vírus provoca é uma infecção respiratória que começa com sintomas como febre e tosse seca e, ao fim de uma semana, pode provocar falta de ar. De acordo com uma análise da OMS baseada no estudo de 56 mil pacientes, 80% dos infectados desenvolvem sintomas leves (febre, tosse e, em alguns casos, pneumonia), 14% sintomas severos (dificuldade em respirar e falta de ar) e 6% doenças sérias (insuficiência pulmonar, choque séptico, falência de órgãos e risco de morte).

A BBC News Brasil reuniu as recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e de profissionais da saúde especializados para prever os principais passos do tratamento, dependendo dos sintomas do paciente.

No Brasil, o Ministério da Saúde decidiu priorizar o atendimento dos casos suspeitos de coronavírus por meio da atenção primária, ou seja, pelo atendimento inicial, considerado a porta de entrada dos usuários nos sistemas de saúde. De acordo com o ministério, são 42 mil postos de saúde espalhados pelo país que devem dar conta de responder a cerca de 90% dos casos, na estimativa do ministro Luiz Henrique Mandetta.

Os serviços de saúde deverão fazer triagem mais rápida dos casos, para que pessoas com sistemas respiratórios afetados passem menos tempo em salas de espera. Vacinações devem ser feitas em áreas abertas.

A intenção anunciada pela pasta é de ampliar o horário de atendimento nos postos de saúde, facilitando adesão dos municípios ao programa Saúde na Hora. Segundo o ministro, a meta é que 6,7 mil unidades passem a funcionar em horário ampliado, e o ministério disponibilizou cerca de R$ 900 milhões que serão repassados aos municípios de acordo com a expansão da epidemia.

Postos de Saúde
A recomendação é de que procure os postos de saúde quem apresentar sintomas como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza, e sentir a necessidade de atendimento médico. Mas se você tiver sintomas leves, mas sente que não precisa da ajuda de um médico, pode ficar em casa.

As pessoas com sintomas não devem procurar unidade de saúde se tiverem apenas tosse, apenas coriza, apenas coriza e mal-estar ou sensação de moleza no corpo ou apenas febre, segundo o ministério.

E quem precisa ir ao hospital? Só quem apresentar os sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, respiração curta ou falta de oxigenação — que já podem ser sinais de pneumonia, um dos estágios mais graves da covid-19, que é a doença causada pelo novo coronavírus.

A opção do governo em priorizar o atendimento em postos de saúde é justamente evitar que se crie uma rede de infectados ainda maior nos hospitais, que concentram maior circulação de vírus e bactérias. A prioridade é reservar os ambulatórios e leitos dos hospitais para os casos mais graves.

"No caso de a pessoa ter febre acima de 38 graus e sintomas respiratórios, essa pessoa deve procurar uma unidade básica de atendimento, que pode tranquilamente ser um posto de saúde. E, chegando a este posto de saúde a pessoa deve se identificar como sintomático respiratório para ser colocado em outra linha de atendimento, que evite a transmissão para outros pacientes", afirma o infectologista Estevão Portela Nunes, vice-diretor do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da FioCruz.

Quem tiver dificuldade para respirar, a respiração curta ou fraca vai precisar sim ir ao hospital, orienta o médico da FioCruz,

Nos postos de saúde, a orientação para os profissionais é que avaliem rapidamente todas as pessoas que apresentem febre ou dificuldade para respirar, independentemente da idade.

Segundo orientação do ministério para os profissionais que atuam nos postos, a equipe de saúde deve priorizar os casos suspeitos, oferecer uma máscara cirúrgica e isolar tais pacientes em local ventilado em que n]ao haja circulação de pessoas sem proteção,

Casos suspeitos de covid-19 com sintomas mais leves receberão medicamentos para aliviar os sintomas: um analgésico para dor, um antitérmico para a febre. Se a equipe de saúde avaliar que o caso é mais grave, poderá encaminhar o paciente para um pronto atendimento ou para um especialista.

Para mais informações acesse BBC NEWS BRASIL.

Comentários

Postagens mais lidas

Brumado: Buraco 'engole' carro após chuva forte

Após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Brumado, região sudoeste da Bahia, na quinta-feira (24), um grande buraco foi aberto na Travessa Oflávio Torres, conhecida como Ladeira do Cinema, no centro do município. Por conta do acúmulo de água, o buraco foi encoberto e pelo menos dois motoristas foram prejuízos ao caírem na cratera. Os veículos foram retirados com ajuda de policiais militares e moradores da cidade. De acordo com o secretário de Infraestrutura de Brumado, André Luis Dias Cardoso, uma equipe da Prefeitura foi enviada ao local na manhã desta sexta-feira (25) e o reparo na via deve ser concluído ainda hoje. Sobre os danos nos veículos, o secretário disse que "os condutores devem acionar a Justiça para, a partir da decisão judicial, a Secretaria responder e, se for responsabilizada, bancar os prejuízos dos condutores". (G1)

Estamos em Marte

Foto: NASA "Bem-vindos a Marte!". A voz do diretor de Charles Elachi, diretor da Nasa responsável pela missão Curiosidade provocou uma explosão de alegria dos engenheiros espaciais, na madrugada desta segunda-feira (6).  Ela anunciava o êxito de uma das mais assombrosas missões já levadas a cabo pela agência espacial norte-americana. A de colocar um veículo no solo do planeta vermelho.  Poucos minutos depois começam a chegar as primeiras imagens de Marte, captadas pelas lentes de última geração a bordo do veículo.  A primeira, em preto e branco tem qualidade apenas razoável, mas sem dúvida entrará para a história da navegação e provocou gritos, aplausos, lágrimas, abraços e euforia, no Laboratório de Propulsão a Jato da Califórnia, onde foi recebida.

CPI da Covid: Relatório final ‘será devastador’, diz senador Randolfe

    (Senador Randolfe Rodrigues/ Foto:Reprodução) “O relatório final da CPI será devastador”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Segundo o parlamentar, “depois do relatório final vem a parte mais importante, que será responsabilizar os indiciados”. — Já aprovamos o compartilhamento das informações sobre a Prevent Senior com o Ministério Público de São Paulo — disse o senador, a jornalistas, nesta manhã. Na véspera, a CPI da Covid marcou para a próxima terça-feira a oitiva da advogada Bruna Morato. Ela defende o grupo de médicos da Prevent Senior que denunciaram as pressões pela utilização do kit covid e práticas consideradas “estarrecedoras”. Na quarta-feira, será a vez de o empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, ir à CPI da Covid. O depoimento da quinta-feira ainda está indefinido. Vacina Bruna Morato deve estar acompanhada de pelo menos um médico que prestava serviço...

Jequié: Homem que fugiu algemado de delegacia morre em confronto com a PM

Yure morreu em confronto com a polícia. Yure Pinheiro Silva morreu em confronto com policiais militares de Jequié. Segundo informações policiais, Yure foi preso durante uma operação entre as polícias Civil e Militar, no sábado (30), ele foi apresentando juntamente com outros dois suspeitos na Delegacia de Jequié, só que Yure conseguiu fugir da Delegacia ainda algemado. A partir dai a polícia saiu em busca do foragido, já por volta de uma hora da manhã deste sábado, Yure, foi avistado por uma viatura da PM nas imediações da Rua 15 de Novembro, Centro de Jequié. A Polícia informou que foi recebida a bala e que Yure reagiu, houve troca de tiros e ele morreu no confronto. Com ele foi encontrado um revolver calibre 38. A Polícia Civil informou a reportagem do BJM que Yure era suspeito de integrar a facção “bonde do maluco” e que estaria envolvido em explosões a caixas eletrônicos no interior da Bahia, no momento da prisão ainda na casa de Yure foram encontradas bananas de dinamite....

Gilmar pede que PGR ‘reavalie’ denúncia contra Aécio por suposta propina em Furnas

Foto: Max Haack / Ag. Haack O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, pediu à Procuradoria-Geral da República que reavalie o caso do senador mineiro Aécio Neves (PSDB-MG) numa denúncia aceita por ele mesmo que diz respeito a uma suposta propina em Furnas. Em seu despacho, Mendes afirma que os esclarecimentos apresentados pelos advogados de Aécio podem ajudar a esclarecer o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. "A petição do parlamentar pode demonstrar que a retomada das investigações ocorreu sem que haja novas provas. Além disso, é possível que a manifestação satisfaça as diligências probatórias postuladas pelo procurador-Geral da República, possibilitando a imediata formação de juízo acerca do destino da investigação", escreveu Mendes.