Pular para o conteúdo principal

Valdir Espinosa, Campeão Mundial pelo Grêmio em 1983, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

(Arquivo Blasting News)
Um dos técnicos mais importantes do Futebol brasileiro nos deixou. Valdir Espinosa, gaúcho de 72 anos, não resistiu a complicações após uma operação no estômago, realizada no dia 17, e morreu, nesta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela assessoria do Botafogo, clube onde o emblemático ex-técnico exercia o cargo de dirigente de futebol. Espinosa teve passagens vitoriosas também pelo Grêmio, onde conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes, em 1983.

O gaúcho, de Porto Alegre, começou sua carreira de atleta no Grêmio, em 1968, aos 21 anos, como lateral-direito. Valdir Espinosa permaneceu no tricolor gaúcho até 1973, quando rumou para a Bahia para jogar no Vitória. Foi aí que passou a atuar nas duas laterais e onde conheceu um dos seus grandes amigos do futebol: o saudoso Mário Sérgio, na época meio-campo referência na equipe baiana. Espinosa ainda seria técnico do amigo no Grêmio, anos mais tarde.

Após iniciar carreira como técnico do Esportivo, que tinha em seu elenco o então jovem atacante Renato Gaúcho e onde sagrou-se campeão do interior, Valdir Espinosa teve passagens marcantes no Ceará e no Londrina, conquistando estaduais pelas duas equipes. Foi justamente o início promissor que o levou para de volta à Porto Alegre, para treinar o Grêmio, em 1983.

Com uma equipe formada por jogadores como Mazarópi, lendário goleiro, Hugo de León, Baidek, Tita, Cesar, Caio e, naquela época já estrela, Renato Gaúcho, Valdir Espinosa levou o tricolor gaúcho à conquista da América. Após vencer o Penãrol no Estádio Olímpico, o Grêmio foi, finalmente, campeão da Libertadores de 1983.

Mas 1983 ainda não tinha acabado, e o Grêmio de Espinosa e Renato Gaúcho ainda alcançaria o topo do mundo do futebol. Reforçados com as chegadas de Mário Sérgio e Paulo Cézar Caju, o Grêmio venceu o Mundial de Clubes após derrotar o Hamburgo, da Alemanha.

Depois de levantar a taça de campeão mundial de clubes, Valdir Espinosa ainda foi campeão estadual pelo Grêmio em 1986.

Considerado um dos mentores de Renato Gaúcho, ambos voltariam a trabalhar juntos somente em 2016. Renato como treinador e Espinosa na coordenação do futebol, levaram o tricolor ao título da Copa do Brasil.

Em 1987 Espinosa rumou para o Cerro Porteño, dando início a uma extensa e vitoriosa carreira como treinador. Fora do Brasil esteve no Al-Hilal, da Arábia Saudita e no japonês Tokyo Verdi. No Brasil, passou por praticamente todas as grandes equipes do país: Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Portuguesa e Vasco.

Em 2020 voltou ao Botafogo para assumir o cargo de gerente de futebol.

Na equipe carioca teve uma bonita história como treinador, ao ser Campeão Carioca em 1989, 21 anos depois do último título oficial do clube.

Depois de pedir licença para fazer uma cirurgia no estômago, Valdir Espinosa não resistiu a complicações pós-operatórias. O velório será ainda nesta quinta-feira, das 15h às 22h, no Salão Nobre da sede do Botafogo, no Rio de Janeiro.


Por, Blasting News

Comentários

Postagens mais lidas

POLÍTICA: Teich não quis virar a versão bolsonarista de Harry Shibata, o médico legista da ditadura

Harry Shibata, o legista da ditadura Nelson Teich pediu demissão nesta sexta-feira após um processo de fritura que incluiu seu linchamento pelas milícias virtuais. Ex-ministro Nelson Teich Foi “o dia mais triste” da sua vida, definiu. “Não vou manchar a minha história por causa da cloroquina”. Bolsonaro defende o medicamento de maneira doentia, sem qualquer base científica. Há interesses econômicos — a Apsen, empresa farmacêutica que produz o medicamento, é de um empresário bolsonarista chamado Renato Spallicci. Há também uma necessidade doentia de tentar encontrar uma “cura” e o presidente da República ser o milagreiro. Bolsonaro pôs a faca no pescoço de Teich. “Votaram em mim para eu decidir. Acredito no trabalho dele, mas essa questão eu vou resolver”, disse o presidente Bolsonaro (psicopata) numa live com empresários. Teich havia escrito no Twitter que “a cloroquina é um medicamento com efeitos colaterais. Então, qualquer prescrição deve ser feita com bas...

Dissimulada: Deputada vota pelo fim da corrupção, e horas após marido foi preso pela Polícia Federal

SIM, SIM, SIM (pela corrupção) . Deputada Raquel Muniz. O prefeito de Montes Claros, em Minas Gerais, Ruy Adriano Borges Muniz (PSB), foi preso na manhã desta segunda-feira, em Brasília, numa operação da Polícia Federal. O parlamentar estava na cidade acompanhando a mulher, a deputada Raquel Muniz (PSD), que votou a favor do impeachment da presidente Dilma na votação deste domingo, e mencionou que o marido era um exemplo “de que o Brasil tem jeito”. Durante seu discurso, a parlamentar citou o marido. “Meu voto é em homenagem às vítimas da BR-251. É para dizer que o Brasil tem jeito e o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão. Meu voto é por Tiago, David, Gabriel, Mateus, minha neta Julia, minha mae Elza. É pelo norte de Minas, é por Montes Claros, é por Minas Gerais, é pelo Brasil. Sim, sim, sim”, disse. Prefeito Ruy Adriano Muniz (PSB) de Montes Claros preso em Brasília Se condenado, prefeito pode pegar 30 anos de prisão A Polícia Feder...

Dez anos depois, nadadora inverte os papéis é dá autógrafo a seu ídolo, Michael Phelps

"10 anos atrás: Uma garota de nove anos chamada Katie Ledecky conseguiu um autógrafo de Michael Phelps" (Credito: Família Ledecky) "Vice-versa: Katie Ledecky e Michael Phelps recriam a famosa foto em papéis opostos" Quanto a estadunidense Katie Ledecky tinha 9 anos, ela admirava um jovem nadador chamado Michael Phelps. E em um evento promocional, ela conseguiu encontrar seu ídolo e tirou uma foto com ele, de sorriso aberto, além de pedir um autógrafo em um pôster. Dez anos depois, consagrada, com quatro medalhas de ouro e uma de prata no Rio, Ledecky voltou a tirar uma foto com seu atleta favorito. Desta vez, no entanto, foi ele, Michael Phelps, quem pediu um autógrafo. A imagem deste bonito gesto entre os dois nadadores, agora trocando os papéis de ídolo e fã, foi feita apenas cinco dias depois que a foto original ficou popular no Twitter. A imagem, compartilhada pelo jornalista esportivo Darren Rovell foi retwitada 28 mil vezes desde o dia 10 de agost...

'Todo mundo na bandeja para ser comido', diz Jucá sobre integrantes do PSDB

Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados Em conversa sobre a Operação Lava Jato e investigações sobre políticos, o ministro do Planejamento, Romero Jucá, comentou que o PSDB está 'na bandeja para ser comido'. O diálogo com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, foi revelado pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (23). O ministro ainda fala em "estancar a sangria" ao comentar a Operação Lava Jato (veja mais). Durante a conversa, Jucá afirma que a situação é de "acabar com a classe política para ressurgir, construir uma nova casta, pura, que não tem a ver com...". "Isso, e pegar todo mundo. E o PSDB, não sei se caiu a ficha já", complementa Machado. Em resposta, o ministro diz que a ficha já caiu para "todos eles" e cita o ministro das Relações Exteriores, José Serra, além dos ministros Aécio Neves e Aloysio Nunes. "Todo mundo na bandeja para ser comido", diz o senador. "O primeiro a ser comido vai ser o Aéci...

NOVO CORONAVÍRUS: Trabalhadores desinfectando calçadas sem EPIs adequados, correm riscos em Jequié

A prefeitura municipal de Jequié (BA), através da Secretaria de Comunicação (SECOM), divulgou na última sexta-feira (27), matéria no próprio site, imagens de homens trabalhando, lavando e desinfectando pontos de ônibus e calçadas por conta do coronavírus. O que chama a atenção é a falta de equipamentos de proteção individual (EPI), p elas fotos divulgadas é possível notar a falta de alguns equipamentos essenciais para a segurança dos trabalhadores que ficam expostos aos mais variados tipos de infecções contagiosas. Sem dúvida o trabalho de desinfecção dos locais públicos é muito importante, tendo em vista que o novo coronavírus tem se mostrado altamente contagioso. Portanto, a observância com os cuidados e segurança dos trabalhadores se faz necessário ante a ameaça que nos cerca, é por tal razão que o Ministério do Trabalho e Emprego preconiza a NR-06, norma que trata da segurança do trabalhador.