Pular para o conteúdo principal

GOVERNO: "gostaria de conhecer os mafiosos da família", diz Bolsonaro

Foto: Adriano Machado  Reuters
O presidente Jair Bolsonaro deseja "esticar" a viagem que fará à Polônia e à Hungria, expoentes da direita na Europa e com os quais quer estabelecer uma aliança conservadora, para realizar a vontade pessoal de conhecer a terra dos seus antepassados. De ascendência italiana, ele pretende, entre abril e maio, visitar a região de Lucca, na Toscana, de onde vieram seus avós.

Em conversa com o Estado na quarta-feira passada, Bolsonaro disse, em tom de brincadeira, que gostaria de conhecer "os mafiosos" da família. "É missão do Itamaraty acertar uma data para Polônia. Vamos fazer Hungria e, talvez, Itália. (Quero) Ficar uns dois dias na Itália. Conhecer os mafiosos da minha família", afirmou, rindo, ao se referir à organização criminosa.

Sem contato com os parentes na Itália, a expectativa do presidente é de descobrir outros Bolzonaros, com "z" na grafia em italiano, que vivem por lá. Os antepassados dele chegaram no fim do século 19 e se instalaram no interior de São Paulo, onde trabalharam em fazendas de café. "Nunca fui à Itália. (A origem da família) É a região de Lucca, não conheço. Tenho vontade de ir e conhecer algum Bolsonaro", disse o presidente.

Após a deportação do ex-ativista italiano Cesare Battisti, em janeiro do ano passado, Bolsonaro declarou ao canal RAI, da Itália, que gostaria de participar das comemorações de 8 de Maio, que celebra o Dia da Vitória dos aliados na 2ª Guerra - a Itália, que lutou ao lado da Alemanha, se rendeu em 1943. Disse também que desejava ir a Lucca. Na ocasião, o prefeito da cidade, Alessandro Tambellini, do Partido Democrático, de centro-esquerda, afirmou que Bolsonaro seria recebido com respeito, mas ressaltou: "As ideias políticas dele não são as nossas".

Os parentes do presidente, contudo, podem estar em outra região da Itália, mais ao norte. Em 2018, o prefeito de Anguillara Veneta, Luigi Polo, disse à BBC que encontrou, em sua cidade, registros do nascimento de Vittorio Bolzonaro, que seria bisavô do presidente.

Comentários

Postagens mais lidas

Governador Flávio Dino critica exclusão de governadores do Conselho Nacional da Amazônia

Foto: Reprodução/TV Mirante Para o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), “não é bom para democracia” retirar os governadores do Conselho Nacional da Amazônia Legal. A medida foi decretada pela presidência da República nesta terça-feira (11). Em entrevista à TV Mirante, Flávio Dino disse que o Brasil tem soberania sobre a Amazônia e é preciso exercê-la com responsabilidade. Ele criticou a postura de Bolsonaro. “É um método geral do governo Bolsonaro, infelizmente. Uma visão extremista, belicista, de afastamento de setores sociais, políticos e econômicos e isso não é bom para a democracia brasileira”, afirmou. O governador do Maranhão considera que a presença dos estados ajudaria com sugestões e ideias. Dino diz lamentar que não haja, por parte do governo federal, a compreensão sobre a importância do diálogo para desenvolver políticas públicas eficazes em todas as áreas, inclusive na Amazônia. Ele lembrou, ainda, que grande parte das competências ambientais pertence a...

Cão brinca de super-herói e sai voando

Quando o dia está ensolarado, pegar seu cachorrinho de estimação e dar uma volta em algum parque da cidade é muito bom, mas que tal dar uma radicalizada nesse passeio? Will da Silva tem um simpático – e maluco – cachorro chamado Otis, da raça pug, que adora pular de paraquedas. Segundo o tabloide britânico Metro, o pequeno animal simplesmente estica as patinhas como se quisesse voar. Quando o cachorro era apenas um filhotinho, Will decidiu levá-lo a um pulo de “apenas” 91 m de altitude só para ver se Otis gostava. Ele amou! - Ele sabe de exatamente tudo o que está acontecendo quando estamos em queda livre e, assim como os iniciantes, ele fica todo excitado e nervoso. Entretanto, assim que ele sai do avião, se diverte como um cachorro com a cabeça para fora da janela do carro.

Jequié: Polícia civil apreende carro envolvido em tiroteio

Policiais civis da 9° Coorpin/Jequié apreenderam um veículo modelo Corola, placa LPG 4454, o carro apresentava perfurações de bala espalhadas pela chaparia. Na quinta feira (11) da semana passa os ocupantes de dois carros, um Astra e um Corola, trocou tiros na Rua Capitão Silvino de Araujo, bairro Joaquim Romão.  Policiais militares recuperam o Astra, que estava abandonado no Loteamento Tropical um dia depois do tiroteio. Nesta quinta feira (18) os civis localizaram o Corola em uma oficina de chaparia no bairro de Joaquim Romão, os buracos de bala já tinham sido recuperados. O carro foi recolhido para a Delegacia, o dono do não foi localizado e nem teve o nome revelado. A PC informou que os ocupantes dos carros são traficantes de facções rivais. (Fonte:JM)

Policial civil mata namorada por ciúmes em Marcionílio Souza

O policial civil Paulo César Torres Sena, 38 anos, está custodiado na Corregedoria da Polícia Civil, no Rio Vermelho, sob acusação de ter matado a tiros a namorada na noite do último domingo (2), na cidade de Marcionílio Souza, a 325 km de Salvador. Ana Verina dos Santos Santiago, 28, que trabalhava como frentista em um posto de combustíveis da cidade, foi atingida por seis tiros de pistola calibre 40 em uma praça localizada no centro de Marcionilio Souza. O casal namorava há um ano. Segundo a Polícia Civil, Paulo teria cometido o crime motivado por ciúmes da namorada e por causa de boatos que circulavam na cidade de que ela o traia. Ele foi preso em flagrante dentro da delegacia Delegacia Territorial da cidade, onde trabalha e ocupava uma vaga no alojamento do servidores. O policial irá responder a um processo administrativo disciplinar que será analisado por uma comissão de delegados, com punição que varia entre 30 dias de suspensão até a expulsão da corporação. Ele também r...