Pular para o conteúdo principal

BAHIA: Balbúrdia e ataques a princípios democráticos marca aprovação da PEC 159/2020

Foto: Mari Leal/ Bahia Notícias
Um teatro de absurdos. Talvez seja uma boa maneira de resumir o episódio esquecível da votação da reforma da Previdência baiana na noite da última sexta-feira (31). Com prazo exíguo para o fim da convocação extraordinária, servidores estaduais aceleraram a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) após a desastrada atuação de ditos "representantes" de categorias. Na verdade, assistimos a uma sucessão de erros, que causou sucessivos ataques a princípios democráticos, desde a liberdade de atuação parlamentar até o da transparência pública. 

O governo não quis dar o braço a torcer de ter feito uma convocação extraordinária em vão. Insistiu em apreciar a reforma da Previdência numa sexta à noite, algo completamente pouco usual para qualquer parlamento brasileiro. Era de se esperar uma forte reação dos servidores, que conseguiram medidas judiciais que o permitissem acompanhar a votação. Até aqui, tudo dentro da esfera regular da democracia. Só que aí os servidores resolveram ultrapassar a linha do razoável. Primeiro ao atingir o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, com um ovo, durante os instantes iniciais da sessão. Ali, foi o primeiro marco de um atentado à democracia naquela fatídica noite. Ao atingir Leal, o parlamento foi atingido de maneira covarde. Bola que segue. A reação do presidente foi a natural para qualquer ambiente sob pressão. Anunciou que aquele fato levaria a votação dos dois turnos ainda naquela noite.

Foi quando aconteceu o mais grave vindo dos servidores. Invadir o plenário, agredir fisicamente um deputado e sacar um revólver para outro. Nada, absolutamente nada, justifica esses dois episódios, que somado a ameaça de morte a outro parlamentar, completa o segundo ataque à democracia numa sexta à noite. Invadir o plenário já deveria ser algo absurdo, porém os ditos representantes dos servidores foram além. Transformaram o Legislativo em um prelúdio de barbárie. Pode-se discordar da PEC, da forma como foi conduzida e até mesmo da aprovação do projeto. Mas atacar aqueles legitimamente eleitos apenas por estarem em posições diversas da deles beira o surrealismo.

Aí aparece o erro da própria Assembleia. Ao invés de manter a transparência da votação, os deputados optaram por seguir a apreciação da matéria sem transmissão da TV Assembleia e sem a presença da imprensa. Por uma questão de segurança, justificaram. Faria sentido se os jornalistas se convertessem em ameaças, o que não foi o caso. Nesse ponto, o Legislativo pecou e restringir o acompanhamento da votação pegou mal. Porém foi um erro menor do que os anteriores. Ignorá-lo, no entanto, seria fingir que isso também não foi um ataque ao processo democrático. 

Por último, é também relevante destacar a estratégia de fazer concessões a categorias como professores e policiais militares antes da votação da PEC. Houve certo arrefecimento das mobilizações e ainda quase provocou o confronto entre policiais civis, que estavam contra a reforma, e PMs, que foram chamados às pressas para garantir a segurança da Assembleia. Foi um trunfo importante do governo e evitou uma proporção ainda maior nos tensos momentos do dia 31 de janeiro.

Ao final, o governo aprovou os dois turnos da PEC, enfiando um remédio amargo goela abaixo dos servidores. Que serão obrigados a rever as maneiras de protestar para evitar que a democracia fique ainda mais fragilizada pelas bandas de cá. Como não dá para passar uma borracha nessa encenação patética da última semana, que aprendamos com esses erros para que não mais se repitam.

Por Bahia Notícias

Comentários

Postagens mais lidas

Brumado: Buraco 'engole' carro após chuva forte

Após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Brumado, região sudoeste da Bahia, na quinta-feira (24), um grande buraco foi aberto na Travessa Oflávio Torres, conhecida como Ladeira do Cinema, no centro do município. Por conta do acúmulo de água, o buraco foi encoberto e pelo menos dois motoristas foram prejuízos ao caírem na cratera. Os veículos foram retirados com ajuda de policiais militares e moradores da cidade. De acordo com o secretário de Infraestrutura de Brumado, André Luis Dias Cardoso, uma equipe da Prefeitura foi enviada ao local na manhã desta sexta-feira (25) e o reparo na via deve ser concluído ainda hoje. Sobre os danos nos veículos, o secretário disse que "os condutores devem acionar a Justiça para, a partir da decisão judicial, a Secretaria responder e, se for responsabilizada, bancar os prejuízos dos condutores". (G1)

Estamos em Marte

Foto: NASA "Bem-vindos a Marte!". A voz do diretor de Charles Elachi, diretor da Nasa responsável pela missão Curiosidade provocou uma explosão de alegria dos engenheiros espaciais, na madrugada desta segunda-feira (6).  Ela anunciava o êxito de uma das mais assombrosas missões já levadas a cabo pela agência espacial norte-americana. A de colocar um veículo no solo do planeta vermelho.  Poucos minutos depois começam a chegar as primeiras imagens de Marte, captadas pelas lentes de última geração a bordo do veículo.  A primeira, em preto e branco tem qualidade apenas razoável, mas sem dúvida entrará para a história da navegação e provocou gritos, aplausos, lágrimas, abraços e euforia, no Laboratório de Propulsão a Jato da Califórnia, onde foi recebida.

CPI da Covid: Relatório final ‘será devastador’, diz senador Randolfe

    (Senador Randolfe Rodrigues/ Foto:Reprodução) “O relatório final da CPI será devastador”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Segundo o parlamentar, “depois do relatório final vem a parte mais importante, que será responsabilizar os indiciados”. — Já aprovamos o compartilhamento das informações sobre a Prevent Senior com o Ministério Público de São Paulo — disse o senador, a jornalistas, nesta manhã. Na véspera, a CPI da Covid marcou para a próxima terça-feira a oitiva da advogada Bruna Morato. Ela defende o grupo de médicos da Prevent Senior que denunciaram as pressões pela utilização do kit covid e práticas consideradas “estarrecedoras”. Na quarta-feira, será a vez de o empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, ir à CPI da Covid. O depoimento da quinta-feira ainda está indefinido. Vacina Bruna Morato deve estar acompanhada de pelo menos um médico que prestava serviço...

Jequié: Homem que fugiu algemado de delegacia morre em confronto com a PM

Yure morreu em confronto com a polícia. Yure Pinheiro Silva morreu em confronto com policiais militares de Jequié. Segundo informações policiais, Yure foi preso durante uma operação entre as polícias Civil e Militar, no sábado (30), ele foi apresentando juntamente com outros dois suspeitos na Delegacia de Jequié, só que Yure conseguiu fugir da Delegacia ainda algemado. A partir dai a polícia saiu em busca do foragido, já por volta de uma hora da manhã deste sábado, Yure, foi avistado por uma viatura da PM nas imediações da Rua 15 de Novembro, Centro de Jequié. A Polícia informou que foi recebida a bala e que Yure reagiu, houve troca de tiros e ele morreu no confronto. Com ele foi encontrado um revolver calibre 38. A Polícia Civil informou a reportagem do BJM que Yure era suspeito de integrar a facção “bonde do maluco” e que estaria envolvido em explosões a caixas eletrônicos no interior da Bahia, no momento da prisão ainda na casa de Yure foram encontradas bananas de dinamite....

Gilmar pede que PGR ‘reavalie’ denúncia contra Aécio por suposta propina em Furnas

Foto: Max Haack / Ag. Haack O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, pediu à Procuradoria-Geral da República que reavalie o caso do senador mineiro Aécio Neves (PSDB-MG) numa denúncia aceita por ele mesmo que diz respeito a uma suposta propina em Furnas. Em seu despacho, Mendes afirma que os esclarecimentos apresentados pelos advogados de Aécio podem ajudar a esclarecer o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. "A petição do parlamentar pode demonstrar que a retomada das investigações ocorreu sem que haja novas provas. Além disso, é possível que a manifestação satisfaça as diligências probatórias postuladas pelo procurador-Geral da República, possibilitando a imediata formação de juízo acerca do destino da investigação", escreveu Mendes.