Pular para o conteúdo principal

“A desigualdade é um problema político”, diz Lula após encontro com o papa

Foto: Reprodução/San Francesco
Na Itália por ocasião do encontro com o papa Francisco, Lula concedeu entrevista ao padre Enzo Fortunato, um dos organizadores do encontro A Economia de Francisco. O texto, publicado originalmente em italiano no portal San Francesco, foi traduzido livremente pelo Instituto Lula.

Por Enzo Fortunato

O que você pensa sobre A Economia de Francisco, o encontro que o papa irá realizar em Assis por uma nova economia, que rompe com as desigualdades e cria comunhão e participação?

Eu acho que essa é uma questão prioritária para a humanidade. Estamos no século 21, após muitos séculos de experiência em que a desigualdade reinou em todo o mundo. Chegou a hora de acabar com isso. 

O problema da produção de alimentos não existe. Existem alimentos para todas as pessoas no mundo, mas mais de um milhão de pessoas vivem com fome. Sem dinheiro para garantir-lhes a oportunidade de absorver as proteínas e calorias necessárias para sobreviver. A ideia do papa Francisco é crucial, muito importante. 

Espero que toda a humanidade comece a se preocupar, a construir uma sociedade mais harmoniosa, com mais solidariedade, na qual todos tenham o direito de comer três vezes por dia, estudar e viver de maneira digna. Ao longo dos anos do meu governo no Brasil, mostramos que isso é possível. Colocamos a luta contra a pobreza dentro do orçamento do Estado. 

Devemos garantir que todos os governos considerem a desigualdade como um problema político: decisões políticas devem ser tomadas para combater a desigualdade. O Estado deve estar a serviço da humanidade. Deve estar a serviço dos pobres. Infelizmente, porém, a pobreza e a miséria predominam no Brasil. Precisamente porque as políticas sociais foram eliminadas.

Por isso, estou feliz que o papa, através da Economia de Francisco, possa tentar construir uma nova consciência econômica, política e social para o mundo. Isso deve servir de exemplo para o movimento sindical, para outras igrejas e para partidos políticos em todo o mundo.

Quais foram as principais questões abordadas durante a reunião com o Papa?

Falamos de um mundo mais justo e fraterno. Parece-me que os atuais governantes não se preocupam com a qualidade de vida das pessoas, nem com o meio ambiente. Para acumular riqueza, tudo está sendo destruído. 

Conversei com o papa sobre a experiência bem-sucedida que tivemos no Brasil no combate à fome, criando mais empregos e aumentando o salário mínimo. E outros temas, como reforma agrária e política ambiental. 80% da energia no Brasil vem de fontes limpas. Mas ainda precisamos fazer um esforço extra, usar mais energia eólica e solar, o que não destrói a qualidade de vida do planeta.

O papa Francisco mostrou-se aberto a essas questões. Eu acho que isso pode dar um grande impulso para uma discussão global. Espero que, após a iniciativa em Assis, outros líderes assumam a responsabilidade por essas questões. Pense no protocolo de Kyoto, da COP 21 em Paris. Algumas pessoas não têm vontade de respeitar esses acordos. 

Preocupamo-nos em chegar à Lua para escapar da poluição, mas vivemos na Terra. Espero que este problema da economia possa ser discutido lá, mas com o coração. Como se fosse o coração de uma mãe que cuida de seus filhos com carinho, que dá mais leite quando eles precisam. Aqui, os governantes devem dar mais aos que mais precisam.

Presidente, você já esteve em Assis duas vezes. O que São Francisco deixou você e qual é a mensagem que São Francisco lhe deu e que você carrega em seu coração?

É a ideia de abdicar de bens pessoais, tentar viver a vida de uma maneira mais humana e cuidar do lugar onde você mora. Acredito que São Francisco nos dá essa ideia de renúncia em nível pessoal e colaboração e compromisso com toda a comunidade. 

O Santo de Assis reflete a boa intenção que reside em todos os seres humanos de melhorar: acredito que todos os que estão deitados na cama pensam que deveriam fazer mais pela Terra e por sua família.

Não consigo entender que, apesar da ideia do Bem, que é humano e, portanto, dentro de nós, existem tantas pessoas ricas no mundo que têm bilhões e bilhões e nem serão capazes de gastá-los no decorrer de sua vida e ainda assim os mantêm por auto. Por que eles não dão uma parte para os pobres, para aqueles que não têm comida? 

Esta é a única maneira de viver: ser mais humano, mais solidário. São Francisco deu um exemplo que deve ser seguido por todos.

Comentários

Postagens mais lidas

Presidente do TCM orienta prefeitos para não fazerem gastos excessivos com o São João 2013

Adotando mesmo procedimento semelhante ao do  ano passado, o presidente, Paulo Maracajá,  do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM,  chamou a atenção dos gestores municipais com  relação aos gastos públicos a serem realizados na  realização do São João 2013.  Restando pouco mais de 60 dias para o início dos festejos juninos e com  o agravamento da seca em quase todas as regiões do estado, a atenção será redobrada. “Não tem sentido em situação de calamidade esbanjar dinheiro com festa”,  adverte Maracajá. Em Jequié, onde a administração patina nos três primeiros meses de gestão atribuindo  dificuldades aos débitos herdados do governo anterior, [que afirmam oscilar entre R$ 55 e R$ 60 milhões], já foram anunciadas como principais atrações para o palco da Praça da Bandeira, as bandas Calypso, Aviões do Forró e Edigar Mão Branca, além de outros. A planilha financeira  da festa local  deverá estar em mãos do Secretario de Governo, Ed...

Tragédia: Acidente entre van e carreta deixa 10 mortos na BR-116

Uma tragédia marcou a manhã deste domingo (16) na BR-116. Um acidente envolvendo uma Van de cor prata, placa DTR-9206 de Ribeirão Preto/SP, e uma carreta-baú de placa MHP-2785 de Treze Tílias/SC, culminou na morte de dez pessoas por volta das 04h de hoje. Segundo informações colhidas no local pelo Blog Marcos Frahm e equipe da Rádio 93 FM, a colisão, que ocorreu na altura do Km 595 da rodovia, próximo ao município de Irajuba, aconteceu quando a carreta desceu uma ladeira conhecida como ”Serra do Km 100”, invadindo supostamente a contramão e batendo frontalmente com a Van, que seguia no sentido Norte transportando 12 pessoas que voltavam do corte de cana no interior de São Paulo para o município de São José da Tapera, no Estado de Alagoas. Nove delas morreram no local, e a 10ª vítima faleceu momentos depois de dar entrada na emergência do Hospital Prado Valadares, em Jequié.  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista da carreta fugiu após acidente. Ele foi socorri...

Deputado quer concessionárias em Jequié

Com o objetivo de proporcionar melhorias ao setor econômico do município de Jequié, o deputado estadual J.Carlos (PT), intermediou encontro entre o vice-prefeito, Sérgio Gameleira, com o diretor presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC, Emerson Leal. No encontro o vice-prefeito solicitou que a Sudic, através do governo do estado, faça liberação de duas áreas que pertenciam ao frigorífico Fre Capri, desativado há oito anos. Segundo Sérgio Gameleira, o intuito da aquisição do terreno é a implantação das concessionárias volkswagen e hyundai no município. De acordo com J.Carlos, as concessionárias irão contribuir de maneira positiva tanto na economia quanto no deslocamento da população. “ Os Jequieenses precisam sair de Jequié para Vitoria da Conquista, Itabuna , Salvador e outros municípios próximos da região, para ter atendimento e realizar serviços em seus automóveis. Com a ida da volkswagen e hyundai, além de sanar essa dificuldade, as empresa...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.