Governo Estado do Espirito Santo/Divulgação |
O governo do Espírito Santo anunciou que, além do apoio à população em geral, vai oferecer ajuda específica para os pequenos e microempresários prejudicados pelas fortes chuvas recuperarem seus negócios.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), sete pessoas morreram e 2.355 foram desalojadas em todo o estado, por causa dos efeitos das chuvas que caem no território capixaba desde a última sexta-feira (17).
Os municípios mais afetados até o momento são Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta, nas quais foi decretado estado de calamidade pública, o que permite aos moradores sacar parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a que têm direito.
Ontem (21), o governador Renato Casagrande anunciou que, além das medidas emergenciais, serão adotadas ações de apoio aos empreendedores prejudicados pelas chuvas. Uma das medidas é a reativação do Cartão Reconstrução, que permite o repasse de R$ 3 mil para famílias com renda de até três salários mínimos comprarem material de construção e eletrodomésticos – esta e outras medidas ainda precisam ser apreciadas pela Assembleia Legislativa, em regime de urgência.
Para tanto, o governador solicitou a convocação dos deputados estaduais. A expectativa é que os parlamentares se reúnam na próxima segunda-feira (27), em sessão extraordinária.
O Banestes permitirá que os empresários que já são seus clientes e têm empréstimos pactuados renegociem o pagamento das dívidas, podendo adiar por até 12 meses o vencimento das parcelas. Já para novos contratos, o banco oferecerá “condições operacionais adequadas ao momento de dificuldade, como a utilização de fundo de aval, e a oferta de crédito em parceria com o Banestes”, explicou o governo estadual, em nota.
Informações, Agência Brasil.
Comentários