Foto: SECOM/PMJ |
O município de Jequié possui grande potencial na área do agronegócio. Por estar inserido numa zona de transição climática, a diversificação da produção aponta para um cenário propício para novos investimentos no setor, que poderá mudar a face da economia regional. Entretanto, não basta produzir ou incentivar a produção sem que haja uma política de escoamento e comercialização da produção rural.
Diante deste diagnóstico econômico e visando criar possibilidades que amplifiquem a produção agrícola da região de Jequié, o secretário de Governo, Jorge Galvão, foi a Brasília e esteve em audiência, nesta quarta-feira, 19, com o procurador geral da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Daniel Ivo Odon.
A Conab é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e é considerada estratégica para o setor agrícola no Brasil e que tem como uma das metas o aumento substancial do número de produtores rurais atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos, (PAA), que faz a compra diretamente dos pequenos produtores rurais, incentivando ainda mais a cadeia produtiva na região.
Durante o encontro, o secretário de Governo de Jequié, Jorge Galvão, apresentou a proposta de parceria entre o município e a CONAB, para implantação de um Centro de Abastecimento de Alimentos, o CEASA, em Jequié. Ficou acertado também que membros da Conab viriam em maio para uma visita técnica e levantamento de dados.
Se a parceria for efetivada, quem sai ganhando são os produtores e comerciantes, pois isso criaria uma maior aproximação com o mercado, facilitaria operações financeiras e bancárias, melhoraria a qualidade do produto, abriria acesso a novas tecnologias e tendências de mercado e ampliaria a visibilidade dos pequenos produtores da zona rural de Jequié, abrindo-lhes novos mercados no estado.
Comentários