Pular para o conteúdo principal

saúde: Dez dicas para economizar dinheiro nas compras da dieta

Foto: Reprodução / Minha Vida
Você não estava enganado esse tempo todo: fazer dieta pode, sim, pesar mais no bolso do consumidor. "A indústria brasileira tem o costume de tirar vantagem dos alimentos com características mais saudáveis. Um exemplo é o arroz integral, que mesmo passando por menos processos industriais e, consequentemente, tendo menos custos para a indústria, ainda assim custa quase o dobro do valor do arroz branco, que passa por inúmeros processos na indústria para se obter o produto final", conta a nutricionista Tathiane Ferreira.

Abaixo 10 formas de você conseguir gastar menos dinheiro durante as compras do mercado e ainda garantir aqueles quilinhos a menos na balança:

1. Frutas e legumes da estação
Você sabia que apostar em alimentos da estação ajudam a economizar? E não para por aí: "Comprando alimentos da safra, conseguimos preços melhores em uma fruta ou legume de ótima qualidade e até mais nutritivos", destaca a nutricionista Mariana Amaro, da rede dr.consulta. Veja quais são as frutas e legumes típicos de cada época do ano.


2. Feira tem hora certa para economizar
Em geral, as feiras concentram alimentos com bastante qualidade, porém, o preço nem sempre é convidativo. Uma alternativa, de acordo com Tathiane, é buscar bons itens durante a xepa, aquele momento próximo ao final do horário de funcionamento da feira. Nessa hora, aproveite para negociar bastante os valores, uma vez que o feirante vai querer vender tudo o que restou logo.

3. Não perca as promoções
Essa parte pode ser um pouco chatinha, mas só até você ver o quanto conseguirá economizar. Todos os tipos de mercados costumam separar um dia da semana para centralizar as promoções de legumes ou de carnes, por exemplo. Fique de olho!

4. Evite alimentos já higienizados e cortados
São mais práticos? Muito mais! Mas também são mais caros? Com certeza. "A indústria acaba cobrando por este serviço de higienização e, além disso, essa limpeza pode acabar retirando partes do alimento que poderiam ser utilizadas, como as folhas dos brócolis e da beterraba", destaca Tathiane.

5. Armazenamento correto evita desperdício
Após comprar os alimentos, busque entender qual a forma de armazenamento que os farão durar por mais tempo. Dessa forma, você evita que eles estraguem muito rápido e acabem indo para o lixo.

6. Compre da marca do mercado
As prateleiras do mercado trazem muitas opções de marcas, inclusive a fabricada pelo próprio mercado. Que tal em vez de comprar aquela marca famosa, você dar uma chance para o produto feito pela própria rede de supermercados? Mais econômicos, esses produtos podem surpreender pela qualidade.

7. Coma mais em casa
Parece óbvio, mas não só o seu bolso vai agradecer, como a sua própria saúde. "Tente comer mais em casa, planejando as suas refeições. Essa é uma opção mais econômica, menos gordurosa, menos condimentada e mais saudável", lembra Mariana.

8. Lugar de cascas e talos NÃO é no lixo
Existem muitas receitas em que os protagonistas são justamente elas: as cascas e os talos dos alimentos. Aproveitar ao máximo as frutas e legumes que comprar é uma forma de fazer esses alimentos renderem ao máximo, evitando desperdício e gastos desnecessários. "Pode ser usada a casca de banana, você pode comer a cenoura com a casca, a batata com a casca. Também é possível fazer compotas de casca de abacaxi, de melancia ou de laranja, por exemplo, usando adoçante", dá a dica Mariana.

9. O preço da carne vermelha está alto? Vá de frango
"O frango é mais em conta, tem um bom valor de proteínas de boa qualidade e você ainda consegue escolher cortes magros com mais facilidade", conta a nutricionista da rede dr. consulta.

10. Organize-se
"Para toda dieta, a palavra-chave é organização. É importante organizar a lista de mercado, para não se perder e comprar coisas desnecessárias. Planeje o que vai comer na semana, quais lanches vai levar, onde vai comer e selecione as opções mais em conta, para fazer uma compra mais racional e conseguir economizar", finaliza Mariana.



Comentários

Postagens mais lidas

Deputado quer concessionárias em Jequié

Com o objetivo de proporcionar melhorias ao setor econômico do município de Jequié, o deputado estadual J.Carlos (PT), intermediou encontro entre o vice-prefeito, Sérgio Gameleira, com o diretor presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC, Emerson Leal. No encontro o vice-prefeito solicitou que a Sudic, através do governo do estado, faça liberação de duas áreas que pertenciam ao frigorífico Fre Capri, desativado há oito anos. Segundo Sérgio Gameleira, o intuito da aquisição do terreno é a implantação das concessionárias volkswagen e hyundai no município. De acordo com J.Carlos, as concessionárias irão contribuir de maneira positiva tanto na economia quanto no deslocamento da população. “ Os Jequieenses precisam sair de Jequié para Vitoria da Conquista, Itabuna , Salvador e outros municípios próximos da região, para ter atendimento e realizar serviços em seus automóveis. Com a ida da volkswagen e hyundai, além de sanar essa dificuldade, as empresa...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Anac aprova regulamentação para o uso de drones no país

Da Agência Brasil I Foto: Repredução A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta terça-feira, 2, a regulamentação para a operação civil de aeronaves remotamente pilotadas, também chamadas de drones. Pelo regulamento, os equipamentos não poderão ser usados em uma distância menor que 30 metros horizontais de pessoas que não deram autorização, com exceção de operações de segurança pública ou defesa civil. O regulamento divide os drones em três categorias, de acordo com o peso: aeronaves com peso superior a 150 quilos vão passar por processo de certificação similar ao existente para aeronaves tripuladas e devem ser cadastradas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Os controladores deverão ter mais de 18 anos e ter certificado médico-aeronáutico, licença e habilitação. Para drones com peso entre 25 quilos e 150 quilos, o regulamento estabelece requisitos técnicos que deverão ser seguidos pelos fabricantes. Também são exigidos idade mínima de 18 anos, certificad...