Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28, uma reunião entre a Prefeitura de Jequié, representada pelo secretário de Agricultura, Adilson Miranda e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Governo do Estado da Bahia (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), além de mais seis comunidades de pequenos produtores de cacau da região formada por mais de 190 famílias que moram na zona rural de Jequié. O evento aconteceu na sede de acolhimento de produtos da Agricultura Familiar no bairro do Mandacaru, e foi convocada pela Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra que fica na Região de Itajuru.
Foto: SECOM/PMJ |
A reunião teve como finalidade apresentar aos cacauicultores locais o Programa Bahia Produtiva e informar todos a cerca da importância de estarem rigorosamente em dia com as suas obrigações como associados e se tornarem aptos a concorrerem ao edital do Governo do Estado da Bahia para aquisição de uma usina beneficiadora de cacau que os ajudaria na fabricação do seu próprio chocolate, fomentando ainda mais a renda das famílias, que venderiam assim seus produtos, diretamente, sem atravessadores. Além da unidade de beneficiamento do chocolate, o edital contemplará o apoio a cultura do cacau, recuperação de áreas plantadas, unidade de estufa solar para secar o cacau, tratores e caminhão para fazer a logística do transporte do cacau seco até a usina de beneficiamento.
O edital terá um valor estimado em R$ 1.219.000,00, (um milhão e duzentos e dezenove mil reais), e deve contar com uma contra partida no valor de 20% do valor global por parte dos produtores, que pode ser feita através de doação de terrenos e materiais de construção como areia, pedras e até mão de obra para a construção da fábrica que beneficiará a toda comunidade.
Logo após a reunião o técnico da CAR, Jefferson Andrade, fez uma visita técnica, onde possivelmente será instalada a fábrica, fazendo uma análise positiva em relação ao futuro promissor da região na produção do cacau. O programa Bahia Produtiva, é financiado pelo Banco Mundial e pelo Governo do Estado, e administrado pelas associações requerentes. Estiveram presentes na visita técnica associações das seguintes regiões: Flor da Terra, Volta do Rio, Marcela, Fazenda Velha, Florestal, Campo Largo e Itajurú.
Para se auto sustentar, o Programa Bahia Produtiva ainda disponibiliza uma verba no valor de 120 mil reais para a contratação de técnicos agrícolas que farão a orientação aos produtores e um promotor de vendas que apresentaria o produto ao mercado consumidor na região e outros centros comerciais.
(SECOM)
Comentários