Pular para o conteúdo principal

MUNDO: Maduro convoca eleições regionais enquanto protestos prosseguem na Venezuela

Protestos ganham ruas de Caracas. FEDERICO PARRA (AFP)
Pressionado por uma semana de desordens nas ruas e de revezes no plano internacional, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu às autoridades eleitorais que se preparem para organizar em breve as eleições para a escolha dos governadores de Estados e prefeitos. “Estou ansioso para que se convoquem as eleições de governadores e prefeitos para dar uma surra nessa gente (a oposição)”, disse Maduro no domingo, em referência aos oposicionistas, na cidade de Barquisimeto, capital do Estado de Lara (centro-oeste do país). A oposição convocou nesta segunda-feira novos protestos em Caracas e outras cidades.


A convocação de eleições estaduais e municipais deveria ter ocorrido no ano passado, de acordo com os prazos determinados pela Constituição vigente. No entanto, o Governo, aproveitando seu controle sobre o órgão eleitoral, deu um jeito de adiá-las, do mesmo modo que conseguiu bloquear a iniciativa da oposição para convocar um referendo revogatório do mandato presidencial. A maioria das pesquisas de opinião preveem uma esmagadora derrota do chavismo nas urnas, no caso de haver eleições.

A rápida realização de eleições é uma das exigências dos manifestantes que tomaram as ruas de Caracas e outras cidades da Venezuela ao longo de três dias da semana passada. No momento o Governo tem o controle de 20 dos 24 governos estaduais. A previsível perda desse capital nas urnas representaria para o Governo uma evidência inegável de sua erosão em termos de apoio popular.

A aliança oposicionista, Mesa de Unidade Democrática (MUD), espera realizar na quarta-feira, 19 de abril, o que definiu como “a mãe de todas as mobilizações”. Para conseguir isso, é crucial para a MUD manter viva durante as folgas da Semana Santa a motivação dos protestos dos últimos dias.

Comentários

Postagens mais lidas

Deputado quer concessionárias em Jequié

Com o objetivo de proporcionar melhorias ao setor econômico do município de Jequié, o deputado estadual J.Carlos (PT), intermediou encontro entre o vice-prefeito, Sérgio Gameleira, com o diretor presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC, Emerson Leal. No encontro o vice-prefeito solicitou que a Sudic, através do governo do estado, faça liberação de duas áreas que pertenciam ao frigorífico Fre Capri, desativado há oito anos. Segundo Sérgio Gameleira, o intuito da aquisição do terreno é a implantação das concessionárias volkswagen e hyundai no município. De acordo com J.Carlos, as concessionárias irão contribuir de maneira positiva tanto na economia quanto no deslocamento da população. “ Os Jequieenses precisam sair de Jequié para Vitoria da Conquista, Itabuna , Salvador e outros municípios próximos da região, para ter atendimento e realizar serviços em seus automóveis. Com a ida da volkswagen e hyundai, além de sanar essa dificuldade, as empresa...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Anac aprova regulamentação para o uso de drones no país

Da Agência Brasil I Foto: Repredução A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta terça-feira, 2, a regulamentação para a operação civil de aeronaves remotamente pilotadas, também chamadas de drones. Pelo regulamento, os equipamentos não poderão ser usados em uma distância menor que 30 metros horizontais de pessoas que não deram autorização, com exceção de operações de segurança pública ou defesa civil. O regulamento divide os drones em três categorias, de acordo com o peso: aeronaves com peso superior a 150 quilos vão passar por processo de certificação similar ao existente para aeronaves tripuladas e devem ser cadastradas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Os controladores deverão ter mais de 18 anos e ter certificado médico-aeronáutico, licença e habilitação. Para drones com peso entre 25 quilos e 150 quilos, o regulamento estabelece requisitos técnicos que deverão ser seguidos pelos fabricantes. Também são exigidos idade mínima de 18 anos, certificad...