Pular para o conteúdo principal

Dilma diz que vai ao Senado porque acredita na democracia

Foto: Paulo Pinto/Agência PT
A presidenta Dilma Rousseff disse, na noite desta terça-feira (23,  que irá ao Senado porque acredita na democracia. “A democracia é algo muito valioso para que não se lute por ela”, afirmou para cerca de 1,5 mil pessoas que se reuniram em ato da Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, realizado na Casa de Portugal, em São Paulo.

Também compareceram pessoas como o senador Eduardo Suplicy, o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição Fernando Haddad, o líder do MTST, Guilherme Boulos, além de líderes estudantis e sindicais, todos prestando apoio e solidariedade à presidenta.

Dilma começou a noite falando em resistir, mas também em lutar. “Os movimentos sociais, os partidos progressistas, as mulheres, todos nós fomos capazes de formar uma grande frente de resistência”, afirmou.

Para ela, “essa luta não tem data para terminar”, uma vez que a democracia não está garantida. “É importante chamar as ações por seus verdadeiros nomes e nisso ganhamos: é golpe”, comentou a presidenta, acrescentado que o processo de impeachment é reprovado internacionalmente.

Nas palavras da presidenta, há dois grandes motivos para o golpe em curso no Brasil. Um deles é o fato de que “a democracia é muito incômoda para quem quer evitar a participação popular na política”.

O outro motivo está relacionado a quem de fato vai “pagar o pato” da crise econômica. Ela destacou que os responsáveis pelo golpe já deixaram claro que pretendem fazer ajustes brutais contra a saúde, cultura e educação, além de privatizar as riquezas do país, cobrando o preço dos mais pobres.

Comparando a democracia com uma árvore, Dilma afirmou que o golpe em curso no país é “como um ataque de parasitas que assumem lentamente os galhos da árvore e vão se espalhando”. Respondendo aos que questionam se a ida ao Senado não poderia legitimar esse processo, ela disse que “somos democratas e nossa maior arma é aumentar os espaços de debate público”.

A presidenta eleita ainda afirmou que ninguém respeitará quem condena uma pessoa inocente. “Esse processo é muito duro porque sei que estão cometendo uma injustiça”, disse.

Dilma ainda comentou sobre as Olimpíadas, afirmando que estava muito orgulhosa pelo sucesso do evento, que começou a ser construída ainda no governo de Luíz Inácio Lula da Silva, quando ela era ministra da Casa Civil. Ela também comparou os jogos a uma festa, que “você organiza, arruma a casa, contrata a melhoria das instalações, arruma os móveis e no dia da festa é proibido de entrar”.

“Eles não nos colocaram nessa parada, não. Nem eu, nem Lula. Fomos devidamente esquecidos e vocês sabem por quem”, completou.

Entre os presentes que deram seu apoio à presidenta, a fala mais emocionada foi do senador Eduardo Suplicy, que leu uma carta do jurista Dalmo Dallari, que diz que “não existindo fundamento jurídico-constitucional o impeachment seria efetivamente um golpe contra o sistema político-jurídico democrático consagrado na Constituição feita pelo povo em 1988”.

Fernando Haddad afirmou que estamos em um momento muito delicado da vida nacional. “Dilma, que foi vítima de um golpe militar nos anos 1960, agora é vítima de outra modalidade de golpe”. Para o prefeito, o que está em jogo é muito mais que uma troca de governantes. “O que está em jogo são os direitos sociais do povo brasileiro”, avaliou.

Por Pedro Sibahi, da Agência PT de Notícias

Comentários

Postagens mais lidas

SAÚDE: Erradicação do sarampo até julho deste ano é meta do MS

Reprodução O Ministério da Saúde estipulou como meta erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério, Wanderson de Oliveira, ocorreu nesta sexta-feira (14), após a morte de uma criança de 9 anos no Rio de Janeiro. “Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”. O ministério lança neste sábado (15), o Dia D de vacinação contra o sarampo. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, lamentou a morte da criança e acrescentou que a fatalidade serve de alerta para os pais e responsáveis vacinarem as crianças. “A morte dessa criança, tragicamente, é o maior alerta que a gente pode fazer para que os pais levem as crianças aos postos de saúde do Brasil inteiro para fazer a vacina”. A campanha, cujo Dia D será amanhã, tem como público-alvo pessoas de 5 a 19 anos, mas, após a morte no Rio de Janeiro, o chefe da SVS incent...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

NOVO CORONAVÍRUS: Trabalhadores desinfectando calçadas sem EPIs adequados, correm riscos em Jequié

A prefeitura municipal de Jequié (BA), através da Secretaria de Comunicação (SECOM), divulgou na última sexta-feira (27), matéria no próprio site, imagens de homens trabalhando, lavando e desinfectando pontos de ônibus e calçadas por conta do coronavírus. O que chama a atenção é a falta de equipamentos de proteção individual (EPI), p elas fotos divulgadas é possível notar a falta de alguns equipamentos essenciais para a segurança dos trabalhadores que ficam expostos aos mais variados tipos de infecções contagiosas. Sem dúvida o trabalho de desinfecção dos locais públicos é muito importante, tendo em vista que o novo coronavírus tem se mostrado altamente contagioso. Portanto, a observância com os cuidados e segurança dos trabalhadores se faz necessário ante a ameaça que nos cerca, é por tal razão que o Ministério do Trabalho e Emprego preconiza a NR-06, norma que trata da segurança do trabalhador.

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Após primeiro caso confirmado de homem infectado, São Paulo terá centro de contingência do coronavírus

Funcionário usa máscara no Aeroporto Internacional de Guarulhos I Foto: Roberto Casimiro Após a confirmação do primeiro caso de uma pessoa infectada com o coronavírus no Brasil - um homem de 61 anos que vive em São Paulo e tinha viajado para a Itália - o governo do Estado decidiu criar um centro de contingência. O objetivo é monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus, mas medidas mais detalhadas que serão tomadas ainda não foram divulgadas. O centro, que será presidido pelo infectologista David Uip, será composto por profissionais do Instituto Butantan, médicos especialistas das redes pública e privada, e terá a supervisão do secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. O primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi diagnosticado na terça-feira, 25, em um paciente do Hospital Israelita Albert Einstein. O hospital fez o primeiro exame, que depois foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional para análise de am...