Pular para o conteúdo principal

França: Dezenas de mortos em um ataque terrorista com caminhão em Nice

Corpos espalhados pelo chão na avenida do ataque. ERIC GAILLARD REUTERS
O terror volta a golpear a França, alvo prioritário do jihadismo. Dezenas de pessoas – 84, segundo o último balanço provisório do Governo francês – morreram atropeladas por um caminhão lançado contra uma multidão durante os festejos do 14 de Julho, data nacional francesa, na Promenade des Anglais, avenida litorânea da cidade de Nice, no sul do país. Há 18 feridos em estado crítico. Em um pronunciamento na madrugada desta sexta, o presidente francês, François Hollande, afirmou que “não se pode negar o caráter terrorista do ataque”. O Ministério do Interior identificou o autor do massacre como sendo um caminhoneiro francês de origem tunisiana, de 31 anos. Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

O caminhão de grande porte que investiu contra a multidão em Nice. ERIC GAILLARD REUTERS
O veículo investiu a grande velocidade e durante quase dois quilômetros contra a multidão que se aglomerava para ver os fogos de artifício, deixando um rastro de morte e pânico. O Ministério do Interior informou que o motorista do caminhão foi abatido a tiros por policiais, mas antes conseguiu efetuar vários disparos, segundo fontes próximas à investigação citadas pela France Presse. Aparentemente, ninguém foi atingido por esses tiros.

Hollande desembarcou em Nice no final da manhã. À tarde, o promotor François Molins, especializado em combate ao terrorismo, concederá entrevista coletiva sobre os detalhes da investigação. Ao longo da manhã, a polícia efetuou várias buscas num bairro da zona norte de Nice, onde aparentemente morava o autor do ataque. O homem, segundo vários meios de comunicação franceses, estava fichado por delitos comuns, entre eles violência doméstica, mas não por vínculos com grupos terroristas.

A data escolhida para o ataque é muito significativa: o dia da Queda da Bastilha, data nacional francesa, é uma demonstração de unidade em torno das Forças Armadas, hoje envolvidas nas frentes de combate ao jihadismo do Oriente Médio e África. O primeiro alerta de que se tratava de um atentado foi feito no Twitter por Christian Estrosi, presidente do Conselho Regional de Provence-Alpes-Côte d’Azur, região onde fica Nice.

Pouco antes das 23h de quinta-feira (18h em Brasília), um caminhão branco atropelou indiscriminadamente a multidão na orla marítima de Nice, à altura da praça Masséna. O espetáculo pirotécnico que atraía as pessoas ao local marcava o encerramento das festividades cívicas na cidade. Várias pessoas tentaram impedir que o veículo prosseguisse sua marcha, “mas ele ia a muita velocidade”, segundo um dos primeiros depoimentos colhidos por TVs locais. A polícia estima que tenha avançado a 90 quilômetros por hora.

El País.

Comentários

Postagens mais lidas

Deputado quer concessionárias em Jequié

Com o objetivo de proporcionar melhorias ao setor econômico do município de Jequié, o deputado estadual J.Carlos (PT), intermediou encontro entre o vice-prefeito, Sérgio Gameleira, com o diretor presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC, Emerson Leal. No encontro o vice-prefeito solicitou que a Sudic, através do governo do estado, faça liberação de duas áreas que pertenciam ao frigorífico Fre Capri, desativado há oito anos. Segundo Sérgio Gameleira, o intuito da aquisição do terreno é a implantação das concessionárias volkswagen e hyundai no município. De acordo com J.Carlos, as concessionárias irão contribuir de maneira positiva tanto na economia quanto no deslocamento da população. “ Os Jequieenses precisam sair de Jequié para Vitoria da Conquista, Itabuna , Salvador e outros municípios próximos da região, para ter atendimento e realizar serviços em seus automóveis. Com a ida da volkswagen e hyundai, além de sanar essa dificuldade, as empresa...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Anac aprova regulamentação para o uso de drones no país

Da Agência Brasil I Foto: Repredução A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta terça-feira, 2, a regulamentação para a operação civil de aeronaves remotamente pilotadas, também chamadas de drones. Pelo regulamento, os equipamentos não poderão ser usados em uma distância menor que 30 metros horizontais de pessoas que não deram autorização, com exceção de operações de segurança pública ou defesa civil. O regulamento divide os drones em três categorias, de acordo com o peso: aeronaves com peso superior a 150 quilos vão passar por processo de certificação similar ao existente para aeronaves tripuladas e devem ser cadastradas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Os controladores deverão ter mais de 18 anos e ter certificado médico-aeronáutico, licença e habilitação. Para drones com peso entre 25 quilos e 150 quilos, o regulamento estabelece requisitos técnicos que deverão ser seguidos pelos fabricantes. Também são exigidos idade mínima de 18 anos, certificad...