Pular para o conteúdo principal

Nacionalista: Requião diz que vota contra “besteira monumental” que é o impeachmen

O senador disse que a “a visão liberal que repousa no Congresso Nacional se transforma no suporte decisivo do impedimento da presidenta da República”.
“O meu voto, que declaro agora, é contra a besteira monumental, a asneira do impeachment da Presidenta da República nesse momento”, disse o senador Roberto Requião (PMDB-PR), em seu discurso na sessão que analisa a admissibilidade do pedido de impeachment da presidenta Dilma, nesta quarta-feira (11), no Senado. Segundo o senador, o que ocorre é um “’referedum revogatória’ por parte do Congresso Nacional e como tal não está previsto na nossa Constituição. 

O senador disse que a “a visão liberal que repousa no Congresso Nacional se transforma no suporte decisivo do impedimento da presidenta da República”, acrescentando ser evidente que crime de responsabilidade não ocorreu e se tivesse ocorrido, teria sido em 16 estados, inclusive o estado do relator, senador Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais.

Requião disse que as “pedaladas fiscais” “não se constitui a não ser um artifício contábil, prática consolidada feita por muitos presidentes da República.” E lamentou a quebra de processo democrático que se consolida nos últimos anos. Além de manifestar preocupação em um processo sem esperança, porque, segundo ele, ao contrário dos senadores inocentes, não existe alternativa de sucesso no impeachment. 

“O Michel Temer assume, mas suportado por ideias na Ponte para o Futuro, que são ideias vinculadas a utopia neoliberal, de aumentar a idade para aposentadoria”, exemplificou o senador, citando o caso do estado do presidente do Senado, Renan Calheiros – Alagoas – onde a expectativa de vida é de 65 anos e oito meses e o trabalhador teria então apenas a garantia de oito meses de aposentadoria. 

Proposta neoliberal

Requião foi incisivo ao criticar o presidente de seu partido, e vice da República, Michel Temer, por apresentar um programa de “soluções neoliberais” com o projeto de governo Ponte para o Futuro. “Toda a proposta arquitetada pela assessoria de Michel Temer é uma proposta neoliberal que fala em cortes. É a mesma proposta que desgraçou a Europa, trouxe a crise à Itália, à Espanha e liquidou a Grécia”. 

O senador deixou claro que as soluções apresentadas por Michel Temer estão fadadas ao fracasso, assim como aconteceu na Europa que hoje enfrenta uma das maiores recessões dos últimos anos. “Em 2010 quando a Grécia usou esta fórmula que está proposta agora para o Brasil, privatizaram tudo, fizeram cortes na saúde, na educação, na previdência, liquidaram aposentadorias”. 

O senador defende a retomada do desenvolvimento nacional e o fortalecimento do mercado interno, não uma abertura desenfreada para o capital estrangeiro. Defende que o caminho está em cada partido elaborar e apresentar seu programa de desenvolvimento a fim de ser posto em votação popular, por meio de referendo ou de novas eleições. “Este sonho de abertura foi o que desgraçou a Europa. Temos que construir um projeto de nação”. 

O governo de Dilma também foi alvo de críticas de Requião, porém, críticas construtivas que ele ressaltou ter feito sempre, ao longo de seu mandato como senador. Segundo ele, “advertiu” os colegas parlamentares sobre os rumos que o país tomava e sobre a recessão que estava por vir. Acredita que a “pouca habilidade para lidar com as coisas da República” da presidenta foram cruciais, mas é enfático ao defender a continuidade da democracia. 

Para o senador, não é interrompendo o mandato da presidenta eleita democraticamente que a crise econômica e política será resolvida. “Eu vejo o desastre se aproximando porque ninguém concerta esse país com o neoliberalismo que arrasou a Europa”. 

Veja parte do discurso:



Do Portal Vermelho.

Comentários

Postagens mais lidas

Deputado quer concessionárias em Jequié

Com o objetivo de proporcionar melhorias ao setor econômico do município de Jequié, o deputado estadual J.Carlos (PT), intermediou encontro entre o vice-prefeito, Sérgio Gameleira, com o diretor presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC, Emerson Leal. No encontro o vice-prefeito solicitou que a Sudic, através do governo do estado, faça liberação de duas áreas que pertenciam ao frigorífico Fre Capri, desativado há oito anos. Segundo Sérgio Gameleira, o intuito da aquisição do terreno é a implantação das concessionárias volkswagen e hyundai no município. De acordo com J.Carlos, as concessionárias irão contribuir de maneira positiva tanto na economia quanto no deslocamento da população. “ Os Jequieenses precisam sair de Jequié para Vitoria da Conquista, Itabuna , Salvador e outros municípios próximos da região, para ter atendimento e realizar serviços em seus automóveis. Com a ida da volkswagen e hyundai, além de sanar essa dificuldade, as empresa...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Anac aprova regulamentação para o uso de drones no país

Da Agência Brasil I Foto: Repredução A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta terça-feira, 2, a regulamentação para a operação civil de aeronaves remotamente pilotadas, também chamadas de drones. Pelo regulamento, os equipamentos não poderão ser usados em uma distância menor que 30 metros horizontais de pessoas que não deram autorização, com exceção de operações de segurança pública ou defesa civil. O regulamento divide os drones em três categorias, de acordo com o peso: aeronaves com peso superior a 150 quilos vão passar por processo de certificação similar ao existente para aeronaves tripuladas e devem ser cadastradas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Os controladores deverão ter mais de 18 anos e ter certificado médico-aeronáutico, licença e habilitação. Para drones com peso entre 25 quilos e 150 quilos, o regulamento estabelece requisitos técnicos que deverão ser seguidos pelos fabricantes. Também são exigidos idade mínima de 18 anos, certificad...