Pular para o conteúdo principal

Estudo aponta impacto da voz materna para o desenvolvimento social da criança

Voz da mamãe faz bem para o bebê ainda na barriga
A voz da mãe ativa nos filhos mais circuitos neuronais dos que os especialistas acreditavam, e a força das conexões entre essas regiões cerebrais quando o ouvinte antecipa suas capacidades de comunicação social, segundo um estudo da Universidade de Stanford (EUA).

As regiões cerebrais que registram uma maior resposta à voz materna vão além das relacionadas com a audição e se estendem às que controlam as emoções, o processo de recompensa, as funções sociais, o reconhecimento facial e a detecção de pessoas que são importantes.

O estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, que foi publicado nesta segunda-feira pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS), se baseia nos exames cerebrais realizados em crianças de 7 a 12 anos enquanto escutavam suas mães.

"Muitos de nossos processos sociais, de linguagem e emocionais são aprendidos ao se escutar a voz da nossa mãe", mas sabemos "muito pouco sobre como o cérebro se organiza ao redor desta importantíssima fonte de som", disse em comunicado Daniel Abrams, autor do estudo.

"Não tínhamos nos dado conta de que a voz da mãe podia ter um acesso tão rápido a tantas partes diferentes do sistema cerebral", acrescentou.

Vinod Menon, professor de psiquiatria e ciências do comportamento, se propôs junto com sua equipe a descobrir se a resposta à voz materna ocorria só nas áreas auditivas ou se tinha uma amplitude maior em termos de compromisso, reação emocional e detecção de estímulos sobressalentes, como assim foi.

O estudo examinou 24 crianças com um coeficiente intelectual com pelo menos 80 pontos, educados por sua mãe biológica e que não sofriam nenhum problema no desenvolvimento.

Os pais responderam um questionário padrão sobre a capacidade de seus filhos para interagir e se relacionar com os outros e antes de realizar os exames cerebrais cada mãe realizaram uma gravação dizendo três palavras sem sentido.

Menon explicou que nessa categoria de idade a maioria das crianças tem boas habilidades linguísticas, por isso ele e sua equipe não quiseram usar palavras com sentido, pois teriam provocado a reação de uma série diferente de circuitos cerebrais.

Duas mães cujos filhos não faziam parte do estudo e que não conheciam as crianças foram também gravadas pronunciando as mesmas palavras.

As crianças foram submetidas a um exame de imagem enquanto escutavam as gravações, tanto de suas mães como das duas mulheres, e em 97% puderam identificar a voz de suas progenitoras, mesmo com o áudio de menos de um segundo.

Menon explicou que "foi bastante surpreendente" descobrir a quantidade de zonas do cérebro que respondiam à voz materna.

As crianças cujos cérebros experimentavam uma maior conexão entre as diferentes áreas cerebrais ao escutarem suas mães também "tinham uma maior capacidade de comunicação social", o que sugere que um aumento da conetividade entre as regiões é uma marca neuronal das crianças com melhores habilidades de comunicação social.

"Este é um novo padrão para a pesquisa dos déficit de comunicação social em crianças com desordens como o autismo", disse Menon, cuja equipe quer realizar estudos similares com crianças que sofrem deste problema.

A voz é "uma das chaves mais importantes da comunicação social" e é "apaixonante ver que o eco da própria mãe segue vivo em tantos sistemas cerebrais", acrescentou.

Do terra.

Comentários

Postagens mais lidas

SAÚDE: Erradicação do sarampo até julho deste ano é meta do MS

Reprodução O Ministério da Saúde estipulou como meta erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério, Wanderson de Oliveira, ocorreu nesta sexta-feira (14), após a morte de uma criança de 9 anos no Rio de Janeiro. “Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”. O ministério lança neste sábado (15), o Dia D de vacinação contra o sarampo. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, lamentou a morte da criança e acrescentou que a fatalidade serve de alerta para os pais e responsáveis vacinarem as crianças. “A morte dessa criança, tragicamente, é o maior alerta que a gente pode fazer para que os pais levem as crianças aos postos de saúde do Brasil inteiro para fazer a vacina”. A campanha, cujo Dia D será amanhã, tem como público-alvo pessoas de 5 a 19 anos, mas, após a morte no Rio de Janeiro, o chefe da SVS incent...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

NOVO CORONAVÍRUS: Trabalhadores desinfectando calçadas sem EPIs adequados, correm riscos em Jequié

A prefeitura municipal de Jequié (BA), através da Secretaria de Comunicação (SECOM), divulgou na última sexta-feira (27), matéria no próprio site, imagens de homens trabalhando, lavando e desinfectando pontos de ônibus e calçadas por conta do coronavírus. O que chama a atenção é a falta de equipamentos de proteção individual (EPI), p elas fotos divulgadas é possível notar a falta de alguns equipamentos essenciais para a segurança dos trabalhadores que ficam expostos aos mais variados tipos de infecções contagiosas. Sem dúvida o trabalho de desinfecção dos locais públicos é muito importante, tendo em vista que o novo coronavírus tem se mostrado altamente contagioso. Portanto, a observância com os cuidados e segurança dos trabalhadores se faz necessário ante a ameaça que nos cerca, é por tal razão que o Ministério do Trabalho e Emprego preconiza a NR-06, norma que trata da segurança do trabalhador.

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Após primeiro caso confirmado de homem infectado, São Paulo terá centro de contingência do coronavírus

Funcionário usa máscara no Aeroporto Internacional de Guarulhos I Foto: Roberto Casimiro Após a confirmação do primeiro caso de uma pessoa infectada com o coronavírus no Brasil - um homem de 61 anos que vive em São Paulo e tinha viajado para a Itália - o governo do Estado decidiu criar um centro de contingência. O objetivo é monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus, mas medidas mais detalhadas que serão tomadas ainda não foram divulgadas. O centro, que será presidido pelo infectologista David Uip, será composto por profissionais do Instituto Butantan, médicos especialistas das redes pública e privada, e terá a supervisão do secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. O primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi diagnosticado na terça-feira, 25, em um paciente do Hospital Israelita Albert Einstein. O hospital fez o primeiro exame, que depois foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional para análise de am...