Pular para o conteúdo principal

Estudo aponta impacto da voz materna para o desenvolvimento social da criança

Voz da mamãe faz bem para o bebê ainda na barriga
A voz da mãe ativa nos filhos mais circuitos neuronais dos que os especialistas acreditavam, e a força das conexões entre essas regiões cerebrais quando o ouvinte antecipa suas capacidades de comunicação social, segundo um estudo da Universidade de Stanford (EUA).

As regiões cerebrais que registram uma maior resposta à voz materna vão além das relacionadas com a audição e se estendem às que controlam as emoções, o processo de recompensa, as funções sociais, o reconhecimento facial e a detecção de pessoas que são importantes.

O estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, que foi publicado nesta segunda-feira pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS), se baseia nos exames cerebrais realizados em crianças de 7 a 12 anos enquanto escutavam suas mães.

"Muitos de nossos processos sociais, de linguagem e emocionais são aprendidos ao se escutar a voz da nossa mãe", mas sabemos "muito pouco sobre como o cérebro se organiza ao redor desta importantíssima fonte de som", disse em comunicado Daniel Abrams, autor do estudo.

"Não tínhamos nos dado conta de que a voz da mãe podia ter um acesso tão rápido a tantas partes diferentes do sistema cerebral", acrescentou.

Vinod Menon, professor de psiquiatria e ciências do comportamento, se propôs junto com sua equipe a descobrir se a resposta à voz materna ocorria só nas áreas auditivas ou se tinha uma amplitude maior em termos de compromisso, reação emocional e detecção de estímulos sobressalentes, como assim foi.

O estudo examinou 24 crianças com um coeficiente intelectual com pelo menos 80 pontos, educados por sua mãe biológica e que não sofriam nenhum problema no desenvolvimento.

Os pais responderam um questionário padrão sobre a capacidade de seus filhos para interagir e se relacionar com os outros e antes de realizar os exames cerebrais cada mãe realizaram uma gravação dizendo três palavras sem sentido.

Menon explicou que nessa categoria de idade a maioria das crianças tem boas habilidades linguísticas, por isso ele e sua equipe não quiseram usar palavras com sentido, pois teriam provocado a reação de uma série diferente de circuitos cerebrais.

Duas mães cujos filhos não faziam parte do estudo e que não conheciam as crianças foram também gravadas pronunciando as mesmas palavras.

As crianças foram submetidas a um exame de imagem enquanto escutavam as gravações, tanto de suas mães como das duas mulheres, e em 97% puderam identificar a voz de suas progenitoras, mesmo com o áudio de menos de um segundo.

Menon explicou que "foi bastante surpreendente" descobrir a quantidade de zonas do cérebro que respondiam à voz materna.

As crianças cujos cérebros experimentavam uma maior conexão entre as diferentes áreas cerebrais ao escutarem suas mães também "tinham uma maior capacidade de comunicação social", o que sugere que um aumento da conetividade entre as regiões é uma marca neuronal das crianças com melhores habilidades de comunicação social.

"Este é um novo padrão para a pesquisa dos déficit de comunicação social em crianças com desordens como o autismo", disse Menon, cuja equipe quer realizar estudos similares com crianças que sofrem deste problema.

A voz é "uma das chaves mais importantes da comunicação social" e é "apaixonante ver que o eco da própria mãe segue vivo em tantos sistemas cerebrais", acrescentou.

Do terra.

Comentários

Postagens mais lidas

Deputado quer concessionárias em Jequié

Com o objetivo de proporcionar melhorias ao setor econômico do município de Jequié, o deputado estadual J.Carlos (PT), intermediou encontro entre o vice-prefeito, Sérgio Gameleira, com o diretor presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC, Emerson Leal. No encontro o vice-prefeito solicitou que a Sudic, através do governo do estado, faça liberação de duas áreas que pertenciam ao frigorífico Fre Capri, desativado há oito anos. Segundo Sérgio Gameleira, o intuito da aquisição do terreno é a implantação das concessionárias volkswagen e hyundai no município. De acordo com J.Carlos, as concessionárias irão contribuir de maneira positiva tanto na economia quanto no deslocamento da população. “ Os Jequieenses precisam sair de Jequié para Vitoria da Conquista, Itabuna , Salvador e outros municípios próximos da região, para ter atendimento e realizar serviços em seus automóveis. Com a ida da volkswagen e hyundai, além de sanar essa dificuldade, as empresa...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Anac aprova regulamentação para o uso de drones no país

Da Agência Brasil I Foto: Repredução A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta terça-feira, 2, a regulamentação para a operação civil de aeronaves remotamente pilotadas, também chamadas de drones. Pelo regulamento, os equipamentos não poderão ser usados em uma distância menor que 30 metros horizontais de pessoas que não deram autorização, com exceção de operações de segurança pública ou defesa civil. O regulamento divide os drones em três categorias, de acordo com o peso: aeronaves com peso superior a 150 quilos vão passar por processo de certificação similar ao existente para aeronaves tripuladas e devem ser cadastradas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Os controladores deverão ter mais de 18 anos e ter certificado médico-aeronáutico, licença e habilitação. Para drones com peso entre 25 quilos e 150 quilos, o regulamento estabelece requisitos técnicos que deverão ser seguidos pelos fabricantes. Também são exigidos idade mínima de 18 anos, certificad...