Operação da PF conta com a ajuda da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público |
A Polícia Federal divulgou os resultados da Operação Transfolia, deflagrada no início da manhã desta terça-feira (31), com o objetivo de apurar a prática de crimes de fraude a licitações e de desvio de recursos públicos, relacionados com a contratação de empresa para realização de serviços de transporte escolar do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina. Cerca de 40 policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Itaberaba, Vitória da Conquista e Itapetinga.
Segundo a PF, em Itaberaba foram cumpridos um mandado na Prefeitura Municipal e mais quatro em casas de administradores de empresas e de pessoas ligadas à prefeitura. Já na cidade de Vitória da Conquista, três casas de empresários foram alvo da operação. Em Itapetinga, por sua vez, a ação aconteceu em uma empresa.
Ainda de acordo com a PF, as investigações começaram há um ano e meio e, de lá para cá, foi verificado que os integrantes do esquema criminoso direcionavam as licitações para beneficiar empresa ligada ao grupo, bem como realizavam dispensas irregulares, através de contratos emergenciais. Os prejuízos causados aos cofres públicos podem superar 57 milhões de reais, entre os anos de 2010 e 2015.
Comentários