Os medicamentos abordados nesse artigo possuem importantes funções terapêuticas, portanto seus benefícios devem ser pesados em relação aos seus riscos. Os corticóides, antiácidos, antidepressivos, antiepilépticos e medicamentos para o câncer de mama tem efeitos adversos nos ossos.
O seu médico deve lhe monitorar antes de usar essas substâncias, incentivando a ingesta de cálcio e vitamina D e exercícios.Tudo isso como tentativa de prevenção da osteoporose.
Medicamentos que induzem a osteoporose são comuns e a lista de remédios que fragilizam os ossos só aumenta. Profissionais da saúde precisam reconhecer essas substâncias para minimizar os efeitos que podem causar osteopenia e osteoporose.
A osteoporose é uma doença sistêmica causada por densidade mineral baixa nos ossos e mudanças na microestrutura esquelética. Alguns fatores de risco são bem conhecidos, porém o efeitos colaterais desses medicamentos ainda estão sendo relatados.
Dentre eles:
- Corticóides.
- Antiácidos.
- Antidepressivos.
- Antiepilépticos.
- Medicamentos para o tratamento de câncer de mama.
- Anticoagulantes.
- Diuréticos.
- Agentes anti-retrovirais.
- Terapia de privação de andrógeno.
- Acetato de medroxiprogesterona.
Como administrar essas substâncias?
- Reavaliar a necessidade do uso do medicamento.
- Usar a menor dosagem e duração possíveis.
- Aconselhar a mudança de hábitos dos pacientes. Exercícios para perda de peso, diminuir o uso de álcool e tabaco.
- Cálcio e vitamina D suplementares.
- Monitoramento da densidade dos ossos.
- Iniciar tratamento de osteoporose se necessário.
Os medicamentos descritos acima são muito importantes, porém é necessário comparar seus benefícios e riscos com cuidado.
Todos os pacientes devem receber conselhos sobre mudanças nos seus estilos de vida, cálcio e vitamina D suplementares e monitoramento de fatores de risco adicionais para osteoporose.
Procure seu médico e previna-se!
(Fonte: Cleveland Clinic)
Comentários