Pular para o conteúdo principal

Ditadura, nunca mais!

"Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la". Edmund Burke
Segunda-feira, 18 de abril de 2016, hoje, os mais de 54 milhões e 500 mil eleitores que reelegeram Dilma Russef para presidente do Brasil, certamente, acordaram com o sentimento de que foram, mais uma vez, acometidos pelos mesmos atos repudiantes e traumáticos do ‘golpe’ de 64, que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, também conhecido como Jango. Dessa vez, não com tanques nas ruas e armas nas mãos, mas com torturas psicológicas politicas e religiosas, quando seus lideres respectivamente, abordam temas com frases de efeitos: “nunca houve na história do Brasil tanta corrupção e desvio de dinheiro público”, e ainda: “o PT é um partido das trevas”, falácias que deram certo. Não diferente de hoje, em 1964 o golpe teve apoio de boa parte de segmentos importantes da sociedade: os grandes proprietários rurais, a burguesia, o setor conservador e anticomunista da Igreja e das classes médias urbanas (que na época totalizava 35% da população do Brasil). A ideia dos conservadores é de que a massa continue inepta caminhando às cegas na sua ignorância politica, incapaz de distinguir honestos de corruptos, cidadãos de criminosos. 

Verdade 
A burguesia (e isso é notório) não admitia, e nem admite, e nunca admitirá que o proletariado tenha acesso ao conhecimento, que frequente os mesmos lugares, as mesmas faculdades de suas estirpes, e tentarão a todo custo manter esse distanciamento social. 

Realidade 
Com a inclusão e a ascensão das classes que, historicamente eram oprimidas e reclusas, pelo plano de governo popular do então presidente Lula, houve naturalmente uma mudança de comportamento social. O excluído começou a se ver, a enxergar possibilidades, vislumbrar o futuro, a desbravar o desconhecido pelo conhecimento, a se valorizar enquanto ser, a ter acesso a bens que, no passado, era impossível possuir. 
A democracia pode até ser uma adolescente, com seus atos inconsequentes por vezes, mas é uma grande conquista histórica daqueles que viveram refém de um sistema ditatorial, e uma grande ferramenta para forjar uma nação nos moldes de um povo com valores e consciência política. Infelizmente a maioria dos jovens desta geração não consegue mensurar o real valor de uma democracia na praticidade do dia-a-dia, mas, quem sabe se, em apenas uma hora, de mãos atadas, boca fechada e olhos vendados, não se lhes abrem a consciência?...Ditadura, nunca mais!

Gerson Viomario Costa Novaes.


Comentários

Postagens mais lidas

SAÚDE: Erradicação do sarampo até julho deste ano é meta do MS

Reprodução O Ministério da Saúde estipulou como meta erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério, Wanderson de Oliveira, ocorreu nesta sexta-feira (14), após a morte de uma criança de 9 anos no Rio de Janeiro. “Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”. O ministério lança neste sábado (15), o Dia D de vacinação contra o sarampo. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, lamentou a morte da criança e acrescentou que a fatalidade serve de alerta para os pais e responsáveis vacinarem as crianças. “A morte dessa criança, tragicamente, é o maior alerta que a gente pode fazer para que os pais levem as crianças aos postos de saúde do Brasil inteiro para fazer a vacina”. A campanha, cujo Dia D será amanhã, tem como público-alvo pessoas de 5 a 19 anos, mas, após a morte no Rio de Janeiro, o chefe da SVS incent...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Após primeiro caso confirmado de homem infectado, São Paulo terá centro de contingência do coronavírus

Funcionário usa máscara no Aeroporto Internacional de Guarulhos I Foto: Roberto Casimiro Após a confirmação do primeiro caso de uma pessoa infectada com o coronavírus no Brasil - um homem de 61 anos que vive em São Paulo e tinha viajado para a Itália - o governo do Estado decidiu criar um centro de contingência. O objetivo é monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus, mas medidas mais detalhadas que serão tomadas ainda não foram divulgadas. O centro, que será presidido pelo infectologista David Uip, será composto por profissionais do Instituto Butantan, médicos especialistas das redes pública e privada, e terá a supervisão do secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. O primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi diagnosticado na terça-feira, 25, em um paciente do Hospital Israelita Albert Einstein. O hospital fez o primeiro exame, que depois foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional para análise de am...

Bahia: PF cumpre mandados em operação contra venda de drogas on-line

  (Reprodução) A Polícia Federal deflagra, na manhã desta terça-feira (24), uma operação para coibir a venda de drogas pela internet. A Operação Frutas Exóticas cumpre dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Feira de Santana, no centro-norte baiano, e Curitiba (PR), no âmbito de uma investigação sobre o recebimento de correspondências pelos Correios contendo substâncias entorpecentes em seu interior. No último mês de maio, a Polícia Federal conseguiu interceptar uma correspondência que seria entregue em Feira de Santana, com as substâncias conhecidas como maconha e haxixe. Na ocasião, três indivíduos foram identificados como destinatários da encomenda e confessaram que a adquiriram através de contato com o responsável por um perfil de uma rede social, que contava com mais de 26 mil seguidores. Foram apreendidos os aparelhos celulares dos compradores, e com a análise de seu conteúdo conseguiu-se identificar o responsável pela venda do entorpecente, na cidade de Curitiba, a...