Pular para o conteúdo principal

Rui anuncia nesta segunda reforma que enxuga R$ 200 milhões

Rui diz que reforma objetiva mordenizar o Estado
No bojo da reforma administrativa que anuncia nesta segunda, 1º, o governador eleito Rui Costa (PT) pretende economizar R$ 200 milhões por ano, com a extinção de três a cinco  secretarias. Atualmente, há  27 secretarias, conforme informações do próprio governo.

O desenho do novo quadro administrativo do estado será apresentado às 14h30, na Governadoria, quando Rui Costa falará sobre a reforma para a imprensa, em entrevista coletiva. Mais cedo, às 9h, no mesmo local, o governador eleito falará sobre a reforma aos deputados estaduais que compõem a base do governo, em reunião fechada.

O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, fala na extinção de cinco pastas, embora outras fontes digam que o mais provável é o corte de três ou quatro pastas.

"Rui deve reduzir em cinco secretarias, provavelmente, e se reuniu com a equipe para fechar. Ele discute muito também  essa coisa de agrupar em uma mesma secretaria", afirmou o dirigente petista, que participou de encontros com o governador eleito.

Entre as pastas que estariam na mira de Rui, estão a Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp) e a Secretaria para Assuntos Estratégicos, esta última criada pelo governador Jaques Wagner (PT) para acomodar um partido aliado, o PTB, na figura do jurista Edvaldo Brito, segundo críticas da oposição.

Criada por Wagner já com data de extinção marcada para 31 de dezembro, a Secretaria da Copa também trará economia aos cofres públicos com o seu fim. Ainda na reforma de Rui, a Superintendência de   Construções Administrativas da Bahia (Sucab) deverá deixar de existir, por desempenhar funções semelhantes à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Está previsto ainda um reforço das estruturas de controle interno nas secretarias, com o objetivo de realizar auditorias em contas e processos. Conforme antecipado por A TARDE, a Empresa Baiana de Alimentos S.A (Ebal) será  dividida  em duas: as centrais de distribuição (Ceasão e Ceasinha) continuarão comandadas pelo governo e as lojas da Cesta do Povo ficarão com a iniciativa privada.

Rui já havia dito que o estado não tiraria mais dinheiro  "de saúde, educação,  estradas e água para colocar em um supermercado". 

Reunião
Nesta segunda pela manhã, os deputados estaduais da base governista conhecerão o projeto que Rui encaminhará à Assembleia ainda este mês. Para que as mudanças passem a valer já a partir do próximo governo, no próximo 1º de janeiro, a Casa deve votar o texto ainda em dezembro.
Ao anunciar, no final de outubro, o desejo de realizar uma reforma administrativa - com  o corte de secretarias e cargos comissionados - Rui já havia adiantado que pediria pessoalmente a "compreensão dos deputados" para ver o projeto aprovado ainda este ano.

Secretariado
A expectativa é de que Rui não antecipe hoje nenhum dos nomes que irão compor o seu secretariado. O anúncio está previsto para o dia 10 de dezembro, o presidente do PT baiano.
Sobre a montagem da equipe, Everaldo disse que o governador eleito criou  "um método que nós (do PT) concordamos". 

"Ele quer que os partidos indiquem nomes", declarou. Os aliados mais próximos e líderes dos maiores partidos da base adotam um tom de cautela ao falar sobre o assunto.

"Da minha parte, eu não indiquei nem ele pediu nenhum nome. Ele sabe o potencial do nosso partido, temos bons quadros,  mas não falamos sobre isso", disse o senador eleito Otto Alencar (PSD). "Vamos sentar e conversar; ver quais são as secretarias", afirmou o vice-governador João Leão (PP). Com informações do A Tarde.

Comentários

Postagens mais lidas

Brumado: Buraco 'engole' carro após chuva forte

Após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Brumado, região sudoeste da Bahia, na quinta-feira (24), um grande buraco foi aberto na Travessa Oflávio Torres, conhecida como Ladeira do Cinema, no centro do município. Por conta do acúmulo de água, o buraco foi encoberto e pelo menos dois motoristas foram prejuízos ao caírem na cratera. Os veículos foram retirados com ajuda de policiais militares e moradores da cidade. De acordo com o secretário de Infraestrutura de Brumado, André Luis Dias Cardoso, uma equipe da Prefeitura foi enviada ao local na manhã desta sexta-feira (25) e o reparo na via deve ser concluído ainda hoje. Sobre os danos nos veículos, o secretário disse que "os condutores devem acionar a Justiça para, a partir da decisão judicial, a Secretaria responder e, se for responsabilizada, bancar os prejuízos dos condutores". (G1)

Estamos em Marte

Foto: NASA "Bem-vindos a Marte!". A voz do diretor de Charles Elachi, diretor da Nasa responsável pela missão Curiosidade provocou uma explosão de alegria dos engenheiros espaciais, na madrugada desta segunda-feira (6).  Ela anunciava o êxito de uma das mais assombrosas missões já levadas a cabo pela agência espacial norte-americana. A de colocar um veículo no solo do planeta vermelho.  Poucos minutos depois começam a chegar as primeiras imagens de Marte, captadas pelas lentes de última geração a bordo do veículo.  A primeira, em preto e branco tem qualidade apenas razoável, mas sem dúvida entrará para a história da navegação e provocou gritos, aplausos, lágrimas, abraços e euforia, no Laboratório de Propulsão a Jato da Califórnia, onde foi recebida.

CPI da Covid: Relatório final ‘será devastador’, diz senador Randolfe

    (Senador Randolfe Rodrigues/ Foto:Reprodução) “O relatório final da CPI será devastador”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Segundo o parlamentar, “depois do relatório final vem a parte mais importante, que será responsabilizar os indiciados”. — Já aprovamos o compartilhamento das informações sobre a Prevent Senior com o Ministério Público de São Paulo — disse o senador, a jornalistas, nesta manhã. Na véspera, a CPI da Covid marcou para a próxima terça-feira a oitiva da advogada Bruna Morato. Ela defende o grupo de médicos da Prevent Senior que denunciaram as pressões pela utilização do kit covid e práticas consideradas “estarrecedoras”. Na quarta-feira, será a vez de o empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, ir à CPI da Covid. O depoimento da quinta-feira ainda está indefinido. Vacina Bruna Morato deve estar acompanhada de pelo menos um médico que prestava serviço...

Jequié: Homem que fugiu algemado de delegacia morre em confronto com a PM

Yure morreu em confronto com a polícia. Yure Pinheiro Silva morreu em confronto com policiais militares de Jequié. Segundo informações policiais, Yure foi preso durante uma operação entre as polícias Civil e Militar, no sábado (30), ele foi apresentando juntamente com outros dois suspeitos na Delegacia de Jequié, só que Yure conseguiu fugir da Delegacia ainda algemado. A partir dai a polícia saiu em busca do foragido, já por volta de uma hora da manhã deste sábado, Yure, foi avistado por uma viatura da PM nas imediações da Rua 15 de Novembro, Centro de Jequié. A Polícia informou que foi recebida a bala e que Yure reagiu, houve troca de tiros e ele morreu no confronto. Com ele foi encontrado um revolver calibre 38. A Polícia Civil informou a reportagem do BJM que Yure era suspeito de integrar a facção “bonde do maluco” e que estaria envolvido em explosões a caixas eletrônicos no interior da Bahia, no momento da prisão ainda na casa de Yure foram encontradas bananas de dinamite....

Gilmar pede que PGR ‘reavalie’ denúncia contra Aécio por suposta propina em Furnas

Foto: Max Haack / Ag. Haack O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, pediu à Procuradoria-Geral da República que reavalie o caso do senador mineiro Aécio Neves (PSDB-MG) numa denúncia aceita por ele mesmo que diz respeito a uma suposta propina em Furnas. Em seu despacho, Mendes afirma que os esclarecimentos apresentados pelos advogados de Aécio podem ajudar a esclarecer o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. "A petição do parlamentar pode demonstrar que a retomada das investigações ocorreu sem que haja novas provas. Além disso, é possível que a manifestação satisfaça as diligências probatórias postuladas pelo procurador-Geral da República, possibilitando a imediata formação de juízo acerca do destino da investigação", escreveu Mendes.