Pular para o conteúdo principal

Eleições 2014: Com 47%, Dilma está empatada com Aécio, que tem a preferência de 43%

Dilma (47%) se mantém numericamente à frente de Aécio (43%)
Um dia após mostrar Dilma (PT) numericamente à frente de Aécio (PSDB) na disputa presidencial, com 46% e 43% das intenções de voto, respectivamente, o Datafolha voltou às ruas do país para uma nova pesquisa, que confirma a tendência previamente registrada. Com 47% das intenções de voto, a candidato do PT manteve vantagem numérica sobre o tucano (43%), mas a disputa permanece empatada no limite da margem de erro. Há ainda 5% que declaram votar em branco ou nulo, e 4% que ainda não decidiram o voto.

Considerando somente os votos válidos, os índices dos candidatos e a distância entre eles permanecem iguais: Dilma tem 52%, ante 48% de Aécio, o que também configura um empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa. Para o cálculo dos votos válidos são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. No 1º turno, Dilma teve 42% dos votos válidos, e Aécio, 34%.

Nesse levantamento, realizado em 21 de outubro, o Datafolha entrevistou 4.355 eleitores em 256 cidades em todas as regiões do Brasil. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

O nível de rejeição e aceitação das duas candidaturas mostra que Aécio não seria escolhido de jeito nenhum por 41% (ontem, 40%), enquanto Dilma enfrenta a rejeição de 39% (mesmo resultado do levantamento anterior).

A taxa de rejeição do tucano cresceu ao longo do 2º turno: na primeira pesquisa desta etapa da eleição, realizada entre 08 e 09 de outubro, 34% declaravam não votar de jeito nenhum em Aécio; na semana seguinte, entre 14 e 15 de outubro, a taxa de rejeição do candidato subiu para 38%; ontem, chegou a 40%, e hoje oscilou para 41%. No mesmo período, a taxa de rejeição da candidata Dilma Rousseff passou de 43% para 39%, com em estabilidade entre ontem e hoje.

Uma parcela de 45% votaria com certeza em Dilma, 15% poderiam votar, e 1% não tem opinião sobre sua candidatura. O índice de certeza do voto na atual presidente supera o registrado por Aécio, em quem 40% votariam com certeza, 18% poderiam votar, e 1% não tem opinião.

Neste momento da campanha eleitoral, a expectativa de vitória da candidata do PT, compartilhada por 48% dos eleitores, supera a expectativa de vitória no candidato do PSDB (40%). Uma fatia de 12% não tem opinião sobre quem sairá vitorioso da disputa. Entre os que declaram votar em Dilma, 82% acreditam que ela será reeleita, 7% veem vitória de Aécio, e 10% não souberam responder. No grupo de eleitores de Aécio, 78% avaliam que ele será eleito no próximo domingo, 13% acreditam que a vitoriosa será a candidata do PT, e 10% não opinaram. Entre os indecisos, resultados iguais: 33% acreditam em vitória da petista, outros 33%, em vitória do tucano, e 34% não souberam responder. (DataFolha)

Comentários

Postagens mais lidas

Deputado quer concessionárias em Jequié

Com o objetivo de proporcionar melhorias ao setor econômico do município de Jequié, o deputado estadual J.Carlos (PT), intermediou encontro entre o vice-prefeito, Sérgio Gameleira, com o diretor presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC, Emerson Leal. No encontro o vice-prefeito solicitou que a Sudic, através do governo do estado, faça liberação de duas áreas que pertenciam ao frigorífico Fre Capri, desativado há oito anos. Segundo Sérgio Gameleira, o intuito da aquisição do terreno é a implantação das concessionárias volkswagen e hyundai no município. De acordo com J.Carlos, as concessionárias irão contribuir de maneira positiva tanto na economia quanto no deslocamento da população. “ Os Jequieenses precisam sair de Jequié para Vitoria da Conquista, Itabuna , Salvador e outros municípios próximos da região, para ter atendimento e realizar serviços em seus automóveis. Com a ida da volkswagen e hyundai, além de sanar essa dificuldade, as empresa...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Anac aprova regulamentação para o uso de drones no país

Da Agência Brasil I Foto: Repredução A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta terça-feira, 2, a regulamentação para a operação civil de aeronaves remotamente pilotadas, também chamadas de drones. Pelo regulamento, os equipamentos não poderão ser usados em uma distância menor que 30 metros horizontais de pessoas que não deram autorização, com exceção de operações de segurança pública ou defesa civil. O regulamento divide os drones em três categorias, de acordo com o peso: aeronaves com peso superior a 150 quilos vão passar por processo de certificação similar ao existente para aeronaves tripuladas e devem ser cadastradas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Os controladores deverão ter mais de 18 anos e ter certificado médico-aeronáutico, licença e habilitação. Para drones com peso entre 25 quilos e 150 quilos, o regulamento estabelece requisitos técnicos que deverão ser seguidos pelos fabricantes. Também são exigidos idade mínima de 18 anos, certificad...