Pular para o conteúdo principal

Cuidados com a roupa íntima: lavar no chuveiro ou na máquina?

A lingerie passou por grandes transformações durante as últimas décadas até alcançar o patamar da peça mais sensual no guarda roupa de uma mulher. Mas a ‘cereja do bolo’, capaz de apimentar uma relação, requer atenção especial com a higienização. Sim, a roupa íntima deve ter tratamento diferenciado na hora de lavar e secar para garantir a saúde feminina. E aí surge a primeira dúvida: como lavar adequadamente?

A regra sobre a lavagem no chuveiro é simples. Pode! Desde que seja respeitado o processo de secar ao sol ou qualquer outro ambiente com ventilação e bem longe do banheiro. Segundo a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama, o cômodo mais úmido da casa é também o lugar onde mais se proliferam fungos e bactérias. “O chuveiro é bacana porque além de a água ser morna, é corrente. Mas a peça deve ser lavada com o produto certo e nunca permanecer no box. Ao final do banho, é preciso pendurar no varal”, orienta.

A médica adverte sobre o uso do sabonete. O ideal é usar detergentes específicos para roupa íntima ou sabonetes líquidos, sem muita cor ou cheiro. “No geral, os produtos devem ter o PH (que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade da fórmula) neutro, sobretudo os usados na região íntima. Os mais recomendados são os líquidos, sem perfume e corante, para evitar alergias”. 

Yahoo Brasil/Getty Images - Na lavagem, a roupa íntima deve ser separada das outras
Sabão de coco ou outros utilizados para este tipo de lavagem – os quais respeitam a composição citada pela especialista – são os mais adequados. “É bom evitar o sabão de pedra, que junta microorganismos ao ficar em contato com outros tecidos ou em um ambiente úmido. O sabão em pó também é ruim, porque se não for bem enxaguado, pode sobrar algum resíduo na peça. Amaciante é totalmente desnecessário, tem muito perfume”.   

Para evitar quaisquer tipos de infecções vaginais ou corrimentos, os cuidados têm de ser redobrados quando a lavagem é feita na máquina de lavar. Primeiramente, a roupa íntima deve ser separada de qualquer outra e só pode ser colocada de molho – para eliminar eventual mancha – depois de tirar toda a sujeira. “E tem de ser lavado no mesmo dia”, ressalta a ginecologista. “Além disso, a máquina deve ser higienizada antes”. Pode ser apenas com água, para tirar os resíduos. 

Outra sugestão importante é não misturar os tecidos de algodão com os de lycra, cada uma exige um cuidado, e separar as cores na hora de lavar. A atenção deve ser a mesma depois de recolher as peças, o mais indicado é passar o fundo. “Não precisa exagerar, mas não custa nada passar o ferro na parte da calcinha que tem o contato direto com a vagina. Isso vai garantir que sejam eliminados todos os fungos, já que nem todas as máquinas lavam com água quente e nem todos os dias há sol para secar”, indica Bárbara. 
  
Cuidando da higiene pessoal 
Para se proteger de qualquer tipo de infecção, não basta somente que a roupa íntima esteja bem cuidada, é preciso ter os mesmos cuidados com a higiene pessoal. A má higiene na região íntima facilita a contaminação, alerta a médica. “Desde os problemas mais simples como corrimentos, até doenças sexualmente transmissíveis e infecção de urina podem ser causadas se a higienização não for correta”, reforça.

Neste caso, tanto a mulher quanto o homem devem se atentar. “No caso das mulheres, é preciso mais cuidados porque estamos falando de um órgão interno”, ressalta a obstetra. “Mas são hábitos simples como: trocar o absorvente a cada quatro horas, lavar adequadamente e com o sabonete líquido, de preferência, e neutro. Mas tem de haver equilíbrio, pois a oleosidade e pelos são proteções naturais do corpo”. (Yahoo Brasil)

Comentários

Postagens mais lidas

POLÍTICA: Teich não quis virar a versão bolsonarista de Harry Shibata, o médico legista da ditadura

Harry Shibata, o legista da ditadura Nelson Teich pediu demissão nesta sexta-feira após um processo de fritura que incluiu seu linchamento pelas milícias virtuais. Ex-ministro Nelson Teich Foi “o dia mais triste” da sua vida, definiu. “Não vou manchar a minha história por causa da cloroquina”. Bolsonaro defende o medicamento de maneira doentia, sem qualquer base científica. Há interesses econômicos — a Apsen, empresa farmacêutica que produz o medicamento, é de um empresário bolsonarista chamado Renato Spallicci. Há também uma necessidade doentia de tentar encontrar uma “cura” e o presidente da República ser o milagreiro. Bolsonaro pôs a faca no pescoço de Teich. “Votaram em mim para eu decidir. Acredito no trabalho dele, mas essa questão eu vou resolver”, disse o presidente Bolsonaro (psicopata) numa live com empresários. Teich havia escrito no Twitter que “a cloroquina é um medicamento com efeitos colaterais. Então, qualquer prescrição deve ser feita com bas...

Dissimulada: Deputada vota pelo fim da corrupção, e horas após marido foi preso pela Polícia Federal

SIM, SIM, SIM (pela corrupção) . Deputada Raquel Muniz. O prefeito de Montes Claros, em Minas Gerais, Ruy Adriano Borges Muniz (PSB), foi preso na manhã desta segunda-feira, em Brasília, numa operação da Polícia Federal. O parlamentar estava na cidade acompanhando a mulher, a deputada Raquel Muniz (PSD), que votou a favor do impeachment da presidente Dilma na votação deste domingo, e mencionou que o marido era um exemplo “de que o Brasil tem jeito”. Durante seu discurso, a parlamentar citou o marido. “Meu voto é em homenagem às vítimas da BR-251. É para dizer que o Brasil tem jeito e o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão. Meu voto é por Tiago, David, Gabriel, Mateus, minha neta Julia, minha mae Elza. É pelo norte de Minas, é por Montes Claros, é por Minas Gerais, é pelo Brasil. Sim, sim, sim”, disse. Prefeito Ruy Adriano Muniz (PSB) de Montes Claros preso em Brasília Se condenado, prefeito pode pegar 30 anos de prisão A Polícia Feder...

Dez anos depois, nadadora inverte os papéis é dá autógrafo a seu ídolo, Michael Phelps

"10 anos atrás: Uma garota de nove anos chamada Katie Ledecky conseguiu um autógrafo de Michael Phelps" (Credito: Família Ledecky) "Vice-versa: Katie Ledecky e Michael Phelps recriam a famosa foto em papéis opostos" Quanto a estadunidense Katie Ledecky tinha 9 anos, ela admirava um jovem nadador chamado Michael Phelps. E em um evento promocional, ela conseguiu encontrar seu ídolo e tirou uma foto com ele, de sorriso aberto, além de pedir um autógrafo em um pôster. Dez anos depois, consagrada, com quatro medalhas de ouro e uma de prata no Rio, Ledecky voltou a tirar uma foto com seu atleta favorito. Desta vez, no entanto, foi ele, Michael Phelps, quem pediu um autógrafo. A imagem deste bonito gesto entre os dois nadadores, agora trocando os papéis de ídolo e fã, foi feita apenas cinco dias depois que a foto original ficou popular no Twitter. A imagem, compartilhada pelo jornalista esportivo Darren Rovell foi retwitada 28 mil vezes desde o dia 10 de agost...

'Todo mundo na bandeja para ser comido', diz Jucá sobre integrantes do PSDB

Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados Em conversa sobre a Operação Lava Jato e investigações sobre políticos, o ministro do Planejamento, Romero Jucá, comentou que o PSDB está 'na bandeja para ser comido'. O diálogo com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, foi revelado pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (23). O ministro ainda fala em "estancar a sangria" ao comentar a Operação Lava Jato (veja mais). Durante a conversa, Jucá afirma que a situação é de "acabar com a classe política para ressurgir, construir uma nova casta, pura, que não tem a ver com...". "Isso, e pegar todo mundo. E o PSDB, não sei se caiu a ficha já", complementa Machado. Em resposta, o ministro diz que a ficha já caiu para "todos eles" e cita o ministro das Relações Exteriores, José Serra, além dos ministros Aécio Neves e Aloysio Nunes. "Todo mundo na bandeja para ser comido", diz o senador. "O primeiro a ser comido vai ser o Aéci...

NOVO CORONAVÍRUS: Trabalhadores desinfectando calçadas sem EPIs adequados, correm riscos em Jequié

A prefeitura municipal de Jequié (BA), através da Secretaria de Comunicação (SECOM), divulgou na última sexta-feira (27), matéria no próprio site, imagens de homens trabalhando, lavando e desinfectando pontos de ônibus e calçadas por conta do coronavírus. O que chama a atenção é a falta de equipamentos de proteção individual (EPI), p elas fotos divulgadas é possível notar a falta de alguns equipamentos essenciais para a segurança dos trabalhadores que ficam expostos aos mais variados tipos de infecções contagiosas. Sem dúvida o trabalho de desinfecção dos locais públicos é muito importante, tendo em vista que o novo coronavírus tem se mostrado altamente contagioso. Portanto, a observância com os cuidados e segurança dos trabalhadores se faz necessário ante a ameaça que nos cerca, é por tal razão que o Ministério do Trabalho e Emprego preconiza a NR-06, norma que trata da segurança do trabalhador.