A Aplb Sindicato se reuniu em Assembléia com os Trabalhadores em Educação, nesta quinta-feira (21), na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, para definir e discutir pontos pertinentes a Educação Municipal. A pauta girou em torno dos resultados das audiências entre o sindicato e governo municipal no mês de novembro de 2013; a aprovação da proposta de calendário letivo para o ano de 2014 e sobre a mobilização do dia 26/11, que defende a qualidade dos serviços públicos para o Município e a valorização dos Servidores Municipais.
A diretora da APLB/Apromuje, Caroline Moraes falou sobre a campanha da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, que o Sindicato está apoiando. A campanha é contra o índice do INPC ser usado para o Piso do Magistério em 2014, “nós não queremos o INPC e sim o índice de piso. Precisamos alertar aos nossos deputados para ficarem do lado dos professores”, afirmou. Ainda ressaltou que a tabela salarial do magistério de Jequié de 2014 ainda não foi definida devido a esse impasse.
Logo depois, Caroline falou sobre as audiências com o governo e entidades destacando as ações do Sindicato. “Em todos os momentos deixamos bem claro que não vamos abrir mão dos nossos direitos, principalmente do piso salarial do magistério, que deve ser pago integralmente e não parcelado”.
A diretora apresentou para a categoria a proposta do calendário escolar de 2014, discutida em comissão composta por representantes de segmentos da educação municipal de Jequié. A proposta foi por um calendário unificado com a Rede Estadual de Ensino, que respeita a Lei da Copa (nº 12.663/2012), a Lei de Diretrizes e Bases – LDB e está de acordo com as discussões estabelecidas no último Congresso Estadual da APLB, realizado em Salvador em 24, 25 e 26 de outubro. A proposta do calendário foi aprovada por unanimidade pela categoria. Agora ela será encaminhada para a Secretaria Municipal de Educação e depois para o Conselho Municipal de Educação, para este dar um parecer. O calendário escolar de 2014 será divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, após esses trâmites.
Ao final, foi abordado o tema referente a mobilização do dia 26 de novembro, que será realizada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB Regional. O Coordenador Geral da CTB Regional, Celso Argolo, propôs realizar uma atividade para cobrar melhorias dos serviços públicos da prefeitura de Jequié. A intenção é fazer uma caminhada pelas ruas do centro da cidade, apresentando as reivindicações dos servidores públicos municipais e da população. O destino será à Câmara de Vereadores. Celso chamou a atenção para o fator previdenciário que tem sido nocivo aos trabalhadores e solicitou colaboração da população para acabar com a falta de compromisso e competência da atual gestão. “O governo não está cuidando da nossa cidade e do nosso povo. Nós temos que pressionar e mandar a mensagem para esse grupo que está no poder. Nós queremos mudanças!”, destacou Celso. Na Assembleia, a diretora Caroline Moraes reforçou o convite para a mobilização e os professores confirmaram a presença para o dia 26 de novembro.
Ascom APLB Sindicato/Apromuje
Comentários