Pular para o conteúdo principal

BA: na chegada, médicos cubanos falam em missão de "solidariedade"

Em conversa com os jornalistas, os profissionais negaram que tenham vindo ao País obrigados pelo governo cubano e falaram em “solidariedade”. Na saída para o saguão do terminal, ouviram palavras de ordem como “cubano amigo, Brasil está contigo” e agradecimentos pela aceitação a integrar o projeto. Uma das médicas chegou a chorar e disse que vir ao Brasil era uma ocasião “muito emocionante”. De acordo com Ivette López, não é verdadeira a acusação de setores ligados a partidos e organizações oposicionistas sobre uma suposta obrigação do regime da Ilha em vir ao País. “Não é certo (a sugestão de obrigação). Não é verdade. Nós viemos aqui somente por solidariedade. Igual em outros países quando trabalhamos”, negou. A médica defendeu que os profissionais cubanos que chegaram à Bahia têm larga experiência em atendimento em outros países e continentes e que o objetivo do grupo é a ajudar o povo, enquanto a remuneração é um assunto de importância menor. “Não há preocupação com quanto vamos ganhar ou a bolsa. Esta não é a preocupação. Nós viemos aqui só por solidariedade”, disse. Emilio Vital, um dos três médicos escolhidos pelo governo da Bahia para conversar com os jornalistas no aeroporto, disse que todos os colegas que vieram manifestaram a vontade de trabalhar em solo brasileiro. Ele também tem consciência de que as condições de trabalho não serão ideais e, por isto, disse não ver problema na impossibilidade de trazer familiares ao país.
Treinamento
Os profissionais caribenhos serão enviados para 22 municípios da Bahia considerados de extrema pobreza para trabalhar em unidades de saúde básica. Segundo o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, todas as unidades estão equipadas, porém sofrem com a ausência de médicos. Muitas delas, ele afirma, já têm equipes técnicas e de enfermeiros, mas ainda não o médico responsável. Haverá três semanas de avaliação dos profissionais, com cursos de língua portuguesa, adaptação ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à realidade do interior baiano. O secretário reforçou ainda que, apesar da chegada dos cubanos via Mais Médicos, o governo da Bahia tem convênios com a Organização Pan-Americana de Saúde que traz médicos de outras nacionalidades para trabalhar na Bahia. Solla criticou também os detratores do projeto e disse que “quem é contrário a esse programa (Mais Médicos) é contrário à saúde pública brasileira, é contrário à população mais excluída”. 
“Se você for ver quem são esses municípios, são populações que moram em regiões de maior distância da capital, dos centros urbanos. Nós fizemos investimentos em três governos para fazer mil postos de saúde, equipados e com equipe. Infelizmente o número de médicos não cresceu na mesma proporção e esse reforço é fundamental. O Brasil não é o primeiro País (a aceitar médicos cubanos). São mais de 60 países que recebem profissionais médicos de Cuba através de convênios de cooperação com resultados muito positivos.”
(terra)




Comentários

Postagens mais lidas

Tragédia: Acidente entre van e carreta deixa 10 mortos na BR-116

Uma tragédia marcou a manhã deste domingo (16) na BR-116. Um acidente envolvendo uma Van de cor prata, placa DTR-9206 de Ribeirão Preto/SP, e uma carreta-baú de placa MHP-2785 de Treze Tílias/SC, culminou na morte de dez pessoas por volta das 04h de hoje. Segundo informações colhidas no local pelo Blog Marcos Frahm e equipe da Rádio 93 FM, a colisão, que ocorreu na altura do Km 595 da rodovia, próximo ao município de Irajuba, aconteceu quando a carreta desceu uma ladeira conhecida como ”Serra do Km 100”, invadindo supostamente a contramão e batendo frontalmente com a Van, que seguia no sentido Norte transportando 12 pessoas que voltavam do corte de cana no interior de São Paulo para o município de São José da Tapera, no Estado de Alagoas. Nove delas morreram no local, e a 10ª vítima faleceu momentos depois de dar entrada na emergência do Hospital Prado Valadares, em Jequié.  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista da carreta fugiu após acidente. Ele foi socorri...

Sem acordo, votação do passe livre para deficientes é adiada para 2012

imagem da internet A votação do   projeto de lei que prevê passe livre  para deficientes físicos em ônibus intermunicipais, encaminhado para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pelo governador Jaques Wagner (PT), foi adiada para 2012. A retirada da matéria da pauta gerou protesto de cerca de 100 deficientes físicos que acompanhavam a sessão nesta terça-feira (20). O grupo tentou ocupar o plenário da Casa para forçar a votação, mas a manifestação foi contida por seguranças. Segundo o líder do governo na Assembleia, deputado Zé Neto (PT), o projeto não foi votado por falta de acordo entre os parlamentares para dispensa de formalidades, como a tramitação pelas comissões. De acordo com informações do jornal A Tarde, a oposição à proposta partiu da própria bancada do governo, especialmente do deputado Ronaldo Carletto (PP), que também é empresário do setor de transporte intermunicipal.

Crise na polícia aumenta tensão entre Bolsonaro e governadores

Foto: AFP / BBC News Brasil A situação extrema vivida no Ceará nos últimos dias, em que um motim de policiais fez disparar o número de homicídios e quase provocou a morte do senador Cid Gomes (PDT-CE), acendeu o alerta sobre o risco de situações semelhantes se repetirem em outros Estados. As condições para novas paralisações radicalizadas das polícias se repetem em vários Estados, apontam analistas de Segurança Pública ouvidos pela BBC News Brasil: de um lado, governos com rombo nas finanças enfrentam dificuldade para oferecer reajustes salariais e melhores condições de trabalho às forças de segurança; e de outro, policiais que se sentem mais fortalecidos a pressionar governadores devido à ascensão política de representantes da categoria nos últimos anos, com destaque para a eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018. Antes de chegar ao Palácio do Planalto, quando era deputado federal, Bolsonaro sempre apoiou as reivindicações dos agentes de segurança estaduais e votou a...

Power Balance: Fabricante de "pulseiras do equilíbrio" pagará R$ 57 mi em indenização a clientes

A empresa Power Balance, fabricante das famosas “pulseiras do equílibrio”, terá que pagar US$ 57 milhões em indenizações a clientes nos Estados Unidos. A empresa foi perdedora em um processo por publicidade enganosa no país e deve declarar pedido de falência. Em janeiro, um grupo de consumidores moveu uma ação contra a empresa alegando que a afirmação de que a pulseira dava mais "força, equilíbro e flexibilidade" ao usuário era uma farsa. No mês anterior, os irmãos Josh e Troy Rodarmel, fundadores da companhia, já haviam admitido que não existiam provas científicas que garantissem os efeitos divulgados na publicidade do produto e, desta forma, a empresa foi condenada a indenizar os compradores do produto. A distribuidora brasileira da Power Balance afirmou, por meio de assessoria de imprensa, que a publicidade veiculada no país seguia as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não houve promoção de reembolso para os produtos da empresa no Brasil....

Serra do Ramalho: Padre pré-candidato anda com seguranças na cidade

O padre da paróquia de Serra do Ramalho, no Vale do São Francisco, Deoclides Rodrigues, passou a circular pelo município com seguranças particulares. O motivo: anunciou a pré-candidatura a prefeito da cidade. De acordo com o religioso, após demonstrar interesse em administrar o município passou a receber recomendações de populares para que tivesse “cuidado”, já que poderia estar a correr risco de morte. "Não quis acreditar, mas por precaução passei a andar com segurança particular " informou, em entrevista ao site Oeste da Bahia. O caso já foi relatado à Diocese de Bom Jesus da Lapa, uma das circunscrições eclesiásticas da Igreja Católica na Bahia, responsável pela paróquia de Serra do Ramalho. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com padre Deo, como é conhecido, mas o telefone não foi atendido. (Bahia Notícias)