Com um tempo curto, de pouco mais de um minuto na TV, o candidato pelo PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo , aposta no filme Tropa de Elite para se fazer conhecido e sair dos 12% das intenções de voto, apontados pela última pesquisa do Ibope . A estratégia de Freixo é conseguir chegar ao segundo turno com o atual prefeito Eduardo Paes (PMDB), que tem 47% das intenções de voto e uma coligação que envolve 20 partidos. Paes também tem o maior tempo de TV: cerca 16m17s na televisão. “Uma pesquisa apontou que 50% do eleitorado da cidade desconhece o Marcelo, então a ideia é mostrá-lo usando o Tropa de Elite e a CPI das Milícias, que muitas pessoas conhecem”, explica Renata Stuart, coordenadora de comunicação da campanha de Freixo. “Quando o José Padilha (diretor de Tropa de Elite 1 e 2) soube que o Freixo seria candidato, deixou o filme para ser usado na campanha à vontade”, conta Renata. O protagonista do filme, Wagner Moura, também participará ativamente da campanha e deve aparecer na propaganda eleitoral televisionada a partir da segunda semana. Freixo foi a inspiração para o personagem Diogo Fraga, deputado e ativista que elabora um “dossiê das milícias” em Tropa de Elite 2, o filme brasileiro mais visto da história. Durante sua atuação como deputado estadual, em 2008, o candidato presidiu a CPI das Milícias, que indiciou mais de 200 pessoas, entre policiais e políticos. O candidato contará ainda com o apoio de personalidades conhecidas pelo público que devem aparecer durante a propaganda eleitoral na televisão, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Djavan. O desafio, segundo Renata, será encaixar tudo nos 1m22s que o PSOL dispõe na TV. “80% do tempo será o Marcelo, vamos aproveitar o rosto, a fala dele. O resto será para apoio de famosos e anônimos”, explica. (iG)
Reprodução O Ministério da Saúde estipulou como meta erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério, Wanderson de Oliveira, ocorreu nesta sexta-feira (14), após a morte de uma criança de 9 anos no Rio de Janeiro. “Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”. O ministério lança neste sábado (15), o Dia D de vacinação contra o sarampo. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, lamentou a morte da criança e acrescentou que a fatalidade serve de alerta para os pais e responsáveis vacinarem as crianças. “A morte dessa criança, tragicamente, é o maior alerta que a gente pode fazer para que os pais levem as crianças aos postos de saúde do Brasil inteiro para fazer a vacina”. A campanha, cujo Dia D será amanhã, tem como público-alvo pessoas de 5 a 19 anos, mas, após a morte no Rio de Janeiro, o chefe da SVS incent...
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