Tenho um menino de dois meses. Quando ele estava com um mês apareceram cravos e espinhas no nariz, bochechas e queixo. O pediatra mandou esperar um pouco, mas estou apreensiva. Isso é normal? Vai passar?
(Joyce)
Joyce, bebês podem apresentar espinhas no rosto, algumas inclusive com pus. É uma consequência da transferência de hormônios da mãe para o bebê durante a gravidez. No bebê esses hormônios podem estimular glândulas produtoras de oleosidade, e o resultado é o que está acontecendo com seu filho: acne neonatal.
As espinhas aparecem após algumas semanas de vida e melhoram em pouco tempo. Antes dos seis meses o bebê já estará com o rosto lisinho. Um detalhe tranquilizador: a acne neonatal não deixará cicatrizes.
Tratamento
Não há como prevenir a acne neonatal. Por ela ser temporária e sem maiores repercussões, o melhor tratamento é o tempo, como orientou seu pediatra. Se as espinhas estiverem muito inflamadas e incomodando a criança, pode-se pensar em tratamento. Que deve ser feito com parcimônia, já que estamos falando de pele tão delicada. Usam-se cremes à base de peróxido de benzoíla ou ácido retinóico. Mas leve em conta que quanto menor a interferência, melhor.
Quanto aos cuidados diários nesse período, lave o rosto do bebê uma ou duas vezes ao dia com sabonete hidratante específico para bebês e seque cuidadosamente. Não use cremes gordurosos ou oleosos na área afetada. E jamais cutuque ou esprema as espinhas.
Por Lucia Mandel / Veja
Comentários