Pular para o conteúdo principal

Aftas Bucais: Tipos, Diagnósticos e Conselhos Para Aliviar a Dor

Um incêndio na boca

São pequenas, mas incomodam muito. Ainda que se desconheça com exatidão as suas causas, sabe-se que o fator emocional influencia em sua aparição. Se bem existem técnicas naturais e farmacêuticas que aliviam a dor, se recomenda o diagnóstico profissional para descartar ou detectar a presença de patologias subjacentes das quais podem ser um dos sintomas. Trata-se das universalmente conhecidas aftas bucais.

As aftas são pequenas úlceras dolorosas que aparecem na mucosa da cavidade bucal. Seu aspecto é de uma mancha esbranquiçada redonda com uma auréola avermelhada. É comum que se formem sobre o tecido macio, particularmente no interior do lábio ou da bochecha, sobre a língua ou no céu da boca e, raramente, na garganta.

As menores e brandas geralmente aparecem em grupos, e usualmente desaparecem em dez dias sem tratamento e não deixam seqüelas. As úlceras aftosas mais graves são menos comuns, demoram várias semanas para desaparecerem, necessitam tratamento e podem deixar cicatrizes.

Diferentes Tipos


Não se conhece com precisão a origem das úlceras orais. Podem ser provocadas por lesões, infecções, stress, certos alimentos, prédisposição genética e mudanças hormonais nas mulheres, mas, em sua maioria, são processos que não requerem nenhum tipo de estudo complementar.

Podem ser classificadas como:

- Primárias: quando o agente causador se encontra na boca. Por exemplo: medicamentos retidos na cavidade oral, radiações, antisépticos orais, substâncias cáusticas, balas e gomas de mascar, escovações, calor, frio, traumatismos, certos tipos de alimentos, vírus, bactérias, etc.

- Secundárias: quando causadas por reações tóxicas, alérgicas, e também por reações medicamentosas, doenças no sangue, carências vitamínicas, etc.

- Estomatite aftosa recorrente: este quadro requer um tratamento muitas vezes frustante. Está associada a quadros emocionais e de stress, ainda que sua causa seja desconhecida. Pode aparecer em qualquer idade, é mais freqüente nas mulheres e se reconhece uma certa predisposição hereditária.

O diagnóstico profissional


Dado que se trata de um problema freqüente que geralmente não apresenta complicações, mas que incomoda, muitas pessoas optam por deixar que o processo siga seu curso normal utilizando paliativos para aliviar a dor. Consulte o médico quando:

- aparecerem após tomar algum medicamento;
- não desaparecem depois de 14 dias, ou
- se forem muito dolorosas ou recorrentes.
É lógico que o tratamento depende da causa e que a causa deva ser investigada por um especialista, por meio de uma adequada história clínica e um completo exame físico do paciente. As aftas de origem secundária necessitam tratamento da causa específica.

“No caso das aftas recidivantes- explica a Dra. Constanzo- o especialista odontólogo indicará um hemograma completo para descartar anemias, exames parasitológicos de fezes, devido às possíveis parasitoses intestinais. Também é importante investigar as insuficiências vasculares periféricas.

Indagar sobre a dieta do paciente, alergias alimentares, e sobre freqüentes estados de stress emocional. Se há demonstrado que as aftas são o resultado de um processo. Quanto melhor estiver o paciente do ponto de vista clínico, melhor estará sua mucosa”.

Conselhos para previnir e aliviar à dor


Ainda que não haja uma cura definitiva para as aftas, já que podem reaparecer em pacientes com pré-disposição, recomenda-se certas medidas gerais tanto para prevenção como para aliviar à dor:

- Uma adequada higiene bucal (não agressiva).

- Alimentação com características suave, doce e fria ou morna. Os alimentos picantes e quentes acentuam a dor.

- Evitar as lesões das mucosas da boca: mastigando lentamente os alimentos, para não morder o interior dos lábios e bochechas.

- Usar enxagües orais e analgésicos, como a xilocaína viscosa.

- Em alguns casos, o especialista receita alguma pomada ou medicamento tópico (por exemplo, corticocosteróides) para aplicar diretamente nas aftas.

- Também pode-se enxagüar a boca com uma colher de água oxigenada em 1 copo (8 oz.) de água.

- Realizar uma consulta precoce ao dentista para que este possa investigar a etiologia do problema.
(Boa Saúde)

Comentários

Postagens mais lidas

Ibirataia: Foragido da justiça morre após confronto com a PM

Homem resistiu a prisão, atirou contra a PM e tentou fugir de carro. (Foto:Leitor/Giro em Ipiaú) Um homem identificado como Cássio Oliveira Reis, 36, apelido de “Cássio Barbudo”, morreu após uma troca de tiros com a polícia militar, na manhã dessa segunda-feira (25) no bairro Mirassol. De acordo com informações preliminares, Cássio era procurado pela justiça e resistiu a ordem de prisão. Ele teria reagido a abordagem da policia e atirado contra a guarnição. Houve troca de tiros e o homem acabou sendo atingido. O motorista perdeu o controle da direção do carro e colidiu em um muro. Ele ainda foi socorrido até a Fundação Hospitalar da cidade, mas não resistiu e faleceu.  Dentro do carro ocupado por Cássio, havia outras duas pessoas, mas, segundo a PM, nenhuma delas se feriu. A justiça chegou a expedir um mandado de prisão contra ele pelos crimes de homicídio e formação de quadrilha, mas o suspeito acabou fugindo da cidade há dois anos.  Dentro do veículo foi encontrad...

Tragédia: Acidente entre van e carreta deixa 10 mortos na BR-116

Uma tragédia marcou a manhã deste domingo (16) na BR-116. Um acidente envolvendo uma Van de cor prata, placa DTR-9206 de Ribeirão Preto/SP, e uma carreta-baú de placa MHP-2785 de Treze Tílias/SC, culminou na morte de dez pessoas por volta das 04h de hoje. Segundo informações colhidas no local pelo Blog Marcos Frahm e equipe da Rádio 93 FM, a colisão, que ocorreu na altura do Km 595 da rodovia, próximo ao município de Irajuba, aconteceu quando a carreta desceu uma ladeira conhecida como ”Serra do Km 100”, invadindo supostamente a contramão e batendo frontalmente com a Van, que seguia no sentido Norte transportando 12 pessoas que voltavam do corte de cana no interior de São Paulo para o município de São José da Tapera, no Estado de Alagoas. Nove delas morreram no local, e a 10ª vítima faleceu momentos depois de dar entrada na emergência do Hospital Prado Valadares, em Jequié.  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista da carreta fugiu após acidente. Ele foi socorri...

Hospital Geral de Vitória da Conquista será a primeira unidade pública a realizar Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica na Bahia

Divulgação/ SESAB Com as datas já marcadas para os dias 27 e 28 de fevereiro, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) será primeiro hospital público a realizar o procedimento de Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica (HIPEC) da Bahia. A HIPEC é um tratamento que utiliza a quimioterapia de forma altamente concentrada e aquecida. Ela é aplicada diretamente no abdome durante a cirurgia citorredutora, diferenciando-se da quimioterapia convencional por ser administrada diretamente nas células tumorais do abdome, com baixa absorção sistêmica, o que permite o uso de doses mais concentradas da medicação. O aquecimento da solução (38º a 42ºC) aumenta a absorção do tratamento pelo tumor, destruindo assim as células que restaram após a cirurgia citorredutora. O procedimento é realizado por cirurgião oncológico habilitado, com acompanhamento de oncologista clínico e equipe multidisciplinar, sendo indicado, principalmente, em tumores pseudomixoma peritoneal e mesotelioma ab...

Morre João Havelange, ex-presidente da Fifa

João Havelange, morre aos 100 anos de idade l Foto: Reprodução Morreu na manhã desta terça-feira (16) o ex-dirigente brasileiro João Havelange, ex-presidente da Fifa e da Confederação Brasileira de Desportos (CBD, antiga denominação da CBF), além de dirigente do Comitê Olímpico Internacional (COI). Com 100 anos, o ex-dirigente passava por problemas de saúde nos últimos anos e chegou a ser internado no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro por conta de uma pneumonia. Atleta de natação e Polo Aquático nos anos 50, o carioca João Havelange se destacou no mundo esportivo como o sétimo presidente da Federação Internacional de Futebol de 1974 a 1998, sendo responsável pelo profissionalismo de torneios como a Copa do Mundo de Futebol e a popularização da modalidade em todo o mundo. A informação da causa de sua morte ainda não foi divulgada. Além da Fifa, o brasileiro também foi dirigente do COI de 1963 a 2011.

Servidores municipais de Jequié, agora com plano de cargos, carreira e remuneração

Reprodução O prefeito de Jequié, Sergio da Gameleira, sancionou a Lei 1.992 de 1º de julho de 2016, publicado no Diário Oficial, nesta segunda, 11, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores municipais de Jequié.  Também foi publicado no Diário Oficial as Leis nº 1.989/2016, que autoriza reajuste salarial para os servidores municipais ativos e inativos, a nº 1.990/2016, que autoriza reajuste salarial para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias ativos e inativos.  Para consultar o Plano na íntegra e as Leis de reajustes, basta clicar no link:  http://impublicacoes.org/trdados/arquivos_agenda_2016/07/ae822846b10845a308629069ae3a82035783ad1d591b3.pdf  .