Pular para o conteúdo principal

Aftas Bucais: Tipos, Diagnósticos e Conselhos Para Aliviar a Dor

Um incêndio na boca

São pequenas, mas incomodam muito. Ainda que se desconheça com exatidão as suas causas, sabe-se que o fator emocional influencia em sua aparição. Se bem existem técnicas naturais e farmacêuticas que aliviam a dor, se recomenda o diagnóstico profissional para descartar ou detectar a presença de patologias subjacentes das quais podem ser um dos sintomas. Trata-se das universalmente conhecidas aftas bucais.

As aftas são pequenas úlceras dolorosas que aparecem na mucosa da cavidade bucal. Seu aspecto é de uma mancha esbranquiçada redonda com uma auréola avermelhada. É comum que se formem sobre o tecido macio, particularmente no interior do lábio ou da bochecha, sobre a língua ou no céu da boca e, raramente, na garganta.

As menores e brandas geralmente aparecem em grupos, e usualmente desaparecem em dez dias sem tratamento e não deixam seqüelas. As úlceras aftosas mais graves são menos comuns, demoram várias semanas para desaparecerem, necessitam tratamento e podem deixar cicatrizes.

Diferentes Tipos


Não se conhece com precisão a origem das úlceras orais. Podem ser provocadas por lesões, infecções, stress, certos alimentos, prédisposição genética e mudanças hormonais nas mulheres, mas, em sua maioria, são processos que não requerem nenhum tipo de estudo complementar.

Podem ser classificadas como:

- Primárias: quando o agente causador se encontra na boca. Por exemplo: medicamentos retidos na cavidade oral, radiações, antisépticos orais, substâncias cáusticas, balas e gomas de mascar, escovações, calor, frio, traumatismos, certos tipos de alimentos, vírus, bactérias, etc.

- Secundárias: quando causadas por reações tóxicas, alérgicas, e também por reações medicamentosas, doenças no sangue, carências vitamínicas, etc.

- Estomatite aftosa recorrente: este quadro requer um tratamento muitas vezes frustante. Está associada a quadros emocionais e de stress, ainda que sua causa seja desconhecida. Pode aparecer em qualquer idade, é mais freqüente nas mulheres e se reconhece uma certa predisposição hereditária.

O diagnóstico profissional


Dado que se trata de um problema freqüente que geralmente não apresenta complicações, mas que incomoda, muitas pessoas optam por deixar que o processo siga seu curso normal utilizando paliativos para aliviar a dor. Consulte o médico quando:

- aparecerem após tomar algum medicamento;
- não desaparecem depois de 14 dias, ou
- se forem muito dolorosas ou recorrentes.
É lógico que o tratamento depende da causa e que a causa deva ser investigada por um especialista, por meio de uma adequada história clínica e um completo exame físico do paciente. As aftas de origem secundária necessitam tratamento da causa específica.

“No caso das aftas recidivantes- explica a Dra. Constanzo- o especialista odontólogo indicará um hemograma completo para descartar anemias, exames parasitológicos de fezes, devido às possíveis parasitoses intestinais. Também é importante investigar as insuficiências vasculares periféricas.

Indagar sobre a dieta do paciente, alergias alimentares, e sobre freqüentes estados de stress emocional. Se há demonstrado que as aftas são o resultado de um processo. Quanto melhor estiver o paciente do ponto de vista clínico, melhor estará sua mucosa”.

Conselhos para previnir e aliviar à dor


Ainda que não haja uma cura definitiva para as aftas, já que podem reaparecer em pacientes com pré-disposição, recomenda-se certas medidas gerais tanto para prevenção como para aliviar à dor:

- Uma adequada higiene bucal (não agressiva).

- Alimentação com características suave, doce e fria ou morna. Os alimentos picantes e quentes acentuam a dor.

- Evitar as lesões das mucosas da boca: mastigando lentamente os alimentos, para não morder o interior dos lábios e bochechas.

- Usar enxagües orais e analgésicos, como a xilocaína viscosa.

- Em alguns casos, o especialista receita alguma pomada ou medicamento tópico (por exemplo, corticocosteróides) para aplicar diretamente nas aftas.

- Também pode-se enxagüar a boca com uma colher de água oxigenada em 1 copo (8 oz.) de água.

- Realizar uma consulta precoce ao dentista para que este possa investigar a etiologia do problema.
(Boa Saúde)

Comentários

Postagens mais lidas

Vereadores aprovam todos os projetos que beneficiam servidores municipais

O Sinserv exibiu faixa agradecendo nominalmente aos vereadores. A Câmara Municipal de Jequié encerrou as suas atividades relativas ao primeiro período ordinário de 2016, após tramitar e aprovar todos os projetos enviados pelo executivo municipal, de interesse dos servidores da Prefeitura. Nas sessões das duas últimas  semanas foram aprovados, o Projeto de Lei, que promove alterações da Lei Municipal 1.283/92, estabelecendo o enquadramento dos funcionários da Guarda Municipal de Jequié, mediante ao grau de escolaridade, garantindo aos Guardas que ingressaram a partir de 30/12/1992, promoção a partir dos critérios de escolaridade, títulos, habilitação profissional e interstícios; na sessão desta quarta-feira (29/6), foram aprovados por unanimidade, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores-PCCR, e em segundas e última votações os Projetos de nºs 11 e 12 do executivo municipal, autorizando o reajuste salarial dos servidores efetivos, ativos e inativos; dos  Ag...

FEIRA DE SANTANA: Explosão em pedreira mata uma funcionária e fere outro

Foto: Divulgação Uma explosão em uma pedreira de Feira de Santana deixou uma mulher morta e um homem ferido. Os dois eram funcionários da empresa. O acidente ocorreu no fim da tarde de sexta-feira (31), por volta das 17h30. Cibelle Araújo, de 35 anos, era engenheira de minas e trabalhava há seis anos na pedreira, que funciona no bairro Nova Esperança. Ela estava descartando dinamite, com ajuda de um auxiliar.  A vítima já havia feito o descarte e voltava para o carro, quando a explosão ocorreu. Com o impacto, muitas pedras foram lançadas no ar e atingiram a mulher e o assistente. O homem, que não teve a identidade revelada, foi levado para o Hospital Clériston Andrade, onde segue internado. Não há informações sobre o estado de saúde dele.   O caso é investigado pela Polícia Civil. do G1

Ministra Damares Alves repudia agressão policial em Salvador

Foto: Betto Jr. / CORREIO O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), chefiado pela ministra Damares Alves, emitiu uma nota na tarde desta quarta-feira (5) repudiando a agressão de um policial militar a um jovem soteropolitano no último fim de semana. No comunicado, a pasta classificou o ato como "racismo criminoso". "O MMFDH condena a atitude irregular do policial em questão, que não corresponde com o comportamento esperado de um servidor da Lei. Nenhum tipo de violência e racismo será tolerado por este Ministério e, por isso, prestamos nossa solidariedade e apoio ao jovem agredido e reafirmamos o objetivo de enfrentar e combater o racismo no Brasil", diz o comunicado. "Além disso, afirmamos nossa confiança no trabalho da Polícia Militar que, com certeza, não aprova esse tipo de abordagem. Agradecemos, também, àqueles que têm denunciado casos como esse e solicitamos à população que continue atenta aos crimes de racismo e vio...

Menina de três anos de idade cujo pai a fazia rir das bombas escapa da guerra na Síria

El País/ EPV Às vezes, os atalhos da guerra são caprichosos. Há apenas 11 dias, Abdalla Mohamed, sírio de 32 anos, gravou um vídeo de um minuto no qual brincava com sua filha de três anos, Salwa, para tentar evitar que ela ficasse traumatizada com as bombas. Abdalla tinha fugido com sua mulher e sua filha da guerra em sua cidade, Saraqib, na conturbada província síria de Idlib. Mas as bombas continuavam caindo ao longe em seu novo lugar de residência, Sarmada, a dez quilômetros da fronteira turca.  No vídeo, pai e filha brincavam que aqueles estrondos eram fogos de artifício. A gravação chegou a Mehmet Algan, de 34 anos, amigo turco da família. Algan postou o vídeo no Twitter e o impacto na mídia foi imediato. Tanto que, já nesta terça-feira, a família conseguiu cruzar a fronteira e deixar a Síria para trás, como desejava. Em uma das mensagens trocadas com o EL PAÍS na semana passada, Abdalla, um provedor de serviços de Internet atualmente desempregado, pediu precisa...

Jequié: Restauração do prédio denominado de Casa D'Itália continua

Prosseguem os serviços de restauração do prédio denominado de Casa D'Itália, que abrigará a Secretaria de Cultura e Turismo de Jequié. O secretário municipal Robério Chaves esteve no local acompanhando a obra. Ele afirmou que no mesmo prédio será instalado o Memorial Nestor Ribeiro e a Casa do Conselho Municipal de Cultura. A entrega da obra está prevista para início de agosto próximo. (PMJ)