Pular para o conteúdo principal

Adolescente salva bebê que não respirava com ajuda de bombeiro pelo telefone


Uma adolescente de 17 anos salvou a vida de uma recém-nascida na última terça-feira (29) com a ajuda de um sargento do Corpo de Bombeiros, em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. Lídia Sílvia Brito fez respiração boca a boca na criança que nasceu aos oito meses de gestação. O parto aconteceu na sala da casa da gestante, disse a adolescente. - Quando entrei na casa vi a mãe e a criança, que nasceu na sala. Ela não estava respirando e aí liguei nos bombeiros para que eles me ajudassem, não tenho nenhum curso [de salvamento]. Lídia disse que a vizinha pediu ajuda e sua mãe pegou o carro para buscar socorro. No entanto, quando ela entrou na casa, a criança já havia nascido. Sem ter tempo “para pensar direito”, a adolescente logo ligou para o Corpo de Bombeiros. - Não deu tempo de pensar em nada. Justo eu, que não posso nem ver sangue. Mas a menina não conseguia respirar. Ele [bombeiro] me disse para fazer a respiração e dar tapinhas nas costas. Do outro lado da linha estava o sargento Carlos Giovanni de Carvalho, de 41 anos, 22 deles de trabalho nos bombeiros. Acostumado a fazer salvamentos, graças ao curso de socorrista, Carvalho não hesitou em orientar a jovem a salvar a criança. - Na hora pensei na minha filha [hoje com 17 anos], como se ela estivesse naquela situação. Mas, a Lídia foi muito firme, guerreira, não ficou nervosa e seguiu todas as orientações. Carvalho disse que o controle de Lídia foi fundamental no salvamento, já que a mãe da recém-nascida estava muito nervosa com a situação. - No primeiro procedimento que ela fez a criança não voltou a respirar e ela [Lídia] seguiu firme até o bebê respirar. Nesta quinta-feira (1º), Lídia foi até o 13º Batalhão do Corpo de Bombeiros para conhecer Carvalho, o que emocionou o sargento. - Foi legal. É difícil alguém aparecer aqui para agradecer a agente. Lídia foi por duas vezes ao batalhão procurar o sargento. Só o encontrou na segunda vez, nesta quinta. - Foi como conhecer um anjo que salvou um bebê. (R7)

Comentários

Postagens mais lidas

SAÚDE: Erradicação do sarampo até julho deste ano é meta do MS

Reprodução O Ministério da Saúde estipulou como meta erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério, Wanderson de Oliveira, ocorreu nesta sexta-feira (14), após a morte de uma criança de 9 anos no Rio de Janeiro. “Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”. O ministério lança neste sábado (15), o Dia D de vacinação contra o sarampo. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, lamentou a morte da criança e acrescentou que a fatalidade serve de alerta para os pais e responsáveis vacinarem as crianças. “A morte dessa criança, tragicamente, é o maior alerta que a gente pode fazer para que os pais levem as crianças aos postos de saúde do Brasil inteiro para fazer a vacina”. A campanha, cujo Dia D será amanhã, tem como público-alvo pessoas de 5 a 19 anos, mas, após a morte no Rio de Janeiro, o chefe da SVS incent...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

NOVO CORONAVÍRUS: Trabalhadores desinfectando calçadas sem EPIs adequados, correm riscos em Jequié

A prefeitura municipal de Jequié (BA), através da Secretaria de Comunicação (SECOM), divulgou na última sexta-feira (27), matéria no próprio site, imagens de homens trabalhando, lavando e desinfectando pontos de ônibus e calçadas por conta do coronavírus. O que chama a atenção é a falta de equipamentos de proteção individual (EPI), p elas fotos divulgadas é possível notar a falta de alguns equipamentos essenciais para a segurança dos trabalhadores que ficam expostos aos mais variados tipos de infecções contagiosas. Sem dúvida o trabalho de desinfecção dos locais públicos é muito importante, tendo em vista que o novo coronavírus tem se mostrado altamente contagioso. Portanto, a observância com os cuidados e segurança dos trabalhadores se faz necessário ante a ameaça que nos cerca, é por tal razão que o Ministério do Trabalho e Emprego preconiza a NR-06, norma que trata da segurança do trabalhador.

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Após primeiro caso confirmado de homem infectado, São Paulo terá centro de contingência do coronavírus

Funcionário usa máscara no Aeroporto Internacional de Guarulhos I Foto: Roberto Casimiro Após a confirmação do primeiro caso de uma pessoa infectada com o coronavírus no Brasil - um homem de 61 anos que vive em São Paulo e tinha viajado para a Itália - o governo do Estado decidiu criar um centro de contingência. O objetivo é monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus, mas medidas mais detalhadas que serão tomadas ainda não foram divulgadas. O centro, que será presidido pelo infectologista David Uip, será composto por profissionais do Instituto Butantan, médicos especialistas das redes pública e privada, e terá a supervisão do secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. O primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi diagnosticado na terça-feira, 25, em um paciente do Hospital Israelita Albert Einstein. O hospital fez o primeiro exame, que depois foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional para análise de am...