Estimativas da ONU – Organização das Nações Unidas garantem que, nas próximas décadas, a Índia será a nação mais povoada do mundo – superando, inclusive, a população da China. Para conter esse crescimento populacional, que compromete o plano de redução de pobreza do país, o governo do Estado indiano de Rajastão não teve dúvidas: criou um programa de benefícios para os casais que se submeterem a um procedimento de esterilização.
O projeto funciona da seguinte maneira: os casais que fizerem a intervenção cirúrgica até 30 de setembro devem procurar o governo do Estado e, se a realização do procedimento for comprovada, marido e mulher ganham um cupom para participar de uma loteria de prêmios, que inclui aparelhos de TV, batedeiras, motos e até carros.
A taxa de natalidade de Rajastão é uma das que mais cresce na Índia – cerca de 21,4% apenas no último ano, segundo o Censo 2011 –, mas o problema do aumento populacional é tão grave em todo o país que o governo do Estado decidiu ser “solidário” e estender o programa a todos os indianos: qualquer um que for ao Rajastão realizar o procedimento pode participar da loteria e, quem sabe, faturar um carrinho.
O governo espera que, pelo menos, 20 mil casais se submetam à esterilização até setembro, o que ajudaria a adiar a previsão de superpovoamento que a ONU fez para o país, já nas próximas décadas. O que você acha da iniciativa? Será que esse é o melhor caminho para conter o aumento da população?
(Super)
Comentários