Pular para o conteúdo principal

Projeto Praça Onze e Fiocruz coordenam estudos com vacinas preventivas e estratégias de tratamento contra a aids

Importantes centros de pesquisa no Brasil, como o Projeto Praça Onze da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC) da Fiocruz, vêm há anos se dedicando a investigar formas para controlar a epidemia do HIV/aids, assim como buscar alternativas mais eficazes para o tratamento anti-retroviral. 
O projeto Praça Onze realiza pesquisas na área de doenças infecciosas em geral, especialmente as sexualmente transmissíveis, em particular o HIV/aids, desde 1995. Um dos estudos em andamento, o SMART, trabalha com a hipótese de uma mudança na estratégia de tratamento para um esquema que permita a interrupção temporária e controlada dos medicamentos quando o CD4 estiver acima de um determinado valor, reduzindo, assim, o custo da terapia e os efeitos colaterais. 
Outro estudo, previsto para iniciar em dezembro, irá pesquisar os efeitos dos anti-retrovirais no tratamento de infecções recentes pelo HIV. Segundo o infectologista Estevão Portela, hoje a indicação para o início da terapia é quase sempre o número de CD4: "abaixo de 200, requer tratamento; entre 200 e 350, requer avaliação, e acima de 350, não tratar".
Drogas para pacientes multifalhados
Entre as novas drogas pesquisadas destacam-se dois inibidores de protease, entre eles o tipranavir, que podem ser benéficos para pacientes multifalhados, no quarto ou quinto esquema de tratamento. Além disso, o uso de um inibidor da transcriptase reversa não-análogo de nucleosídeo (mesma classe do efavirenz e nevirapina) e os efeitos do CCR5, um inibidor da entrada do vírus na célula, estão sendo analisados. Na área de vacinas, o centro estuda somente as preventivas. A médica Mônica Merçon revela que os estudos em andamento estão em fase 1 e 2, o que significa que ainda estão sendo testados "a capacidade de a vacina provocar resposta e o nível de tolerabilidade humana". 
A infectologista Marília Santini, que participa de pesquisas clínicas no Hospital Geral de Nova Iguaçu e na Unidade de Ensaios Clínicos em HIV/ aids do IPEC (Fiocruz), destaca um estudo que avalia a eficácia da monoterapia em pessoas com carga viral indetectável há pelo menos seis meses. Iniciada há um ano e meio, a pesquisa tem apresentado bons resultados até agora. Entre os estudos de estratégiasde prevenção, Santini aponta um estudo sobre a transmissão vertical do HIV em crianças cuja infecção da mãe foi descoberta apenas na hora do parto, e um outro que atua junto a casais sorodiscordantes, com o objetivo de diminuir a transmissão pela via sexual, ambos coordenados pela Fiocruz no Brasil.

Saber Viver

Comentários

Postagens mais lidas

SAÚDE: Erradicação do sarampo até julho deste ano é meta do MS

Reprodução O Ministério da Saúde estipulou como meta erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério, Wanderson de Oliveira, ocorreu nesta sexta-feira (14), após a morte de uma criança de 9 anos no Rio de Janeiro. “Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”. O ministério lança neste sábado (15), o Dia D de vacinação contra o sarampo. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, lamentou a morte da criança e acrescentou que a fatalidade serve de alerta para os pais e responsáveis vacinarem as crianças. “A morte dessa criança, tragicamente, é o maior alerta que a gente pode fazer para que os pais levem as crianças aos postos de saúde do Brasil inteiro para fazer a vacina”. A campanha, cujo Dia D será amanhã, tem como público-alvo pessoas de 5 a 19 anos, mas, após a morte no Rio de Janeiro, o chefe da SVS incent...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

NOVO CORONAVÍRUS: Trabalhadores desinfectando calçadas sem EPIs adequados, correm riscos em Jequié

A prefeitura municipal de Jequié (BA), através da Secretaria de Comunicação (SECOM), divulgou na última sexta-feira (27), matéria no próprio site, imagens de homens trabalhando, lavando e desinfectando pontos de ônibus e calçadas por conta do coronavírus. O que chama a atenção é a falta de equipamentos de proteção individual (EPI), p elas fotos divulgadas é possível notar a falta de alguns equipamentos essenciais para a segurança dos trabalhadores que ficam expostos aos mais variados tipos de infecções contagiosas. Sem dúvida o trabalho de desinfecção dos locais públicos é muito importante, tendo em vista que o novo coronavírus tem se mostrado altamente contagioso. Portanto, a observância com os cuidados e segurança dos trabalhadores se faz necessário ante a ameaça que nos cerca, é por tal razão que o Ministério do Trabalho e Emprego preconiza a NR-06, norma que trata da segurança do trabalhador.

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Após primeiro caso confirmado de homem infectado, São Paulo terá centro de contingência do coronavírus

Funcionário usa máscara no Aeroporto Internacional de Guarulhos I Foto: Roberto Casimiro Após a confirmação do primeiro caso de uma pessoa infectada com o coronavírus no Brasil - um homem de 61 anos que vive em São Paulo e tinha viajado para a Itália - o governo do Estado decidiu criar um centro de contingência. O objetivo é monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus, mas medidas mais detalhadas que serão tomadas ainda não foram divulgadas. O centro, que será presidido pelo infectologista David Uip, será composto por profissionais do Instituto Butantan, médicos especialistas das redes pública e privada, e terá a supervisão do secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. O primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi diagnosticado na terça-feira, 25, em um paciente do Hospital Israelita Albert Einstein. O hospital fez o primeiro exame, que depois foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional para análise de am...